Estouro do Radiador de ar quente.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Estouro do Radiador de ar quente.

#16

Mensagem por Kadurj » Ter Jul 16, 2019 4:36 pm

Jesus.... :sick: ... Acho que vou deixar os tampões mesmo... :lol:

Brincadeirinha.... Assim que der, vou fazer o mesmo na nave.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#17

Mensagem por rgdl » Ter Jul 16, 2019 5:22 pm

Miau escreveu: rgdl.. essa parte de baixo do console sai inteira, incluindo frontal e laterais de carpete. tem que soltar os parafusos dos acabamentos laterais, parafusos da parte inferior na frontal, bem no pé do porta trecos de baixo, e mais 2 parafusos bem na cara do isqueiro, e o segundo onde seria o isqueiro do outro lado. olhando de baixo pra cima, você vê.
Valeu Miau, eu tirei os parafusos da parte frontal inferior do mobile do isqueiro, mas realmente não vi esses parafusos que vc falou que estão próximos ao isqueiro. Quando chegar em casa vou tirar esses parafusos e remover de vez o acabamento.

Assim que remover o acabamento vou tirar essa coluna de metal para ver se tem mais algum parafuso no difusor do pé, eu também acho que tem mais um ali. Qualquer coisa posto o que achar.

Não sei se deu para notar na ultima foto que tem um parafuso com marca de aditivo rosa. Esse aditivo rosa era um Paraflu orgânico que eu comprei achando que era a base de monoetilenoglicol mas era de polímero. Tão logo percebi o erro fui juntando grana para trocar e voltei ao bom e velho Petronas Colant UP, isso já faz mais de 6 meses. Já estava vazando desde essa época e estou desconfiado de que o aditivo de polímero ajudou a aumentar ainda mais o problema.
Kadurj escreveu: Jesus.... :sick: ... Acho que vou deixar os tampões mesmo... :lol:

Brincadeirinha.... Assim que der, vou fazer o mesmo na nave.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Faça kadu, assim que puder, mas faça vc mesmo, dá um pouco de trabalho mas no final dá também a satisfação de ter feito um bom trabalho.

Vc vai ter um gasto a mais pois vai ter que comprar as mangueiras do ar quente, mas isso vc pode comprar aos poucos... uma mangueira hoje, outra mes que vem, em outro mês os dutos... até vc ter o material todo. Lembrando que a mangueira vc pode comprar no ML da marca Cauplas. A Cauplas é a fornecedora da PSA na Argentina, então é como estar comprando mangueira genuína.

Vou continuar a luta, hoje vou tirar o restante do acabamento seguindo a dica do Miau, mas só isso, como vou precisar do carro amanhã talvez só mexa no carro no final de semana.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Estouro do Radiador de ar quente.

#18

Mensagem por gabriel_mupe » Qui Jul 18, 2019 7:54 pm

Rapaz, vai dar um trabalhinho! Igual fio de roupa, puxou um pouco, mais um pouco e mais um pouco.. se ferrou! rsrs

Mas a satisfação é o que importa!
Logo menos vou trocar uma parte do interior do xantia, vamos ver como me saio! Vou abrir um topico mais pra frente

Abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#19

Mensagem por rgdl » Sex Jul 19, 2019 11:38 am

Seguinte, consegui fazer a troca do radiador. Não é tão complicado quanto parece, a maior dificuldade mesmo é a falta de espaço.

Bom não tirei todas as fotos que queria, na empolgação do conserto acabei esquecendo de tirar, mas acho que dá para ilustrar com as que tirei.

Sobre remover o acabamento, é o que o Miau falou, o mobile onde fica o acendedor de cigarros tem 4 parafusos, dois são fáceis de ver, basta remover o porta trecos que eles estão de cara, mas tem mais dois, um que fica bem na direção do próprio acendedor e outro que só dá para ter acesso removendo o acabamento do outro lado do acendedor. Só dá para ver esses parafusos olhando de baixo para cima. Tirado esses quatro parafusos do mobile e os parafusos dos acabamentos laterais sai tudo bem fácil.

Como disse no início do tópico existe no YouTube vários tutoriais para carros como o C4, C3, 206 e outros e as dicas que estão neles são muito boas, por isso vale a pena ver. O melhor que achei foi esse ai de baixo.

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=kKzVNAd-8Zk[/bbvideo]

Na prática esses tutoriais servem bem, então só vou postar aqui as poucas peculiaridades do Picasso, pois ele tem uma saída de ar na reta do radiador e uma estrutura metálica que impede a remoção do duto de água, na foto abaixo mostra bem o que estou falando.

Imagem

Primeiro, vamos ver o parafuso fantasma da saída de ar dos pés. Em post anterior eu falei sobre essa saída e da possibilidade de ter um parafuso que eu não estava vendo.

Ela realmente tem três parafusos, mas o terceiro não está atrás da estrutura metálica, ele está escondido pela aba da própria saída. Se vcs observarem bem a foto acima vão ver que a saída tem três pequenos chanfros redondos, o terceiro parafuso vc tem aceso por um deles. Tirando ele basta empurrar para frente e girar que sai. A foto abaixo mostra já sem a saída de ar.

Imagem

A segunda coisa a se fazer é remover a estrutura metálica, para isso eu usei uma chave catraca com soquete de 14mm. É relativamente fácil remover a dificuldade é mesma para tudo, a falta de espaço.

Removido a saída de ar e a estrutura metálica agora é remover os parafusos que prendem o duto e o radiador. O que prende o duto é esse da foto abaixo. Diferente de outros carros o parafuso do duto no Picasso não tem nada atrapalhando sua remoção. Já o parafuso que prende o radiador é o que está rosa na primeira foto.

Imagem

Removeu tudo isso agora vamos remover o parafuso que prende o acabamento no cofre do motor. Ali é bem simples uma chave Torks 20 é o suficiente. Tirado o parafuso é só remover o acabamento metálico e o de borracha ai fica assim como na foto.

Imagem

Agora já se pode remover o radiador. Lembrando que o radiador é preso por três travas que precisam ser afastadas, eu usei chaves de fenda para abrir as travas e deixá-las abertas para poder tirar o radiador.

Alguns tutoriais dizem que dá para empurrar o duto para cima e assim soltar ele do radiador, eu não consegui fazer isso no Picasso. Eu fiz o mesmo que o cara do vídeo que postei fez, a única diferença é que ele foi puxando aos poucos até conseguir uma boa pegada e puxar tudo de vez. Eu já usei uma ferramenta técnica de alta improvisação :lol: :lol: :lol: :lol: que facilitou muito a vida, veja ela na foto.

Imagem

Para colocar no lugar eu fiz a operação inversa, coloquei os o'rings novos nos dutos, encaixei o duto na saída para o cofre do motor, coloquei o radiador novo no sei compartimento mas não empurrei ele todo, só +/- 2/3 dele, só o suficiente para eu poder encaixar os dutos, o encaixe ficou meio enviesado mas a medida que fui empurrando o radiador para dentro o encaixe duto/radiador foi acertando. Tem que empurra o radiador até ele prender nas travas, feito isso é só prender com o parafuso, ele vai acertar qualquer diferença de encaixe que tiver. Ai é só colocar a saída de ar no lugar, a estrutura metálica, o acabamento do cofre do motor os acabamentos internos do carro e recolocar as mangueiras e ser feliz.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiador de ar quente.

#20

Mensagem por Miau » Sex Jul 19, 2019 4:09 pm

rgdl.. esse duto do radiador que você comprou genuíno, é da marca DENSO?

sobre aquilo que vc falou de adaptar o duto removendo um anel metalico, teve que fazer isso nesse novo também ou encaixa diretamente a mangueira nova nele?

pelo valor, 85 bozos, acho que vou reativar o sistema. talvez, até de pra usar minhas mangueiras originais + abraçadeira, não sei.

ahh sim, se possível passa o código da peça, no caso do duto. 6448L2 ?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#21

Mensagem por rgdl » Sáb Jul 20, 2019 1:56 pm

Miau escreveu: rgdl.. esse duto do radiador que você comprou genuíno, é da marca DENSO?
Sim, é DENSO.
Miau escreveu: sobre aquilo que vc falou de adaptar o duto removendo um anel metalico, teve que fazer isso nesse novo também ou encaixa diretamente a mangueira nova nele?
Não precisou, veio sem o anel metálico, é só encaixar a mangueira nova direto nele.
Miau escreveu: pelo valor, 85 bozos, acho que vou reativar o sistema. talvez, até de pra usar minhas mangueiras originais + abraçadeira, não sei.
De fato o valor do duto não foi muito alto, mas no seu lugar eu colocaria as mangueiras novas.
Miau escreveu: ahh sim, se possível passa o código da peça, no caso do duto. 6448L2 ?
O código do duto é esse mesmo, 6448L2.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiador de ar quente.

#22

Mensagem por Miau » Qua Out 16, 2019 10:01 am

só pra constar.. depois de tudo montado, analisando, não fica legal usar as mangueiras antigas pois ficam curtas pela falta do engate, e não parece seguro com abraçadeiras.

acabei comprando o par de mangueiras, que incrivelmente foram bem baratas.. 63,90 e 65,90 bozos.. porém, após minha compra, ficaram um pouco mais caras, 84,90 bozos cada.

Fica a dica pra quem precisar, pois tive extrema dificuldade de achar com preço bom. A loja atende super bem.

https://www.vicconexoes.com.br/produto/ ... sso-20-16v

https://www.vicconexoes.com.br/produto/ ... casso-20-1
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#23

Mensagem por rgdl » Qua Out 16, 2019 10:44 am

Comprou bem barato mesmo, mas a 85 bozos ainda assim estão num bom preço.

Eu até agora estou para entender porque nos Picassos nacionais eles usaram aquele engate que exige o anel metálico uma vez que esse engate sem anel metálica já estava disponível há muito tempo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Estouro do Radiador de ar quente.

#24

Mensagem por Kadurj » Sáb Dez 07, 2019 3:33 pm

Boa tarde! Rgdl... Comprei a mangueira indicada em formato de J porém não usei espigão metálico. Simplesmente cortei uma parte e coloquei direto. Veja.



Qual o risco de usar desta forma? Eu usava tampão mas estava estourando em 6 meses. Vou fazer o teste com essa mangueira em bypass. Abs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#25

Mensagem por rgdl » Dom Dez 08, 2019 12:36 am

Kadurj escreveu:
Sáb Dez 07, 2019 3:33 pm
Qual o risco de usar desta forma?
A princípio eu não vejo nenhum problema, no meu caso eu usei porque, na época, eu achei que seria interessante a mangueira ir até a altura da mangueira do ar quente. Mas depois vi que esse cuidado não era necessário.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Estouro do Radiador de ar quente.

#26

Mensagem por Kadurj » Seg Dez 09, 2019 1:06 pm

Obrigado!! Vamos ver quanto tempo vai durar. Se até lá eu não consertar o ar quente. Rsrs.... Abs.
Kaduh
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jul 16, 2020 6:31 pm
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 16v automático 2005

Re: Estouro do Radiador de ar quente.

#27

Mensagem por Kaduh » Qui Jul 16, 2020 6:37 pm

Pessoal, eu troquei o radiador de arquente, tubos e mangueiras do meu xsara que estava com tampões devido vazamento no radiador de ar quente. Com tudo novo, nenhum vazamento aparece, mas não esquenta o ar do carro de jeito nenhum. Alguém sabe oque pode ser?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Estouro do Radiador de ar quente.

#28

Mensagem por Miau » Qui Jul 16, 2020 7:54 pm

Fez a sangria de ar do sistema pela purga da mangueira de ar quente?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Estouro do Radiador de ar quente.

#29

Mensagem por rgdl » Qui Jul 16, 2020 8:23 pm

Kaduh escreveu:
Qui Jul 16, 2020 6:37 pm
Pessoal, eu troquei o radiador de arquente, tubos e mangueiras do meu xsara que estava com tampões devido vazamento no radiador de ar quente. Com tudo novo, nenhum vazamento aparece, mas não esquenta o ar do carro de jeito nenhum. Alguém sabe oque pode ser?
Veja se o cabo de abertura do ar quente, se seu ar for analógico, não está rompido ou, se seu ar for digital, se o atuador do ar quente está funcionando corretamente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Kaduh
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jul 16, 2020 6:31 pm
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 16v automático 2005

Re: Estouro do Radiador de ar quente.

#30

Mensagem por Kaduh » Qui Jul 16, 2020 10:07 pm

Miau escreveu:
Qui Jul 16, 2020 7:54 pm
Fez a sangria de ar do sistema pela purga da mangueira de ar quente?
Fiz sim, inclusive fiz assim que completei com o fluido de arrefecimento e logo depois de dar uma volta com o carro, pensei que tivesse de esquentar o motor então andei um pouco, com o motor quente vi que o líquido ali na mangueira estava quente pois abri o sangrador até o fluido sair de em jatos sem bolhas...
rgdl escreveu:
Qui Jul 16, 2020 8:23 pm
Kaduh escreveu:
Qui Jul 16, 2020 6:37 pm
Pessoal, eu troquei o radiador de arquente, tubos e mangueiras do meu xsara que estava com tampões devido vazamento no radiador de ar quente. Com tudo novo, nenhum vazamento aparece, mas não esquenta o ar do carro de jeito nenhum. Alguém sabe oque pode ser?
Veja se o cabo de abertura do ar quente, se seu ar for analógico, não está rompido ou, se seu ar for digital, se o atuador do ar quente está funcionando corretamente.
Vou verificar isso amanhã cedo, o meu é analógico, esse cabo é ligado no botão de temperatura do ar, certo? Vou aproveitar que a parte de baixo ainda está desmontada pra ver isso... obrigado pessoal, vocês são feras! Amanhã comento se era de fato isso
Responder