Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
idemarjijf
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Abr 19, 2019 11:49 am
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 16v 2010/11

Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

#1

Mensagem por idemarjijf » Qui Mai 16, 2019 10:41 am

Bom dia Senhores,

Tenho um C4 Picasso 2010/2011 automático AL4. Mandei fazer o câmbio em uma oficina especializada porque não tava bom. Com uma semana dirigindo o carro, eu tive que ir de uma cidade a outra, fui em velocidade alta, o sistema não acusou nada e de repente o carro cortou o motor... parei no acostamento e vi que tava saindo fumaça do motor quando abri o capo tava pegando fogo, consegui controlar o fogo mas não sei os danos que pode ter causado e nem o que causou o fogo, mas depois que voltei pra casa com o carro no guincho, percebi um vazamento de óleo em baixo do motor na parte de trás que antes não tinha. Se eu forcei devido a alta velocidade, pode ter estourado alguma coisa no câmbio que o fez vazar óleo que em contato com as partes quentes do motor pegou fogo? Isso pode ter acontecido com esse Câmbio AL4? O Carro ainda tem conserto? será que prejudicou o motor ou só as partes de plástico e a fiação? Eu ainda não mandei pra oficina pq fica a 340 km e só o frete do guincho é 1200, eu tô me preparando ainda. fotos em Anexo com boa resolução.
Anexos
Motor Foto 7
Motor Foto 7
Motor Foto 6
Motor Foto 6
Motor Foto 5
Motor Foto 5
Motor Foto 4
Motor Foto 4
Motor Foto 3
Motor Foto 3
Motor Foto 2
Motor Foto 2
Motor Foto 1
Motor Foto 1


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

#2

Mensagem por giovane s » Qui Mai 16, 2019 6:17 pm

Parece que o fogo se concentrou no conector da mangueira de combustível com a flauta dos bicos injetores.

A bomba de combustível tem uma válvula de alívio que mantem a pressão em 3,5 BAR, se falhar não sei se as mangueiras aguentam a pressão máxima gerada pela bomba ou se desengataram a mangueira para remover o câmbio e não conectaram corretamente.

O motor pode ter cortado pela desconexão desta mangueira.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

#3

Mensagem por giovane s » Qui Mai 16, 2019 6:17 pm

Parece que o fogo se concentrou no conector da mangueira de combustível com a flauta dos bicos injetores.

A bomba de combustível tem uma válvula de alívio que mantem a pressão em 3,5 BAR, se falhar não sei se as mangueiras aguentam a pressão máxima gerada pela bomba ou se desengataram a mangueira para remover o câmbio e não conectaram corretamente.

O motor pode ter cortado pela desconexão desta mangueira.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

#4

Mensagem por rgdl » Sex Mai 17, 2019 11:24 am

Pelas fotos vou na mesma linha do colega giovane, parece que o fogo começou da área da flauta. eles podem ter dado algum mole na hora de reconectar a mangueira de combustível ou a pressão fez vazar combustível pelos o'rings dos bicos.

O óleo do cambio não deve ter sido o vilão porque para o óleo pegar fogo ele tem que entrar em contato com uma parte quente do motor em boa quantidade, gotejamento só causa muita fumaça. A unica parte quente o suficiente para inflamar o óleo é o escapamento e não tem como o óleo do cambio ir parar lá.

Para saber se o motor ainda tem concerto só levando numa retífica.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

#5

Mensagem por giovane s » Sáb Mai 18, 2019 9:33 am

Na imagem "Motor Foto 6" aparece a mola de uma válvula de alívio de pressão do coletor de admissão (ela está em cima do filtro de óleo entre o alternador e o coletor de admissão).

Para derreter a parte de baixo do coletor de admissão você deve ter tido pré ignição com retorno de chama.

Quando o motor tem problema eletrônico o AL4 entra em emergência.
O AL4 precisa da posição da borboleta, da temperatura de água e do sensor de fase do cabeçote.
Não tinha nenhum código de erro quando fez o AL4?
Responder