Xsara Picasso esquentando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Jhonnie
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 12, 2018 9:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16V 2001

Xsara Picasso esquentando

#1

Mensagem por Jhonnie » Ter Out 01, 2019 12:49 pm

Bom dia galera.
Abri um tópico uns tempos atrás aqui sobre meu Xsara Picasso 2.0 mec 2001 que estava fervendo.
Pois bem, fiz uma manutenção grande nas últimas semanas. Troquei válvula termostatica, junta de cabeçote, reservatório, mangueiras, aí aproveitei e troquei kit da correia, velas e bobina. Enfim, fiz tudo isso pra sanar o problema de aquecimento. Voltou uma nave do mecânico, porém quando subo ladeiras de mais 50 metros a fase 2 da ventoinha insiste em ligar e a temperatura vai pra 3 (normal sempre foi 2).

Gostaria de saber se é normal esse comportamento de ligar a fase 2 quando em subidas ?

Olhando o motor hoje identifiquei ao lado da válvula termostatica um buraco que não me lembro bem se tinha uma mangueira ligada, alguém pode me dar uma luz se tem mesmo e qual é essa mangueira ? Segue a foto anexo.

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos !!
61BB4BFD-5C3E-42AE-AF6A-B90AECB2339E.jpeg


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso esquentando

#2

Mensagem por rgdl » Ter Out 01, 2019 1:05 pm

Normal não é não, a ventoinha só arma na velocidade máxima quando liga o ar condicionado ou quando há risco de superaquecimento.

Mesmo no transito pesado de engarrafamento no sol tostante do verão do Rio de Janeiro ela só arma na velocidade mínima (eu sei, já fiz o teste).

Vc fez muita coisa mas não mencionou duas coisas: Bomba d'água e radiador. Trocou essas peças?

O radiador é comum entupir com o tempo, especialmente se não for usado aditivo. Ai tem que, pelo menos, mandar varetar.

A bomba d'água há quem recomende trocar junto com a correia dentada, eu acho que uma troca a cada duas de correia está de bom tamanho. Se sua bomba for de corpo de plástico troque-a imediatamente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Jhonnie
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 12, 2018 9:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16V 2001

Xsara Picasso esquentando

#3

Mensagem por Jhonnie » Ter Out 01, 2019 1:25 pm

Obrigado pela resposta amigo !!
Desculpa, esqueci da bomba d’água mesmo, foi trocada sim só não sei se é corpo de plástico, vou investigar.

A questão do radiador comentei com o mecânico que disse que não era necessário a troca porque o fluxo de água estava normal no motor e como é carro de cidade não tinha perigo de entupimento, mas fiquei com um pé atrás com isso aí.

Procurei uns tempos atrás para varetar aqui na minha cidade e estavam cobrando na faixa de R$350,00.
Nesse caso será que aqueles detergentes radiex resolvem?

E esse buraco aí do lado da valvula sabe se vai alguma mangueira ? Eu não me lembro mas hoje achei estranho e vi que água borbulhava dentro dele quando parei o carro.

Muito obrigado pela ajuda !!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso esquentando

#4

Mensagem por rgdl » Ter Out 01, 2019 3:06 pm

Beleza então, se já trocou é menos uma preocupação. Esse mecânico falou besteira, há acumulo de resíduo no radiador naturalmente ao longo do tempo.

O próprio aditivo (monoetilenoglicol) deixa uma borra de incrustação que precisa ser removida de tempos em tempos com aqueles líquidos de limpeza. É recomenda do uma limpeza completa a cada troca de aditivo que tem que ocorrer a cada 2 anos.

Os aditivos de limpeza só previnem o problema, quando o problema já está instalado não são de muita ajuda. Ai só varetando mesmo. Agora R$ 350,00 para varetar? Melhor comprar um novo no Mercado Livre

Radiador Peugeot 206 207 307 Xsara Picasso Hoggar
Jhonnie escreveu:
Ter Out 01, 2019 1:25 pm
E esse buraco aí do lado da valvula sabe se vai alguma mangueira ? Eu não me lembro mas hoje achei estranho e vi que água borbulhava dentro dele quando parei o carro.
O buraco que vc vê é comum nos motores EW10 até 2004. Nos motores EW10J4 (2004 em diante) esse buraco é usado no sistema de reaproveitamento dos gases do escapamento, sai desse buraco uma mangueira metálica que é ligada no coletor de admissão.

Como seu carro não tem esse sistema não era para nada sair dai, talvez a junta d caixa de passagem (onde fica a válvula termostática, sensor de temperatura, veja foto abaixo) esteja ruim e permitindo a passagem de líquido. Isso é mais comum de acontecer nos motores com o sistema do que nos sem, mas vale conferir, pois isso faz entrar ar no sistema.

Imagem

Obs, se for comprar essa junta compre na concessionária, ela não é cara e é feita de metal. No mercado paralelo tem dela mas de papel.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso esquentando

#5

Mensagem por Miau » Ter Out 01, 2019 11:01 pm

olha, tirando pelo meu, eu posso dizer que o normal é ficar 3 barras na temperatura, e que essas barras tem que subir rápido.

se você vê água nesse buraco ai, então provavelmente, como o @rgdl mencionou, vaza água do cavalo dagua pela junta. Isso não é bom por dois motivos.. primeiro que o sistema de arrefecimento DEVE trabalhar sobre pressão pois assim eleva o ponto de evaporação do fluido, e segundo que o nível de fluido vai baixar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
madmaxstos
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 17, 2019 5:08 pm
Modelos Citroën: xsara picasso 2005

Xsara Picasso esquentando

#6

Mensagem por madmaxstos » Qua Out 02, 2019 10:22 am

bom dia o meu tava aquecendo tbm tive que trocar o radiador o mecanico fez os testes e constatou entupimento e to com o Miau o normal do meu carro é 3 barrinhas de temperatura
Jhonnie
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 12, 2018 9:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16V 2001

Xsara Picasso esquentando

#7

Mensagem por Jhonnie » Qua Out 02, 2019 10:58 pm

Boa noite amigos.
Quero agradecer a ajuda e atenção de sempre, é muito importante contar com a ajuda de vocês que tem mais conhecimento.

Como os amigos bateram muito na tecla do radiador, hoje levei pra envaretar, fazer a limpeza do sistema e completar com fluido (R$ 200,00). Aparentemente o problema de oscilação da temperatura e acionamento da fase 2 foi sanado, testei os mesmos percursos que o problema aparecia e hoje após a limpeza não acionou em momento nenhum. Estou com fé que agora o problema esteja sanado, aliviou muito isso.

Porém, o estranho é que depois da limpeza começou a sair vapor pelo escape exatamente como saia antes de trocar a junta do cabeçote.

Então será que na limpeza forçaram de alguma forma o motor e queimou a junta ?
Esse vapor do escape tem uma quantidade aceitável ou o correto é não sair absolutamente nada ?

Agora vou correr atrás dessa junta da caixa de passagem como os amigos disseram pra evitar mais dor de cabeça.

Mais uma vez agradeço a ajuda e conhecimento compartilhado.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara Picasso esquentando

#8

Mensagem por Kadurj » Ter Out 08, 2019 8:43 pm

Boa tarde Jhonnie! Vi que o ano do seu carro é o mesmo do meu, 2001. Parece que nesse primeiro modelo, o normal é mesmo se manter nos 2 traços pois acontece o mesmo no meu. Fica sempre entre 2 e 3 traços. Se acende o quanto traço eu já paro porque deu ruim em alguma parte do arrefecimento.

Abs.
VAGNER
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jan 14, 2015 10:47 pm
Nome: V@GNER
Modelos Citroën: xsara picasso 2.0 16v 2006

Re: Xsara Picasso esquentando e consumindo combustível

#9

Mensagem por VAGNER » Sex Abr 02, 2021 8:17 pm

Boa noite a todos! Gostaria que alguém podesse me ajudar, tenho um Xsara picasso 2.0 16v ano 2006 que a 2 meses atrás ferveu e tive que levar para retifica e foi feito a retifica do cabeçote e trocado a junta e tambem trocado a valvula termostática e sensor de temperatura e correia dentada e também a carcaça da válvula termostática. Depois de 2 dias que o mecânico da retifica me entregou o carro voltou a subir a temperatura e novamente levei de volta e foi trocado o radiador.
Bem, só que agora quando ando em rodovia a temperatura sobe até a 4 barrinha e logo volta a 3 barrinha e comprei um scanner elm 327 e vi que a temperatura esta subindo muito rapido e consumindo muito combustível e quando estou na rodovia a temperatura chega até 106 e depois fica alterando entre 95,93. Me disseram que pode ser que o mecânico colocou a correia dentada fora do ponto, será que isso é possivel.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso esquentando

#10

Mensagem por Miau » Sáb Abr 03, 2021 7:41 am

Acho mais possível que o mecânico não seguiu os procedimentos do manual de manutenção.. Existem procedimentos como sequencia de aperto.. torques de aperto.. Torques angulares.. Não deve ter usado a junta correta para o passe de retifica.. Não deve ter investigado o problema que levou ao primeiro aquecimento.. E por aí vai
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
VAGNER
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jan 14, 2015 10:47 pm
Nome: V@GNER
Modelos Citroën: xsara picasso 2.0 16v 2006

Re: Xsara Picasso esquentando

#11

Mensagem por VAGNER » Sáb Abr 03, 2021 12:37 pm

Boa tarde! Então,estou pensando em levar em outro mecanico,porque o que estou gastando neste carro e nao está resolvendo nada.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso esquentando

#12

Mensagem por Miau » Sáb Abr 03, 2021 3:50 pm

Pois é.. Recomendo que pesquise o histórico do mecânico antes de colocar o carro na mão dele.. Decididamente esse carro não tolera mecânico sem qualificação, e digo por experiência própria.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
VAGNER
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jan 14, 2015 10:47 pm
Nome: V@GNER
Modelos Citroën: xsara picasso 2.0 16v 2006

Re: Xsara Picasso esquentando

#13

Mensagem por VAGNER » Sáb Abr 03, 2021 5:25 pm

Muito obrigado! Valeu pela dica!
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso esquentando e consumindo combustível

#14

Mensagem por giovane s » Dom Abr 04, 2021 7:52 pm

VAGNER escreveu:
Sex Abr 02, 2021 8:17 pm
Boa noite a todos! Gostaria que alguém podesse me ajudar, tenho um Xsara picasso 2.0 16v ano 2006 que a 2 meses atrás ferveu e tive que levar para retifica e foi feito a retifica do cabeçote e trocado a junta e tambem trocado a valvula termostática e sensor de temperatura e correia dentada e também a carcaça da válvula termostática. Depois de 2 dias que o mecânico da retifica me entregou o carro voltou a subir a temperatura e novamente levei de volta e foi trocado o radiador.
Bem, só que agora quando ando em rodovia a temperatura sobe até a 4 barrinha e logo volta a 3 barrinha e comprei um scanner elm 327 e vi que a temperatura esta subindo muito rapido e consumindo muito combustível e quando estou na rodovia a temperatura chega até 106 e depois fica alterando entre 95,93. Me disseram que pode ser que o mecânico colocou a correia dentada fora do ponto, será que isso é possivel.
A temperatura está dentro do esperado, no manual do condutor diz que em algumas situações pode chegar na 4ª barrinha (110ºC), a 5ª é (115ºC).
Em rodovia o meu trabalhava acima de 100ºC sem AC, com AC passou de 110ºC mas como a injeção corta o compressor do AC com 108ºC, baixou depois de alguns minutos.
A tempratura melhorou depois de colocar o fluído correto na proporção correta.

Quanto mais rápido chega na temperatura de trabalho menos o carro consome.
Em rodovia o meu faz mais de 11 km/L a 110km/h.

Com o carro quente olha o Long Fuel Trim, quando o meu motor estava fora do ponto ficava entre -28 a -33% e depois de colocar no ponto está entre -3 a -12%.
O ponto do motor é com os pistões em meio curso e não é difícil de verificar sem ferramentas especiais.
VAGNER
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jan 14, 2015 10:47 pm
Nome: V@GNER
Modelos Citroën: xsara picasso 2.0 16v 2006

Re: Xsara Picasso esquentando

#15

Mensagem por VAGNER » Dom Abr 04, 2021 10:13 pm

Boa noite! Muito obrigado Giovane, entao a temperatura esta dentro dos parâmetros.Somente a media esta bastante alterada,a última média que eu fiz deu 9,1 na estrada.Vou esperar aqui na minha cidade sair do lookdaw e vou levar em outro mecanico pata verificar o ponto.
Responder