Risco de Calço Hidráulico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Risco de Calço Hidráulico

#1

Mensagem por flmoitas » Sex Fev 25, 2022 8:40 pm

Pessoal! Estou com medo de ter feito uma graaaaaaaaaaaaaaaaaande bobagem. Minha Xsara Picasso 2003 não estava pegando... Desconfiado de ser a Bomba de Combustível, para eliminar outros problemas, resolvi testar colocando combustível diretamente pela TBI para ver se o motor funcionava... Fiz o primeiro teste e quase pegou...

Na segunda vez, quando fui colocar o combustível, escorreguei e derramei uma quantidade muito grande dentro da TBI... Estimo que deva ter escorrido para lá cerca de 1,5l antes que eu conseguisse tirar o bico da garrafa... Burro que sou, na hora (por algum motivo que me foge a razão) tentei dar a partida... o motor girou e ameaçou pegar. :(

Parei por aí e no dia seguinte o carro foi para o Auto Elétrico. A bomba de combustível estava queimada e, mesmo avisando o ocorrido, o rapaz da oficina tentou fazer o carro dar partida sem escorrer o combustível em excesso... o carro ameaçou pegar, mas não pegou, ficando cheiro forte de gasolina... olhando com uma lanterna dá para ver que tem combustível parado no coletor da TBI. Pode ter ocorrido um calço hidráulico? Será que "matei" a minha nave? :cry: :cry: :cry:


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Risco de Calço Hidráulico

#2

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 26, 2022 6:33 am

flmoitas escreveu:
Sex Fev 25, 2022 8:40 pm
Pode ter ocorrido um calço hidráulico? Será que "matei" a minha nave? :cry: :cry: :cry:
Acredito que calço hidráulico com motor frio durante a partida não gera danos.
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Risco de Calço Hidráulico

#3

Mensagem por flmoitas » Sáb Fev 26, 2022 8:12 am

giovane s escreveu:
Sáb Fev 26, 2022 6:33 am
flmoitas escreveu:
Sex Fev 25, 2022 8:40 pm
Pode ter ocorrido um calço hidráulico? Será que "matei" a minha nave? :cry: :cry: :cry:
Acredito que calço hidráulico com motor frio durante a partida não gera danos.
Deus te ouça meu amigo... Ela está com a compressão baixa e ainda não pega... O rapaz da oficina acha que por estar afogada e com mais de 15 dias parada a compressão está abaixo por isso. Mas nem dormi a noite preocupado de ter danificado o motor
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Risco de Calço Hidráulico

#4

Mensagem por flmoitas » Dom Fev 27, 2022 10:25 am

Será que alguém mais pode opinar?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Risco de Calço Hidráulico

#5

Mensagem por Miau » Ter Mar 01, 2022 12:06 pm

Vamos lá.. O coletor de admissão é curvado pra baixo em direção ao radiador. Só por aí, já nao cai diretamente por gravidade dentro do cilindro. Ponto bom!

Outra é que somente na partida não tem geração de vácuo suficiente pra aspirar a gasolina. Ponto bom!

Outra é que seria difícil aspirar gasolina que está repousando no fundo do coletor por causa da diferença de massa e fluidez, se comparado com o ar. Dinâmica dos fluidos.. Ponto bom!

Outra coisa é que se tivesse dado calço hidráulico, o motor de partida não ia conseguir girar, ou ia quebrar biela ou eixo pra permitir, dado que fluidos líquidos são incompressiveis.

Ou seja, com calço hidráulico não tem meio termo, ou quebra o motor ou nao gira.

Então, pelo seu relato, a probabilidade de ter ocorrido ébem pequena
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Risco de Calço Hidráulico

#6

Mensagem por flmoitas » Ter Mar 01, 2022 3:49 pm

Muito obrigado pela explicação Miau! Ela deve estar afogada só então... espero que na quarta, quando drenar o coletor e fazer pegar, ela volte à vida. Na oficina o rapaz viu que tinha vela encharcada e estranhou as velas serem mais curtas que o modelo normal da Picasso. Vamos ver isso tb
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Risco de Calço Hidráulico

#7

Mensagem por flmoitas » Sex Mar 04, 2022 1:06 am

Pessoal... registrando aqui... nada de calço hidráulico. Além da bomba de gasolina queimada, a sonda lambda estava totalmente carbonizada, troquei por uma nova da Bosch. O carro agora parece excelente. Espero uma melhora no consumo conforme for usando... importante ficar mais atento às manutenções. Filtro de combustível por exemplo, peça barata e que deixei chegar a um estado de dar dó... O que acaba reduzindo a vida útil do resto do sistema
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Risco de Calço Hidráulico

#8

Mensagem por rgdl » Sex Mar 04, 2022 10:57 am

Realmente, é uma peça barata mas como não fica a vista a gente acaba esquecendo mesmo.

Filtro velho acaba soltando fiapo do elemento filtrante e esse fiapo acaba entupindo o bico injetor e é uma sujeira difícil de sair mesmo com uso de ultrassom.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
MauroBorges
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mar 05, 2022 8:02 pm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Glx 1.8 2000

Re: Risco de Calço Hidráulico

#9

Mensagem por MauroBorges » Sáb Mar 05, 2022 9:20 pm

Amigo, desculpe-me a abordagem, mas como faço para. enviar mensagens por aqui. Desde já agradeço
Responder