Cheiro de gasolina na vareta do óleo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#1

Mensagem por flmoitas » Sex Fev 05, 2021 2:58 pm

Olá amigos. Acabei de comprar uma Xsara Picasso 2003 2.0 16v e notei agora que a vareta do óleo está cheirando gasolina. Aparentemente o carro não falha e o óleo está limpo... O dono anterior fez a troca pouco antes de vender... É neura minha ou pode ser junta do cabeçote indo "para o saco"?
por Miau » Qua Fev 10, 2021 6:44 am
na verdade, o indicado é realmente o 15W40 API SN semissintético ou sintético

eu , particularmente gosto do castrol magnatec
Ver resposta completa


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#2

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 06, 2021 12:24 pm

Não lavaram a vareta com gasolina?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#3

Mensagem por rgdl » Seg Fev 08, 2021 8:42 am

É neura... kkkk junta não dá esse tipo de problema.

O que pode ser de problema real é um dos bicos estar gotejando gasolina, com isso ela vai parar no cárter.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#4

Mensagem por flmoitas » Qua Fev 10, 2021 2:19 am

Então... fui no mecânico para marcar de trocar a correia dentada e ele disse que aparentemente não há problema e que o cheiro de gasolina pode ter sido só na primeira partida da manhã... de qualquer forma ele vai verificar aproveitando o serviço da correia dentada... queria a opinião de vocês para dois itens: 1. O dono anterior colocou óleo valvoline 15w40... será que devo já trocar por 5w30 ou 5w40? Acho que o 15w40 não é indicado né? 2. Alguém já usou militec 1 ou molykote? Reza a lenda que ajudam a melhorar a vida útil do motor reduzindo desgaste...
Editado pela última vez por flmoitas em Qua Fev 10, 2021 10:27 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#5

Mensagem por Miau » Qua Fev 10, 2021 6:44 am

na verdade, o indicado é realmente o 15W40 API SN semissintético ou sintético

eu , particularmente gosto do castrol magnatec
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#6

Mensagem por giovane s » Qua Fev 10, 2021 10:18 am

flmoitas escreveu:
Qua Fev 10, 2021 2:19 am
Então... fui no mecânico para marcar de trocar a correia dentada e ele disse que aparentemente não há problema e que o cheiro de gasolina pode ter sido só na primeira partida da manhã... de qualquer forma ele vai verificar aproveitando o serviço da correia dentada... queria a opinião de vocês para dois itens: 1. O dono anterior colocou óleo valvoline 15w40... será que devo já trocar por 5w30 ou 5w40? Acho que o 15w40 não é indicado né? 2. Alguém já usou militar 1 ou molykote? Reza a lenda que ajudam a melhorar a vida útil do motor reduzindo desgaste...
Eu estou usando um 15w40 API SL mineral, não recomendo, muito grosso na partida a frio.
5w30 é muito fino em alta temperatura se for ACEA C3/C4 ou dexos 2 é equivalente aos xxW40.

Estou usando o aditivo da koube, se acredita na lenda ...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#7

Mensagem por Miau » Qua Fev 10, 2021 2:23 pm

rapaz.. uma vez foi colocado óleo mineral no meu motor por engano, lá quando comprei o carro.. na manutenção.. fez uma caca com direito a todo tipo de borra e bateção de tucho.

qualquer motor 16v pede no mínimo, óleo semissintético de API igual ou superior a SL.. isso talvez se deva na sua maior parte, a geralmente esses motores usarem tuchos hidráulicos.

Pra retirar essa besteira que foi feita, tive que fazer uma limpeza absurda, com direito a flush, abertura de tampa de cabeçote, muito car80 e até querosene pulverizado pra limpar tudo. Porém, os tuchos ficaram com borras, mesmo após flush, onde fui constatar em outra manutenção posterior onde fiz a limpeza dos tuchos.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#8

Mensagem por giovane s » Qua Fev 10, 2021 2:43 pm

Miau escreveu:
Qua Fev 10, 2021 2:23 pm
rapaz.. uma vez foi colocado óleo mineral no meu motor por engano, lá quando comprei o carro.. na manutenção.. fez uma caca com direito a todo tipo de borra e bateção de tucho.

qualquer motor 16v pede no mínimo, óleo semissintético de API igual ou superior a SL.. isso talvez se deva na sua maior parte, a geralmente esses motores usarem tuchos hidráulicos.

Pra retirar essa besteira que foi feita, tive que fazer uma limpeza absurda, com direito a flush, abertura de tampa de cabeçote, muito car80 e até querosene pulverizado pra limpar tudo. Porém, os tuchos ficaram com borras, mesmo após flush, onde fui constatar em outra manutenção posterior onde fiz a limpeza dos tuchos.
No momento uso este óleo a 2000km, parado após 3 dias na partida a frio até que a temperatura da água atinja 40°C bate tucho (ultimamente parou de bater tucho). Estou usando este óleo após flush, para trocar em um intervalo curto (4000km ou menos).
API SL, ILSAC GF3, mineral são obsoletos, servem só para um enxague após flush.
Avatar do usuário
flmoitas
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 12:09 am
Nome: flmoitas
Localização: Guarulhos SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v 2003

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#9

Mensagem por flmoitas » Qua Fev 10, 2021 10:41 pm

Miau escreveu:
Qua Fev 10, 2021 6:44 am
na verdade, o indicado é realmente o 15W40 API SN semissintético ou sintético

eu , particularmente gosto do castrol magnatec
Legal. Vou ver com o dono anterior se ele usou o semissintético... se não me engano tem valvoline 15w40 mineral e semissintético. Espero que ele tenha usado o correto... trocou faz só 1.100km
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Cheiro de gasolina na vareta do óleo

#10

Mensagem por giovane s » Qua Fev 10, 2021 11:05 pm

flmoitas escreveu:
Qua Fev 10, 2021 10:41 pm
Miau escreveu:
Qua Fev 10, 2021 6:44 am
na verdade, o indicado é realmente o 15W40 API SN semissintético ou sintético

eu , particularmente gosto do castrol magnatec
Legal. Vou ver com o dono anterior se ele usou o semissintético... se não me engano tem valvoline 15w40 mineral e semissintético. Espero que ele tenha usado o correto... trocou faz só 1.100km
Pede para um profissional avaliar a formação de depósitos como borra, laca e verniz no cabeçote, se o antigo dono é confiável pode manter este óleo por mais tempo.
Responder