C4 GRAND PICASSO G3, problema crônico eixo traseiro.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

C4 GRAND PICASSO G3, problema crônico eixo traseiro.

#1

Mensagem por Alano1978 » Ter Jun 15, 2021 6:35 pm

Olá pessoal, nunca postei nada no fórum, mas não achei algum tópico falando nisso.

Tenho uma C4 Grand Picasso 2017/2018 THP, primeiramente, nenhum problema, o carro está com 41.000 km e está perfeito, ou estava... :nice:

Acontece que descobri que há um problema crônico na TRAVESSA DA SUSPENSÃO TRASEIRA, o famigerado EIXO rígido.

Começa com um rangido pequeno e vai aumentando, ocorre ao transitar em baixa velocidade com esterçamento, ou seja,
eu só percebi o rangido ao estacionar na garagem dando a ré ou saindo da garagem em baixas velocidades, o rangido foi
aumentando até que eu resolvi levar na concessionária que nada descobriu, disse que era normal.

Ele não entra para dentro do veículo e só percebi dentro da garagem com a janela aberta, mas para quem está fora do veículo é bem
perceptível.

O barulho é facilmente demonstrado apenas chacoalhando o carro com as mãos, segurando nas longarinas do teto.

Em uma oficina de alinhamento, observamos que o meio da travessa há uma leve torção e é ali o rangido do metal.

Eis que em outra oficina também detectamos a mesma coisa e finalmente levei no meu mecânico especializado em Citroen e Peugeot, ele foi mecânico chefe da concessionária aqui de Cascavel - PR.

E olha que interessante, há um documento técnico da Citroen para tentar resolver esse problema que meu mecânico conseguiu.

No meu caso, NÃO FUNCIONOU, agora vamos para algo mais agressivo. Porém outra Picasso igual a minha, mesma cor inclusive, passou pelo procedimento e funcionou para ele.

Vou postar aqui a documentação se alguém mais tiver com esse problema.

AMANHÃ, DIA 16/06/2021 vamos fazer uma intervenção na travessa para tentar sanar o problema, vou ver se lembro de gravar um vídeo com
o resultado.

C1.jpg
C2.jpg
C3.jpg
C4.jpg
C5.jpg
C6.jpg
C7.jpg
C8.jpg
C9.jpg


Avatar do usuário
Alano1978
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 04, 2021 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Re: C4 GRAND PICASSO G3, problema crônico eixo traseiro.

#2

Mensagem por Alano1978 » Qui Jun 17, 2021 2:56 pm

Tentamos uma solução mais radical, soldar uma placa de aço de 30cm x 6,5cm por 1,4 cm de espessura no meio da travessa.
20210616_151137.jpg
20210616_162802.jpg
RESULTADO, reduziu o barulho em 90%, porém agora parece que o barulho restante provém das molas, mas tá bom assim.
Com o asfalto precário da minha cidade e as rodovias do interior igualmente ruins, é a sina de todo carro, ter problemas com a
suspensão, assim como tive com o Peugeot 2008.
Responder