Óleo na água do reservatório
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Óleo na água do reservatório
Boa noite, amigos.
Estou abrindo este tópico novo, pois realmente não encontrei um que falasse deste problema específico: óleo na água, e não o contrário.
Comprei um XSara Picasso 2002 2.0 16v em dezembro/19. Com quinze dias de uso a temperatura do motor foi nas alturas numa tarde. Parei o carro e abri o reservatório de água, pois achei que estivesse vazio. Mas estava cheio de óleo. A água sumiu e no lugar, óleo. Porém, o nível do motor estava ok, e sem espuma.
Deixei o carro num mecânico que já havia trabalhado numa concessionária da Citroën e quebramos a cabeça. Não estava vazando o trocador de calor, não havia queimado junta e não possuía trinco no cabeçote.
Mesmo assim, trocamos o trocador de calor, aplainamos o cabeçote e fizemos testes. Tudo ok. Gastei R$2.580,00.
Peguei o carro há menos de uma semana e hoje ele não estava trocando marchas ligado. Simplesmente travou. E lembrei que o cambio estava duro quando o problema acima ocorreu.
Parei o carro e resolvi checar a água. Novamente, cheio de óleo no reservatório de água.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Muito obrigado desde já.
Estou abrindo este tópico novo, pois realmente não encontrei um que falasse deste problema específico: óleo na água, e não o contrário.
Comprei um XSara Picasso 2002 2.0 16v em dezembro/19. Com quinze dias de uso a temperatura do motor foi nas alturas numa tarde. Parei o carro e abri o reservatório de água, pois achei que estivesse vazio. Mas estava cheio de óleo. A água sumiu e no lugar, óleo. Porém, o nível do motor estava ok, e sem espuma.
Deixei o carro num mecânico que já havia trabalhado numa concessionária da Citroën e quebramos a cabeça. Não estava vazando o trocador de calor, não havia queimado junta e não possuía trinco no cabeçote.
Mesmo assim, trocamos o trocador de calor, aplainamos o cabeçote e fizemos testes. Tudo ok. Gastei R$2.580,00.
Peguei o carro há menos de uma semana e hoje ele não estava trocando marchas ligado. Simplesmente travou. E lembrei que o cambio estava duro quando o problema acima ocorreu.
Parei o carro e resolvi checar a água. Novamente, cheio de óleo no reservatório de água.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Muito obrigado desde já.
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Óleo na água do reservatório
Trocar o trocador de calor do câmbio AL4, apodreceu pela falta de aditivo.
A pressão de óleo do câmbio é maior que a da água.
Quando a água contamina o óleo do câmbio remove todo o composite...
A pressão de óleo do câmbio é maior que a da água.
Quando a água contamina o óleo do câmbio remove todo o composite...
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Óleo na água do reservatório
Amigo, eu fiquei nessa dúvida e até falei com o mecânico sobre ter a ver o câmbio com o óleo na água. Ele disse que não.
Realmente tem a ver, então? O trocador de calor é novo. Já troquei. Esse trocador de calor do câmbio AL4 é outro, ou é o mesmo trocador de calor? Desculpe a ignorância.
Realmente tem a ver, então? O trocador de calor é novo. Já troquei. Esse trocador de calor do câmbio AL4 é outro, ou é o mesmo trocador de calor? Desculpe a ignorância.
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Óleo na água do reservatório
O motor ew10j4 do xsara picasso tem um trocador de calor para o óleo do motor e o câmbio AL4 tem um trocador de calor também.MarcoAurelioB escreveu: ↑Sex Jan 31, 2020 11:18 pmAmigo, eu fiquei nessa dúvida e até falei com o mecânico sobre ter a ver o câmbio com o óleo na água. Ele disse que não.
Realmente tem a ver, então? O trocador de calor é novo. Já troquei. Esse trocador de calor do câmbio AL4 é outro, ou é o mesmo trocador de calor? Desculpe a ignorância.
Retirando a roda do motorista é possível ver o trocador na parte superior traseira do AL4.
Pelo que conheço deste câmbio vai sair mais caro arrumar do que comprar um revisado com garantia.
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Óleo na água do reservatório
Amigo, obrigado pela resposta. É bom saber que há outro trocador, do câmbio. Será que, trocando ele, o problema do vazamento do óleo na água desaparece sem precisar trocar o câmbio?
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Óleo na água do reservatório
Não entendi bem.. Seu carro é automático?
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Óleo na água do reservatório
Oi, Miau. Não. É o Exclusive. Câmbio manual de cinco. Tá acontecendo tanta coisa que eu nem sei mais de onde vem. Esse lance da mistura do óleo na água está sendo um mistério muito caro. Já troquei o trocador de calor e aplainei o cabeçote, e nada. Quando travou as marchas, encheu de óleo no reservatório. Parado ele troca marcha de boa. Ligado não engata nada.
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Óleo na água do reservatório
Se entrou água (líquido de arrefecimento) no câmbio, o câmbio quebra.MarcoAurelioB escreveu: ↑Dom Fev 02, 2020 2:14 pmAmigo, obrigado pela resposta. É bom saber que há outro trocador, do câmbio. Será que, trocando ele, o problema do vazamento do óleo na água desaparece sem precisar trocar o câmbio?
- Miau
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Nesse caso, não tem trocador de calor no cambio. Só tem se fosse BVA AL4 cambio automático. Seu cambio é BVM.
Seu caso é bem esquisito.. O lance das marchas não acredito ter a ver com esse problema do óleo, pois esse cambio BVM, o sistema de lubrificação é isolado.
Cara, para o óleo invadir o sistema de arrefecimento, teria que ser uma ponto onde há pressão de óleo..
esses pontos, são:
trocador de calor, que você já verificou e não é.
conexão entre o bloco e o cabeçote, que fica bem longe das galerias de arrefecimento, conforme imagem abaixo: não imagino outro ponto.
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Óleo na água do reservatório
Miau e Giovani, agradeço demais a ajuda de vocês.
Miau, sobre o motor, nós até fizemos teste de trinco no motor e não havia nada. Mesmo assim aplainamos e trocamos as juntas, claro. Além de outras pequenas peças, o trocador, o sensor de calor etc.
Realmente está sendo um mistério. Estou pensando em instalar um padre no motor.
Sobre a embreagem, provavelmente colou, certo? Pois consigo engatar apenas desligado. Ligado não entra nenhuma. Vi algumas paralelas/recondicionadas com garantia de três meses (será que compensa?). O mecânico quer por original (mais de 800 contos).
Alguém já usou essas recondicionadas?
Miau, sobre o motor, nós até fizemos teste de trinco no motor e não havia nada. Mesmo assim aplainamos e trocamos as juntas, claro. Além de outras pequenas peças, o trocador, o sensor de calor etc.
Realmente está sendo um mistério. Estou pensando em instalar um padre no motor.
Sobre a embreagem, provavelmente colou, certo? Pois consigo engatar apenas desligado. Ligado não entra nenhuma. Vi algumas paralelas/recondicionadas com garantia de três meses (será que compensa?). O mecânico quer por original (mais de 800 contos).
Alguém já usou essas recondicionadas?
- Miau
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Olha, eu não teria mexido no motor ou trocado peças antes de fazer o teste de vazão, que verifica a vedação dos cilindros.. Aplainar cabeçote é sempre ruim, pois modifica o volume do cilindro, e a junta pra compensar a usinagem, é bem cara. Outra é o risco de gerar mais problemas no motor, pelo uso de mão de obra desqualificada ou peças ruins.MarcoAurelioB escreveu: ↑Dom Fev 02, 2020 11:18 pmMesmo assim aplainamos e trocamos as juntas, claro. Além de outras pequenas peças, o trocador, o sensor de calor etc.
Por exemplo.. junta de cabeçote? somente Meillor que é a genuína desse motor. Sem falar que ela tem que compensar a usinagem realizada no aplanamento. Abriu motor, deve se trocar todos os parafusos do cabeçote, jamais reaproveitar, pois são elásticos. Deve-se realizar uma sequencia, tanto para se abrir, como para montar, respeitando a ordem correta, sequencia de torques, apertos angulares, etc. Jamais reapertar. Dependendo da idade do motor, deve-se trocar os retentores de válvula, realizar reassentamento delas, etc.
Existe um teste para o sistema de arrefecimento. É um equipamento que substitui a tampa do reservatório, onde você injeta 1bar de pressão no sistema e confere por onde vaza.
Se realmente existe comunicação indesejada do sistema de lubrificação com o de arrefecimento, ao injetar pressão, vai observar a fuga dessa pressão pelo compartimento da vareta de óleo.
Adicionado após 3 minutos 3 segundos:
sobre a embreagem, peças recondicionadas são sempre um risco. O trabalho e valor de serviço pra se acessar, não compensa o uso de peças duvidosas ou reaproveitadas.
Utilize peças novas, de boa procedência e marca genuína. Evita dores de cabeça.
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Será que não é resquício de óleo da contaminação anterior, para drenar toda a água tem que retirar o cano que se conecta na bomba da água e a magueira mais baixa do radiador. Na verdadede sempre fica mais de meio litro dentro do radiador de cabine.MarcoAurelioB escreveu: ↑Dom Fev 02, 2020 11:18 pmRealmente está sendo um mistério. Estou pensando em instalar um padre no motor.
Faz uma troca de água e testa como o Miau explicou.
Faça trechos curtos e observe se a contaninação diminui.
Embreagem, retentor do volante do motor e o´ring do bujão que tem acima do volante do motor novos.