C4 Grand Picasso erro P1160

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
anthonykar
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 10:30 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2013/2014

C4 Grand Picasso erro P1160

#1

Mensagem por anthonykar » Seg Abr 22, 2019 10:55 am

Bom dia amigos do fórum!

Comprei recentemente uma Grand Picasso 13/14. O motor apagou por aspirar água, mas o mesmo agora, graças a Deus, está funcionando tendo somente trocada as velas, porém vou procurar relatar o que já fiz e o que ocorre atualmente.

1 - Substituí as velas de ignição por novas
2- Troquei os anéis de vedação do bicos injetores
3 - Trocado filtro de ar
4 - Trocada a bateria

Quando o carro funcionou na primeira vez consegui dar uma volta e os erros "zeraram", porém ele passou a apresentar o código P1160. Resetado o código o mesmo volta a aparecer.
Antes aparecia quando o carro estava "quente", agora ele apresenta depois de um tempo e quando engreno em D e vou sair, aí entra em modo de emergência, disparando o ventilador e cortando a aceleração.

Após pesquisar no fórum fiz a troca dos anéis de vedação dos bicos injetores, mas o problema persiste.
Não tenho scanner profissional e por receio de deixar em alguma oficina e cair na "armadilha" de ficar trocando peças, gastar rios de dinheiro e não resolver, preferi eu mesmo esgotar as possibilidades.

Peguei um scanner de celular com meu cunhado e rodei o "Piston" e o código é o mesmo P1160 que constou no scanner de uma oficina que levei pra ver o defeito, mas sumiu o defeito P1153. Desconfio do sensor MAP, pois no Piston não aparece a leitura dele quando rodo.

Agradeço a todos que puderem ajudar.

Abcs


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C4 Grand Picasso erro P1160

#2

Mensagem por giovane s » Ter Abr 23, 2019 9:39 am

P1160 é sensor MAP. O AL4 usa a informação de torque teórico calculado pela ECU do motor, acredito que seja necessário o MAP para que este torque seja informado para o AL4.
anthonykar
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 10:30 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2013/2014

C4 Grand Picasso erro P1160

#3

Mensagem por anthonykar » Ter Abr 23, 2019 12:55 pm

Obrigado Giovane pela informação.

Relendo as configurações do scanner, achei o MAP e o mesmo está operante.
Realizando o acompanhamento via scanner vi que o problema que quando atinge a temperatura para disparo da ventoinha a ECU entra em modo emergência, mesmo sem engatar o carro.
Fiz um teste caseiro borrifando água na junta do coletor de admissão e vi pelo scanner que houve diminuição da rotação do motor quando borrifei.
Considerando isso irei trocar a junta e aproveitar e fazer a limpeza completa da admissão e ver se esse erro some.
Mas ainda tenho o "defeito no freio de mão" e no "ESP/ASR", que pelas mensagens que vi poder ser o sensor do pedal de freio ou alavanca de seleção.
Vou atualizando assim que tiver novidades.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C4 Grand Picasso erro P1160

#4

Mensagem por giovane s » Ter Abr 23, 2019 3:37 pm

No meu o P1160 é esporádico como se fosse um mal contato no chicote que conecta ao sensor MAP. Lavei o coletor e troquei as juntas e mesmo assim o defeito volta.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C4 Grand Picasso erro P1160

#5

Mensagem por giovane s » Ter Abr 23, 2019 3:57 pm

Defeito ESP/ASR é freio ABS, o ideal é verificar pelo scanner o erro contido no módulo do ABS.
Pode ser os 4 sensores de velocidades das rodas, as 12 solenóides que modulam a força de frenagem, o motor que gera a pressão no sistema, alimentação positiva e aterramento do módulo ABS.
anthonykar
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 10:30 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2013/2014

C4 Grand Picasso erro P1160

#6

Mensagem por anthonykar » Ter Abr 23, 2019 5:43 pm

Pois é, já li que poderia ser mal contato no pedal de freio, as vezes aparece no painel pra pisar no freio e colocar em "P".
Começo achar que terei que desembolsar trezentão pra fazer um diagnóstico na CSS ou numa oficina especializada em franceses, já que não tenho o Lexia...
Esse fim de semana espero fazer uma geral pra eliminar o P1160 trocando a junta do coletor, agora os outros erros... :/

encontrei essa tabela bem extensa de códigos de erro da PSA, já deve ter alguma no fórum, mas nunca é demais
[https://www.suporte.napro.com.br/knowle ... rticle=223]
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C4 Grand Picasso erro P1160

#7

Mensagem por giovane s » Ter Abr 23, 2019 6:39 pm

Os sensores das rodas pode testar com multímetro, nos conectores dos sensores ou no conector que é ligado ao módulo ABS. Aproximadamente 1600 Ohms.
Se conseguir apagar os erros do módulo ABS pelo scanner que tem é suficiente para determinar se há avarias no módulo, pois imediatamente após a partida o ABS faz um autoteste que dura uns 8 segundos, se for o motor ou as solenóides já vai dar defeito ESP/ASR sem o carro andar, se o defeito aparece com o carro andando é problema nos sensores das rodas.

Muito boa a tabela de erros, mas é só para o motor.

Paguei US$50 no Diagbox, levou 80 dias para chegar. 40 China - Curitiba, 40 Curitiba Porto Alegre. :brflag:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C4 Grand Picasso erro P1160

#8

Mensagem por Miau » Ter Abr 23, 2019 9:47 pm

Olha.. Pra mim o P1160 a descrição diz: vazamento(ar falso) no coletor de admissão.

Então talvez deve-se fazer uma verificação boa em todas as conexões de mangueiras e também nas vedações
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
anthonykar
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 10:30 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2013/2014

C4 Grand Picasso erro P1160

#9

Mensagem por anthonykar » Qua Abr 24, 2019 9:01 am

Bom dia!


Do alto da minha curiosidade fiz uma busca na Playstore pelo termo "scanner automotivo Citroen" e surgiu o aplicativo "FAPlite". Sem nada a perder instalei e agora de manhã com meu adaptador ODBII do meu cunhado de R$50,00 fiz a conexão e pra minha surpresa qual o código que apareceu?

P0627 Fuel Pump A Control Circuit /Open

E mais um outro que erroneamente não anotei :|

Fiz o reset dos mesmos e o defeito sumiu!
Rodei com o carro um pouco e até agora nada.

Verei se consigo adquirir a versão completa, mas só tem na Amazon e verei se consigo comprar.

Mas de início já deixa uma boa impressão, visto que o defeito é muito diferente dos scanners convencionais, inclusive da oficina que levei inicialmente.

Tem módulo pra resetar o contador do óleo e outras funções na versão paga e outras funcionalidades.

Mas agradeço a disposição em ajudar, mas vemos como os carros da PSA dependem de um bom scanner.

# giovane - Verei agora a situação do ESP/ASR, o erro é logo quando liga mesmo e conseguindo versão paga eu consiga ver algo.

Em breve mais novidades!!

Link do app na Playstore: https://play.google.com/store/apps/deta ... e&hl=pt_BR

Link na Amazon: https://www.amazon.com.br/FAPlite-Citro ... B01L5T5AU4
anthonykar
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 22, 2019 10:30 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2013/2014

C4 Grand Picasso erro P1160

#10

Mensagem por anthonykar » Sáb Mai 04, 2019 10:02 am

Só atualizando..

O carro não apresentou mais código de erros referente a injeção e não entrou mais em modo de emergência.
Única coisa que quando frio a lenta está oscilante e as vezes o motor morre. Como peguei o carro já com combustível no tanque vou esperar zerar pra ver se é algum problema relacionado a ele.

Em relação ao FAP, consegui adquirir na Amazon, tem que baixar o App deles pra poder comprar, paguei R$32,00

Funcionou no meu carro C4 Grand Picasso 2014.

Ele realiza alguns testes como:
- Bomba de combustível
- Bicos injetores
- TBI

E também da pra mudar o contador quando se troca o óleo do câmbio.

O erro "Defeito Freio de Mão", que interferia no ABS, ASP/ESR, sumiu depois que troquei a correia dentada, não sei se porque a roda dianteira direita foi removida...
O freio não estava acionando/desacionando, após algumas insistências voltou a funcionar e os erros desapareceram. Segunda vou em um mecânico de confiança e passar pelo scanner pra verificar geral.

Por enquanto é isso!
Jhenrique
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Out 31, 2018 12:38 am
Modelos Citroën: Xsara picasso

C4 Grand Picasso erro P1160

#11

Mensagem por Jhenrique » Dom Mai 05, 2019 8:28 pm

Mal comprou o carro e já vive esse pesadelo.
Responder