Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
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Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Galera sou novo por aqui, gosto de levar o carro em último caso no mecanico. Meu Xsara Picasso passou por algumas manutencoes bem recentes: Válvula do Canister, limpeza de TBi/Coletor, sensor MAP, e por último a Válvula termostatica e sensor de temperatura.
Carro está sempre fazendo 14,8/100 comp bordo e pouco mais na média de bomba no misto com ar ligado. E na pista em viajens acima de 150 km sempre no etanol: 13/100 comp bordo e pouco mais na média de bomba. O fato é que de posse de um scanner tenho percebido tempo de injecao de 1,70 a 13,6 milissegundos. Sendo que boa parte do tempo fica em 5,11. Alguém sabe o tempo ideal e o que posso fazer a partir de agora para melhorar o consumo?
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
O tempo de injeção depende de vários fatores, o ideal é pegar todos os valores na temperatura de trabalho na lenta.
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Hoje em dia não se usa mais os parâmetros de tempo de injeção como referência.. O mais usual é verificar valores STFT e LTFT
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Através da sua dica do LTFT e STFT consegui identificar que o motor estava fora do ponto.
Motor flex complica o diagnóstico por causa do AF... que aumenta as tolerâncias para identificar errros
Etanol Brasil, 96% álcool 4% àgua;
E85 "Etanol planeta terra", 85% álcool 15% gasolina.
Gasolina Brasil, 27% álcool 73%gasolina;
E10 "Gasolina planeta terra" 10% álcool 90% gasolina.
Sem todos os parâmetros da lenta na temperatura operacional, incluindo LTFT e STFT. Como entender o que amigo está passando?
- BentoXsaraPicasso11
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Boa noite, obrigado pela dica!
Comprei um PSA com Scanner estilo lexia. Queria saber que dados precisam para poderem me.ajudar.
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Ideal pegar os parâmetros de admissão e ignição, na lenta frio e quente (abertura da termostática).
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Adicionado após 1 minuto 29 segundos:
Neste vídeo gravei 3 telas com diferentes parâmetros do motor frio a quente, acredito carro estar ok agora depois de algumas peças trocadas.
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Não abre.. Video privado
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Bom dia! Nunca tinha postado video, tinha deixado no ultimo estagio de edição mais sem publicar. Agora esta on!, aguardo a apreciação.
- BentoXsaraPicasso11
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Conseguiram ver o vídeo?
Estas imagens consegui printando o scanner:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/lxwMwKo
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/FplmZdo
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rTgfi8I
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/8T17OT8
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/_ktWD7I
Estas imagens consegui printando o scanner:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/lxwMwKo
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/FplmZdo
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rTgfi8I
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/8T17OT8
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/_ktWD7I
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
O Long Fuel Trim está bem fora do normal.BentoXsaraPicasso11 escreveu: ↑Seg Jun 07, 2021 8:25 pmConseguiram ver o vídeo?
Estas imagens consegui printando o scanner:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rTgfi8I
Normalmente um Long Term fuel trim negativo é falta de ar e o positivo é excesso de ar. Até 10% é considerado normal, acima de 25% geralmente a luz de injeção liga.
Quando o LTFT é negativo como o seu, em um carro monocombustível normalmente é motor fora do ponto ou baixa compressão (anéis ou válvulas).
Pode ser que o calculador do motor não esteja identificando corretamente a mistura dos combustíveis.
O tempo de injeção de 5ms é próximo do normal. Do 2.0 gasolina é de 3 a 6 ms.
Editado pela última vez por giovane s em Seg Jun 07, 2021 11:20 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Na verdade a gente só deve considerar as leituras quando o motor estiver na temperatura de trabalho.
Motor frio, ainda vai ocorrer uma série de dilatacoes qur vão promover uma melhor vedação.. Porém, nao deve estar anormal quando frio.
Motor frio, ainda vai ocorrer uma série de dilatacoes qur vão promover uma melhor vedação.. Porém, nao deve estar anormal quando frio.
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Já olhou o comportamento da sonda lambda? No 1.6 são duas, uma antes e outra pós catalisador. Ela também influencia no tempo de injeção.
Eu troquei a minha recentemente e o carro ficou outro, consegui 9.7/100km de consumo na estrada (antes era 10.8/100km) e todos os parâmetros de injeção dentro da normalidade.
Quando estava pesquisando sobre sonda (a minha estava travada em mistura rica) vi que a Bosch, que o fabricante das sondas usadas no Picasso, recomenda a troca da mesma a cada 50.000km.
Eu troquei a minha recentemente e o carro ficou outro, consegui 9.7/100km de consumo na estrada (antes era 10.8/100km) e todos os parâmetros de injeção dentro da normalidade.
Quando estava pesquisando sobre sonda (a minha estava travada em mistura rica) vi que a Bosch, que o fabricante das sondas usadas no Picasso, recomenda a troca da mesma a cada 50.000km.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
Giovane no caso meu carro não é monocombustivel, é flex. No video e imagem que coloquei acima percebi tempo de injeção 2.5ms frio e 1.7ms quente. Ele esta abastecido com gasolina Vou tentar fazer outro acompanhamento por scanner de forma mais objetiva para melhor entendimento. Agora estou dominando mais o uso do software PSACOM, tive medo nos primeiros dias pois quando entra no modulo injeção tem as telecodificaçoes e outras funções que deixam a gente com medo de fazer m.... nas primeiras vezes que usa.giovane s escreveu: ↑Seg Jun 07, 2021 9:00 pmO Long Fuel Trim está bem fora do normal.BentoXsaraPicasso11 escreveu: ↑Seg Jun 07, 2021 8:25 pmConseguiram ver o vídeo?
Estas imagens consegui printando o scanner:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rTgfi8I
Normalmente um Long Term fuel trim negativo é falta de ar e o positivo é excesso de ar. Até 10% é considerado normal, acima de 25% geralmente a luz de injeção liga.
Quando o LTFT é negativo como o seu, em um carro monocombustível normalmente é motor fora do ponto ou baixa compressão (anéis ou válvulas).
Pode ser que o calculador do motor não esteja identificando corretamente a mistura dos combustíveis.
O tempo de injeção de 5ms é próximo do normal. Do 2.0 gasolina é de 3 a 6 ms.
Adicionado após 3 minutos 51 segundos:
Vou fazer um novo vídeo, mais fácil de entender com motor quente, os parâmetros de ajuste de longo e curto prazo não contabilizados com o carro parado (marcha lenta) no meu scanner Psacom usando ele como o Lexia. Ele marca somente circuito fechado (Loop) indicando somente que o sinal da sonda lambda esta sendo usado para definir o tempo de injeção. Mais descobri que usando ele como um simples OBD2, com o mesmo software ele contabiliza em %
Adicionado após 3 minutos 28 segundos:
Comprei o carro com 80.000 em 09-2020,de quem tirou zero e só judiou do carro. Uma semana depois fui na melhor especializada de Campinas (PREMIERE), lá troquei embreagem, correias dentada e acessórios. Em seguida em ordem cronológica fui trocando e fazendo as manutenções por conta para melhorar consumo: velas Magneti Marelli KH6RFMM, terminal de bobina NGK TB-P02, sensor map original Bosch, limpeza TBI, válvula termostática paralela com sensor temperatura (dica citroenclube), válvula do canister original (dica citroenclube), limpeza de bicos e troca de reparos kit DS 1203, bomba de combustível Magnet Marelli WB022, regulador de combustível DS 1128, marcador de combustível Bosch original.rgdl escreveu: ↑Ter Jun 08, 2021 8:32 amJá olhou o comportamento da sonda lambda? No 1.6 são duas, uma antes e outra pós catalisador. Ela também influencia no tempo de injeção.
Eu troquei a minha recentemente e o carro ficou outro, consegui 9.7/100km de consumo na estrada (antes era 10.8/100km) e todos os parâmetros de injeção dentro da normalidade.
Quando estava pesquisando sobre sonda (a minha estava travada em mistura rica) vi que a Bosch, que o fabricante das sondas usadas no Picasso, recomenda a troca da mesma a cada 50.000km.
O que estava realmente precisando trocar e apresentou melhorias: velas, canister, válvula termostática, reparos e limpeza dos bicos.
As sondas lambdas no teste do scanner passam conforme fotos: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/lxwMwKo e https://uploaddeimagens.com.br/imagens/FplmZdo
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Re: Tempo de injeção do Xsara Picasso 1.6 16v flex
O tempo de injeção está bom para gasolina, não aconteceu mais um pico como aquele de 13ms?BentoXsaraPicasso11 escreveu: ↑Ter Jun 08, 2021 9:26 amGiovane no caso meu carro não é monocombustivel, é flex. N0 video e imagem que coloquei acima percebi tempo de injeção 2.5ms frio e 1.7ms quente. Ele esta abastecido com gasolina Vou tentar fazer outro acompanhamento por scanner de forma mais objetiva para melhor entendimento. Agora estou dominando mais o uso do software PSACOM, tive medo nos primeiros dias pois quando entra no modulo injeção tem as telecodificaçoes e outras funções que deixam a gente com medo de fazer m.... nas primeiras vezes que usa.
Adicionado após 19 minutos 28 segundos:Fera, vou fazer um novo vídeo, mais fácil de entender com motor quente, os parâmetros de ajuste de longo e curto prazo não contabilizados com o carro parado (marcha lenta) no meu scanner Psacom usando ele como o Lexia. Ele marca somente circuito fechado (Loop) indicando somente que o sinal da sonda lambda esta sendo usado para definir o tempo de injeção. Mais descobri que usando ele como um simples OBD2, com o mesmo software ele contabiliza em %.
Verifica o ponto do motor utilizando ferramenta no orifício da vela além da ferramenta para travar o volante do motor. O 1.4 8V de um C3 estava com -20% de LTFT por estar 1 dente fora do ponto e depois de colocar no ponto ficou com -10% de LTFT.