Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#1

Mensagem por Fahbio11 » Dom Nov 24, 2019 3:18 am

Prezados membros,

saudações! Sou novo aqui porque acabei de comprar um Xsara Picasso (2008) por R$ 14000. O carro é um 2.0 mecânico e a procedência, obscura, uma vez que o dono não cuidava muito bem do carro. Por conta disso, tive de trocar preventivamente correia dentada, bomba d'água, óleo, bieletas, bateria e algumas outras peças de estética interna (porta do porta-luvas, manopla, frisos traseiros, além de ter de soldar o descanso de braço do motorista e mandar fazer uma chave nova). Mesmo com o descaso do antigo dono, o carro está ótimo, sem barulhos, embora eu ainda sinta a diferença para meu carro anterior - um Focus 2.0 AT (2012) - que tive de vender porque precisava do dinheiro. Principalmente em curvas, que eu fazia "deitado" no carro da Ford e que, no da Citroen, parece que sairei de traseira. No mais, posso dizer que estou satisfeito com o carro, a despeito de dois problemas que gostaria da opinião de vocês para resolve e que me trazem a este tópico:

1 - Ouço um barulho quando faço curvas fechadas (para ambos os lados). Parece o som de quando o carro passa por cima daquelas sinalizações em alto relevo no chão. Notei também que ele, em manobras de estacionamento, faz um ou outro "tlec" quando esterço o volante. Pesquisei e não encontrei muito a respeito. Alguém saberia me dizer o que é?

2 - Sinto um cheiro entre queimado e ovo podre algumas vezes quando estou parado ou estacionando. Diminuiu muito quando troquei a bateria, mas ainda persiste. O que pode ser? O alternador?

Agradeço possíveis contribuições!


Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#2

Mensagem por gabriel_mupe » Dom Nov 24, 2019 11:26 am

Bem vindo fabio.


respondendo suas perguntas.. o barulho quando esterça pode ser a bucha que prende a caixa de direçao, nao sei se pode ser alguma coisa mais grave. Do cheiro ruim, faz sentido vir da bateria velha se ela vazou. Certifique-se que o lugar está bem limpo pois é uma substancia acida! Outra coisa que pode ajudar é trocar o filtro da cabine, deve resolver

abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#3

Mensagem por Fahbio11 » Dom Nov 24, 2019 3:31 pm

Obrigado por responder e pelas boas vindas, Gabriel!

Pensei na bucha também. Afinal, é MUITO raro aparecer o barulho para além das condições que eu reportei acima. Quanto ao filtro da cabine, troquei antes de trocar a bateria. Você me sugere trocá-lo novamente?

Abraço!
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#4

Mensagem por renan97ar » Seg Nov 25, 2019 9:32 pm

Infelizmente a Picasso não tem um centro de gravidade tão baixo quanto o Focus e nem a suspensão traseira independente, então você provavelmente vai ter de fazer as curvas "mais na boa" haha

Sobre o cheiro de ovo, ele não vem do escape? Catalisador ruim geralmente causa esse cheiro.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#5

Mensagem por Fahbio11 » Seg Nov 25, 2019 9:59 pm

Obrigado por responder, Renan97ar!

Sim, o XP é um ótimo carro, mas o Focus era fenomenal em curvas. Se bem que é inadequado compará-los. Afinal, o modelo do Focus que eu tinha foi usado até mesmo em rallies. Já a proposta do XP é outra. Eu só comparo porque saí de um para outro e senti BEM a diferença. Sobre o cheiro, já averiguei e não vem do catalisador. Até porque ele diminuiu MUITO quando troquei a bateria. Daí suspeitar do alternador.

Abraço!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#6

Mensagem por rgdl » Ter Nov 26, 2019 11:22 am

Como a bateria do Picasso fica embaixo do banco não é aconselhável usar baterias que exigem manutenção por causa dos gases que ela exala, se o proprietário anterior usava esse tipo de bateria é bom fazer o que o Gabriel sugeriu que é limpar o local, de preferência com algum produto antiácido.

Uma coisa que dá mal cheiro nesse carro é o carpete, molhá-lo é fatal fica odor insuportável parecido com esse ai que vc está comentando, se vc mandou seu carro para uma limpeza geral e o cara usou uma extratora para limpar é certo ficar fedendo por um tempo. Uma coisa que eu faço para minimizar esse problema é usar Lysoform em spray que é um desinfetante muito potente, mata os germes que causam o mal cheiro e perfuma o carro.

Imagem

Quanto as curvas, eu tinha muito problema de estabilidade quando usava pneus remold, quando parei com essa brincadeira sem graça a estabilidade melhorou consideravelmente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#7

Mensagem por Miau » Ter Nov 26, 2019 11:33 am

Veja se a mangueira de purga de gases da bateria está plugada nela. Senão os gases vão sair no habitáculo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#8

Mensagem por Fahbio11 » Ter Nov 26, 2019 6:57 pm

Valeu, rgdl, mas não se trata disso. O cheiro só aparece com o carro ligado e em baixas rotações (principalmente parado ou quando faço manobras de estacionamento). O local também está limpo. E o odor diminuiu MUITO depois da troca da bateria, o que sugere que exista alguma relação entre a antiga e a nova. Detalhe: a antiga era segunda linha (Zetta). Troquei por uma Moura.

Quanto às curvas, o curioso é que o barulho - com o carro parado - acontece SEMPRE no mesmo ponto: quando volto com ele esterçado da esquerda para a direita. Mas o problema não é de estabilidade: apenas de ruído em algumas condições específicas. Os pneus - comprados pelo dono anterior são Lind Sail, que me preocupam. Sempre usei nos meus carros pneus de primeira linha. Fazer o quê? Deixar gastar e trocar aos poucos...

Abraço!

Adicionado após 50 segundos:
Miau,

pode ser isso. Qual é o nome desta mangueira? Você saberia me dizer?

Abraço!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#9

Mensagem por Miau » Qua Nov 27, 2019 8:02 am

Fahbio11 escreveu:
Ter Nov 26, 2019 6:58 pm
pode ser isso. Qual é o nome desta mangueira? Você saberia me dizer?
é esta mangueira preta plugada na saída de gases na lateral da bateria, na imagem, abaixo do borne vermelho


o código dela ai:
image.png
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#10

Mensagem por Fahbio11 » Qua Nov 27, 2019 1:36 pm

Puxa, Miau, valeu!!! Vou averiguar isso!!!

Abraço e obrigado!

Adicionado após 8 minutos 54 segundos:
Puxa, Miau, valeu!!! Vou averiguar isso!!!

Abraço e obrigado!
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#11

Mensagem por Fahbio11 » Qui Nov 28, 2019 11:39 pm

Pessoal,

Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#12

Mensagem por Miau » Sex Nov 29, 2019 4:32 am

Amortecedor da caixa de direção hidráulica? Xiii.. Melhor mudar de mecânico hehe

Amortecedores, só tem na suspensão e na porta da mala. A função do amortecedor é de agir como freio da mola, do contrário, o efeito sobe e desce da mola levaria vários ciclos para terminar.

Aquilo lá na caixa de direção é um semi-atuador, que deixa a direção leve. O barulho não vem de lá.

Outra.. Se o fluido da direção não baixa, não mexa nessa mangueira de alta. Nesse modelo, é normal a mangueira ficar úmida. Vazamento mesmo só ocorre, as vezes, no pressostato da direção hidráulica, uma espécie de sensor lá em baixo do radiador.

Adicionado após 36 segundos:
Procure ver o coxim inferior do motor, se não está estourado.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#13

Mensagem por gjvialta » Sex Nov 29, 2019 12:02 pm

Fahbio11 escreveu:
Qui Nov 28, 2019 11:39 pm
Pessoal,

Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
Já deu uma boa revisada nas borrachas e coxins da suspensão, amortecedores e do motor, inclusive da direção?
Fahbio11
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 24, 2019 2:36 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2008

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#14

Mensagem por Fahbio11 » Sex Nov 29, 2019 4:55 pm

Miau,

fiz exatamente isso. Procurei o meu mecânico de confiança hoje. Não o fiz antes porque ele é MUITO concorrido e eu queria ter uma ideia. Quando falei da mangueira, ele me respondeu exatamente o que você falou: "olhe antes o reservatório do óleo da direção para saber se realmente está vazando". Quando falei em amortecedor da direção, ele não respondeu, mas, ontem, depois de ir no primeiro mecânico, passei na concessionária, que é perto da minha casa, e perguntei pela peça - o tal amortecedor - e o vendedor disse que tinha e custa R$ 1920. E também concordo contigo sobre a proveniência do barulho. Acho que não vem de lá. Semana que vem levo ao meu mecânico de confiança - que NUNCA me deixou na mão - e posto aqui o que deu.

Adicionado após 3 minutos 4 segundos:
Vou ver isso semana que vem! Eu também suspeito do coxim. O mecânico também me pediu para trocar as coifas da DH. Vamos ver o que o meu mecânico de confiança vai achar disso!
gjvialta escreveu:
Sex Nov 29, 2019 12:02 pm
Fahbio11 escreveu:
Qui Nov 28, 2019 11:39 pm
Pessoal,

Levei o carro na oficina e o mecânico não achou nada quanto ao barulho que a direção faz em curvas. Por eliminação, disse que o problema estaria no amortecedor da caixa de direção hidráulica e que também havia um vazamento de óleo na mangueira de alta pressão dela. Vou procurar uma segunda opinião.
Já deu uma boa revisada nas borrachas e coxins da suspensão, amortecedores e do motor, inclusive da direção?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Barulho em curvas fechadas e odor estranho

#15

Mensagem por gjvialta » Seg Dez 02, 2019 3:06 pm

Desculpe o jeito que escrevi. Quis dizer borrachas, de um modo geral, amortecedores, coxins e borrachas que prendem a direção.

Att,
Responder