Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
raimundonsf
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jul 22, 2021 11:02 am
Modelos Citroën: Xsaara Picasso

Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#1

Mensagem por raimundonsf » Qui Jul 22, 2021 11:13 am

Preazados,

Tenho um Xsaara Picasso 2007, a Luz indicadora de funcionamento do motor está acessa direto, fica amarela, já fiz revisão da injeção elet^ronica, ja passou o scanner, e o analista disse que era o sensor de fase, porém meu mecânico me informou que esse carro não possui sensor de fase. Pode ser problema de módulo ou o que seria? Estou rodando normalmente, ele só me alertou que se mudar de amarela para vermelho que eu teria que levar na oficina.

Quem puder me ajudar agradeço....


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#2

Mensagem por rgdl » Sex Jul 23, 2021 8:09 am

Todos os Xsara Picassos possuem sensor defase, nos 2.0 ele fica sobre o comando de escapamento, bem próximo da válvula EGR; nos 1.6 o sensor de fase fica na própria bobina de ignição.

Nos motores 1.6 é muito comum o erro de trocar a bobina e não se atentar para o fato de que tem que ser a com sensor de fase, pois tem a sem o bendito sensor que encaixa igualzinho, se usar a bobina sem sensor vai ficar dando problema toda hora e luz de injeção acesa direto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#3

Mensagem por giovane s » Seg Jul 26, 2021 9:24 am

raimundonsf escreveu:
Qui Jul 22, 2021 11:13 am
Preazados,

Tenho um Xsaara Picasso 2007, a Luz indicadora de funcionamento do motor está acessa direto, fica amarela, já fiz revisão da injeção elet^ronica, ja passou o scanner, e o analista disse que era o sensor de fase, porém meu mecânico me informou que esse carro não possui sensor de fase. Pode ser problema de módulo ou o que seria? Estou rodando normalmente, ele só me alertou que se mudar de amarela para vermelho que eu teria que levar na oficina.

Quem puder me ajudar agradeço....
Tem injeção eletrônica que endoida quando o motor está fora do ponto.
O 1.4 fica com a pressão de admissão próximo a 300mb na lenta quando está no ponto, fora do ponto ficava próximo a 350mb e não gerava nenhum aviso no painel.
Só troque o sensor de fase após aferir o sincronismo do motor, procure por um mecânico que tenha o kit de ferramentas de sincronismo da linha Peugeot Citroën.

A luz da injeção é amarela e jamais vai se tornar vermelha. Luz vermelha é item essencial de segurança. Ex.: Fluído de freio.
Quanto ao seu mecânico falar que seu carro não tem sensor de fase :wtf:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#4

Mensagem por Miau » Seg Jul 26, 2021 4:45 pm

Na verdade, luz amarela indica falha, mas o carro pode continuar a funcionar sem maiores danos ao equipamento. Exemplo.. Airbag, injeção, etc

As vermelhas não são por acaso.. Indica que o veículo deve ser parado imediatamente pra correção da falha, ou terá danos mais graves aos equipamentos do veículo. Pressão do óleo, bateria e carga, freio, etc
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
pavilanis
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 05, 2021 3:31 pm
Modelos Citroën: C3 Picasso GLX Aut 2013

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#5

Mensagem por pavilanis » Qua Out 06, 2021 10:45 am

Pessoal, tentei achar um tópico que melhor refletisse o problema que estou tendo com o meu C3 Picasso Aut 1.6 16V 2013. Luz de Injeção falha do motor acesa.

Quando o RPM atinge por volta de 3000 giros (100km/h) , o que acontece na maior parte na estrada a luz de injeção (falha no motor) acende e o motor perde força. Eu para no acostamento, desligo e ligo e tudo volta ao normal, até chegar nos 3000 giros novamente e a falha volta.

Se mantenho a velocidade por volta dos 80km/h (menos que 3000 giros), a falha não aparece, ou seja, na cidade (onde moro não tem aclive/declice) não sinto o problema.

O mecânico trocou velas, bobinas (2 vezes), cabos. No scanner aparece falha no cilindro 3.

Achei este vídeo no Youtube onde o mecânico mostra exatamente o problema que tenho, mas a solução apresentado (Correia Acessória) tem aplicação ao C3 e não ao C3 Picasso -



Alguém teve/Tem o mesmo problema. Como foi resolvido.

Veículo C3 Picasso 1.6 16v Automático
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#6

Mensagem por rgdl » Qua Out 06, 2021 2:18 pm

Logo no começo do vídeo o Anderson fala que a dica é aplicável aos motores TU5 e EC5, se o motor de seu carro é um desses dois então a dica é aplicável independente de seu carro ser um C3 Picasso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
pavilanis
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 05, 2021 3:31 pm
Modelos Citroën: C3 Picasso GLX Aut 2013

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#7

Mensagem por pavilanis » Qui Out 07, 2021 9:00 pm

Obrigado pelo retorno.

Pois é, eu levei o meu carro no mecânico e mandei o video do Anderson para ele ver, ele tentou colocar a correia indicada e não serve, por isso estou tentando achar outra solução, tá difícil e desesperador
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#8

Mensagem por rgdl » Sex Out 08, 2021 4:04 pm

Pode ser o próprio sensor de detonação então.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#9

Mensagem por Miau » Sex Out 08, 2021 5:04 pm

É interessante saber exatamente o código da falha
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Wallaks
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Nov 05, 2021 2:52 pm
Localização: Brasília DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso exclusive 2.0 automátic

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#10

Mensagem por Wallaks » Seg Nov 08, 2021 11:44 am

Bom dia , eu estou com um Xsara Picasso 2.0 automático ano 2006 , 260mil rodado peguei ele esse final de semana 3 dias já rodei 50km dentro da cidade sou de Brasília DF, ontem ao chegar em casa na garagem antes de eu desligar o motor já apareceu a msg "defeito no motor" e acendeu essa luz da injeção aí desliguei o motor esperei esfriar e fui verificar óleo e água a água tava baixa , liguei o motor pra completar a água prq ainda estava meio quente , nesse meio tempo já sumiu a mensagem de erro e apagou a luz dei uma volta no quarteirão estava tudo perfeito, hj vim para o trabalho a 20kms da minha casa faltando uns 2 kms pra chegar de novo a msg de erro e a luz da injeção só que como dessa vez eu estava em deslocamento ele parou e perdeu força por afundar o pé no acelerador que ele andava só pra se deslocar mesmo a menos de 10 km/h , parei no acostamento esperei 15 minutos com ele desligado depois liguei ele foi embora perfeitamente só continuou com a luz da injeção acesa o que pode ser? Eh normal? Tirando isso o carro eh muito top muito confortável percebi que ele eh muito econômico. Peguei com meio tanque de gasolina e ainda não abaixou nada após 70 kms rodado , o medidor de consumo dele tá medindo entre 11 e 13km/L
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Luz indicadora de funcionamento do motor acessa

#11

Mensagem por rgdl » Seg Nov 08, 2021 1:21 pm

Só pelo acendimento da luz não dá para dizer a vc o que está acontecendo, tem que passar o scanner automotivo (um elm327 baratinho serve) para ver qual é o código DTC gravado na central.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder