Vazamento de água selo em baixo da bobina

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Anderson1212
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 29, 2021 8:29 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 2004

Vazamento de água selo em baixo da bobina

#1

Mensagem por Anderson1212 » Sáb Jan 30, 2021 11:46 pm

Boa noite pessoal a alguns dias começou um vazamento de água na minha Xsara Picasso 2.0, então após várias idas ao mecânico e nada de descobrir hoje após chegar em casa com o carro quente notei que estava vazando bastante então investigando descobri que se trata de uma espécie de selo que tem em baixo da bobina.
Minha dúvida é como deve ser feita a substituição desse selo e qual a medida do mesmo.
Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#2

Mensagem por rgdl » Dom Jan 31, 2021 8:25 am

O selo é metálico e só dá problema quando se usa água pura no lugar do aditivo.

É possível retirá-lo mas para evitar problemas o melhor é colocar outro por cima.

A medida dele é de 18mm e o código dele para compra nas concessionárias da PSA é 031126.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Anderson1212
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 29, 2021 8:29 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 2004

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#3

Mensagem por Anderson1212 » Dom Jan 31, 2021 10:37 am

Sim esse carro está na família desde 0 km em algum momento foi colocado somente água,tanto que o reservatório está bem escuro,agora que está comigo estou fazendo as devidas manutenções.
A um mês mais ou menos foi trocada a carcaça da válvula termostática pois a mesma apresentou vazamento no bocal metálico onde conecta a mangueira do radiador.
Saberia me informar a medida dos parafusos dessa carcaça e seu respectivo código?
Pois até agora não encontrei
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#4

Mensagem por giovane s » Dom Jan 31, 2021 12:59 pm

Anderson1212 escreveu:
Dom Jan 31, 2021 10:37 am
Saberia me informar a medida dos parafusos dessa carcaça e seu respectivo código?
São 3 prisioneiros com porca e 6 parafusos?
Anderson1212
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 29, 2021 8:29 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 2004

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#5

Mensagem por Anderson1212 » Dom Jan 31, 2021 1:08 pm

Isso,esses com porca também seguram uma capa metálica,no meu caso quebrou um desses parafusos
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#6

Mensagem por Miau » Dom Jan 31, 2021 4:51 pm

Esse selo é complicado de tirar e pode acabar caindo na galeria. Passei o cão pra tirar.. Tive que furar no meio com irmãs no local pra capturar os cavacos.. Ai fui batendo nele pra ele virar, pois nao sai na posição original.. Jamais bater arranhando a sede. Depois de virar de lado, passei um gancho no furo q fiz e puxei.. Tem 2 selos desse ai.. O outro caiu na galeria.. A sorte é que tinha furo no selo que fiz previamente.. e consegui pesca-lo por esse furo.

O problema de colocar outro por cima é que o começo do orifício é levemente mais largo e não dá aperto suficiente.. Outro problema é o dia que tiver q tirar tendo 2 no lugar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Suzimc
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Jan 31, 2021 2:39 pm
Modelos Citroën: C32010 GLX 14 flex

C3 água reservatório

#7

Mensagem por Suzimc » Dom Jan 31, 2021 6:33 pm

Tenho C3 2010 GLX 1.4, já troquei a tampa do reservatório, fiz cabeçote, velas , cabos e etc, válvula termostática duas vezes, aferição de pressão várias vezes, e a água some sem deixar sinal , coloquei aditivo e nem sinal para onde está indo. A cada dois dias tenho que repor se não andar muito , ou todos os dias se fizer percurso longo. Não sei mais o que fazer, os mecânicos desistiram.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C3 água reservatório

#8

Mensagem por giovane s » Dom Jan 31, 2021 9:41 pm

Suzimc escreveu:
Dom Jan 31, 2021 6:33 pm
Tenho C3 2010 GLX 1.4, já troquei a tampa do reservatório, fiz cabeçote, velas , cabos e etc, válvula termostática duas vezes, aferição de pressão várias vezes, e a água some sem deixar sinal , coloquei aditivo e nem sinal para onde está indo. A cada dois dias tenho que repor se não andar muito , ou todos os dias se fizer percurso longo. Não sei mais o que fazer, os mecânicos desistiram.
Fez cabeçote por superaquecimento?
Usou junta metálica e parafusos novos?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: C3 água reservatório

#9

Mensagem por rgdl » Seg Fev 01, 2021 12:34 pm

Suzimc escreveu:
Dom Jan 31, 2021 6:33 pm
Tenho C3 2010 GLX 1.4, já troquei a tampa do reservatório, fiz cabeçote, velas , cabos e etc, válvula termostática duas vezes, aferição de pressão várias vezes, e a água some sem deixar sinal , coloquei aditivo e nem sinal para onde está indo. A cada dois dias tenho que repor se não andar muito , ou todos os dias se fizer percurso longo. Não sei mais o que fazer, os mecânicos desistiram.
Vazamento deixa poça de aditivo no chão, pode ser até uma poça pequena, mas ela é certa.

Eu passei um tempão assim, água sumindo, tinha poça de aditivo mas não justificava a quantidade que sumia. O problema real era junta do cabeçote mesmo.

O motor 2.0 assim como o 1.6 tem um tipo de construção propensa a empenar o bloco em caso de superaquecimento, tem que ver se isso não aconteceu, veja o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=4KOojSaELmQ
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Anderson1212
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 29, 2021 8:29 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 2004

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#10

Mensagem por Anderson1212 » Seg Fev 01, 2021 5:29 pm

Alguém sabe qual o parafuso que vai na carcaça da válvula termostática para fixar no bloco?
Pois no meu caso ao trocar acabou quebrando um deles e não consigo achar qual a medida.
Da xsara Picasso 2.0
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#11

Mensagem por giovane s » Seg Fev 01, 2021 10:09 pm

Anderson1212 escreveu:
Seg Fev 01, 2021 5:29 pm
Alguém sabe qual o parafuso que vai na carcaça da válvula termostática para fixar no bloco?
Pois no meu caso ao trocar acabou quebrando um deles e não consigo achar qual a medida.
Da xsara Picasso 2.0
Caso consiga remover este prisioneiro acho melhor usar parafuso igual aos outros e não o prisioneiro.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Vazamento de água selo em baixo da bobina

#12

Mensagem por Miau » Seg Fev 01, 2021 10:23 pm

Eu recomendo o uso do estojo(prisioneiro), assim como é originalmente, pq evita que futuras intervenções causem perda da rosca no bloco, onde o prejuízo é maior.

Você encontra na citroen esse estojo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Suzimc
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Jan 31, 2021 2:39 pm
Modelos Citroën: C32010 GLX 14 flex

Re: C3 água reservatório

#13

Mensagem por Suzimc » Qua Fev 03, 2021 6:31 pm

rgdl escreveu:
Seg Fev 01, 2021 12:34 pm
Suzimc escreveu:
Dom Jan 31, 2021 6:33 pm
Tenho C3 2010 GLX 1.4, já troquei a tampa do reservatório, fiz cabeçote, velas , cabos e etc, válvula termostática duas vezes, aferição de pressão várias vezes, e a água some sem deixar sinal , coloquei aditivo e nem sinal para onde está indo. A cada dois dias tenho que repor se não andar muito , ou todos os dias se fizer percurso longo. Não sei mais o que fazer, os mecânicos desistiram.
Vazamento deixa poça de aditivo no chão, pode ser até uma poça pequena, mas ela é certa.

Eu passei um tempão assim, água sumindo, tinha poça de aditivo mas não justificava a quantidade que sumia. O problema real era junta do cabeçote mesmo.

O motor 2.0 assim como o 1.6 tem um tipo de construção propensa a empenar o bloco em caso de superaquecimento, tem que ver se isso não aconteceu, veja o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=4KOojSaELmQ
Mas o meu não vaza nada, já fiz o cabeçote, troquei tudo é mesmo assim continua a sumir, as velas não estão manchadas com o aditivo. Um mistério. Na concessionária estão cobrando $300 h para o Mecânico olhar.
Suzimc
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Jan 31, 2021 2:39 pm
Modelos Citroën: C32010 GLX 14 flex

Re: C3 água reservatório

#14

Mensagem por Suzimc » Qua Fev 03, 2021 10:28 pm

Tenho C3 2010 GLX 1.4, já troquei a tampa do reservatório, fiz cabeçote, velas , cabos e etc, válvula termostática duas vezes, aferição de pressão várias vezes, e a água some sem deixar sinal , coloquei aditivo e nem sinal para onde está indo. A cada dois dias tenho que repor se não andar muito , ou todos os dias se fizer percurso longo. Não sei mais o que fazer, os mecânicos desistiram.
[/quote]
Fez cabeçote por superaquecimento?
Usou junta metálica e parafusos novos?
[/quote]

Não, ele não aquece , fiz por ser um dos possíveis problemas. A junta era metálica e tudo novo.😢
Responder