Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

#16

Mensagem por rgdl » Sáb Mai 22, 2021 11:28 am

Decidi trocar a película polarizadora eu mesmo e aprendi com a experiência.

A primeira coisa que aprendi foi que a tela do painel tem película na frente e atrás e a que realmente causa o escurecimento é a de trás.

Comecei removendo a película do lado do computador de bordo e vejam na foto abaixo que mesmo removendo a película frontal e tirando toda cola ainda tem a marca de escurecido.
Sem pelicula frente.jpg
Então parti para a remoção da película traseira e foi ai que entendi que não é necessário remover a película da frente, pois ela não estava queimada, bastava ter removido a película traseira. Veja a mancha da cola na foto abaixo. É ela que causa o escurecimento do painel, a película em si também fica manchada, mas o pior é realmente a cola.
Sem pelicula tras.jpg
Para remover isso eu comprei um produto próprio para remoção de colas chamado tiragrude e álcool isopropílico.
Acool isopropilico e tira grude.jpg
O tira grude não se mostrou muito eficiente não, pelo menos não sozinho, deixando ele agir por uns 15 minutos e aplicando um pouco de calor saiu mais fácil. Foi necessário o uso de uma lâmina (usei uma faca de lâmina lisa bem afiada e uma gilete para tirar as rebarbas que ficaram). Depois de algum tempo muito cuidado e paciência ficou limpo.
Removendo cola.jpg
Cola Removida.jpg
Agora a parte chata, como não tem nenhum tutorial específico para a troca de película do painel do Xsara Picasso eu descobri uma coisa da pior forma.

Seguinte: Toda película polarizadora tem posição de polarização, algumas a polarização é vertical, outras horizontal e outras diagonal, mas isso eu já sabia o que eu não sabia é qual tipo de polarização usada pelo Picasso.

O painel do Xsara Picasso usa uma película de polarização diagonal e a película que o cara do mercado livre vende é de polarização horizontal. Ela serviria se o painel fosse de frente para o motorista ou se eu cortasse a película em ângulo de 45°, mas como ela não é e eu não cortei em ângulo a visão lateral fica prejudicada (ela embaça).

Por outro lado, voltou a dar para ver as informações do computador de Bordo em qualquer situação de luz.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

#17

Mensagem por Miau » Sáb Mai 22, 2021 8:05 pm

Vc também pode utilizar películas de telas de tablet trincadas
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

#18

Mensagem por rgdl » Ter Mai 25, 2021 8:02 am

O problema Miau e conseguir tirar essa película do tablet sem danificá-la. Ai é melhor comprar, pois tem dela a venda e como disse tem que ser do tipo diagonal e, vou dizer mais a polarização é invertida, no da frente é diagonal de 45° e no de traz diagonal de 135°.

Adicionado após 41 minutos 30 segundos:
Tirei fotos do resultado, veja que com a visão lateral do painel quase não dá para ver nada já com a visão frontal do painel ele é nítido, isso é por causa da angulação da polarização. Essa tem polarização a 0°, por isso só é visível de frente.
IMG_20210522_132340.jpg
IMG_20210522_132346.jpg
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

#19

Mensagem por Miau » Ter Mai 25, 2021 1:14 pm

Talvez se comprar uma grande que de pra rotacionar até a posição que se quer
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
DENNIAS
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Set 29, 2015 3:37 pm
Nome: SAINNED
Modelos Citroën: C3 Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2004

Re: Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

#20

Mensagem por DENNIAS » Qui Ago 17, 2023 3:22 pm

1692128368820.jpg
Pessoal, estou com problemas no display da minha Xsara Picasso, já troquei as lâmpadas e não resolveu, daqui apouco não vejo mais nada, tem como concertar ou só trocando o painel de instrumentos?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Painel Xsara Picasso não exibe informações corretas

#21

Mensagem por rgdl » Sex Ago 18, 2023 9:30 am

Como descrito no tópico, o problema do escurecimento do painel é devido a cola da película polarizadora que recobre a tela de LCD. É que essa cola vai degradando com o tempo e tornando tudo escuro. Se vc olhar as fotos que postei vai ver como estava.

No caso, é necessário remover a película traseira e remover a cola velha limpando tudo para depois colocar uma película nova. É importante lembrar que a película traseira tem angulação de 135º, por isso não pode ser usada qualquer película, pois essas películas tem angulação de polarização que vai de 0º a 135º, então tem que prestar atenção na hora de comprar.

É possível usar a 0º mas vc vai ter que colocar ela a 135º manualmente e cortar na forma correta o que é bem difícil de fazer.

Outra coisa também que notei é que seu painel do computador de bordo está com as informações embaralhadas. Isso acontece por oxidação nas trilhas do cabo flat que são feitos de tinta condutiva.

É possível recuperar essas trilhas usando tinta condutiva a base de prata ou cobre, tem vários tutoriais na internet mostrando como fazer a recuperação de cabos flat usando tinta condutiva.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder