Correia Poly-V

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Paulinho Santos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Abr 06, 2019 11:15 am
Modelos Citroën: XSARA PICASSO GXS 2004 2.01 16V

Correia Poly-V

#1

Mensagem por Paulinho Santos » Sex Out 11, 2019 12:02 pm

Amigos Bom dia!
Meu carro estourou a correia do alternador no meio da rua, há uns 4 km de casa.
Vocês acham que eu mesmo consigueria reinstalar uma nova correia?
Ou seria melhor um mecânico ir comigo, já que eu não tenho experiência com isso?
Ou o melhor mesmo é rebocar o carro até o meu mecânico?
Valeu pela a ajuda!


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Correia Poly-V

#2

Mensagem por Miau » Sex Out 11, 2019 12:33 pm

Se você tiver ferramentas, espaço bom, suporte pra travar o carro(jamais confie em macaco).. Pode tentar

Existe manual de serviço mostrando passo a passo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Paulinho Santos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Abr 06, 2019 11:15 am
Modelos Citroën: XSARA PICASSO GXS 2004 2.01 16V

Correia Poly-V

#3

Mensagem por Paulinho Santos » Sex Out 11, 2019 4:53 pm

Reboquei até um mecânico, e aí é que eu vi o tamanho do problema.
Disseram que eu vou gastar uns R$ 2000 para retificar, trocar correia dentada, válvulas, etc... disseram que a quebra da correia simplesmente "detona" o motor... É isso mesmo?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Correia Poly-V

#4

Mensagem por Miau » Sex Out 11, 2019 10:54 pm

sao 2 correias.. a dentada e a de acessórios.. qual arrebentou?

se for a dentada, ai provavelmente detonou o motor..

se foi somente a de acessórios, ou seja, a poly-v, então é só a troca da correia e recomendado o tensor e polias guia também.

serviço de no máximo 150 reais + correia
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Correia Poly-V

#5

Mensagem por rgdl » Seg Out 14, 2019 5:16 pm

A quebra da correia de acessórios (Poly-V) até pode enroscar na correia dentada detonando o cabeçote do motor, mas isso nem sempre ocorre. Comigo a Poly-V já saiu duas vezes sem danos ao motor.

Seu motor morreu na hora ou apenas ficou com a direção dura?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Paulinho Santos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Abr 06, 2019 11:15 am
Modelos Citroën: XSARA PICASSO GXS 2004 2.01 16V

Correia Poly-V

#6

Mensagem por Paulinho Santos » Seg Out 14, 2019 9:25 pm

A que arrebentou foi a poly-v. De fato deu uma enroscada.
O motor parou de funcionar comigo.
Só ligou a parte elétrica.

O mecânico tentou ligar o motor e alegou que as válvulas tinham empenado por causa do barulho. O problema é que ele praticamente já desmontou parte do motor. Não paguei nada ainda, pedi que ele esperasse pois eu estava sem dinheiro. Achei muito gastar 2000 reais, e mais 1100 de mão de obra.

Vocês acham que podem estar querendo me passar a perna???
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Correia Poly-V

#7

Mensagem por rgdl » Ter Out 15, 2019 9:06 am

Paulinho Santos escreveu:
Seg Out 14, 2019 9:25 pm
O motor parou de funcionar comigo.
O motor parou de funcionar e não ligou mais, né? Se foi isso então realmente aconteceu com vc o pior que foi o empeno das válvulas do cabeçote. O Reparo não é barato mesmo não, mas R$ 3.100,00 está um pouco salgado.

O que vc pode fazer é negociar com o mecânico para vc fornecer as peças, como jogo de juntas (cabeçote, tampa de válvulas, coletor de admissão e coletor de escapamento) e retentor do comando de válvulas. Isso vai garantir um preço menor, pois eles sempre colocam um sobrepreço nas peças. Os R$ 2000,00 que eles estão cobrando certamente é o preço da retifica (que deve girar em torno dos R$ 800,00 a R$ 1.000,00) mais todas as juntas necessárias.

Agora, se for fazer com ele exija que ele respeite a risca os torques de aperto dos parafusos, inclusive com aplicação de torque angular. Se as regras de torqueamento dos parafusos não forem obedecidas não demora muito vai voltar a dar problema.

OBs: não caia na tentação de reaproveitar parafuso de cabeçote, pois esse tipo de parafuso, depois que é aplicado o torque nele, e é retirado do motor ele nunca mais vai dar o mesmo aperto de antes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Correia Poly-V

#8

Mensagem por Miau » Ter Out 15, 2019 11:15 am

To aqui tentando imaginar como uma enroscada de correia polyv no virabrequim pode fazer perder a sincronia da dentada a ponto de entortar válvula.

Penso que se travar o virabrequim, trava tudo junto, pois está em sincronia, e se trava tudo, não encontra pistão com válvula.

Sei lá.. Achei esquisito.

Mas se tiver que fazer o motor, junta, só genuína e da medida compensatória respeitando o passe de retifica.

Os retentores de válvula, acha o kit no mercado livre genuíno com preço bom.

É bom verificar também se não riscou as bronzinas ou empenou biela. Dá pra conferir checando PMS do pistão.

Possivelmente terá que trocar junta da tampa de válvulas, só recomendo genuína.

Mesma coisa para os parafusos elásticos do cabeçote. Como já disse o amigo @rgdl.. Não são reaproveitáveis. E só colocaria genuíno.

Respeitar sequência de desmontagem também pra evitar empeno do cabeçote. Afinal, talvez o cabeçote e o bloco nem precisem de aplainamento, e vai por mim, dar passe de aplainamento, o motor nunca mais é o mesmo.. Só mesmo uma limpeza, mas sem usar lixa.. Uma palha de aço da conta nesse caso. Lixa deixa riscos e sulcos mais profundos, salvo de 2000 pra cima.

Se abriu motor, já aproveita pra descarbonizar tudo, principalmente pistão.

Também se troca juntas do coletor de admissão, do cavalo d'água. A do coletor de escapamento, geralmente dá pra só limpar bem e reaproveitar.

Kit correia dentada, é da gates.. Rolamentos de primeira linha, claro.

Também terá que trocar os retentores de comandos e de virabrequim. Lógico, genuinos. Tem coisas que não dá pra vacilar.

Também indico trocar a válvula anti retorno do cabeçote. É barata e faz toda diferença.

Existe manual de serviço pra tudo isso. E olha.. Esse carro na mão de mecânico desqualificado, é problema.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Correia Poly-V

#9

Mensagem por rgdl » Ter Out 15, 2019 3:41 pm

Miau escreveu:
Ter Out 15, 2019 11:15 am
To aqui tentando imaginar como uma enroscada de correia polyv no virabrequim pode fazer perder a sincronia da dentada a ponto de entortar válvula.
Isso já foi relatado no fórum por alguns colegas no passado. O problema é que bendita da poly-v costuma desfiar, especialmente quando é muito velha, ai basta que alguns fios enrosquem na polia da dentada através da brecha que tem entre a polia da poly-v o protetor da correia dentada para pular um dente ou dois.

Eu tive sorte das duas vezes que a poly-v quebrou, a primeira foi no final do ano passado, o suporte do motor onde o esticador é preso quebrou comprometendo o funcionamento do esticador ai a correia soltou mas já tinha comido um sulco, de modo que de 6pk virou 5pk, por sorte estava parado em um cruzamento e o motor em marcha lenta :suor: :suor:. A segunda vez foi mês passado, o esticador novo que coloquei quebrou, por sorte não enroscou na dentada, pois estava a 60km quando senti que tinha perdido a direção hidráulica, mas fios da correia tinha engatado no esticador deixando ele travado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Correia Poly-V

#10

Mensagem por Kadurj » Ter Out 15, 2019 4:01 pm

Jesus... Que Deus nos livre disso!! :sick:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Correia Poly-V

#11

Mensagem por rgdl » Qua Out 16, 2019 10:45 am

Kadurj escreveu:
Ter Out 15, 2019 4:01 pm
Jesus... Que Deus nos livre disso!!
Já me livrou Kadu, duas vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Paulinho Santos
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Abr 06, 2019 11:15 am
Modelos Citroën: XSARA PICASSO GXS 2004 2.01 16V

Correia Poly-V

#12

Mensagem por Paulinho Santos » Qua Out 16, 2019 12:08 pm

Aí Pessoal, super obrigado mesmo. Vocês realmente entendem!!!
MAs gastar R$ 3000 tá difícil no momento.
o Carro tá parado na oficina faz uma semana.
Se eu pedir que eles só coloquem a correia POLY-V para eu pelo menos tirar o carro de lá e trazer para casa, é muito arriscado??? :eye:
Aquele abraço
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Correia Poly-V

#13

Mensagem por rgdl » Qua Out 16, 2019 1:52 pm

Se empenou as válvulas o motor não vai funcionar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder