Pressão de admissão alta na lenta
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
@rgdl daqui a pouco faço uma leitura pra termos mais dados de referência
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
No meu só baixou de 400 depois de descarbonizar o eixo interno da EGR eletrônica e colocar o motor no ponto(1 dente fora).
1 dente no eixo de manivelas, 2 dentes ou mais no comando de admissão e no de escapameto.
Lenta hoje utilizando FAP 1.5 com temperatura externa de 32°C:
Ventoinha a 41%, 328 a 359 de pressão de admissão. (Maior tempo em 343)
Farol ligado, AC ligado 14°C, ventilador traseiro e dianteiro 100% e ventoinha a 99%, 530 a 586 de pressão de admissão.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Agora fiquei confuso, da ultima vez que fiz as medições o a pressão ficou em 55kpa (550 milibar). Mas sábado que passou, aproveitando que enchi o tanque, fiz um teste mais detalhado e curiosamente a pressão na marcha lenta ficou em 35kpa (350 milibar) variando para 36kpa no máximo. Temperatura do ar em 38ºC e rotação em torno de 680/704 rpm.
A posição da borboleta estava em 2%, avanço da ignição variando de -1 a 4º, o STFT (Short Term Fuel Trim) de -2,3 a 3,9, não marquei o LTFT.
A sonda lambda variava entre 150 mv a 780 mv porém demorava até 2 segundos e meio para fazer uma parábola completa.
eu fiz uns vídeos curtos do monitoramento que vão ai embaixo:
Não sei se esses parâmetros estão bons mas a verdade é que ainda estou com dificuldade de partida quando o motor está frio. Ele começa embolado e vai melhorando aos poucos.
A posição da borboleta estava em 2%, avanço da ignição variando de -1 a 4º, o STFT (Short Term Fuel Trim) de -2,3 a 3,9, não marquei o LTFT.
A sonda lambda variava entre 150 mv a 780 mv porém demorava até 2 segundos e meio para fazer uma parábola completa.
eu fiz uns vídeos curtos do monitoramento que vão ai embaixo:
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Com o AC ligado o meu fica acima de 499.rgdl escreveu: ↑Seg Jul 20, 2020 6:29 pmAgora fiquei confuso, da ultima vez que fiz as medições o a pressão ficou em 55kpa (550 milibar).
Não sei se esses parâmetros estão bons mas a verdade é que ainda estou com dificuldade de partida quando o motor está frio. Ele começa embolado e vai melhorando aos poucos.
Na lenta com motor fora do ponto e EGR suja a soma do LTFT + STFT ficava entre -28% a -33%, predominante -32%. Luz da injeção acesa, mistura rica, fumaça branca pela manhã, só pegava se acelerava durante a partida e ás vezes apagava, vela bem carbonizada.
Na lenta com motor fora do ponto e EGR limpa LTFT + STFT ficava entre -16% a -24%, predominante -24%
Motor no ponto e EGR limpa pressão de admissão e tempo de injeção caíram e LTFT + STFT ficou entre -9 a -11, predominante -11.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Bom, fiz um apanhado de leituras, desde o motor desligado, até temperatura de trabalho.
motor desligado dado partida nessa, giro a ~ 2000rpm nessa, com D engatada final, giro a ~2000rpm valores estão em PSI.. pra isso basta converter
Adicionado após 3 minutos 52 segundos:
ahh sim.. lembrando que a lambda só começa a operar de 15 ~ 30seg após partida.. é o tempo de aquecimento da mesma.
no app torque, como há um delay na entrega dos dados, o gráfico da lambda não vai se apresentar certinho em ondas com intervalos regulares. Mas se ocorre uma oscilação entre 0mV ~ 800mV, significa que está dentro dos parâmetros.
Comparem com seus dados por favor.. pra termos uma referência melhor.
Adicionado após 1 minuto 32 segundos:
lembrando que um indicador de boa saude da injeção, é o STFT.. sempre próximo a 0% indica que quase não há correção de compensação na mistura.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Oi Miau, obrigado por compartilhar os seus parâmetros.
O meu STFT tá muito diferente de 0% variando muito, de -2,3 a 3,9% o que denota um trabalho constante para correção da mistura.
Todos os artigos que leio sobre sonda lambda diz que ela não pode demorar muito para medir a mistura rica e pobre, a diferença tem que ser menor ou igual a 300 milissegundos, não sei se dá para medir isso no scanner mas se for possível o minha tá muito lenta.
Outra coisa que estou achando é que o motor deve estar fora do ponto, talvez um dente. Eu troquei a correia dentada ano passado, o mecânico usou a ferramenta de fasagem corretamente, pois eu estava lá e vi mas... vou levar nele de novo para ele conferir.
O meu STFT tá muito diferente de 0% variando muito, de -2,3 a 3,9% o que denota um trabalho constante para correção da mistura.
Todos os artigos que leio sobre sonda lambda diz que ela não pode demorar muito para medir a mistura rica e pobre, a diferença tem que ser menor ou igual a 300 milissegundos, não sei se dá para medir isso no scanner mas se for possível o minha tá muito lenta.
Outra coisa que estou achando é que o motor deve estar fora do ponto, talvez um dente. Eu troquei a correia dentada ano passado, o mecânico usou a ferramenta de fasagem corretamente, pois eu estava lá e vi mas... vou levar nele de novo para ele conferir.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Mas então.. @rgdl
De cara, o problema de ficar difícil de pegar, não tem a ver com lambda.. Pelo simples fato de que, nesse momento o sistema está em opened loop, ou seja, não utiliza leitura dela, e sim parâmetros pré configurados de injeção até que se faça o aquecimento dela. Saca?
Sobre o stft.. É normal uma pequena oscilada.. Vai de acordo com o estado do motor, carbonização, etc.. O meu, desmontei tem pouco tempo e descarbonizei tudo.
No seu caso.. Somando as variações positiva e negativa, o total de correção é de 6,2%
Ainda está dentro do aceitável.. O limite é de 20 e tantos, quando até acende a luz de injeção.
Porém, lá no tópico de stft, tem os possíveis sintomas de acordo com a leitura.
Em tempo, se você puder, faça um apanhado de leitura tipo essa que fiz, até pra eu comparar com as minhas.
Valeu
De cara, o problema de ficar difícil de pegar, não tem a ver com lambda.. Pelo simples fato de que, nesse momento o sistema está em opened loop, ou seja, não utiliza leitura dela, e sim parâmetros pré configurados de injeção até que se faça o aquecimento dela. Saca?
Sobre o stft.. É normal uma pequena oscilada.. Vai de acordo com o estado do motor, carbonização, etc.. O meu, desmontei tem pouco tempo e descarbonizei tudo.
No seu caso.. Somando as variações positiva e negativa, o total de correção é de 6,2%
Ainda está dentro do aceitável.. O limite é de 20 e tantos, quando até acende a luz de injeção.
Porém, lá no tópico de stft, tem os possíveis sintomas de acordo com a leitura.
Em tempo, se você puder, faça um apanhado de leitura tipo essa que fiz, até pra eu comparar com as minhas.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
O LTFT do Miau variou entre 0,78 e 3,91, o meu varia entre -2 a -9.
O STFT parece ser uma correção rápida por uma leitura da sonda lambda rica ou pobre.
O LTFT parece ser como aquele AF que existe nos motores flex.
Antes de limpar a EGR e colocar o motor no ponto fiz o reset dos auto adaptativos e o LTFT ficou 0 e STFT em -32 até a temperatura do motor chegar a uns 80°C, neste momento o LTFT e STFT se inverteram, o LTFT ficou em -32 e o STFT em 0.
Acredito que o LTFT e o STFT devem sempre ser somados para ter idéia do que pode estar ocorrendo no motor.
O STFT parece ser uma correção rápida por uma leitura da sonda lambda rica ou pobre.
O LTFT parece ser como aquele AF que existe nos motores flex.
Antes de limpar a EGR e colocar o motor no ponto fiz o reset dos auto adaptativos e o LTFT ficou 0 e STFT em -32 até a temperatura do motor chegar a uns 80°C, neste momento o LTFT e STFT se inverteram, o LTFT ficou em -32 e o STFT em 0.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
O giovane vinha falando que teve um problema semelhante e que a razão era que o motor estava fora do ponto, isso ficou na minha cabeça e eu até levei no mecânico mas ele não quis ver o sincronismo alegando que o motor rodava redondo... e, de fato, roda redondinho o problema mesmo é na partida e mesmo assim nem sempre ocorre. Só para varia nunca ocorre na frente do mecânico.
Como eu tenho as ferramentas de fasagem eu aproveitei o dia de hoje para olhar o sincronismo da correia dentada eu mesmo e descobri que a polia do escape está fora do sincronismo pelo menos em um dente.
Eu até consigo colocar os pinos nas duas polias mas ai a chave do virabrequim não entra, quando eu coloco a chave do virabrequim no lugar o pino da polia de admissão encaixa mas a do escape não.
Segunda vou levar o carro no mecânico de novo e só saio de lá com o sincronismo refeito.
Como eu tenho as ferramentas de fasagem eu aproveitei o dia de hoje para olhar o sincronismo da correia dentada eu mesmo e descobri que a polia do escape está fora do sincronismo pelo menos em um dente.
Eu até consigo colocar os pinos nas duas polias mas ai a chave do virabrequim não entra, quando eu coloco a chave do virabrequim no lugar o pino da polia de admissão encaixa mas a do escape não.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
@rgdl
Primeiro, coloca a chave lá do virabrequim.. Ele é o ponto de referência, saca?
Se a chave não encontrar com as polias de comandos, significa que estão fora. Ai você ajusta a correia com os comandos soltos sacou? Até casar com o virabrequim.
Pra você achar, dá toques com a chave de boca no eixo do virabrequim.. Sempre girando em sentido horário.. Jamais em anti-horário.. Você até pode dar um toque anti-horário, mas não tenta girar o motor, só pra ajuste de milímetros
Primeiro, coloca a chave lá do virabrequim.. Ele é o ponto de referência, saca?
Se a chave não encontrar com as polias de comandos, significa que estão fora. Ai você ajusta a correia com os comandos soltos sacou? Até casar com o virabrequim.
Pra você achar, dá toques com a chave de boca no eixo do virabrequim.. Sempre girando em sentido horário.. Jamais em anti-horário.. Você até pode dar um toque anti-horário, mas não tenta girar o motor, só pra ajuste de milímetros
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Fala Miau, eu fiz exatamente esse procedimento. Quando coloquei a chave no virabrequim a chave do comando de escapamento não casou.
Mas decidi não mexer nisso eu mesmo.
Mas decidi não mexer nisso eu mesmo.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Cara, dá pra fazer de boa.. O chatinho é regular o tensor.
O procedimento é..
Travar o virabrequim com a ferramenta.
Afrouxar a polia do virabrequim,pra ela ficar "louca".
Aliviar o tensor com uma chave alen.
Remover a correira.
Afrouxar o ajuste do tensor e posicionar na posição de instalação. Tem um local pta travar ele nessa posição com o auxílio de uma travinha.
Posicionar os eixos de Comando.
Travar os eixos com as ferramentas de sincronismo.
Recolocar a correira, começando pelos comando, indo pro virabrequim, bomba d'água e por fim, tensor. Mandatorio esse procedimento.
Deixar o tensor livre pressionando a correia.
Apertar a polia do virabrequim no torque correto.
Ajustar o tensor na marca e apertar com torque correto.
Remover as ferramentas de sincronismo e dar voltas no virabrequim, sentido horário, simulando funcionamento do motor.. Dar 10 voltas e rechecar sincronismo com a ferramenta e agulha de ajuste do tensor na marca.
Se tudo estiver certo, vai bater
O procedimento é..
Travar o virabrequim com a ferramenta.
Afrouxar a polia do virabrequim,pra ela ficar "louca".
Aliviar o tensor com uma chave alen.
Remover a correira.
Afrouxar o ajuste do tensor e posicionar na posição de instalação. Tem um local pta travar ele nessa posição com o auxílio de uma travinha.
Posicionar os eixos de Comando.
Travar os eixos com as ferramentas de sincronismo.
Recolocar a correira, começando pelos comando, indo pro virabrequim, bomba d'água e por fim, tensor. Mandatorio esse procedimento.
Deixar o tensor livre pressionando a correia.
Apertar a polia do virabrequim no torque correto.
Ajustar o tensor na marca e apertar com torque correto.
Remover as ferramentas de sincronismo e dar voltas no virabrequim, sentido horário, simulando funcionamento do motor.. Dar 10 voltas e rechecar sincronismo com a ferramenta e agulha de ajuste do tensor na marca.
Se tudo estiver certo, vai bater
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
O torque do parafuso da polia do virabrequim é 4kg + 53°
Eu uso 13Kg que é o torque do EW10A e é exatamente na posição dos 4Kg + 53°
O torque do parafuso do tensor é 2,5Kg
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
As ferramentas de fasagem do motor são para colocar os 4 pistões em meio curso, 1 pistão em cada fase.rgdl escreveu: ↑Qua Ago 19, 2020 4:25 pmPronto, descobri o problema real do meu carro. As válvulas de admissão do cilindro 3 não estão fechando corretamente.
Como descobri... Hoje meu carro não pegou, muita fumaça, funcionamento irregular por alguns segundos e, por fim, morria. Então decidi fazer uma descarbonização da admissão.
Coloquei as válvulas em PMS fixando a chave no local correto, retirei o coletor de admissão e comecei a limpar com Car80 quando cheguei nas válvulas do cilindro 3 o descarbonizante não acumulava na válvula... olhando com mais cuidado vi que estava totalmente aberta, até fiz um vídeo
A pergunta que não quer calar é: Tem como reparar essa válvula sem ter que fazer todo cabeçote?
Teoricamente tudo normal no teu motor, menos a fumaça e apagar.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Mas rgdl, na verdade, o pms é por cilindro. Não existe pms(ponto morto superior) para todos os cilindros no mesmo instante, pois a cada momento, um deles está fazendo um dos 4 tempos, controlado pelo came do eixo de comando.
Pra voce achar o pms de cada cilindro, só com uma vareta colocada no lugar da vela do cilindro em questão, e girando o virabrequim até visualmente achar o ponto.
Lembrando que pra cada cilindro, você terá um pms de exaustão, e um pms de compressão.
Pra voce achar o pms de cada cilindro, só com uma vareta colocada no lugar da vela do cilindro em questão, e girando o virabrequim até visualmente achar o ponto.
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