Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Prezados membros,
saudações! Sou novo aqui porque acabei de comprar um Xsara Picasso (2008) por R$ 14000. O carro é um 2.0 mecânico e a procedência, obscura, uma vez que o dono não cuidava muito bem do carro. Por conta disso, tive de trocar preventivamente correia dentada, bomba d'água, óleo, bieletas, bateria e algumas outras peças de estética interna (porta do porta-luvas, manopla, frisos traseiros, além de ter de soldar o descanso de braço do motorista e mandar fazer uma chave nova). Mesmo com o descaso do antigo dono, o carro está ótimo, sem barulhos, embora eu ainda sinta a diferença para meu carro anterior - um Focus 2.0 AT (2012) - que tive de vender porque precisava do dinheiro. Principalmente em curvas, que eu fazia "deitado" no carro da Ford e que, no da Citroen, parece que sairei de traseira. No mais, posso dizer que estou satisfeito com o carro, a despeito de dois problemas que gostaria da opinião de vocês para resolve e que me trazem a este tópico:
1 - Ouço um barulho quando faço curvas fechadas (para ambos os lados). Parece o som de quando o carro passa por cima daquelas sinalizações em alto relevo no chão. Notei também que ele, em manobras de estacionamento, faz um ou outro "tlec" quando esterço o volante. Pesquisei e não encontrei muito a respeito. Alguém saberia me dizer o que é?
2 - Sinto um cheiro entre queimado e ovo podre algumas vezes quando estou parado ou estacionando. Diminuiu muito quando troquei a bateria, mas ainda persiste. O que pode ser? O alternador?
Agradeço possíveis contribuições!
saudações! Sou novo aqui porque acabei de comprar um Xsara Picasso (2008) por R$ 14000. O carro é um 2.0 mecânico e a procedência, obscura, uma vez que o dono não cuidava muito bem do carro. Por conta disso, tive de trocar preventivamente correia dentada, bomba d'água, óleo, bieletas, bateria e algumas outras peças de estética interna (porta do porta-luvas, manopla, frisos traseiros, além de ter de soldar o descanso de braço do motorista e mandar fazer uma chave nova). Mesmo com o descaso do antigo dono, o carro está ótimo, sem barulhos, embora eu ainda sinta a diferença para meu carro anterior - um Focus 2.0 AT (2012) - que tive de vender porque precisava do dinheiro. Principalmente em curvas, que eu fazia "deitado" no carro da Ford e que, no da Citroen, parece que sairei de traseira. No mais, posso dizer que estou satisfeito com o carro, a despeito de dois problemas que gostaria da opinião de vocês para resolve e que me trazem a este tópico:
1 - Ouço um barulho quando faço curvas fechadas (para ambos os lados). Parece o som de quando o carro passa por cima daquelas sinalizações em alto relevo no chão. Notei também que ele, em manobras de estacionamento, faz um ou outro "tlec" quando esterço o volante. Pesquisei e não encontrei muito a respeito. Alguém saberia me dizer o que é?
2 - Sinto um cheiro entre queimado e ovo podre algumas vezes quando estou parado ou estacionando. Diminuiu muito quando troquei a bateria, mas ainda persiste. O que pode ser? O alternador?
Agradeço possíveis contribuições!
- gabriel_mupe
- Muito Curioso
- Mensagens: 552
- Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
- Nome: Gabriel Munhoz
- Modelos Citroën: Xantia Activa V6
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Bem vindo fabio.
respondendo suas perguntas.. o barulho quando esterça pode ser a bucha que prende a caixa de direçao, nao sei se pode ser alguma coisa mais grave. Do cheiro ruim, faz sentido vir da bateria velha se ela vazou. Certifique-se que o lugar está bem limpo pois é uma substancia acida! Outra coisa que pode ajudar é trocar o filtro da cabine, deve resolver
abs
respondendo suas perguntas.. o barulho quando esterça pode ser a bucha que prende a caixa de direçao, nao sei se pode ser alguma coisa mais grave. Do cheiro ruim, faz sentido vir da bateria velha se ela vazou. Certifique-se que o lugar está bem limpo pois é uma substancia acida! Outra coisa que pode ajudar é trocar o filtro da cabine, deve resolver
abs
Instagram
Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'
Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'
Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Obrigado por responder e pelas boas vindas, Gabriel!
Pensei na bucha também. Afinal, é MUITO raro aparecer o barulho para além das condições que eu reportei acima. Quanto ao filtro da cabine, troquei antes de trocar a bateria. Você me sugere trocá-lo novamente?
Abraço!
Pensei na bucha também. Afinal, é MUITO raro aparecer o barulho para além das condições que eu reportei acima. Quanto ao filtro da cabine, troquei antes de trocar a bateria. Você me sugere trocá-lo novamente?
Abraço!
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Infelizmente a Picasso não tem um centro de gravidade tão baixo quanto o Focus e nem a suspensão traseira independente, então você provavelmente vai ter de fazer as curvas "mais na boa" haha
Sobre o cheiro de ovo, ele não vem do escape? Catalisador ruim geralmente causa esse cheiro.
Sobre o cheiro de ovo, ele não vem do escape? Catalisador ruim geralmente causa esse cheiro.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Obrigado por responder, Renan97ar!
Sim, o XP é um ótimo carro, mas o Focus era fenomenal em curvas. Se bem que é inadequado compará-los. Afinal, o modelo do Focus que eu tinha foi usado até mesmo em rallies. Já a proposta do XP é outra. Eu só comparo porque saí de um para outro e senti BEM a diferença. Sobre o cheiro, já averiguei e não vem do catalisador. Até porque ele diminuiu MUITO quando troquei a bateria. Daí suspeitar do alternador.
Abraço!
Sim, o XP é um ótimo carro, mas o Focus era fenomenal em curvas. Se bem que é inadequado compará-los. Afinal, o modelo do Focus que eu tinha foi usado até mesmo em rallies. Já a proposta do XP é outra. Eu só comparo porque saí de um para outro e senti BEM a diferença. Sobre o cheiro, já averiguei e não vem do catalisador. Até porque ele diminuiu MUITO quando troquei a bateria. Daí suspeitar do alternador.
Abraço!
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Como a bateria do Picasso fica embaixo do banco não é aconselhável usar baterias que exigem manutenção por causa dos gases que ela exala, se o proprietário anterior usava esse tipo de bateria é bom fazer o que o Gabriel sugeriu que é limpar o local, de preferência com algum produto antiácido.
Uma coisa que dá mal cheiro nesse carro é o carpete, molhá-lo é fatal fica odor insuportável parecido com esse ai que vc está comentando, se vc mandou seu carro para uma limpeza geral e o cara usou uma extratora para limpar é certo ficar fedendo por um tempo. Uma coisa que eu faço para minimizar esse problema é usar Lysoform em spray que é um desinfetante muito potente, mata os germes que causam o mal cheiro e perfuma o carro.
Quanto as curvas, eu tinha muito problema de estabilidade quando usava pneus remold, quando parei com essa brincadeira sem graça a estabilidade melhorou consideravelmente.
Uma coisa que dá mal cheiro nesse carro é o carpete, molhá-lo é fatal fica odor insuportável parecido com esse ai que vc está comentando, se vc mandou seu carro para uma limpeza geral e o cara usou uma extratora para limpar é certo ficar fedendo por um tempo. Uma coisa que eu faço para minimizar esse problema é usar Lysoform em spray que é um desinfetante muito potente, mata os germes que causam o mal cheiro e perfuma o carro.
Quanto as curvas, eu tinha muito problema de estabilidade quando usava pneus remold, quando parei com essa brincadeira sem graça a estabilidade melhorou consideravelmente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Veja se a mangueira de purga de gases da bateria está plugada nela. Senão os gases vão sair no habitáculo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Valeu, rgdl, mas não se trata disso. O cheiro só aparece com o carro ligado e em baixas rotações (principalmente parado ou quando faço manobras de estacionamento). O local também está limpo. E o odor diminuiu MUITO depois da troca da bateria, o que sugere que exista alguma relação entre a antiga e a nova. Detalhe: a antiga era segunda linha (Zetta). Troquei por uma Moura.
Quanto às curvas, o curioso é que o barulho - com o carro parado - acontece SEMPRE no mesmo ponto: quando volto com ele esterçado da esquerda para a direita. Mas o problema não é de estabilidade: apenas de ruído em algumas condições específicas. Os pneus - comprados pelo dono anterior são Lind Sail, que me preocupam. Sempre usei nos meus carros pneus de primeira linha. Fazer o quê? Deixar gastar e trocar aos poucos...
Abraço!
Adicionado após 50 segundos:
Miau,
pode ser isso. Qual é o nome desta mangueira? Você saberia me dizer?
Abraço!
Quanto às curvas, o curioso é que o barulho - com o carro parado - acontece SEMPRE no mesmo ponto: quando volto com ele esterçado da esquerda para a direita. Mas o problema não é de estabilidade: apenas de ruído em algumas condições específicas. Os pneus - comprados pelo dono anterior são Lind Sail, que me preocupam. Sempre usei nos meus carros pneus de primeira linha. Fazer o quê? Deixar gastar e trocar aos poucos...
Abraço!
Adicionado após 50 segundos:
Miau,
pode ser isso. Qual é o nome desta mangueira? Você saberia me dizer?
Abraço!
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
é esta mangueira preta plugada na saída de gases na lateral da bateria, na imagem, abaixo do borne vermelho
o código dela ai:
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Puxa, Miau, valeu!!! Vou averiguar isso!!!
Abraço e obrigado!
Adicionado após 8 minutos 54 segundos:
Puxa, Miau, valeu!!! Vou averiguar isso!!!
Abraço e obrigado!
Abraço e obrigado!
Adicionado após 8 minutos 54 segundos:
Puxa, Miau, valeu!!! Vou averiguar isso!!!
Abraço e obrigado!
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Pessoal,
Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Amortecedor da caixa de direção hidráulica? Xiii.. Melhor mudar de mecânico hehe
Amortecedores, só tem na suspensão e na porta da mala. A função do amortecedor é de agir como freio da mola, do contrário, o efeito sobe e desce da mola levaria vários ciclos para terminar.
Aquilo lá na caixa de direção é um semi-atuador, que deixa a direção leve. O barulho não vem de lá.
Outra.. Se o fluido da direção não baixa, não mexa nessa mangueira de alta. Nesse modelo, é normal a mangueira ficar úmida. Vazamento mesmo só ocorre, as vezes, no pressostato da direção hidráulica, uma espécie de sensor lá em baixo do radiador.
Adicionado após 36 segundos:
Procure ver o coxim inferior do motor, se não está estourado.
Amortecedores, só tem na suspensão e na porta da mala. A função do amortecedor é de agir como freio da mola, do contrário, o efeito sobe e desce da mola levaria vários ciclos para terminar.
Aquilo lá na caixa de direção é um semi-atuador, que deixa a direção leve. O barulho não vem de lá.
Outra.. Se o fluido da direção não baixa, não mexa nessa mangueira de alta. Nesse modelo, é normal a mangueira ficar úmida. Vazamento mesmo só ocorre, as vezes, no pressostato da direção hidráulica, uma espécie de sensor lá em baixo do radiador.
Adicionado após 36 segundos:
Procure ver o coxim inferior do motor, se não está estourado.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Já deu uma boa revisada nas borrachas e coxins da suspensão, amortecedores e do motor, inclusive da direção?Fahbio11 escreveu: ↑Qui Nov 28, 2019 11:39 pmPessoal,
Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Miau,
fiz exatamente isso. Procurei o meu mecânico de confiança hoje. Não o fiz antes porque ele é MUITO concorrido e eu queria ter uma ideia. Quando falei da mangueira, ele me respondeu exatamente o que você falou: "olhe antes o reservatório do óleo da direção para saber se realmente está vazando". Quando falei em amortecedor da direção, ele não respondeu, mas, ontem, depois de ir no primeiro mecânico, passei na concessionária, que é perto da minha casa, e perguntei pela peça - o tal amortecedor - e o vendedor disse que tinha e custa R$ 1920. E também concordo contigo sobre a proveniência do barulho. Acho que não vem de lá. Semana que vem levo ao meu mecânico de confiança - que NUNCA me deixou na mão - e posto aqui o que deu.
Adicionado após 3 minutos 4 segundos:
Vou ver isso semana que vem! Eu também suspeito do coxim. O mecânico também me pediu para trocar as coifas da DH. Vamos ver o que o meu mecânico de confiança vai achar disso!
fiz exatamente isso. Procurei o meu mecânico de confiança hoje. Não o fiz antes porque ele é MUITO concorrido e eu queria ter uma ideia. Quando falei da mangueira, ele me respondeu exatamente o que você falou: "olhe antes o reservatório do óleo da direção para saber se realmente está vazando". Quando falei em amortecedor da direção, ele não respondeu, mas, ontem, depois de ir no primeiro mecânico, passei na concessionária, que é perto da minha casa, e perguntei pela peça - o tal amortecedor - e o vendedor disse que tinha e custa R$ 1920. E também concordo contigo sobre a proveniência do barulho. Acho que não vem de lá. Semana que vem levo ao meu mecânico de confiança - que NUNCA me deixou na mão - e posto aqui o que deu.
Adicionado após 3 minutos 4 segundos:
Vou ver isso semana que vem! Eu também suspeito do coxim. O mecânico também me pediu para trocar as coifas da DH. Vamos ver o que o meu mecânico de confiança vai achar disso!
gjvialta escreveu: ↑Sex Nov 29, 2019 12:02 pmJá deu uma boa revisada nas borrachas e coxins da suspensão, amortecedores e do motor, inclusive da direção?Fahbio11 escreveu: ↑Qui Nov 28, 2019 11:39 pmPessoal,
Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho
Desculpe o jeito que escrevi. Quis dizer borrachas, de um modo geral, amortecedores, coxins e borrachas que prendem a direção.
Att,
Att,