Ventilação interna não funciona

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
thibramar
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mar 15, 2019 10:40 am
Modelos Citroën: Grand Picasso

Ventilação interna não funciona

#1

Mensagem por thibramar » Sex Mar 15, 2019 10:48 am

Bom dia amigos, estou com um problema há mais de 2 meses e sofrendo nesse calor escaldante. Meu sistema de ventilação interna dianteiro parou. O compressor arma, gela a tubulação do ar condicionado, mas não ventila no interior do carro, somente nos passageiros dos bancos traseiros. Troquei o relé verde da caixa de fusível do motor e não resolveu. Verifiquei os fusíveis internos e tudo ok. Desmontei o motor da ventilação debaixo do porta luvas e não tem conectores derretidos ou rompidos, no entanto, fiz um teste, liguei o motor do ventilador direto em uma bateria reserva e funcionou. Com esse teste percebi que não está chegando corrente no chicote do motor de ventilação. Alguma sugestão de como devo proceder?

Obrigado!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Ventilação interna não funciona

#2

Mensagem por rgdl » Seg Mar 25, 2019 4:47 pm

Se seu ar for analógico o principal suspeito é a resistência que controla as velocidades do ventilador interno. Eu fiz um tutorial mostrando onde ela fica e como trocar nesse link = Troca da resistência do ar condicionado analógico

Se o seu ar for digital não tem resistência mas um regulador de tensão que faz o mesmo trabalho da resistência. Ele fica preso na carcaça do ventilador interno, procure por essa peça:

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Marvila
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 05, 2022 10:21 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge 2019 THP

Re: Ventilação interna não funciona

#3

Mensagem por Marvila » Qui Jan 06, 2022 8:51 pm

Caro rgdl, poderia tentar me ajudar?! Meu carro é um C4 Lounge Feel 2019 1.6 thp. O ar é digital dual zone. Qd faço grandes percursos o fluxo do ar diminui e mesmo aumentando para o 3 ou 4 não sai vento nenhum e olha q no 1 já me atende. Aí eu desligo e ar e ligo uns 20 minutos depois e volta a funcionar normalmente. Parece q algo congelou e não dá passagem de ar. Qd desligo derrete e depois o fluxo volta ao normal. O q será q pode estar acontecendo?! É problema do compressor?! Problema da Valvula Torre?! Ou algum outra peça q regula temperatura/vazão/pressão??? Aí depois desse problema no ar, meu display da multimídia começou a falhar e não aceitar comandos no touch screen. Será q é a umidade ou água do descongelamento q tá pingando por cima dos cabos e causando isso??? Alguém já passou por esse tipo de problema???
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Ventilação interna não funciona

#4

Mensagem por giovane s » Qui Jan 06, 2022 9:29 pm

Marvila escreveu:
Qui Jan 06, 2022 8:51 pm
Caro rgdl, poderia tentar me ajudar?! Meu carro é um C4 Lounge Feel 2019 1.6 thp. O ar é digital dual zone. Qd faço grandes percursos o fluxo do ar diminui e mesmo aumentando para o 3 ou 4 não sai vento nenhum e olha q no 1 já me atende. Aí eu desligo e ar e ligo uns 20 minutos depois e volta a funcionar normalmente. Parece q algo congelou e não dá passagem de ar. Qd desligo derrete e depois o fluxo volta ao normal. O q será q pode estar acontecendo?! É problema do compressor?! Problema da Valvula Torre?! Ou algum outra peça q regula temperatura/vazão/pressão??? Aí depois desse problema no ar, meu display da multimídia começou a falhar e não aceitar comandos no touch screen. Será q é a umidade ou água do descongelamento q tá pingando por cima dos cabos e causando isso??? Alguém já passou por esse tipo de problema???
É o que o rgdl escreveu anteriormente, é a resistência do AC. Parece que tem um ou mais transistores desta resistência que superaquecem e param de regular a velocidade do ventilador.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Ventilação interna não funciona

#5

Mensagem por rgdl » Sex Jan 07, 2022 8:32 am

Marvila escreveu:
Qui Jan 06, 2022 8:51 pm
Caro rgdl, poderia tentar me ajudar?! Meu carro é um C4 Lounge Feel 2019 1.6 thp. O ar é digital dual zone. Qd faço grandes percursos o fluxo do ar diminui e mesmo aumentando para o 3 ou 4 não sai vento nenhum e olha q no 1 já me atende. Aí eu desligo e ar e ligo uns 20 minutos depois e volta a funcionar normalmente. Parece q algo congelou e não dá passagem de ar. Qd desligo derrete e depois o fluxo volta ao normal. O q será q pode estar acontecendo?! É problema do compressor?! Problema da Valvula Torre?! Ou algum outra peça q regula temperatura/vazão/pressão??? Aí depois desse problema no ar, meu display da multimídia começou a falhar e não aceitar comandos no touch screen. Será q é a umidade ou água do descongelamento q tá pingando por cima dos cabos e causando isso??? Alguém já passou por esse tipo de problema???
Vc já mediu a temperatura da sua zona quando isso acontece? É que quando a temperatura do carro chega no valor estabelecido ele para mesmo e só volta quando a temperatura sobe. Isso não é defeito, mas funcionamento normal do ar dual zone.

Para se certificar disso, quando o problema ocorrer tente diminuir a temperatura no painel para ver se ele volta a ventilar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder