Problemas diversos

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Andre80s
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Dez 02, 2020 8:32 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2.0 16v 2009

Problemas diversos

#1

Mensagem por Andre80s » Qua Dez 02, 2020 9:45 pm

Olá amigos, meu C4 Grand Picasso chegou aos 167 mil km, eu o adquiri com 93 mil km e até então, estava muito satisfeito, principalmente com o conforto, tecnologia embarcada e principalmente, com o custo de manutenção relativamente barato, quebrando um paradigma!
Tudo começou assim...

1) A pouco mais de 1 ano, quando eu precisei exigir alta rotação do motor numa reta, aproximadamente 3.800 r.p.m. o carro perdeu potência e no painel surgiu um alarme denominado "DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO". Parei o carro e após diversas tentativas de dar partida, o alarme sumiu e consegui rodar normalmente. Após pouco mais de um mês, quando exigi novamente do veículo, ocorreu novamente e repeti o mesmo procedimento. Logo após este segundo ocorrido, levei no meu mecânico e o mesmo passou o scanner e nada detectado. O mesmo problema ocorreu a 2 meses atrás, quando tive que ultrapassar uma carreta e o motor ultrapassou 3.700 r.p.m. Novamente levei o carro no mecânico (que possui um C4 pallas 2.0), na ocasião, ele passou o scanner, resetou os alarmes e novamente não detectou nenhuma anomalia.

2) A dois meses precisei fazer a caixa AL4. Dois dias após retirar o carro da oficina, ele não dava partida. Apesar da desconfiança inicial sobre um possível desgaste da bateria, o carro acendia os faróis normalmente, o sistema de iluminação interna e rádio também funcionava e eu desconfiava que poderia ser alternador ou motor de arranque. Chamei meu mecânico e ele deu uma carga na bateria. Ao chegar na oficina, ele detectou que o polo negativo estava frouxo, provavelmente o mecânico que arrumou a caixa não apertou os contatos direito.

3) A uns 4 meses eu vinha tendo problemas no comando de acionamento dos vidros elétricos das portas do lado esquerdo. Levei recentemente no meu mecânico e ele disse que o motor de acionamento apresenta desgaste, ele realizou uma limpeza e os vidros agora funcionam satisfatoriamente.

4) Percebi também nas últimas semanas que, ao dar partida e, ao estacionar o carro, o retrovisor do lado direito se mexe, como se eu tivesse utilizando como auxilio ao estacionamento de ré (porém, como era um problema que não me afetava muito, acabei esquecendo de relatar este problema para meu mecânico).

5) Na dia 23/11/2020, ao sair pela manhã para trabalhar, após dar partida e esperar por 2 minutos com o carro ligado, percebi ao dar a ré que o motor falhava. Ao engatar a posição D, andei por 200 metros em baixa rotação, entre 2.000 e 2.500 r.p.m., o carro perdeu potência e apareceu novamente no painel a mensagem "DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO", Fiquei aproximadamente 20 minutos, tentando dar partida entre intervalos de 2 a 4 minutos e enfim o veículo funcionou. Até meu trabalho rodo 32 km de rodovia. Por três vezes na reta, quando fiquei atrás de veículos lentos, quando o carro baixou de 1.800 r.p.m., tanto em 3ª quanto em 4ª, o motor falhava, eu pisava no acelerador e logo voltava ao normal. No meio da tarde, precisei fazer uma viagem de 180 km e ao dar partida, tudo normal. Após 15 km, ocorreu o mesmo problema, parei no acostamento e durante 30 minutos, tentei dar partida a cada 2 e 5 minutos. Toda vez que eu dava partida, o alarme sempre aparecia na tela e o carro ficava trepidando, com falhas na alimentação. Numa delas, ao virar a chave, apareceu no painel as mensagens "ERRO FREIO ESTACIONAMENTO", "FALHA SISTEMA ESP/EBD" e "DEFEITO SISTEMA ANTI POLUIÇÃO". Na última tentativa, ao dar partida o alarme apareceu novamente mas, o motor não trepidava e decidi rodar. Andei por uns 65 km, parei o carro devido a um compromisso e minutos depois, dei partida novamente e, não apareceu mais o erro e segui viagem. Rodei aproximadamente mais 500 km até então e não tive mais este tipo de problema.

6) Na última segunda feira, peguei uma tempestade na estrada o que exigiu que eu utilizasse o limpador do parabrisa na velocidade máxima. Após a tempestade, o sensor de limpeza automático não desligava mais e mesmo sem uma gota de chuva, ainda funcionava. Os bicos que esguicham água no parabrisa também pararam de funcionar. Ao chegar em casa, mesmo desligando o carro, retirando a chave da ignição, o limpador ainda funcionava. Apos uns 3 minutos ele parou. Fiquei intrigado, dei partida no carro mas o problema não se repetiu.

7) Hoje pela manhã, 2 km antes de chegar no trabalho, o limpador automatico começou a funcionar novamente, do nada, sem uma gota de chuva. Quando parei o carro no portão da empresa, com o motor ligado e na posição P, saí do carro para abrir o portão, me desloquei por 60 metros e na volta, percebi um ruído muito estranho, como se tivesse um atrito metálico entre peças e que, a frequência sonora acompanhava o som da rotação do motor em N. Ao selecionar a posição D, o ruído parava. Entrei no estacionamento da empresa e ao parar o carro, durante as fases de seleção, em N o ruído aparecia, em R sumia e em P, aparecia novamente. Fiquei comutando por 3 vezes de P para R para N para D e para M e vice e versa, o ruído só aparecia nas posições N e P. No intervalo do almoço, dei partida novamente para verificar se acontecia novamente e o problema não se repetiu. Ao sair do trabalho não tive mais este problema.

8) Rodei por 35 km sem problemas, parei no estacionamento do supermercado, fiquei mudando a posição da alavanca de cambio de M para P por 3 vezes e nada. Desliguei o carro, e após retornar das compras, ao dar partida no carro, apareceu uma mensagem no painel "NÍVEL BAIXO DO ARREFECIMENTO", porém, o reservatório está no nível máximo.

Caso alguém tenha paciência em ler o meu relato, agradeço de antemão qualquer dica que possa me ajudar.

P.S.1) Não entendo de eletrônica e mecânica de autos, mas acredito que deve ter algum problema em alguma "espécie" de central eletrônica que gerencia todos os comandos eletrônicos do carro, será que é isso? :think:

P.S.2) O botão do freio de estacionamento está quebrado mas, com jeitinho ainda dá para acionar e desacionar o freio. O FDP qo lava car que eu levava meu carro quebrou a peça e nunca assumiu, perdeu um cliente...

P.S.3) Já faz 1 mês e meio que o carro está com vazamento no sensor de nível de óleo, porém, as distribuidoras de peças estavam com dificuldade de encontrar a peça e entregar para a oficina mecânica, acabei perdendo a paciencia e comprei a peça no Mercado Livre. Levou 3 dias contra 1,5 mês das distribuidoras. Se alguém puder confirmar se fiz a aquisição correta, segue o link do anuncio que comprei a peça: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... b009b82b2a
Se comprei errado, a unica coisa que me resta é devolver e substituir :/ ...


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Problemas diversos

#2

Mensagem por giovane s » Qui Dez 03, 2020 6:54 pm

Andre80s escreveu:
Qua Dez 02, 2020 9:45 pm
P.S.1) Não entendo de eletrônica e mecânica de autos, mas acredito que deve ter algum problema em alguma "espécie" de central eletrônica que gerencia todos os comandos eletrônicos do carro, será que é isso? :think:

P.S.2) O botão do freio de estacionamento está quebrado mas, com jeitinho ainda dá para acionar e desacionar o freio. O FDP qo lava car que eu levava meu carro quebrou a peça e nunca assumiu, perdeu um cliente...

P.S.3) Já faz 1 mês e meio que o carro está com vazamento no sensor de nível de óleo, porém, as distribuidoras de peças estavam com dificuldade de encontrar a peça e entregar para a oficina mecânica, acabei perdendo a paciencia e comprei a peça no Mercado Livre. Levou 3 dias contra 1,5 mês das distribuidoras. Se alguém puder confirmar se fiz a aquisição correta, segue o link do anuncio que comprei a peça: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... b009b82b2a
Se comprei errado, a unica coisa que me resta é devolver e substituir :/ ...
P.S.1) BSI boitier de servitude intelligent, caixa de serviço inteligente.
Desliga a bateria, WD 40 em todos os conectores (macho e femea) e remove o excesso com limpa contato ou álcool isopropílico.

P.S.3) Tem um anel de vedação no sensor. Pode vedar com aquela cola para cárter, quando fizer a trocade óleo em uma oficina.
Tira uma foto da posição do sensor, se colocar fora de posição vai indicar o nível incorreto.
Andre80s
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Dez 02, 2020 8:32 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2.0 16v 2009

Re: Problemas diversos

#3

Mensagem por Andre80s » Dom Dez 06, 2020 11:48 am

Olá amigo, muito obrigado pela dica!

O sensor mandei trocar, deu certo!

Já indiquei para meu mecânico efetuar a limpeza da placa. Vamos aguardar se vai dar certo...
Responder