C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#1

Mensagem por Alano1978 » Qua Nov 17, 2021 7:28 pm

Há 11 meses estou enfrentando um problema de gasolina no canister na C4 GRAND PICASSO 2017 THP

Ao completar o tanque até a PRIMEIRA PARADA DA BOMBA, a gasolina vai para o canister e é sugado para o motor que começa a falhar, mas
assim que essa gasolina é consumida o motor volta a funcionar normalmente.

A princípio mandaram eu trocar a ELETROVÁLVULA DO CANISTER, troquei e não era. Essa válvula apenas abre para puxar os gases do canister.

Pasmem, me falaram que o canister da Grand Picasso THP fica dentro do tanque e que só dá para trocar o tanque inteiro que custa a bagatela
de R$ 4.800,00.

No Service Box na concessionária, procuramos e não há filtro do canister no C4 Grand Picasso.

A solução é colocar gasolina no tanque até 3/4 ou um pouco mais, assim não acontece problema algum. Em fim, o atendimento na concessionária
é horrível, como sempre. Primeiro não souberam diagnosticar o problema, depois para termos certeza querem cobrar R$ 285,00, porém é óbvio
que eu não vou pagar porque já temos 99% de certeza e eu não irei trocar o tanque.

Mais uma para a conta do péssimo desenvolvimento de projeto para o pós venda. No C4 Lounge e em 99,9% dos veículos o filtro do canister é
fora do tanque, eu não acredito que conseguiram fazer uma proeza dessas, fabricar um tanque com o canister internamente.

Concessionária CHANSON de Cascavel se tornou só mais um exemplo do porque Peugeot e Citroen tem a fama que tem.

Segue a foto do tanque e o código dele 1650886880
Tanque.jpg
por Munhoz » Qua Nov 17, 2021 9:01 pm
Difícil assim hein, eu sugiro você mandar um e-mail pra ouvidoria, pelo menos aqui em casa costumava resolver.
Dei uma olhada rápida e não parece ser dentro do tanque, na imagem tem o código da peça também:
Ver resposta completa


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 17, 2021 9:01 pm

Difícil assim hein, eu sugiro você mandar um e-mail pra ouvidoria, pelo menos aqui em casa costumava resolver.
Dei uma olhada rápida e não parece ser dentro do tanque, na imagem tem o código da peça também:
Anexos
image.png
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#3

Mensagem por Alano1978 » Qui Nov 18, 2021 7:17 pm

nossa munhoz, muito obrigado.

Juro por Deus que vi com o atendente de peças e não havia isso no Service Box.

Adicionado após 6 minutos 26 segundos:
Munhoz escreveu:
Qua Nov 17, 2021 9:01 pm
Difícil assim hein, eu sugiro você mandar um e-mail pra ouvidoria, pelo menos aqui em casa costumava resolver.
Dei uma olhada rápida e não parece ser dentro do tanque, na imagem tem o código da peça também:
Isso aqui corrobora o que um outro mecânico me disse, que existe dois respiros no topo do tanque e que provavelmente um deles está estragado.

No seu desenho dá para perceber que os respiros são ligados no Canister.

TOP, vou baixar o tanque e aposto que o problema são estes respiros aí que são as peças verdes na foto que eu postei.

MAIS UMA VEZ, MUITOOOO OBRIGADO
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#4

Mensagem por Munhoz » Sex Nov 19, 2021 4:42 pm

Imagina, o fórum é pra isso mesmo ;)
Tomara que consiga resolver o problema.
Vinicius98
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Nov 24, 2021 3:47 pm
Modelos Citroën: C4grand picasso

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#5

Mensagem por Vinicius98 » Qui Nov 25, 2021 8:57 am

Conseguiu trocar os respiros alano?
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#6

Mensagem por Alano1978 » Qui Nov 25, 2021 10:38 am

Vinicius98 escreveu:
Qui Nov 25, 2021 8:57 am
Conseguiu trocar os respiros alano?
Olá Vinicius, não tive tempo para parar o carro ainda. Por quê? Alguma sugestão?

Eu já prevejo que terei que adaptar algum respiro ali, já que na concessionária me avisaram que não vende separado do tanque. :mad:

Hoje mesmo precisei abastecer e o carro entrou na reserva e eu coloquei 42 litros, dá um pouco mais da linha de 3/4, com isso não apresenta o problema e posso viajar tranquilo.

O problema não é no CANISTER, mas sim nesses respiros do tanque que devem estar com problema, um deles pelo menos.

Com isso a gasolina vai para o canister e quando a elétroválvula do canister abre, ela puxa gasolina do canister e joga para os cilindros 1 e 2.

O defeito é falha do motor e um vários códigos de erro como defeito de mistura, defeito de bobina, defeito de bicos e defeito de velas.

Se vc parar o veículo retirar as velas e testá-las, elas não vão ter resistência alguma e o resultado é que vão te enfiar um jogo de velas novas sem precisar, porque a solução é apenas secar bem as velas e parado em local sem sol a válvula do canister que fica lá no compartimento do motor vai se fechar e uma hora o motor vai parar de receber excesso de gasolina do canister.

O correto é esvaziar um pouco o tanque, 1 litro já é o suficiente.

Mas comigo o problema simplesmente some depois de zerar os códigos de erro e sair andar com o carro.

Não acontece mais porque não completo mais o tanque,

Quando eu parar o veículo vou tentar achar a solução.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#7

Mensagem por giovane s » Qui Nov 25, 2021 11:08 pm

Alano1978 escreveu:
Qua Nov 17, 2021 7:28 pm
Há 11 meses estou enfrentando um problema de gasolina no canister na C4 GRAND PICASSO 2017 THP

Ao completar o tanque até a PRIMEIRA PARADA DA BOMBA, a gasolina vai para o canister e é sugado para o motor que começa a falhar, mas
assim que essa gasolina é consumida o motor volta a funcionar normalmente.
O canister geralmente é em um dos paralamas dianteiros e só vai gasolina para ele se o frentista encher até o bocal de abastecimento.

Pode acontecer de terem enchido até o bocal em algum momento e estragado o canister ou uma mangueiras pequena que tem junto ao bocal de abastecimento ou que vai até o canister estar trincada.
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#8

Mensagem por Alano1978 » Sáb Nov 27, 2021 2:12 pm

Para vc ver como os concessionários Citroen são despreparados. Eles nem sabiam que existia um canister.

Como já relatei, o problema não é no canister e sim naquelas válvulas de respiro.

NUNCA foi abastecido além da primeira parada. Até porque no posto que sempre abasteço eles seguem a lei que proíbe abastecimento além do automático.

E o problema já acontece se passar de 90 a 95% do tanque.

Tenho abastecido até 3/4 enquanto eu não parar o carro para desmontar o tanque.
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#9

Mensagem por Alano1978 » Ter Nov 30, 2021 7:42 pm

Munhoz escreveu:
Qua Nov 17, 2021 9:01 pm
Difícil assim hein, eu sugiro você mandar um e-mail pra ouvidoria, pelo menos aqui em casa costumava resolver.
Dei uma olhada rápida e não parece ser dentro do tanque, na imagem tem o código da peça também:
Munhoz, por favor, se vc vir essa mensagem, será que as válvulas de respiro do tanque existem para comprar separado?

Na concessionária diz que não, são estas duas VERDES.

No sistema da concessionária não aparece, também não aparece o canister, vai saber.

Se conseguir olhar eu ficaria grato.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#10

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 06, 2021 6:16 pm

Procurei na net e não achei nada separado do tanque mesmo.
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Re: C4 Grand Picasso THP Problema no Canister / Tanque de Combustível

#11

Mensagem por Alano1978 » Ter Dez 07, 2021 5:27 am

Munhoz escreveu:
Seg Dez 06, 2021 6:16 pm
Procurei na net e não achei nada separado do tanque mesmo.
Obrigado, o jeito é andar com o carro somente até 3/4 do tanque.
Responder