Estouro do Radiador de ar quente.
- Kadurj
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Estouro do Radiador de ar quente.
Jesus.... ... Acho que vou deixar os tampões mesmo...
Brincadeirinha.... Assim que der, vou fazer o mesmo na nave.
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- rgdl
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Estouro do Radiador de ar quente.
Valeu Miau, eu tirei os parafusos da parte frontal inferior do mobile do isqueiro, mas realmente não vi esses parafusos que vc falou que estão próximos ao isqueiro. Quando chegar em casa vou tirar esses parafusos e remover de vez o acabamento.Miau escreveu: rgdl.. essa parte de baixo do console sai inteira, incluindo frontal e laterais de carpete. tem que soltar os parafusos dos acabamentos laterais, parafusos da parte inferior na frontal, bem no pé do porta trecos de baixo, e mais 2 parafusos bem na cara do isqueiro, e o segundo onde seria o isqueiro do outro lado. olhando de baixo pra cima, você vê.
Assim que remover o acabamento vou tirar essa coluna de metal para ver se tem mais algum parafuso no difusor do pé, eu também acho que tem mais um ali. Qualquer coisa posto o que achar.
Não sei se deu para notar na ultima foto que tem um parafuso com marca de aditivo rosa. Esse aditivo rosa era um Paraflu orgânico que eu comprei achando que era a base de monoetilenoglicol mas era de polímero. Tão logo percebi o erro fui juntando grana para trocar e voltei ao bom e velho Petronas Colant UP, isso já faz mais de 6 meses. Já estava vazando desde essa época e estou desconfiado de que o aditivo de polímero ajudou a aumentar ainda mais o problema.
Faça kadu, assim que puder, mas faça vc mesmo, dá um pouco de trabalho mas no final dá também a satisfação de ter feito um bom trabalho.
Vc vai ter um gasto a mais pois vai ter que comprar as mangueiras do ar quente, mas isso vc pode comprar aos poucos... uma mangueira hoje, outra mes que vem, em outro mês os dutos... até vc ter o material todo. Lembrando que a mangueira vc pode comprar no ML da marca Cauplas. A Cauplas é a fornecedora da PSA na Argentina, então é como estar comprando mangueira genuína.
Vou continuar a luta, hoje vou tirar o restante do acabamento seguindo a dica do Miau, mas só isso, como vou precisar do carro amanhã talvez só mexa no carro no final de semana.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- gabriel_mupe
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Estouro do Radiador de ar quente.
Rapaz, vai dar um trabalhinho! Igual fio de roupa, puxou um pouco, mais um pouco e mais um pouco.. se ferrou! rsrs
Mas a satisfação é o que importa!
Logo menos vou trocar uma parte do interior do xantia, vamos ver como me saio! Vou abrir um topico mais pra frente
Abs
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- rgdl
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Estouro do Radiador de ar quente.
Seguinte, consegui fazer a troca do radiador. Não é tão complicado quanto parece, a maior dificuldade mesmo é a falta de espaço.
Bom não tirei todas as fotos que queria, na empolgação do conserto acabei esquecendo de tirar, mas acho que dá para ilustrar com as que tirei.
Sobre remover o acabamento, é o que o Miau falou, o mobile onde fica o acendedor de cigarros tem 4 parafusos, dois são fáceis de ver, basta remover o porta trecos que eles estão de cara, mas tem mais dois, um que fica bem na direção do próprio acendedor e outro que só dá para ter acesso removendo o acabamento do outro lado do acendedor. Só dá para ver esses parafusos olhando de baixo para cima. Tirado esses quatro parafusos do mobile e os parafusos dos acabamentos laterais sai tudo bem fácil.
Como disse no início do tópico existe no YouTube vários tutoriais para carros como o C4, C3, 206 e outros e as dicas que estão neles são muito boas, por isso vale a pena ver. O melhor que achei foi esse ai de baixo.
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=kKzVNAd-8Zk[/bbvideo]
Na prática esses tutoriais servem bem, então só vou postar aqui as poucas peculiaridades do Picasso, pois ele tem uma saída de ar na reta do radiador e uma estrutura metálica que impede a remoção do duto de água, na foto abaixo mostra bem o que estou falando.
Primeiro, vamos ver o parafuso fantasma da saída de ar dos pés. Em post anterior eu falei sobre essa saída e da possibilidade de ter um parafuso que eu não estava vendo.
Ela realmente tem três parafusos, mas o terceiro não está atrás da estrutura metálica, ele está escondido pela aba da própria saída. Se vcs observarem bem a foto acima vão ver que a saída tem três pequenos chanfros redondos, o terceiro parafuso vc tem aceso por um deles. Tirando ele basta empurrar para frente e girar que sai. A foto abaixo mostra já sem a saída de ar.
A segunda coisa a se fazer é remover a estrutura metálica, para isso eu usei uma chave catraca com soquete de 14mm. É relativamente fácil remover a dificuldade é mesma para tudo, a falta de espaço.
Removido a saída de ar e a estrutura metálica agora é remover os parafusos que prendem o duto e o radiador. O que prende o duto é esse da foto abaixo. Diferente de outros carros o parafuso do duto no Picasso não tem nada atrapalhando sua remoção. Já o parafuso que prende o radiador é o que está rosa na primeira foto.
Removeu tudo isso agora vamos remover o parafuso que prende o acabamento no cofre do motor. Ali é bem simples uma chave Torks 20 é o suficiente. Tirado o parafuso é só remover o acabamento metálico e o de borracha ai fica assim como na foto.
Agora já se pode remover o radiador. Lembrando que o radiador é preso por três travas que precisam ser afastadas, eu usei chaves de fenda para abrir as travas e deixá-las abertas para poder tirar o radiador.
Alguns tutoriais dizem que dá para empurrar o duto para cima e assim soltar ele do radiador, eu não consegui fazer isso no Picasso. Eu fiz o mesmo que o cara do vídeo que postei fez, a única diferença é que ele foi puxando aos poucos até conseguir uma boa pegada e puxar tudo de vez. Eu já usei uma ferramenta técnica de alta improvisação que facilitou muito a vida, veja ela na foto.
Para colocar no lugar eu fiz a operação inversa, coloquei os o'rings novos nos dutos, encaixei o duto na saída para o cofre do motor, coloquei o radiador novo no sei compartimento mas não empurrei ele todo, só +/- 2/3 dele, só o suficiente para eu poder encaixar os dutos, o encaixe ficou meio enviesado mas a medida que fui empurrando o radiador para dentro o encaixe duto/radiador foi acertando. Tem que empurra o radiador até ele prender nas travas, feito isso é só prender com o parafuso, ele vai acertar qualquer diferença de encaixe que tiver. Ai é só colocar a saída de ar no lugar, a estrutura metálica, o acabamento do cofre do motor os acabamentos internos do carro e recolocar as mangueiras e ser feliz.
Bom não tirei todas as fotos que queria, na empolgação do conserto acabei esquecendo de tirar, mas acho que dá para ilustrar com as que tirei.
Sobre remover o acabamento, é o que o Miau falou, o mobile onde fica o acendedor de cigarros tem 4 parafusos, dois são fáceis de ver, basta remover o porta trecos que eles estão de cara, mas tem mais dois, um que fica bem na direção do próprio acendedor e outro que só dá para ter acesso removendo o acabamento do outro lado do acendedor. Só dá para ver esses parafusos olhando de baixo para cima. Tirado esses quatro parafusos do mobile e os parafusos dos acabamentos laterais sai tudo bem fácil.
Como disse no início do tópico existe no YouTube vários tutoriais para carros como o C4, C3, 206 e outros e as dicas que estão neles são muito boas, por isso vale a pena ver. O melhor que achei foi esse ai de baixo.
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=kKzVNAd-8Zk[/bbvideo]
Na prática esses tutoriais servem bem, então só vou postar aqui as poucas peculiaridades do Picasso, pois ele tem uma saída de ar na reta do radiador e uma estrutura metálica que impede a remoção do duto de água, na foto abaixo mostra bem o que estou falando.
Primeiro, vamos ver o parafuso fantasma da saída de ar dos pés. Em post anterior eu falei sobre essa saída e da possibilidade de ter um parafuso que eu não estava vendo.
Ela realmente tem três parafusos, mas o terceiro não está atrás da estrutura metálica, ele está escondido pela aba da própria saída. Se vcs observarem bem a foto acima vão ver que a saída tem três pequenos chanfros redondos, o terceiro parafuso vc tem aceso por um deles. Tirando ele basta empurrar para frente e girar que sai. A foto abaixo mostra já sem a saída de ar.
A segunda coisa a se fazer é remover a estrutura metálica, para isso eu usei uma chave catraca com soquete de 14mm. É relativamente fácil remover a dificuldade é mesma para tudo, a falta de espaço.
Removido a saída de ar e a estrutura metálica agora é remover os parafusos que prendem o duto e o radiador. O que prende o duto é esse da foto abaixo. Diferente de outros carros o parafuso do duto no Picasso não tem nada atrapalhando sua remoção. Já o parafuso que prende o radiador é o que está rosa na primeira foto.
Removeu tudo isso agora vamos remover o parafuso que prende o acabamento no cofre do motor. Ali é bem simples uma chave Torks 20 é o suficiente. Tirado o parafuso é só remover o acabamento metálico e o de borracha ai fica assim como na foto.
Agora já se pode remover o radiador. Lembrando que o radiador é preso por três travas que precisam ser afastadas, eu usei chaves de fenda para abrir as travas e deixá-las abertas para poder tirar o radiador.
Alguns tutoriais dizem que dá para empurrar o duto para cima e assim soltar ele do radiador, eu não consegui fazer isso no Picasso. Eu fiz o mesmo que o cara do vídeo que postei fez, a única diferença é que ele foi puxando aos poucos até conseguir uma boa pegada e puxar tudo de vez. Eu já usei uma ferramenta técnica de alta improvisação que facilitou muito a vida, veja ela na foto.
Para colocar no lugar eu fiz a operação inversa, coloquei os o'rings novos nos dutos, encaixei o duto na saída para o cofre do motor, coloquei o radiador novo no sei compartimento mas não empurrei ele todo, só +/- 2/3 dele, só o suficiente para eu poder encaixar os dutos, o encaixe ficou meio enviesado mas a medida que fui empurrando o radiador para dentro o encaixe duto/radiador foi acertando. Tem que empurra o radiador até ele prender nas travas, feito isso é só prender com o parafuso, ele vai acertar qualquer diferença de encaixe que tiver. Ai é só colocar a saída de ar no lugar, a estrutura metálica, o acabamento do cofre do motor os acabamentos internos do carro e recolocar as mangueiras e ser feliz.
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rgdl.. esse duto do radiador que você comprou genuíno, é da marca DENSO?
sobre aquilo que vc falou de adaptar o duto removendo um anel metalico, teve que fazer isso nesse novo também ou encaixa diretamente a mangueira nova nele?
pelo valor, 85 bozos, acho que vou reativar o sistema. talvez, até de pra usar minhas mangueiras originais + abraçadeira, não sei.
ahh sim, se possível passa o código da peça, no caso do duto. 6448L2 ?
sobre aquilo que vc falou de adaptar o duto removendo um anel metalico, teve que fazer isso nesse novo também ou encaixa diretamente a mangueira nova nele?
pelo valor, 85 bozos, acho que vou reativar o sistema. talvez, até de pra usar minhas mangueiras originais + abraçadeira, não sei.
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Sim, é DENSO.
Não precisou, veio sem o anel metálico, é só encaixar a mangueira nova direto nele.
De fato o valor do duto não foi muito alto, mas no seu lugar eu colocaria as mangueiras novas.
O código do duto é esse mesmo, 6448L2.
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só pra constar.. depois de tudo montado, analisando, não fica legal usar as mangueiras antigas pois ficam curtas pela falta do engate, e não parece seguro com abraçadeiras.
acabei comprando o par de mangueiras, que incrivelmente foram bem baratas.. 63,90 e 65,90 bozos.. porém, após minha compra, ficaram um pouco mais caras, 84,90 bozos cada.
Fica a dica pra quem precisar, pois tive extrema dificuldade de achar com preço bom. A loja atende super bem.
https://www.vicconexoes.com.br/produto/ ... sso-20-16v
https://www.vicconexoes.com.br/produto/ ... casso-20-1
acabei comprando o par de mangueiras, que incrivelmente foram bem baratas.. 63,90 e 65,90 bozos.. porém, após minha compra, ficaram um pouco mais caras, 84,90 bozos cada.
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Estouro do Radiador de ar quente.
Comprou bem barato mesmo, mas a 85 bozos ainda assim estão num bom preço.
Eu até agora estou para entender porque nos Picassos nacionais eles usaram aquele engate que exige o anel metálico uma vez que esse engate sem anel metálica já estava disponível há muito tempo.
Eu até agora estou para entender porque nos Picassos nacionais eles usaram aquele engate que exige o anel metálico uma vez que esse engate sem anel metálica já estava disponível há muito tempo.
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Estouro do Radiador de ar quente.
Boa tarde! Rgdl... Comprei a mangueira indicada em formato de J porém não usei espigão metálico. Simplesmente cortei uma parte e coloquei direto. Veja.
Qual o risco de usar desta forma? Eu usava tampão mas estava estourando em 6 meses. Vou fazer o teste com essa mangueira em bypass. Abs.
Qual o risco de usar desta forma? Eu usava tampão mas estava estourando em 6 meses. Vou fazer o teste com essa mangueira em bypass. Abs.
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Estouro do Radiador de ar quente.
A princípio eu não vejo nenhum problema, no meu caso eu usei porque, na época, eu achei que seria interessante a mangueira ir até a altura da mangueira do ar quente. Mas depois vi que esse cuidado não era necessário.
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- Kadurj
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Estouro do Radiador de ar quente.
Obrigado!! Vamos ver quanto tempo vai durar. Se até lá eu não consertar o ar quente. Rsrs.... Abs.
-
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Re: Estouro do Radiador de ar quente.
Pessoal, eu troquei o radiador de arquente, tubos e mangueiras do meu xsara que estava com tampões devido vazamento no radiador de ar quente. Com tudo novo, nenhum vazamento aparece, mas não esquenta o ar do carro de jeito nenhum. Alguém sabe oque pode ser?
- Miau
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Re: Estouro do Radiador de ar quente.
Fez a sangria de ar do sistema pela purga da mangueira de ar quente?
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Re: Estouro do Radiador de ar quente.
Veja se o cabo de abertura do ar quente, se seu ar for analógico, não está rompido ou, se seu ar for digital, se o atuador do ar quente está funcionando corretamente.
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Re: Estouro do Radiador de ar quente.
Fiz sim, inclusive fiz assim que completei com o fluido de arrefecimento e logo depois de dar uma volta com o carro, pensei que tivesse de esquentar o motor então andei um pouco, com o motor quente vi que o líquido ali na mangueira estava quente pois abri o sangrador até o fluido sair de em jatos sem bolhas...
Vou verificar isso amanhã cedo, o meu é analógico, esse cabo é ligado no botão de temperatura do ar, certo? Vou aproveitar que a parte de baixo ainda está desmontada pra ver isso... obrigado pessoal, vocês são feras! Amanhã comento se era de fato isso