Ventilador entre Bancos e Ar

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
riijones
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 18, 2021 11:38 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso

Ventilador entre Bancos e Ar

#1

Mensagem por riijones » Sáb Fev 27, 2021 5:06 pm

Prezados, por favor vou resumir o drama do meu Picasso e pedir que se alguem tiver alguma luz, por favor comente.

Xsara Picasso 2.0 Automatico 2008/2009

No começo de 2020 o carro comecou a apresentar problemas no sistema de refrigeração do motor, a temperatura subia e o sistema pedia para desligar o carro. O radiador depois apresentou furo e comecou a vazar agua do reservatorio então tinha que encher rapidamente o reservatorio. O Radiador foi varetado, ajustado e acreditavamos que talvez sanado o problema mas um dia depois percebemos que a ventoinha nao estava mais sendo acionada e o carrou voltou a subir a temperatura.

Quando deixei no mecanico de bate pronto ele falou que o carro nao pegava e que teríamos que enviar o cabeçote pra retifica e trocar diversas peças (bomba dagua nova, jogo de tuchos, esticador etc etc etc). Apesar de ser um cara enrolado eu conheço ele desde os anos 90 então pelo menos me enganar eu sabia que ele não iria, talvez ele tivesse enganado mas não tentando enganar.

Pois bem, depois de meses, enrolação, brigas etc ele terminou de montar tudo e aparentemente o motor está ok, a temperatura não sobe mais, a ventoinha ta trabalhando legal e essa parte toda ficou ok maaaaaaaaaaaaaas, o motor acusa um problema na injeção (mensagem de erro motor com defeito no painel e luz da injeçao acesa), de fato ta cheirando gasolina de inicio ele achou que pudesse ser a sonda lambda ou uma outra parte do sistema de injeção mas que não era grande motivo de preocupação, ademais os ventiladores entre os bancos pararam de funcionar e o ar quando ligo percebo que ele aciona o compressor mas não sai ar gelado, tem gas (Apesar de ter ficado 8 meses parado com o mecanico) mas talvez sem a pressão suficiente. Testamos os fuziveis e nao tem nenhum queimado.

Apos esse longo texto as dúvidas;

a) O que pode ter ocasionado a falha do ventilador entre bancos ?
b) O Ar pode ser pelo tempo parado e diminuição da pressão do gas mas se não for, será q o mecanico fez besteira ?
C) O que pode de fato ser essa mensagem de defeito no motor ?

Obrigado mesmo!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Ventilador entre Bancos e Ar

#2

Mensagem por rgdl » Dom Fev 28, 2021 9:01 am

1 - Mal contato no seletor de velocidade do ar traseiro ou problema na resistência do ar traseiro;
2 - Pode ter entupido a válvula torre pela falta de uso, ai só levando em alguém que trabalhe com ar para trocar;
3 - Esse tipo de defeito deixa erro gravado na central, é melhor vc ver o erro gravado com o scanner automotivo do que tentar chutar qual é o problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
kusanag
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Abr 19, 2016 9:46 am
Modelos Citroën: picasso 2.0 16v

Re: Ventilador entre Bancos e Ar

#3

Mensagem por kusanag » Ter Jun 22, 2021 10:26 am

o meu quando parou de funcionar o ventilador traseiro foi um fusivel que nao me lembro se peguei a dica de algum colega aqui do forum , por que no manual do carro nao fala que e do ar traseiro mas se foi verificado como o amigo disse pode ser o seletor mesmo como o amigo disse , so tenha certeza que verificou o fusivel que e responsavel por ele
Responder