Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#1

Mensagem por gjvialta » Seg Jan 04, 2021 3:07 pm

Pessoal, boa tarde! Feliz 2021 para todos!

Meu C4 Picasso está com problema de perder eficiência no modo AUTO, depois de funcionar algum tempo em viagens longas. Se for no modo MANUAL, ele funciona corretamente.

A entender, no modo AUTO, após ajustar a temperatura desejada, o sistema altera a velocidade da ventoinha - fluxo de ar - e a válvula Torre controla o fluxo de freon no compressor. Essas duas variáveis básicas se auto-ajustam para que se obtenha o fluxo de ar com a temperatura desejada. Enquanto que no modo MANUAL, você escolhe a temperatura e determina a velocidade da ventoinha e a temperatura dentro do carro é mantida apenas pelo controle do fluxo de gás freon na válvula torre, pois a velocidade do ar na ventoinha é constante, ou a partir da velocidade escolhida.

Quando acontece de perder a eficiência no modo AUTO, mesmo que se escolha o modo MANUAL, o ar condicionado não volta funcionar. É preciso esperar algumas horas para que ele volte a funcionar novamente.

Se alguém tiver alguma ideia do que pode ser, fico agradecido!


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#2

Mensagem por Miau » Seg Jan 04, 2021 9:13 pm

Rapaz, o meu é xsara picasso e tive o mesmo problema.. No auto, após um tempo, parou de gelar e nem no manual voltou.. Só depois dd um tempo desligado.

O pior foi que isso aconteceu no meio de uma chuva e fiquei na mão com o desembaçador
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Re: Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#3

Mensagem por gjvialta » Ter Jan 05, 2021 11:14 am

Bom dia!

Vamos lá! Tentando pensar no que está acontecendo...

Pelo sintoma, estou descartando compressor, porque se colocar no MANUAL, onde ajusto temperatura e velocidade do ventilador, o problema não acontece. Vim de Curitiba até Campinas-SP e funcionou normal. Esse mesmo percurso na ida em AUTO, deu problema mais de uma vez em diferentes viagens. Presumo que não é compressor por esse motivo. Aliás, nessa condição, estando em MANUAL, posso até alterar a temperatura interna, pelo botão específico de temperatura, que tudo vai bem, então por esse motivo, estou descartando a válvula torre, que é responsável por controlar o fluxo de refrigerante (gás FREON) sistema do ar condicionado.

Quando em AUTO, o controle de temperatura interno no habitáculo do carro é feito pela central, que recebe informação de algum(s) sensor(es). De posse dessa informação, a central age sobre o sistema PWM da válvula torre e na velocidade do ventilador. Acredito que o problema pode ser desse(s) sensor(es).

Meu pensamento é que, quando em MANUAL, tempratura e velocidade do ar fixos, a central recebe essas informações e atua somente na válvula torre para controlar o fluxo de gás refrigerante e aí o sistema vai bem. Quando em AUTO, a informação vem do sensor(es) de temperatura, que monitoram as condições dentro do carro e a central tenta ajustar esses dois parâmetros e aí acontece o erro. Nessa condição, AUTO, depois que acontece o problema, de nada adianta aumentar manualmente a velocidade do ventilador, ou diminuir a temperatura pelo botão, que o sistema não obedece. A velocidade do ventilador aumenta, mas a temperatura não abaixa, porque, acredito, que o sistema pwm, que atua na válvula torre não emite o sinal pra aumentar o fluxo de gás FREON e promover o esfriamento do ar que passa pelo evaporador do ar condicionado.

Será que estou pensando certo?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#4

Mensagem por rgdl » Qui Jan 14, 2021 9:38 am

Cara, seguindo seu raciocínio o que deve estar zuando seu ar deve ser o sensor de temperatura interna do carro.

Veja pelo scanner se o sensor de temperatura interna do habitáculo não está dando uma temperatura abaixo do real, use um termômetro para medir a temperatura interna do carro e compare.

É muito comum o uso de sensores baseados em termistor do tipo NTC, nesses termistor quanto maior a temperatura menor a resistência.

Quando ele começa a ficar ruim ele deixa passar menos corrente do que deveria dai a central interpreta que a temperatura está mais baixa do que realmente está. Quando queima totalmente a temperatura mostrada é a menor possível admitida pelo sistema, muitas vezes marca -99°C.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Re: Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#5

Mensagem por gjvialta » Qua Mar 29, 2023 6:06 pm

Prezados, boa tarde! Depois de muito insistir aqui em Campinas-SP, encontrei uma oficina que constatou nível baixo do R-134A. Procurou por vazamentos na tubulação, nos lugares, segundo ela, mais críticos. Como não encontrou, provável local do vazamento, conexão de alta pressão. Fez vácuo por longo tempo, pra comprovar que não existem furos na tubulação, recarga de freon e vamos aguardar pra ver se o vazamento era no local suspeito.

Agradeço a todos pelas orientações.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Re: Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#6

Mensagem por gjvialta » Sex Mar 31, 2023 8:15 am

Ontem apareceu outro problema. Estava muito calor e ao ligar o condicionador de ar, verifiquei que a temperatura somente era possível controlar do lado do passageiro. Do lado do motorista, por mais que eu tentasse controlar, a temperatura ficava no máximo do ar quente. Solução para o momento, fechar as saídas de ar do painel que são controladas pelo lado do motorista.

Passados algumas horas, ao dar partida no carro no final da tarde, o sistema funcionou normalmente. As engrenagens de nylon que controlam o fluxo de ar, estão íntegras. Se alguém tiver alguma ideia...

Bom dia a todos!
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

Re: Ar Condicionado no modo AUTO perde eficiência depois de funcionar algum tempo

#7

Mensagem por tilex » Sex Nov 24, 2023 8:49 am

Conseguiram resolver esse problema, pois no Xsara Picasso tmbm acontece. Eu suspeito de algum congelamento no sistema, pq as condiçoes nao mudam durante um tempo numa viagem.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Responder