Olá amigos, recentemente adquiri um C4 Picasso 2012. Estou com uma dúvida no cambio: notei que a 2ª e 3ª marcha engatam duas vezes como se fosse outra marcha, tipo 2ª 1/2, o carro não patina nem nada, mas parece que tem mais marchas do que marca. Será um defeito ou característica do cambio?
Abraço a todos!
2ª e 3ª engatam duas vezes?
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 4
- Registrado em: Sáb Jun 13, 2020 7:55 pm
- Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2012
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
Re: 2ª e 3ª engatam duas vezes?
Isso acontece quando o Lock up do conversor de torque entra em ação, totalmente normal.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 4
- Registrado em: Sáb Jun 13, 2020 7:55 pm
- Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2012
Re: 2ª e 3ª engatam duas vezes?
Ufa! Vou dormir tranquilo! Obrigado meu irmão!
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: 2ª e 3ª engatam duas vezes?
Eu nunca tive o feeling para sentir o momento em que a lock up entra em ação, mas sei que é assim que acontece e funciona.
A estratégia do AL4 de acionar a lock up na 2ª marcha faz do AL4 um câmbio que prioriza a economia de combustível, pois assim não há diferença entre a rotação da bomba e da turbina do conversor de torque nas retomadas de aceleração ou qualquer outro regime de funcionamento do motor.
Também faz com que os carros com o AL4 tenham freio motor, o que não acontece com carros automáticos com conversor de torque sem lock up.
A estratégia do AL4 de acionar a lock up na 2ª marcha faz do AL4 um câmbio que prioriza a economia de combustível, pois assim não há diferença entre a rotação da bomba e da turbina do conversor de torque nas retomadas de aceleração ou qualquer outro regime de funcionamento do motor.
Também faz com que os carros com o AL4 tenham freio motor, o que não acontece com carros automáticos com conversor de torque sem lock up.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.