Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
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Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Ola!. Comprei um C4 Picasso 2.0 16V 2010.
Quero fazer uma manutencao preventiva porem estou com algumas duvidas.
* kit de correira dentada - qual e a original? (ou indicada)
* jogo de velas - qual a original? (Ou indicada)
* filtros - cabine, ar condicionado, combustivel.. qual usar?
O carro tem 165.000 km
Quero fazer uma manutencao preventiva porem estou com algumas duvidas.
* kit de correira dentada - qual e a original? (ou indicada)
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Correia dentada é interessante fazer em oficina, com nota fiscal da mão de obra e peças. A responsabilidade sobre a qualidade do tensor, rolamento e correia fica na conta da oficina.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Não querendo ser chato mas sendo, original é quando a peça é feita pela própria montadora, quando a peça é fabricada por terceiros e usada na linha de montagem da montadora é dito que a peça é genuína.
O jogo de correias, tanto dentada como a poly-V (acessórios) genuíno é da Gates;
O jogo de vela genuíno é da Bosch a numeração depende se seu carro é a gasolina ou flex, mas as NGK são melhores que as Bosh no meu ver.
Os filtros genuínos, com exceção do de óleo, são todos da Mahle/Metal Leve. O filtro de óleo é fabricado por uma empresa que não tem filial no Brasil, por isso ele é importado da França. O filtro da Metal Leve é muito bom e o da Fram também. Aliás, vc pode usar os filtros da Fram sem medo.
O jogo de correias, tanto dentada como a poly-V (acessórios) genuíno é da Gates;
O jogo de vela genuíno é da Bosch a numeração depende se seu carro é a gasolina ou flex, mas as NGK são melhores que as Bosh no meu ver.
Os filtros genuínos, com exceção do de óleo, são todos da Mahle/Metal Leve. O filtro de óleo é fabricado por uma empresa que não tem filial no Brasil, por isso ele é importado da França. O filtro da Metal Leve é muito bom e o da Fram também. Aliás, vc pode usar os filtros da Fram sem medo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Muito obrigado!... esclareceu objetivamente o que eu preciso.... sobre o kit Correia, ouvi dizer que teria que ser um fabricante que colocasse rolamentos SKF no Kit... e nao consegui identificar isso em nenhum. Mas enfim, vou comprar o marca "Gates"
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Não esqueça de incluir na sua manutenção a troca do óleo do cambio, pois com toda essa quilometragem é melhor prevenir do que remediar.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Acho qie nao se troca oleo de cambio para Citroën
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Todo óleo sofre degradação por tempo de operação e temperatura.
Normalmente um veículo tem garantia de 100000km ou 5 anos depois deste período a responsabilidade é sua.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Não, isso é um erro cometido pela PSA (detentora das marcas Citroen e Peugeot) com os AL4/AT8. Curiosamente a Renault, que também usa esse mesmo cambio mas com o nome de DP0/DP2, recomenda a troca do óleo a cada 50.000 km.
Essa diferença de posicionamento entre as duas montadoras em relação ao mesmo câmbio é relevante, porque o Al4 é um projeto conjunto da Renault com a PSA.
Outra coisa interessante é que ambas usam óleos diferentes no mesmo câmbio, a PSA usa o Mobil LT71141, que é um óleo Dexron III semisintético, já a Renault usa o óleo Elf Renaultmatic D3 SYN que é um óleo Dexron III totalmente sintético.
Os reparadores de cambio dizem que o AL4 da Renault dá menos problema que o AL4 da PSA, a razão é essa a Renault recomenda a troca de óleo e usa de um óleo melhor.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Esta troca de óleo recomendada pela renault a cada 50 é a completa ou a parcial?rgdl escreveu: ↑Dom Fev 21, 2021 7:06 pmNão, isso é um erro cometido pela PSA (detentora das marcas Citroen e Peugeot) com os AL4/AT8. Curiosamente a Renault, que também usa esse mesmo cambio mas com o nome de DP0/DP2, recomenda a troca do óleo a cada 50.000 km.
Essa diferença de posicionamento entre as duas montadoras em relação ao mesmo câmbio é relevante, porque o Al4 é um projeto conjunto da Renault com a PSA.
Outra coisa interessante é que ambas usam óleos diferentes no mesmo câmbio, a PSA usa o Mobil LT71141, que é um óleo Dexron III semisintético, já a Renault usa o óleo Elf Renaultmatic D3 SYN que é um óleo Dexron III totalmente sintético.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
Para um cliente usuario e leigo e complicado, pois a informacao que nao ha necessidade de troca de oleo de cambio para o modelo C4 picasso veio de uma concessionaria direta da Citroën.... forma-se entao a grande duvida.
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Re: Manutencao preventiva C4 Picasso 2010
O que eu posso lhe dizer é que quando comprei o meu carro não fiz a troca do óleo, como resultado, depois de andar 10.000km, deu a fatídica mensagem no painel "Defeito Caixa de Câmbio Automática"... mesmo assim continuei andando sem trocar o óleo. Com o tempo o carro simplesmente não andava mais, pois as cintas de freio F foram para o espaço e, com isso, as marchas não engrenavam.
Como resultado tive que fazer uma reforma total do cambio que me custou, em 2014, R$ 4.000,00 (hoje não pedem menos de R$ 7.000,00 para fazer o mesmo tipo de reforma), ainda tenho a nota da oficina guardada até hoje.
Da reforma para cá são quase 7 anos de uso e 85.000km rodados com trocas de óleo parciais feitas periodicamente e até agora sem mensagens, trancos ou defeitos quaisquer e a pressão do óleo continua dentro do recomendado (2,5 bar em marcha lenta).
Nessas trocas já usei 24 litros de óleo Dexron VI e um frasco de Lubgard Platinum. Eu costumo usar 6 litros nas trocas parciais.
Mas assim... estou te dando o depoimento de quem sofreu na pele o resultado dessa loucura da Citroën dizer que o óleo é vitalício, mas a partir daí é contigo.
Como resultado tive que fazer uma reforma total do cambio que me custou, em 2014, R$ 4.000,00 (hoje não pedem menos de R$ 7.000,00 para fazer o mesmo tipo de reforma), ainda tenho a nota da oficina guardada até hoje.
Da reforma para cá são quase 7 anos de uso e 85.000km rodados com trocas de óleo parciais feitas periodicamente e até agora sem mensagens, trancos ou defeitos quaisquer e a pressão do óleo continua dentro do recomendado (2,5 bar em marcha lenta).
Nessas trocas já usei 24 litros de óleo Dexron VI e um frasco de Lubgard Platinum. Eu costumo usar 6 litros nas trocas parciais.
Mas assim... estou te dando o depoimento de quem sofreu na pele o resultado dessa loucura da Citroën dizer que o óleo é vitalício, mas a partir daí é contigo.
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