Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#1

Mensagem por LoraineeZe » Ter Fev 19, 2019 9:36 pm

Boa noite!
Tenho um Xsara Picasso 2010/2011 Flex 1.6.
Tudo começou com a mensagem de erro de pressão baixa de óleo quando eu estava indo trabalhar. Parei o carro imediatamente.
Começou por aqui o pesadelo e os gastos. O carro apresentou vários problemas posteriores e foram trocados, pela ordem:
Junta da tampa, bomba de água, polias do alternador, bomba de óleo, correia dentada, tensor, retentores e cavalete de água. Ufa!
Agora já sem vazamento nem de água nem de óleo, eis que surgiu o erro defeito de motor com a luz da injeção acesa.
Gostaria por favor de uma ajuda.
Será que há relação?
Relevem se a pergunta é boba. Sou mulher e agora que estou querendo aprender.
Grande abraço!


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#2

Mensagem por Miau » Ter Fev 19, 2019 9:46 pm

Então.. Tem que verificar o erro com scanner pra obter o código de erro e saber do que se trata

Pra um carro 2011.. Apresentou defeito muito rápido no sistema de arrefecimento. Provavelmente não era utilizado água desmineralizada + aditivo correto no sistrma. Pessoal tem. Mania de colocar agua de torneira e raramente aditivo, geralmente errado para a aplicação.

Outro grande vilão desse carro é a mão de obra desespecializada. Muito mecânico despreparado, cheio dos macetes, desconhecimento, etc, esse carro sofre na mão das manutenções desqualificadas.

Não é a toa que eu mesmo mexo no meu.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#3

Mensagem por LoraineeZe » Ter Fev 19, 2019 9:54 pm

Não anotei os códigos, mas eles apareceram já que o mecânico tem o scanner! Os vazamentos já não existem mais.
Eu gostaria de saber se o problema de antes pode ter originado este, o do motor. Só o scanner, mesmo? Tenho que levar ao mecânico de novo?
Os bicos ele disse que estao ok. Comprei as velas mas ainda nao foram colocadas. Algo mais? Bobina? Ou só o scanner mesmo?
Já gastei tanto! Estou super chateada!
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#4

Mensagem por LoraineeZe » Ter Fev 19, 2019 10:14 pm

Comprei o carro em Maio de 2018. E sim, usavam qualquer coisa de água.
Espero que os estragos não sejam maiores, mas desde já agradeço!
Pelo jeito vou ter que voltar no mecânico. E sobre ele... Ele só mexe em Peugeot e Citroen, não creio que tenha me zoado. As peças antigas estão todas comigo.
Venho por este meio procurar ajuda para tentar "afunilar" os possíveis problemas que podem aparecer quando da erro de motor com todos os problemas já citados!
Mais uma vez muito obrigada!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#5

Mensagem por Miau » Ter Fev 19, 2019 10:37 pm

Então.. Se o carro não apresenta anormalidade que se perceba, mas acusa problema no painel, só lendo o erro na central.

Sempre anote os códigos de erro, até porque dependendo do scanner, pode dar descrição diferente da aplicada na fabricante, por isso, o código é que é importante.

Sobre água comum no sistema, o que tenho a dizer é.. O correto para esse motor é água desmineralizada + aditivo organico a base de monoetilenoglicol. O aditivo que gosto é o petronas coolant up, super durável e de ótima performance, na razão de 2 litros para 3 de água desmineralizada. Mas geralmente vai um pouco mais se for câmbio automático.

As consequências de uso incorreto do sistema de arrefecimento é.. Degradação da bomba d'água, enferrujamento das tubulações, vedações e caixa d'água, corrosão da junta do cabeçote(perigosíssimo para o motor), degradação precoce da válvula termostatica, degradação do radiador.

Achei estranho você ter tido problemas com a bomba de óleo também. Muitas vezes outros problemas podem parecer ser bomba de óleo, como a falta do defletor de óleo do carter, vedações da trompa de aspiração e da própria bomba, falta ou defeito na válvula anti retorno do cabeçote, uso de filtro de óleo de baixa qualidade, vazamento no suporte do filtro, uso de óleo fora da especificação. O óleo recomendado pro 2.0 16v ew10j4 é o 10w40 semi ou sintético com acea a3 b3.. Jamais mineral..

São detalhes que garantem a longevidade do motor, mas que raramente são seguidos.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#6

Mensagem por LoraineeZe » Ter Fev 19, 2019 10:57 pm

O meu é 1.6! Flex.
Mas te agradeço muito. Mesmo. Estou muito mais informada sobre os problemas anteriores!
Para que eu coloque o ideal para arrefecimento nessa altura do campeonato.sera necessário trocar as mangueiras e demais acessórios, sejam lá quais forem? Ou o carro aceitará numa boa a mudança água da bica para o necessário?
Só mais essa :) ?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#7

Mensagem por Miau » Qua Fev 20, 2019 5:47 am

O que pode as vezes acontecer é de aparecer um vazamento onde a ferrugem estava selando, ou seja, o aditivo, que é antiferrugem, revelar algum ponto ruim do circuito e vazar por ali. Por isso, é bom acompanhar o nível no reservatório com mais assiduidade durante um tempo.

Se seu mecânico é bom, ele deve ter verificado o estado das peças pra não fazer troca desnecessária.

Vou te dar uma dica.. Existe no MercadoLivre pra vender, scanners bluetooth para android. São os chamados elm327. Eles são capazes de procurar erros e apagar também. Em algum tópico eu comento sobre isso e sobre experiências com marcas boas e ruins.

São relativamente baratos, na faixa de 50 a 120 bozos. Mais baratos que isso já podem não prestar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#8

Mensagem por LoraineeZe » Qui Fev 21, 2019 9:08 pm

Olá boa noite!
Obrigada pela pronta resposta e as dicas!
Infelizmente terei que, a partir de agora, agir judicialmente.
Comprei o carro via agência. Antes destes problemas outros apareceram, como o TBI, cano de descarga, embreagem, água... Todos estes solucionados no período de 3 meses de garantia.
Mas são inúmeros vícios ocultos que surgiram depois desses 3 meses, os citados neste tópico. E hoje mais um. Polia do virabrequim desgastado, muito. Provavelmente fazer motor.
Agora é brigar na justiça. Em 10 meses de carro, 5 em mecânicos! Chateada, mas tudo vai se resolver!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#9

Mensagem por Miau » Qui Fev 21, 2019 10:03 pm

Chato.. Mas só não entendi a relação da polia do virabrequim com fazer motor.

Na verdade tem duas polias no virabrequim.. A externa que é da correia dos acessórios e a interna que é dentada da correia de sincronia.

Motor só se faz se ele n tem mais compressão.. E existem ferramentas pra se fazer teste de compressão e vazão de cilindro antes de se condenar motor. Uma oficina decente deve ter essas ferramentas. A de vazão é a melhor.

Indicadores de problemas no cilindro são.. Fumaças no escapamento, preta(oleo) ou branca(agua).. Motor fraco, irregular, principalmente na lenta.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#10

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 23, 2019 3:44 pm

LoraineeZe escreveu:O meu é 1.6! Flex.
Mas te agradeço muito. Mesmo. Estou muito mais informada sobre os problemas anteriores!
Para que eu coloque o ideal para arrefecimento nessa altura do campeonato.sera necessário trocar as mangueiras e demais acessórios, sejam lá quais forem? Ou o carro aceitará numa boa a mudança água da bica para o necessário?
Só mais essa :) ?
Para voltar a usar aditivo basta uma limpeza no sistema, boa parte da sujeira do sistema vai ser removida.
A sujeira se deposita normalmente na parte superior do radiador, entupindo a mangueira de retorno que vai do radiador para o reservatório e as varetas do radiador, por isto também é necessário varetar o radiador.
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#11

Mensagem por LoraineeZe » Sáb Fev 23, 2019 8:39 pm

Muito obrigada! Nessa altura do campeonato, após tantos gastos, tenho que ver a prioridade! E não sei a prioridade :eye:
A polia do virabrequim está sendo trocada, assim como a correia.
Ainda tem o lance da luz acesa de deifeito no motor, mas me disseram que após a troca das velas quando o desempenho do carro volta à normalidade, basta passar novamente o scanner e a luz de aviso some.
Nem sei mais que ordem de problemas solucionar!
Mas obrigada, mesmo!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#12

Mensagem por Miau » Sáb Fev 23, 2019 9:09 pm

Olha.. Eu ainda acho muito estranho trocar polia do virabrequim..

Se for a polia dos acessórios, quando está ruim, faz desfiar a correia dos acessórios. Nao interfere diretamente em motor etc.. Geralmente termina com essa correia se rompendo e deixando de funcionar alternador, ar condicionado, direção hidraulica. Em raros casos ela pode se enroscar no virabrequim e travar o motor.

Já a polia dentada do virabrequim... Nunca vi alguém trocar.

Sei lá, acompanhando seu caso, não estou entendendo essa troca de polia.

Correia dentada, na verdade o kit, se troca, a primeira depois de 70 mil km.. As seguintes de 50 em 50 mil km.

Cuidado pra n ser tapeada por oficinas..

Sobre a luz do defeito motor.. É como te falei, tem. Que anotar o código de erro, limpar a memória e testar o carro pra ver se o erro retorna. Com o código se busca a descrição do erro conforme montadora, pra então estudar o problema e resolver.

Esse negócio de achismos, tentativa/erro só leva a gastar com peças e serviços desnecessários.

Carros citroen, Peugeot sofrem na mão de mecânicos e oficinas despreparadas
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
LoraineeZe
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Jun 06, 2018 8:47 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 2011

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#13

Mensagem por LoraineeZe » Sáb Fev 23, 2019 9:46 pm

Olá! Estou com a polia em mãos, te enviei foto. Quebrou, se rompeu, ..., sei lá como!
Aqui são poucos que mexem, estou tão desanimada!
Muitos bozos a menos na conta!
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#14

Mensagem por paulo.silva » Dom Fev 24, 2019 3:30 am

me deu até pena da moça!! Mas nao deixa na primeira oficina! Vai em varias e cruza as informações! E valores nada de enrolação senão eles troca até o motor!!!! Boa sorte!!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento óleo, água e agora defeito motor.

#15

Mensagem por Miau » Dom Fev 24, 2019 4:30 am

Ahh havia esquecido que o seu é 1.6

Essa polia é a de acessórios, menos mal. É que o miolo dela que fixa no virabrequim é unido por uma borracha com o anel externo. Acredito que serve pra amortecer o tranco.

Com o tempo a borracha pode se partir. Mas entenda que essa polia apenas serve pra girar o alternador, que carrega a bateria, o ar condicionado e a bomba da direção hidraulica. Não tem a ver com o funcionamento do motor em si.

Existe dessa polia como uma peça inteira, sem a interface de borracha. Mas eu não recomendo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder