Pressão de admissão alta na lenta

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Pressão de admissão alta na lenta

#1

Mensagem por giovane s » Seg Jan 21, 2019 10:11 am

Todos tem esta versão?
Alguém já tentou atualizar?
Atualizou?
Se sim, em autrorizada, Lexia ou outro meio?
Se não, o que deu errado? O que precisou fazer para corrigir?
Anexos
al4.png
Editado pela última vez por giovane s em Sex Jan 25, 2019 4:58 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Jan 22, 2019 3:38 pm

O Miau fez e deu problema. Depois já fui na concessionária e fui informado que Xsara não faz atualização pois trava o módulo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#3

Mensagem por Miau » Ter Jan 22, 2019 4:10 pm

A atualização mais recente é bugada, trava o shift lock e fica eternamente no modo sport. Acredita-se que é a do C4 mal adaptada

Antes dessa, tem uma para quando se muda as eletrovalvulas para modelo borg warner.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#4

Mensagem por giovane s » Ter Jan 22, 2019 5:09 pm

O Miau já viu que eu estava usando o Lexia em modo gambiarra.
Sem internet o Xsara Picasso nâo tem o AL4 e a MM6LP do motor, ai para acessar estas informações usava o C5 que é "igual".
Se eu usar um módulo de C5 ou a atualização dele funcionaría?
Já vi que quando substitui o módulo tem que fazer aprendizado dos pedais de freio, acelerador e borboleta.
Difereças que conheço entre C5 e Xsara Picasso, nível de óleo do motor (não utilizado pelo AL4) , borboleta pista simples e MAP.
O modo sport e neve vi nas opções do Lexia que pode ser desabilitado permanente, não sei se funciona, mas a opção existe.
Já vi que a entrada da borboleta simples é independente da borboleta dupla, acho que no aprendizado de pedais identificaria a borboleta correta.
A entrada MAP não olhei com atenção, talvez sejam independentes.
Miau fez atualização na concessionária?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#5

Mensagem por Miau » Ter Jan 22, 2019 9:16 pm

Fala amigio.. Mesmo sem Internet o meu reconhece o meu carro com seus respectivos módulos.

A atualização eu mesmo fiz pelo lexia, de forma automática onde antes de atualizar, o lexia consulta meu vin pra pegar os arquivos corretos. Se seu xspc já é com borg warner, não tente atualizar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#6

Mensagem por giovane s » Qua Jan 23, 2019 4:33 pm

O meu Diagbox é o 7.40, esta versâo foi a primeira que apareceu o Xsara Picasso.
Nesta versão com internet tem AL4 e MM6LP, sem internet uso o do C5 para ler e apagar defeitos.
Não altera o nível de combustível e a temperatura d'água nem com internet.
Quando fiz atualização até 7.83 não funcionou, acho que consigo atualizar até 7.78 .

Fiz estas perguntas para tentar resolver o problema dos trancos nas reduções de 4ª - 3ª - 2ª - 1ª.
Hoje andei 250 km e melhorou muito, está trocando as marchas em velocidade mais baixa em todas marchas.

2 semanas atrás troquei o retentor do virabrequim e troquei o 15w50 da ipiranga pelo 10w40 da peak.
A primeira coisa que notei foi os tuchos batendo por 10 segundos, mas era só apor causa de ser a 1ª partida.
A segunda foi a fumaceira no cano de descarga, parou completamente. O motor fumava muito com 15w50.
A terceira foi a lenta que está vibrando muito menos, mas ainda vibra.
A quarta foi a melhora nas reduções.
Agora quero ver o nível do óleo, acho que diminuiu o consumo.

Na viagem o câmbio entrou em emergência.
Andei 1,5 km, quando engatou a 4ª deu o aviso de avaria no câmbio, parei uns 500 metros depois, desliguei e liguei e o carro ficou normal.

Olhando no Lexia o câmbio apresenta 1 falha (pressão) e 1 no motor P0170. Sempre achei que P0170 fosse avaria antipoluição, mas toda vez que meu carro apresentou esta avaria mantinha ligada a luz do motor e apresentava a mensagem avaria no motor, desta vez não apresentou nada.
Alguém tem alguma idéia de como resolver o P0170?
Anexos
P0170
P0170
Pressão AL4
Pressão AL4
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#7

Mensagem por Miau » Qua Jan 23, 2019 11:08 pm

P0170.. Verifica a pressão da linha de combustível.. Pode usar uma bomba de encher bicicleta que tenha manômetro. Basta plugar no bico de saída da caneta de bicos injetores e checar a pressão com o motor funcionando.. Normal é 3.5 bar cravado.

Pelo que entendi, parece que está aumentando o tempo de injeção pra bater coerência com a leitura da lambda.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#8

Mensagem por giovane s » Qui Jan 24, 2019 12:02 am

Vou comprar uma.

Tem mais marimbondo neste ninho.

Verificar no multímetro lambda e bobina, mas não sei valores.
Esse motor vibra na lenta, quero verificar se é quando a EGR abre.
Lenta em 530 mb., ar falso?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#9

Mensagem por Miau » Qui Jan 24, 2019 4:18 am

O meu, ao nível do mar (1atm) a 800rpm le media de 400milibar..dependendo da altitude que você estiver, acho que tá normal, mas. Depende também do rpm.. Qto. Mais rpm, mais vácuo no coletor, menos pressão lida.

Bobina, se não me falha a memória, 0,6 ohms nas pontas 1-4 e 2-4
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#10

Mensagem por giovane s » Qui Jan 24, 2019 11:09 am

:vg: Agora tenho boas referências.
RPM 670, mas vou verificar melhor.
Ao nínel do mar o MAP indica 988 mb com o motor parado, onde estou 983 mb.
Consumo a 100km/h sem ar, 6.8l / 100 km no painel, 14,7 km/l.

Sobre a EGR meu pensamento é o seguinte, basicamente melhora o rendimento volumétrico.
Lenta ideal sem EGR 250 mb (é chute)
Lenta ideal com EGR 450 mb (é chute)
Acredito que os gases do escapamento sai acima de 600°, passa na carcaça da válvula termostática e entra na admissão a uns 200° melhorando a vaporização da gasolina e a eficiência volumétrica.
Como meu carro superaquecia, limpei todo sistema da EGR, do furo no cabeçote (escapamento) até o duto que leva os gases para o coletor de admissão.
Vendo teu tópico da geral no motor (aqueles furinhos entupidos) + restrição no coletor de escapamento e catalisador por carbonização, estou achando que a limpeza da EGR prejudicou o fluxo de gases.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#11

Mensagem por Miau » Sex Jan 25, 2019 10:15 am

Já pesquisei muito sobre a egr.. E por tudo que li é que a única função é reciclar parte dos gases da exaustão isso porque só recicla gases do último cilindro. Na verdade o sistema é uma exigência de poucos países como o Brasil. Os gases são requeimados para diminuir índices de agentes poluentes do escape.

Outra verdade é que esse sistema joga fuligem na admissão, causando aumento de carbonização e sujeira. Além de que esses gases provocam leve perda de potência.

Eu mesmo vou desativar isso
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Atualização AL4 no Xsara Picasso.

#12

Mensagem por giovane s » Sex Jan 25, 2019 12:50 pm

Miau escreveu:P0170.. Verifica a pressão da linha de combustível.. Pode usar uma bomba de encher bicicleta que tenha manômetro. Basta plugar no bico de saída da caneta de bicos injetores e checar a pressão com o motor funcionando.. Normal é 3.5 bar cravado.

Pelo que entendi, parece que está aumentando o tempo de injeção pra bater coerência com a leitura da lambda.
Ainda não verifiquei a bomba, verifiquei bobina com 0,5 e 0,6 Ohm e passei Lexia durante a partida, acredito que esteja 100% certo, tempo de injeção correto não sei, o meu está em 5 ms e acredito que o ideal seja 2.

Após a partida a pressão de admissão estabiliza em aproximadamente 545mb, depois de um tempo subiu para 800 e depois do motor aquecer volta para 545, o mais baixo que atingiu foi 499. A EGR não tem parâmetro no Lexia, o cânister abriu com o motor quente e não alterou nenhum parâmetro.
Anexos
ignição após a partida.PNG
Admissão após a partida 3ª etapa.PNG
Admissão após a partida 2ª etapa.PNG
Admissão após a partida 1ª etapa.JPG
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Pressão de admissão alta na lenta

#13

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Jan 26, 2019 12:29 am

Minha XP tb tá dando o erro P0170. Já troquei correia dentada (qd comprei o carro), e assim foi conferido o ponto, troquei bobina ( que tinha queimado), certifiquei da ausência de entrada de ar falso, velas novas.... e nada, continua o erro. Tb troquei um dos bicos que estava com vazão mais baixa que os outros.

O carro está com um cheiro forte de gasolina na fase fria. E verificando os frames quando o erro p0170 é gravado, ele sempre ocorre quando o carro está na fase fria. Teoricamente seria uma fase onde a sonda lambda está desativada por estar aquecendo.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Pressão de admissão alta na lenta

#14

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Jan 26, 2019 12:33 am

giovane s escreveu: O meu Diagbox é o 7.40, esta versâo foi a primeira que apareceu o Xsara Picasso.
Nesta versão com internet tem AL4 e MM6LP, sem internet uso o do C5 para ler e apagar defeitos.

Você está inserindo o código OPR correto do seu carro? Se colocar código errado, pode não aparecer as opções de calculadores corretos, pois depende do ano do carro (o código OPR).
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Pressão de admissão alta na lenta

#15

Mensagem por giovane s » Dom Jan 27, 2019 8:18 pm

Não sei onde fica gravado o OPR do carro, se for nas portas já era. O único adesivo legível é o do ano do carro.
Os calculadores corretos do Xsara Picasso aparecem corretamente quando deixo um conector de rede ativo na máquina virtual da oracle, não é necessário nem mesmo a conexão real com a internet.

Cheiro de gasolina pode ser vazamento na linha de combustível ou nos dutos que levam do tanque ao canister.
Responder