Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
guilhermesilva3012
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Ago 08, 2018 3:04 pm
Nome: Guilherme Silva
Localização: Ilhabela-SP
Modelos Citroën: Citroen Picasso 2.0 16V GX

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#1

Mensagem por guilhermesilva3012 » Ter Mai 07, 2019 11:47 am

Bom Dia Galera do fórum!
Estou com um problema no meu carro que antes não tinha e passei a ter. Meu carro começou a acionar a ventoinha e fazer um barulho alto tipo de turbina sabe, coisa que antes não fazia. O sensor de temperatura do painel sempre fica com 2 pontinhos. Quando estou com o carro parado e ligado a ventoinha aciona e o carro desliga. Depois fica horrível para pegar, chega a virar a chave e o painel apagar literalmente. Ao andar com ele roda normalmente, não baixa água, não tem vazamento, o problema é parar no transito ou em casa quando chego, é acionar a ventoinha e ele desliga o carro. Alguém ja teve ou tem esse problema e consegue me ajudar a resolver? Já tem umas 2 semanas que estou rodando assim.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#2

Mensagem por Miau » Ter Mai 07, 2019 3:30 pm

está me parecendo bateria ruim.

outra é que o carro deveria estar com 3 pontos depois de quente.. se está com 2, provavelmente está sem a válvula termostática ou a mesma está travada aberta, acarretando em maior consumo devido ao motor trabalhar abaixo da temperatura de serviço
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#3

Mensagem por rgdl » Qua Mai 08, 2019 10:33 am

Seu ar condicionado está ligado quando isso acontece?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
guilhermesilva3012
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Ago 08, 2018 3:04 pm
Nome: Guilherme Silva
Localização: Ilhabela-SP
Modelos Citroën: Citroen Picasso 2.0 16V GX

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#4

Mensagem por guilhermesilva3012 » Sex Mai 10, 2019 9:49 am

Fala parceiro beleza?
A bateria foi trocada, ontem fizemos testes nela, a mesma está com Amperagem correta. Sobre a válvula termostática ele tem sim, porém não troquei ela. Será que pode ser isso?
guilhermesilva3012
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Ago 08, 2018 3:04 pm
Nome: Guilherme Silva
Localização: Ilhabela-SP
Modelos Citroën: Citroen Picasso 2.0 16V GX

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#5

Mensagem por guilhermesilva3012 » Sex Mai 10, 2019 9:51 am

Ar condicionado desligado. Sempre quando diminuo a velocidade, seja para manobrar, ou no transito quando ele arma a ventoinha já arma em alta e desliga o carro. Inclusive para pegar depois é um transtorno, o carro demora a pegar chegando até apagar o painel quando viro a chave para dar partida.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#6

Mensagem por Miau » Sex Mai 10, 2019 12:13 pm

Então pelo que entendo, acho que a resistência da ventoinha relativo ao estágio de baixa rotação está com o fusível queimado. É o mais comum de acontecer.

Para acessar, tem que remover o para-choque frontal

Constatando que está ruim, você pode trocar a resistência ou apenas o fusível da mesma. Fiz um tópico sobre isso.

Após resolver isso tendo o estágio da lenta funcionando, você deve verificar o fusível MAXI da ventoinha na caixa de fusíveis sob o capô, fica na parte inferior do BSM e verificar o possível derretimento do fusível e soquete. Também tem tópico sobre isso.

Resolvidas essas duas questões.. verifique se a temperatura fica em 3 traços ao invés de 2. Caso ainda fique em 2, então há problema na sua válvula.

Veja. Se o carro desliga painel ao tentar dar partida, é porque algo está consumindo corrente demais e a bateria não esta dando conta, arriando a voltagem. Talvez seja mal contato nos bornes da bateria ou nos pontos de aterramento do carro, criando resistência para a corrente chegar no arranque e demais componentes.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Xsara Picasso 2.0 2001 Ventoinha arma e carro desliga

#7

Mensagem por giovane s » Dom Mai 12, 2019 10:04 am

Além do que o Miau falou pode haver algum problema no sensor de temperatura da água do motor.
(Marcar 2 traços e acionar o 2° estágio da ventoinha não é normal)

Eu compraria válvula termostática original.

As resistências da ventoinha ficam atrás do parachoque, a preta é a 1ª velocidade, a resistência entre o 1° e 3° pino é 0,8 Ohms e o erro em scanner é P0485.

Acredito que o AC não funcione corretamente sem a 1ª velocidade da ventoinha, a não ser em rodovia.
Responder