Xsara Picasso - Resumão

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Reinaldo53
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Out 12, 2019 4:36 pm
Modelos Citroën: Sxara Picasso Exc 2.0 16 v auto 2008

Xsara Picasso - Resumão

#1

Mensagem por Reinaldo53 » Sáb Out 12, 2019 5:01 pm

Nesses meus 65 anos de estrada já tive - contando...- 42 carros e camionetes. Todos, sem exceção, uma hora ou outra acabam dando algum tipo de problema. Ora, nada nesta vida é "vitalício". Só o óleo do câmbio automático da Picasso...segundo dizem as montadoras...
Bem, de todos esses veículos, os melhores, ou os que me deram menos problemas foram: Toyota Hiluz, Toyota RAV4, Honda Civic. De resto, tudo muito igual. Maiores problemas ou mais constantes: por incrível que possa parecer: Nissan Frontier (um verdadeiro desastre...primeira parada na oficina foram mais de R$ 7.000,00!!!) e dois VW Gol. No caso dos Gol, não que os reparos fossem caros, mas eram muito constantes.
Bem, falando da Sxara Picasso. Após muito insistência de um amigo, comprei essa minha. Exclusive, ano 2008,(comprei em 2011) automática, 2.0. Um carro que fornece um nível de conforto só encontrado em veículos importados e de valor muito mais elevado. Seguro, com bom torque, gostoso da andar, macio. Só não é muito econômico. Mas, pelo que notei, quase todos os automáticos, com motor 2.0 gastam a mesma coisa - todos na faixa de 6 a 7 km por litro. Não existe milagre. Vai muito do pé do motorista, do combustível (infelizmente não temos um combustível confiável), do trajeto.
Nesses 8 anos de uso somente gastei com: troca dos reparos dos bicos injetores - eu mesmo fiz, custo R$ 16,00!! Moleza de fazer. Troca de óleo: eu mesmo faço a cada 5.000 km - 100% sintético ( r$ 23,00 o litro) + filtro. Filtro de ar, filtro do ar condicionado - também qualquer um troca, moleza. E, somente agora, após todos esses anos de uso, quando muitos carros de outras marcas já foram para o ferro velho, é que minha Picasso começou a dar um tranco nas mudanças de marcha. Pode ser eletroválvulas - R$ 260,00 cada - são duas) e óleo da caixa - não é vitalício! Precisa trocar com 70.000 km pelo menos ou menos. Esse é caro, vai de R$ 80,00 - RenaultMatic, a R$ 160,00 Mobil LT 71141. Que são os dois indicados. Eu mesmo vou trocar. Não sou mecânico. Mas prefiro eu mesmo fazer do que correr risco ou pagar para ficar com raiva depois.
O meu não tem esse problema, mas vi relatado: óleo na água do vaso de expansão. Dificilmente é cabeçote. O mais provável é que seja no trocador de calor. Muitas vezes é somente trocar os reparos - bem baratos ou o trocador, que não é tão caro.
Trocar a água do radiador - a cada 2 ou 3 anos. Nunca colocar água de torneira! Fluído à base de etilenoglicol ou monoetilenoglicol.
Sempre que possível procure fazer você mesmo. O que economiza de mão de obra, dá para comprar as ferramentas, além da satisfação de o reparo ter sido feito por você. Não sabe? Aprenda. É gostoso, e muito gratificante.
Sxara Picasso é sim um excelente custo benefício. Mas, como qualquer outro carro, tem que receber cuidados. Não existe milagres.

Adicionado após 20 minutos 11 segundos:
E, lembrando: quem for trocar os reparos dos bicos injetores: existe uma válvula de alívio para tirar a pressão do sistema que deve,obrigatoriamente, ser aliviada. Parece um bico de válvula de pneu. Use um pano, pois vai sair pressão e um pouco da gasolina. Eu também abro o bocal de enchimento do tanque de combustível e em seguida fecho. Assim, a linha fica toda sem pressão.


Responder