Marcha AL4 entrando em emergência
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Marcha AL4 entrando em emergência
Bom dia Pessoal.
Adquiri um Gran C4 Picasso 2010 recentemente. E ele está entrando em emergência (D3). Porém não notei nenhum tranco no carro. Pelo painel de giros a marcha está passando normalmente. Porém o carro entra em modo de emergência na D3. Alguém sabe o que poderia ser?
Adquiri um Gran C4 Picasso 2010 recentemente. E ele está entrando em emergência (D3). Porém não notei nenhum tranco no carro. Pelo painel de giros a marcha está passando normalmente. Porém o carro entra em modo de emergência na D3. Alguém sabe o que poderia ser?
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Tem que passar scanner. Anotar ou fotografar todos os erros do veículo. Sistema ESP/ASR/ABS, direção elétrica, motor e câmbio.
O carro apresenta algum aviso no painel destes sistemas?
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Até onde sei, o modo de emergência não passa marcha, pois o cambio fica travado na 3ª marcha. E quando vc coloca o cambio em modo manual o painel não sai da letra D, ou seja, não mostra a marcha que o cambio está.
Se seu cambio continua passando marcha então o problema pode não ser exatamente o cambio mas de algum parâmetro que ele usa. Eu tive erros no cambio quando meu sensor do ABS da roda direita parou de funcionar, foi trocar o sensor e os problemas do cambio acabarem.
Então, tem que fazer o que o giovane falou, tem que passar o scanner e ver os erros e postar aqui.
Se seu cambio continua passando marcha então o problema pode não ser exatamente o cambio mas de algum parâmetro que ele usa. Eu tive erros no cambio quando meu sensor do ABS da roda direita parou de funcionar, foi trocar o sensor e os problemas do cambio acabarem.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
No mostrador realmente ele trava em terceira quando dá o sinal de "Defeito caixa de câmbio". Porém se notar o comportamento do giro, a marcha continua passando.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Realmente dá essa impressão de que ele muda de marcha em emergência, porém o que realmente acontece é apenas a trava da lockup agindo, mas não ele não muda marcha não.
Esse câmbio, embora poça, dificilmente entra em emergência por um problema que não seja pressão de óleo. Procure uma oficina especializada em câmbio para averiguar seu problema com urgência, pois andar com o carro assim pode destruir o cambio. E eu sei muito bem o que estou falando, pois destruí o meu porque fique andando com o carro com o câmbio em emergência.
É que as embreagens internas e especialmente as cintas de freio F vão para o saco por causa do problema de pressão... elas são feitas para apertar os tambores internos com uma pressão X, como recebem pressão de óleo menor não dão o aperto que deveriam dar assim o tambor fica rodando em falso e desgastando o material das cintas e embreagens até não sobrar nada. O resultado é que chega num ponto que o carro não anda mais.
Esse câmbio, embora poça, dificilmente entra em emergência por um problema que não seja pressão de óleo. Procure uma oficina especializada em câmbio para averiguar seu problema com urgência, pois andar com o carro assim pode destruir o cambio. E eu sei muito bem o que estou falando, pois destruí o meu porque fique andando com o carro com o câmbio em emergência.
É que as embreagens internas e especialmente as cintas de freio F vão para o saco por causa do problema de pressão... elas são feitas para apertar os tambores internos com uma pressão X, como recebem pressão de óleo menor não dão o aperto que deveriam dar assim o tambor fica rodando em falso e desgastando o material das cintas e embreagens até não sobrar nada. O resultado é que chega num ponto que o carro não anda mais.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
A 3ª em emergência é igual ao modo neve.
O câmbio fica em modo mecânico (sem nenhum gerênciamento eletrônico)
A embreagem 1 e a embreagem 2 ficam atuadas pela ação das molas e o conversor funciona em modo convencional (sem lock-up).
O modo de emergência é para chegar em um local seguro por que o carro tem um problema grave.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Levei na oficina e passei o scanner. Realmente deu o problema de pressão de óleo. Porém o óleo da caixa estava bem queimado. O cheiro de queimado estava bem presente. É bem provável que a válvula esteja com problema mas com o uso do carro em emergência tenha danificado algo interno na caixa.
Mas achei estranho que a pressão do óleo estava normal com a marcha engatada, o problema de pressão acontecia nas trocas de marchas , ela caía muito. Ainda não consegui descobrir exatamente o que está com problema.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Ai para vc saber só abrindo a caixa e analisando as peças, especialmente as buchas e anéis de segmento. Como seu óleo estava velho é bem provável que houve desgaste dessas peças.
Outro vilão da pressão são as solenoides de controle de pressão e de ativação da lockup, óleo velho e muita sujeira detonam elas.
Uma sugestão... a intervenção menos invasiva nessa caixa é no comando de válvulas, para removê-lo não precisa abrir o cambio. Talvez mandando fazer uma limpeza e trocando as solenoides de controle de pressão e de lockup possa resolver.
Outro vilão da pressão são as solenoides de controle de pressão e de ativação da lockup, óleo velho e muita sujeira detonam elas.
Uma sugestão... a intervenção menos invasiva nessa caixa é no comando de válvulas, para removê-lo não precisa abrir o cambio. Talvez mandando fazer uma limpeza e trocando as solenoides de controle de pressão e de lockup possa resolver.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Eu penso que se está queimado o óleo, os composites sofreram desgate elevado e vitrificação.. Incluindo o lock up.
O certo é, fazer uma reforma e limpeza completa, com troca de filtro, solenoides, reforma do conversor, e análise e possível troca de kits de cintas.
Trocar só solenoides vai só sumir o problema de emergência, mas vai dar trancos cada vez mais fortes.. Detonando o cambios e os calços do motor.
O certo é, fazer uma reforma e limpeza completa, com troca de filtro, solenoides, reforma do conversor, e análise e possível troca de kits de cintas.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Quantos mil km tem a caixa?NewtonJr escreveu: ↑Sáb Jul 25, 2020 9:09 pmLevei na oficina e passei o scanner. Realmente deu o problema de pressão de óleo. Porém o óleo da caixa estava bem queimado. O cheiro de queimado estava bem presente. É bem provável que a válvula esteja com problema mas com o uso do carro em emergência tenha danificado algo interno na caixa.
Mas achei estranho que a pressão do óleo estava normal com a marcha engatada, o problema de pressão acontecia nas trocas de marchas , ela caía muito. Ainda não consegui descobrir exatamente o que está com problema.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Bom dia. Sou novo no clube e vou comentar algumas experiências. Tenho um C4 2.0 AT 2012. Está com 185.000 e graças a Deus nunca deu problema.
O câmbio AL4 tem seu problema crônico de pressão no qual trava a marcha em terceira e acende a luz de emergência. Isso acontece para VOCÊ NÃO ANDAR. Todos os câmbios tem problema crônico, como exemplo as Audis DSG seco. A mecatrônica fica boba e danifica o câmbio inteiro. O cara gasta 20 mil se isso acontece. Ou só a mecatrônica antes de ferrar tudo (4 mil)
No caso do AL4 as vezes é simples. Acendeu a emergência, pare, chame um guincho. Caso não tenha, desligue e ligue e vai para casa. Não ande mais. O câmbio perdendo a pressão de óleo, ele danifica a mecânica interna. Como se sua bomba de óleo do motor parasse.
O problema está na selenoides, que são 4. Não há motivo, como pode ser tempo de uso, óleo sujo e etc.
Troquei o óleo do meu câmbio semana passada, nunca tinha trocado. Isso mesmo, com 185 mil. Mudou meu carro. Sem tranco nenhum entro às Leves
Bom, Resumindo.
Faca a troca do óleo e selenoide.
Troca de óleo com 8 litros, sendo mais 2 para limpeza (por máquina ) 1.200 reais. (isso em Campinas SP).
Trocas de selenoides , vai gastar em média 1000 reais. Total 2.200.
Caro né. Mas ande assim, daqui uns 3 meses vai gastar 6 mil. Por incrível que pareça é o câmbio mais barato de se manter e manutenção.
Espero ter ajudado. Abraços.
O câmbio AL4 tem seu problema crônico de pressão no qual trava a marcha em terceira e acende a luz de emergência. Isso acontece para VOCÊ NÃO ANDAR. Todos os câmbios tem problema crônico, como exemplo as Audis DSG seco. A mecatrônica fica boba e danifica o câmbio inteiro. O cara gasta 20 mil se isso acontece. Ou só a mecatrônica antes de ferrar tudo (4 mil)
No caso do AL4 as vezes é simples. Acendeu a emergência, pare, chame um guincho. Caso não tenha, desligue e ligue e vai para casa. Não ande mais. O câmbio perdendo a pressão de óleo, ele danifica a mecânica interna. Como se sua bomba de óleo do motor parasse.
O problema está na selenoides, que são 4. Não há motivo, como pode ser tempo de uso, óleo sujo e etc.
Troquei o óleo do meu câmbio semana passada, nunca tinha trocado. Isso mesmo, com 185 mil. Mudou meu carro. Sem tranco nenhum entro às Leves
Bom, Resumindo.
Faca a troca do óleo e selenoide.
Troca de óleo com 8 litros, sendo mais 2 para limpeza (por máquina ) 1.200 reais. (isso em Campinas SP).
Trocas de selenoides , vai gastar em média 1000 reais. Total 2.200.
Caro né. Mas ande assim, daqui uns 3 meses vai gastar 6 mil. Por incrível que pareça é o câmbio mais barato de se manter e manutenção.
Espero ter ajudado. Abraços.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
saymonp escreveu: ↑Seg Jul 27, 2020 11:23 amBom dia. Sou novo no clube e vou comentar algumas experiências. Tenho um C4 2.0 AT 2012. Está com 185.000 e graças a Deus nunca deu problema.
Faca a troca do óleo e selenoide.
Troca de óleo com 8 litros, sendo mais 2 para limpeza (por máquina ) 1.200 reais. (isso em Campinas SP).
Trocas de selenoides , vai gastar em média 1000 reais. Total 2.200.
Caro né. Mas ande assim, daqui uns 3 meses vai gastar 6 mil. Por incrível que pareça é o câmbio mais barato de se manter e manutenção.
Espero ter ajudado. Abraços.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Eu comprei o carro agora. Ele está com 92.000Km. Mas pelo visto não foi feito nenhum tipo de manutenção na caixa.
Quando levei para passar o Scanner a pressão do óleo ficava em nível bom, porém ao mudar as marchas ela caía muito.
O mecânico quer fazer o reparo da tampa traseira da caixa, por causa do estado do óleo retirado anteriormente da caixa.
Quando levei para passar o Scanner a pressão do óleo ficava em nível bom, porém ao mudar as marchas ela caía muito.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Tem muitos mecânicos que fazem esse tipo de reparo, mas só é bom fazer isso se tem certeza que o problema não é das buchas (o al4 não tem rolamentos nos eixos internos) e também não se tem acesso a todos os pacotes desse jeito.
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Re: Marcha AL4 entrando em emergência
Parece ser bem bom este mecânico, através da tampa traseira é possivel acessar quase toda parte mecânica da caixa e ter uma boa idéia do desgaste.NewtonJr escreveu: ↑Ter Jul 28, 2020 10:24 amEu comprei o carro agora. Ele está com 92.000Km. Mas pelo visto não foi feito nenhum tipo de manutenção na caixa.
Quando levei para passar o Scanner a pressão do óleo ficava em nível bom, porém ao mudar as marchas ela caía muito.
O mecânico quer fazer o reparo da tampa traseira da caixa, por causa do estado do óleo retirado anteriormente da caixa.