Calço Hidráulico Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
jdvictor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 27, 2019 2:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v Auto 2006

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#1

Mensagem por jdvictor » Seg Mai 27, 2019 2:43 pm

Boa tarde pessoal... tenho um Xsara Picasso 2.0 automático 2006 e por duas vezes sofri com calço hidráulico, nas duas vezes entortou as bielas graças a Deus não chegou a afetar o bloco do motor, porém nas duas vezes a água entrou pela caixa do filtro de ar, ela é grande e vai aproximadamente até a altura da roda... ou seja em um bolsão d’água com meia roda de altura ele suga a água e joga pra dentro do motor... eu retirei esta caixa do filtro original e estou usando filtro esportivo K&N.... gostaria de saber se mais alguém teve esse problema, gastei uma grana considerável! Abcs a todos!


JDVictor
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#2

Mensagem por rgdl » Seg Mai 27, 2019 3:23 pm

O sistema de sucção de ar de seu carro está com problema.

Veja, a caixa do filtro de Ar fica conectada numa caixa de ressonância essa caixa de ressonância fica conectada a um esnórquel cuja entrada de ar fica na altura da caixa de fusíveis BSM. Se todo o sistema está bem vedado não tem como entrar água pela caixa do filtro de ar e dar calço hidráulico.

Eu mesmo já enfrentei alagamentos e já tive problemas com isso mas nunca calço hidráulico, os problemas que tive foi por ter molhado o chicote, alternador e conectores de vários sensores mas calço hidráulico nunca.

De qualquer forma, não se pode aventurar a enfrentar alagamento, se o nível da água passou do meio da roda é encostar o carro e deixar a água baixar.

Segue abaixo o uma foto de como é o sistema de sucção de ar do Picasso.

Imagem

Os itens 8, 9 e 10 tem que estar perfeitamente unidos e vedados, então é bom dar uma boa olhada nisso. O meu eu refiz todas as conexões vedando tudo bem com silicone.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#3

Mensagem por giovane s » Seg Mai 27, 2019 7:17 pm

Notei água na caixa inferior (9 na imagem) e 1 parafuso que deixei cair, mas sem calço hidraulico, particularmente não gosto do sistema de admissão do xsara picasso que tem muitas emendas.
jdvictor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 27, 2019 2:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v Auto 2006

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#4

Mensagem por jdvictor » Seg Mai 27, 2019 8:11 pm

Qual seria esse problema de sucção? Sugando ar demais ou com muita força? Como reparar?
Estou com filtro esportivo da KN... provisoriamente acredito que solucionei o problema, já não existe mais essas emendas as quais vc citou... mas se realmente há um problema na sucção eu gostaria de resolvê-lo pois gosto do carro e não quero ter que me desfazer dele!
JDVictor
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#5

Mensagem por Miau » Ter Mai 28, 2019 9:59 am

Todas as uniões tem vedações.. O problema é que retiram a caixa do filtro de ar pra alguma manutenção, e depois não conferem se ela ficou bem encaixada na caixa de ressonância. Sempre que preciso tirar, ao reencaixar, apoio a caixa de ressonância contra a do filtro e da pra sentir o encaixe. É geralmente por ai que a água entra.

Lembrando que o carro não é carro anfíbio.. Hehe.. Mas de qualquer forma, mesmo parado num alagamento, se n tiver bem vedada as uniões, a agua infiltra e se acumula nessa curva inferior.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#6

Mensagem por rgdl » Ter Mai 28, 2019 10:06 am

jdvictor escreveu: já não existe mais essas emendas as quais vc citou...
No seu carro não tem mais a caixa de ressonância e nem o bocal de admissão (esnórquel)? Se não tem é por isso que vc vai ter sempre problema.

Eu não gosto muito desses filtros esportivos, eles são uma boa solução de emergência para casos como o seu, mas o padrão original tem que ser restabelecido logo que for possível.

Ainda mais em motores como o do Picasso que usa sensor do tipo MAP. No motor de nosso carro a quantidade de ar admitida é medida pela pressão constante na Admissão, isso é importante porque a central de injeção usa esse valor para regular o ponto de injeção, mantendo a economia de combustível e a emissão de poluentes em níveis aceitáveis.

O problema de filtros esportivos é que eles podem ser ou mais ou menos restritivos para a passagem de ar do que o filtro original, seja um caso ou outro o resultado é que o sensor MAP vai pegar a diferença de pressão na admissão e informar isso para a central que vai modificar o ponto de injeção dos bicos para compensar, o resultado prático é que o motor pode ficar menos econômico.

Assim que puder restabeleça o padrão original.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#7

Mensagem por rgdl » Ter Mai 28, 2019 10:13 am

giovane s escreveu:Notei água na caixa inferior (9 na imagem) e 1 parafuso que deixei cair, mas sem calço hidraulico, particularmente não gosto do sistema de admissão do xsara picasso que tem muitas emendas.
Realmente tem mesmo. mas se fizer uma boa inspecionada de vez em quando ele não vai dar problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#8

Mensagem por rgdl » Ter Mai 28, 2019 10:19 am

Miau escreveu:Todas as uniões tem vedações.. O problema é que retiram a caixa do filtro de ar pra alguma manutenção, e depois não conferem se ela ficou bem encaixada na caixa de ressonância. Sempre que preciso tirar, ao reencaixar, apoio a caixa de ressonância contra a do filtro e da pra sentir o encaixe. É geralmente por ai que a água entra.

Lembrando que o carro não é carro anfíbio.. Hehe.. Mas de qualquer forma, mesmo parado num alagamento, se n tiver bem vedada as uniões, a agua infiltra e se acumula nessa curva inferior.
Ralmente Miau, essa união da caixa do filtro de ar com a caixa de ressonância é o maior vilão dessa história.

Porém, é bom dar uma boa olhada no bocal de entrada de ar, pois ali também tem uma emenda e ele não é um tubo plastico inteiriço. O bocal de admissão é feito por um tubo sanfonado de material corrugado (não lembro se é de papel, ou outro material, mas não é plastico) unido a duas conexões plasticas por uma abraçadeira de plastico, algo bem precário. Esse tudo sanfonado é protegido por um plastico finíssimo.

Tem que ver se o plastico de proteção não está podre e rever as conexões todas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#9

Mensagem por giovane s » Ter Mai 28, 2019 10:45 am

A curva inferior acumula água, areia, pega ar quente de trás do radiador e condensador do AC, mas não tenho certeza se o motor é capaz de admitir água desta caixa.

Meu carro entrava água entre o capô do motor e a grelha, e pingava em cima da capa do motor.
Acredito que pode acumular água entre o bloco e o coletor de admissão e se as juntas do coletor não estiverem boas a água vai para dentro do cilindro devido a inclinação do motor.

Acho que o amigo deveria deixar o carro na chuva e verificar se está entrando água neste local.
jdvictor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 27, 2019 2:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v Auto 2006

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#10

Mensagem por jdvictor » Qua Mai 29, 2019 10:11 am

Então seria melhor comprar um sistema novo... estou considerando juntar uma grana e comprar peça original na concessionária... já esse bocal de admissão (esnórquel) que você citou, qual seria ele na foto do sistema que você enviou? O meu filtro está ligado direto na mangueira n 06 da foto...
Anexos
9501C1A2-2CFE-4B57-8644-1096DAAF7725.jpeg
JDVictor
jdvictor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 27, 2019 2:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v Auto 2006

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#11

Mensagem por jdvictor » Qua Mai 29, 2019 10:19 am

Não está entrando pelo capô não... qdo o Mecanico verificou a caixa do filtro ela estava inundada de água. Depois removeu todo o sistema e o mesmo estava completamente encharcado.
giovane s escreveu:A curva inferior acumula água, areia, pega ar quente de trás do radiador e condensador do AC, mas não tenho certeza se o motor é capaz de admitir água desta caixa.

Meu carro entrava água entre o capô do motor e a grelha, e pingava em cima da capa do motor.
Acredito que pode acumular água entre o bloco e o coletor de admissão e se as juntas do coletor não estiverem boas a água vai para dentro do cilindro devido a inclinação do motor.

Acho que o amigo deveria deixar o carro na chuva e verificar se está entrando água neste local.
JDVictor
jdvictor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 27, 2019 2:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v Auto 2006

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#12

Mensagem por jdvictor » Qua Mai 29, 2019 10:36 am

Rgdl... o problema se deu por 2x com o sistema original, depois dessas duas ocorrências foi que eu retirei o sistema original... vou pesquisar na concessionária o valor de um novo, vou tentar ao máximo não colocar peças paralelas no carro, por enquanto vou deixar o esportivo.
rgdl escreveu:
jdvictor escreveu: já não existe mais essas emendas as quais vc citou...
No seu carro não tem mais a caixa de ressonância e nem o bocal de admissão (esnórquel)? Se não tem é por isso que vc vai ter sempre problema.

Eu não gosto muito desses filtros esportivos, eles são uma boa solução de emergência para casos como o seu, mas o padrão original tem que ser restabelecido logo que for possível.

Ainda mais em motores como o do Picasso que usa sensor do tipo MAP. No motor de nosso carro a quantidade de ar admitida é medida pela pressão constante na Admissão, isso é importante porque a central de injeção usa esse valor para regular o ponto de injeção, mantendo a economia de combustível e a emissão de poluentes em níveis aceitáveis.

O problema de filtros esportivos é que eles podem ser ou mais ou menos restritivos para a passagem de ar do que o filtro original, seja um caso ou outro o resultado é que o sensor MAP vai pegar a diferença de pressão na admissão e informar isso para a central que vai modificar o ponto de injeção dos bicos para compensar, o resultado prático é que o motor pode ficar menos econômico.

Assim que puder restabeleça o padrão original.
JDVictor
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Calço Hidráulico Xsara Picasso

#13

Mensagem por Miau » Qua Mai 29, 2019 11:28 pm

Nao precisa comprar as peças se vc tiver as antigas e não estiverem danificadas.

Praticamente vc só compra a borracha q vai na união entre a caixa do filtro e a ressonadora.. Item 10.

Mas verifica antes, geralmente é o q eu falei.. Mal encaixada
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder