Óleo na água do reservatório

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
MarcoAurelioB
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:41 pm
Modelos Citroën: XSara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Óleo na água do reservatório

#1

Mensagem por MarcoAurelioB » Sex Jan 31, 2020 10:03 pm

Boa noite, amigos.

Estou abrindo este tópico novo, pois realmente não encontrei um que falasse deste problema específico: óleo na água, e não o contrário.

Comprei um XSara Picasso 2002 2.0 16v em dezembro/19. Com quinze dias de uso a temperatura do motor foi nas alturas numa tarde. Parei o carro e abri o reservatório de água, pois achei que estivesse vazio. Mas estava cheio de óleo. A água sumiu e no lugar, óleo. Porém, o nível do motor estava ok, e sem espuma.

Deixei o carro num mecânico que já havia trabalhado numa concessionária da Citroën e quebramos a cabeça. Não estava vazando o trocador de calor, não havia queimado junta e não possuía trinco no cabeçote.

Mesmo assim, trocamos o trocador de calor, aplainamos o cabeçote e fizemos testes. Tudo ok. Gastei R$2.580,00.

Peguei o carro há menos de uma semana e hoje ele não estava trocando marchas ligado. Simplesmente travou. E lembrei que o cambio estava duro quando o problema acima ocorreu.

Parei o carro e resolvi checar a água. Novamente, cheio de óleo no reservatório de água.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Muito obrigado desde já.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Óleo na água do reservatório

#2

Mensagem por giovane s » Sex Jan 31, 2020 10:21 pm

Trocar o trocador de calor do câmbio AL4, apodreceu pela falta de aditivo.
A pressão de óleo do câmbio é maior que a da água.
Quando a água contamina o óleo do câmbio remove todo o composite...
MarcoAurelioB
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:41 pm
Modelos Citroën: XSara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Óleo na água do reservatório

#3

Mensagem por MarcoAurelioB » Sex Jan 31, 2020 11:18 pm

Amigo, eu fiquei nessa dúvida e até falei com o mecânico sobre ter a ver o câmbio com o óleo na água. Ele disse que não.

Realmente tem a ver, então? O trocador de calor é novo. Já troquei. Esse trocador de calor do câmbio AL4 é outro, ou é o mesmo trocador de calor? Desculpe a ignorância.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Óleo na água do reservatório

#4

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 01, 2020 12:54 am

MarcoAurelioB escreveu:
Sex Jan 31, 2020 11:18 pm
Amigo, eu fiquei nessa dúvida e até falei com o mecânico sobre ter a ver o câmbio com o óleo na água. Ele disse que não.

Realmente tem a ver, então? O trocador de calor é novo. Já troquei. Esse trocador de calor do câmbio AL4 é outro, ou é o mesmo trocador de calor? Desculpe a ignorância.
O motor ew10j4 do xsara picasso tem um trocador de calor para o óleo do motor e o câmbio AL4 tem um trocador de calor também.
Retirando a roda do motorista é possível ver o trocador na parte superior traseira do AL4.

Pelo que conheço deste câmbio vai sair mais caro arrumar do que comprar um revisado com garantia.
MarcoAurelioB
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:41 pm
Modelos Citroën: XSara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Óleo na água do reservatório

#5

Mensagem por MarcoAurelioB » Dom Fev 02, 2020 2:14 pm

Amigo, obrigado pela resposta. É bom saber que há outro trocador, do câmbio. Será que, trocando ele, o problema do vazamento do óleo na água desaparece sem precisar trocar o câmbio?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Óleo na água do reservatório

#6

Mensagem por Miau » Dom Fev 02, 2020 3:14 pm

Não entendi bem.. Seu carro é automático?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
MarcoAurelioB
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:41 pm
Modelos Citroën: XSara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Óleo na água do reservatório

#7

Mensagem por MarcoAurelioB » Dom Fev 02, 2020 7:12 pm

Oi, Miau. Não. É o Exclusive. Câmbio manual de cinco. Tá acontecendo tanta coisa que eu nem sei mais de onde vem. Esse lance da mistura do óleo na água está sendo um mistério muito caro. Já troquei o trocador de calor e aplainei o cabeçote, e nada. Quando travou as marchas, encheu de óleo no reservatório. Parado ele troca marcha de boa. Ligado não engata nada.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Óleo na água do reservatório

#8

Mensagem por giovane s » Dom Fev 02, 2020 7:36 pm

MarcoAurelioB escreveu:
Dom Fev 02, 2020 2:14 pm
Amigo, obrigado pela resposta. É bom saber que há outro trocador, do câmbio. Será que, trocando ele, o problema do vazamento do óleo na água desaparece sem precisar trocar o câmbio?
Se entrou água (líquido de arrefecimento) no câmbio, o câmbio quebra.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Óleo na água do reservatório

#9

Mensagem por Miau » Dom Fev 02, 2020 9:34 pm

MarcoAurelioB escreveu:
Dom Fev 02, 2020 7:12 pm
Câmbio manual de cinco.
Nesse caso, não tem trocador de calor no cambio. Só tem se fosse BVA AL4 cambio automático. Seu cambio é BVM.

Seu caso é bem esquisito.. O lance das marchas não acredito ter a ver com esse problema do óleo, pois esse cambio BVM, o sistema de lubrificação é isolado.

Cara, para o óleo invadir o sistema de arrefecimento, teria que ser uma ponto onde há pressão de óleo..

esses pontos, são:

trocador de calor, que você já verificou e não é.

conexão entre o bloco e o cabeçote, que fica bem longe das galerias de arrefecimento, conforme imagem abaixo:
image.png
não imagino outro ponto.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
MarcoAurelioB
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:41 pm
Modelos Citroën: XSara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Óleo na água do reservatório

#10

Mensagem por MarcoAurelioB » Dom Fev 02, 2020 11:18 pm

Miau e Giovani, agradeço demais a ajuda de vocês.

Miau, sobre o motor, nós até fizemos teste de trinco no motor e não havia nada. Mesmo assim aplainamos e trocamos as juntas, claro. Além de outras pequenas peças, o trocador, o sensor de calor etc.

Realmente está sendo um mistério. Estou pensando em instalar um padre no motor.

Sobre a embreagem, provavelmente colou, certo? Pois consigo engatar apenas desligado. Ligado não entra nenhuma. Vi algumas paralelas/recondicionadas com garantia de três meses (será que compensa?). O mecânico quer por original (mais de 800 contos).

Alguém já usou essas recondicionadas?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Óleo na água do reservatório

#11

Mensagem por Miau » Seg Fev 03, 2020 7:47 am

MarcoAurelioB escreveu:
Dom Fev 02, 2020 11:18 pm
Mesmo assim aplainamos e trocamos as juntas, claro. Além de outras pequenas peças, o trocador, o sensor de calor etc.
Olha, eu não teria mexido no motor ou trocado peças antes de fazer o teste de vazão, que verifica a vedação dos cilindros.. Aplainar cabeçote é sempre ruim, pois modifica o volume do cilindro, e a junta pra compensar a usinagem, é bem cara. Outra é o risco de gerar mais problemas no motor, pelo uso de mão de obra desqualificada ou peças ruins.

Por exemplo.. junta de cabeçote? somente Meillor que é a genuína desse motor. Sem falar que ela tem que compensar a usinagem realizada no aplanamento. Abriu motor, deve se trocar todos os parafusos do cabeçote, jamais reaproveitar, pois são elásticos. Deve-se realizar uma sequencia, tanto para se abrir, como para montar, respeitando a ordem correta, sequencia de torques, apertos angulares, etc. Jamais reapertar. Dependendo da idade do motor, deve-se trocar os retentores de válvula, realizar reassentamento delas, etc.

Existe um teste para o sistema de arrefecimento. É um equipamento que substitui a tampa do reservatório, onde você injeta 1bar de pressão no sistema e confere por onde vaza.
image.png
Se realmente existe comunicação indesejada do sistema de lubrificação com o de arrefecimento, ao injetar pressão, vai observar a fuga dessa pressão pelo compartimento da vareta de óleo.

Adicionado após 3 minutos 3 segundos:
sobre a embreagem, peças recondicionadas são sempre um risco. O trabalho e valor de serviço pra se acessar, não compensa o uso de peças duvidosas ou reaproveitadas.

Utilize peças novas, de boa procedência e marca genuína. Evita dores de cabeça.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Óleo na água do reservatório

#12

Mensagem por giovane s » Seg Fev 03, 2020 6:20 pm

MarcoAurelioB escreveu:
Dom Fev 02, 2020 11:18 pm
Realmente está sendo um mistério. Estou pensando em instalar um padre no motor.
Será que não é resquício de óleo da contaminação anterior, para drenar toda a água tem que retirar o cano que se conecta na bomba da água e a magueira mais baixa do radiador. Na verdadede sempre fica mais de meio litro dentro do radiador de cabine.
Faz uma troca de água e testa como o Miau explicou.
Faça trechos curtos e observe se a contaninação diminui.
Embreagem, retentor do volante do motor e o´ring do bujão que tem acima do volante do motor novos.
Responder