Defeito Caixa de Cambio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
WallaceCarneiro
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Out 04, 2020 10:41 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2011

Defeito Caixa de Cambio

#1

Mensagem por WallaceCarneiro » Dom Out 04, 2020 11:04 am

Bom dia amigos
Comprei meu c4 picasso 2011 há 2 meses. Venho apanhando bastante com ele pois tudo é novidade. Meu antigo carro era um Fiat Uno. Moro em Brasília e gostaria da ajuda de vocês. Há algumas semanas quando vou dar a partida pela manhã ele aparece a mensagem "Defeito na caixa de cambio - reparar". Como o carro não da a partida devido ao defeito eu não rodo. O problema e que ele desaparece e roda normalmente. Dia aparece é dia não. Um dia apareceu a mensagem de bateria fraca e quando parei não ligou mais alegando modo de economia ativado. No outro dia não deu nenhum aviso é funcionou normalmente. Falando com o antigo proprietário me disse que era bateria. Levei em uma loja especializada, mediram é falaram que ela está Boa. Uma Heliar Free de 60A. Agora estou na dúvida... O que pode ser? Hoje pela manha deu novamente a mensagem do cambio é o carro está parado. O carro quando roda... roda suave sem tranco entre as marchas... nem sinto a passagem delas.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Caixa de Cambio

#2

Mensagem por giovane s » Ter Out 06, 2020 10:50 pm

WallaceCarneiro escreveu:
Dom Out 04, 2020 11:04 am
Há algumas semanas quando vou dar a partida pela manhã ele aparece a mensagem "Defeito na caixa de cambio - reparar". Como o carro não da a partida devido ao defeito eu não rodo. O problema e que ele desaparece e roda normalmente.

Um dia apareceu a mensagem de bateria fraca e quando parei não ligou mais alegando modo de economia ativado.
Se não tem tranco pode ser algum problema eletrônico, fiação, ECU do câmbio, motor ou ABS, etc...

Modo de economia de energia entra quando a bateria está fraca, algo está consumindo a bateria.

Limpeza dos conectores das ECU's pode ajudar.
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

Re: Defeito Caixa de Cambio

#3

Mensagem por Andrezo » Qua Out 07, 2020 6:52 pm

WallaceCarneiro escreveu:
Dom Out 04, 2020 11:04 am
Bom dia amigos
Comprei meu c4 picasso 2011 há 2 meses. Venho apanhando bastante com ele pois tudo é novidade. Meu antigo carro era um Fiat Uno. Moro em Brasília e gostaria da ajuda de vocês. Há algumas semanas quando vou dar a partida pela manhã ele aparece a mensagem "Defeito na caixa de cambio - reparar". Como o carro não da a partida devido ao defeito eu não rodo. O problema e que ele desaparece e roda normalmente. Dia aparece é dia não. Um dia apareceu a mensagem de bateria fraca e quando parei não ligou mais alegando modo de economia ativado. No outro dia não deu nenhum aviso é funcionou normalmente. Falando com o antigo proprietário me disse que era bateria. Levei em uma loja especializada, mediram é falaram que ela está Boa. Uma Heliar Free de 60A. Agora estou na dúvida... O que pode ser? Hoje pela manha deu novamente a mensagem do cambio é o carro está parado. O carro quando roda... roda suave sem tranco entre as marchas... nem sinto a passagem delas.
Então no meu modo de ver, eu desconfiaria do alternador (carvões gastos, coletor gasto) quando os carvões não dão o ar da graça e a carga não acontece por falta de contato no coletor o carro identifica tensão baixa (talvez por isso a intermitência de funcionamento), tensão essa que alimenta todos os módulos eletrônicos do carro, inclusive o da caixa automática, que funciona de modo ineficiente com tensão fora do ideal. No meu aconteceu como vc descreveu e era isso. Acontecia também de apresentar falha no air bag aceso no painel. Antes de descobrir esse problema havia trocado bateria mesmo a antiga estar com as características dentro do esperado, troquei por idade. Os carvões estavam quase no final e o coletor está com um desgaste grande (degrau de 1mm pra mais), tirei o regulador inteiro, levei numa loja de carvões , comprei um do mesmo tamanho e troquei, depois coloquei silicone branco pra proteger a solda no terminal e minimizar calor nesses dois pontos de solda.
WallaceCarneiro
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Out 04, 2020 10:41 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2011

Re: Defeito Caixa de Cambio

#4

Mensagem por WallaceCarneiro » Qui Out 08, 2020 2:09 pm

Boa tarde amigos,
Levei em uma oficina especializada em Brasília e eles falaram que o problema é na chapa de circuito impresso do cambio. Alguém já ouviu falar sobre?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Caixa de Cambio

#5

Mensagem por giovane s » Sáb Out 17, 2020 7:54 pm

WallaceCarneiro escreveu:
Qui Out 08, 2020 2:09 pm
Boa tarde amigos,
Levei em uma oficina especializada em Brasília e eles falaram que o problema é na chapa de circuito impresso do cambio. Alguém já ouviu falar sobre?
Devem estar falando do módulo do câmbio.

Continua rodando com o carro?
WallaceCarneiro
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Out 04, 2020 10:41 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2011

Re: Defeito Caixa de Cambio

#6

Mensagem por WallaceCarneiro » Sáb Out 17, 2020 8:02 pm

Boa noite.
Não estou rodando com ele. Troquei a peça que troca de marcha e não adiantou. Ele está parado com o mesmo problema. Na segunda um cara vem aqui passar o scanner.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Defeito Caixa de Cambio

#7

Mensagem por Miau » Sáb Out 17, 2020 8:24 pm

Me parece algum mau contato em alguma parte do câmbio. Talvez no CMF, talvez na alavanca.. Talvez uma oxidação no conector do módulo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
WallaceCarneiro
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Out 04, 2020 10:41 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2011

Re: Defeito Caixa de Cambio

#8

Mensagem por WallaceCarneiro » Sáb Out 17, 2020 8:30 pm

Troquei q CMF há um mês atrás. Aquela peça de plástico que controla a refrigeração do motor trincou e derramou toda água em cima dele. Troquei a peça de plástico por uma de ferro e por precaução troquei a CMF. Pode ter deaconfigurado algo. A alavanca troquei é não adiantou tbm... o erro continuou.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Defeito Caixa de Cambio

#9

Mensagem por Miau » Sáb Out 17, 2020 8:34 pm

Então.. Tem que ver se ao trocar o CMF, se foi feita a calibração do mesmo. Vai reparar que no CMF existem 2 terminais expostos. Coloca um multímetro ali na escala de ohms. Então posicione a alavanca em N.

A leitura tem que dar 0 ohms. Se não der, ai tem que afrouxar os parafusos do CMF e reposicionar até dar 0 ohms.

Vai reparar que o ponto onde o parafuso prende o CMF é um furo oblongo justamente pra prover ajuste de posicionamento da peça em referência ao ponto de fixação.

Bem provável que esse seja o problema
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Caixa de Cambio

#10

Mensagem por giovane s » Dom Out 18, 2020 9:11 pm

WallaceCarneiro escreveu:
Sáb Out 17, 2020 8:30 pm
Troquei q CMF há um mês atrás. Aquela peça de plástico que controla a refrigeração do motor trincou e derramou toda água em cima dele. Troquei a peça de plástico por uma de ferro e por precaução troquei a CMF. Pode ter deaconfigurado algo. A alavanca troquei é não adiantou tbm... o erro continuou.
Sem o erro identificado não adianta trocar peças. Com o scanner vai ficar mais fácil.
Murilosouza
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Out 27, 2020 11:29 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 2010

Re: Defeito Caixa de Cambio

#11

Mensagem por Murilosouza » Ter Out 27, 2020 11:46 pm

Comprei uma hoje e no ligar deu a mesma msg "defeito na caixa de câmbio" mas pega e anda normalmente, não sei se devo me preocupar ou me desesperar, esse carro é. Um sonho antigo e não quero começar com o pé esquerdo.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Caixa de Cambio

#12

Mensagem por giovane s » Qui Out 29, 2020 9:53 pm

Murilosouza escreveu:
Ter Out 27, 2020 11:46 pm
Comprei uma hoje e no ligar deu a mesma msg "defeito na caixa de câmbio" mas pega e anda normalmente, não sei se devo me preocupar ou me desesperar, esse carro é. Um sonho antigo e não quero começar com o pé esquerdo.
Quando aparece esta mensagem é porque foi identificada uma anomalia eletrônica. Pressão ou temperatura do óleo, solenóides, sensor de entrada ou saída da caixa.
Deve passar scanner para identificar o defeito elétrico.
Se consegue colocar no modo manual e aparece o número da marcha em uso é um problema "mais tranquilo".
Murilosouza
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Out 27, 2020 11:29 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 2010

Re: Defeito Caixa de Cambio

#13

Mensagem por Murilosouza » Dom Nov 08, 2020 3:00 pm

Legal, muito obrigado, e sim quando coloco no modo manual mostra as marchas direitinho, sem trancos e sem erros. Valeu pela dica irei passar o scanner!
barreira2006
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 27, 2020 3:26 pm
Modelos Citroën: C4 picasso

Re: Defeito Caixa de Cambio

#14

Mensagem por barreira2006 » Sex Nov 27, 2020 4:24 pm

@Murilosouza achou solucao?
Murilosouza
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Out 27, 2020 11:29 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 2010

Re: Defeito Caixa de Cambio

#15

Mensagem por Murilosouza » Sáb Nov 28, 2020 12:07 am

@barreira2006 não achei, mas no meu caso apenas da a mensagem não tem nenhum sinal e quando engato a marcha não aparece mais nada, tô esperando ter tempo pra levar no mecânico fazer a troca de correia e já passar o scanner pra ver o que pode ser.
Responder