Pressão de admissão alta na lenta

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#61

Mensagem por giovane s » Qua Ago 19, 2020 5:20 pm

Qual o LTFT do teu motor?
Fumaça na partida pode ser mistura muito rica por LTFT negativo.
Aproveita e verifica se os bicos injetores estão fechando.
Uns dias atrás você escreveu que o escapamento estava fora de ponto. Foi corrigido? Verifica o alinhamento dos 4 pistões pelo buraco das velas.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#62

Mensagem por rgdl » Qui Ago 20, 2020 9:41 am

Bom gente, seguinte realmente eu errei achei que as válvulas tinham algum problema mas não tinha, depois que postei o tópico notei o erro,j erro esse que foi confirmado pelos posts de vcs. Por isso já excluí a postagem e o vídeo para não induzir ninguém a erro.

giovane, eu acabei esquecendo de colocar aqui o resultado da questão do ponto do motor, realmente minha chave não entra na polia de escapamento. Então eu levei no mecânico e ele colocou a ferramenta inferior e os pinos nas polias e todas elas entraram perfeitamente... :wtf: :wtf: :wtf: eu não entendi nada...

Me tirem uma dúvida, quando colocamos a ferramenta de fasagem do virabrequim é porque ali é o PMS, então era para os pistões estarem a meio curso, certo?

Então arrumei duas varetas do mesmo tamanho e coloque uma no pistão 4 e outra no 3, coloquei a ferramenta de fasagem no virabrequim e olhem como ficou:
Foto das varetas
Foto das varetas
No pistão 2 a vareta fica na mesma posição do pistão 3 e no pistão 1 a vareta fica como no pistão 4.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#63

Mensagem por Miau » Qui Ago 20, 2020 10:58 am

Fala rgdl.. Ali não acho que é pms nao.. Pms quer dizer ponto morto superior. Na verdade esse termo é pra indicar que o pistao de um cilindro em específico está no fim de curso superior. Assim como temos o pmi, de ponto morto inferior.. Que é o fim de curso de um dado pistao na posição inferior.

Nesse motor, se nao me falha a memória, vc terá sempre 2 pistões em pms, e os outros não.

O ponto da cremalheira onde encaixa a ferramenta, é apenas um ponto de referência de sincronismo. Talvez, nesse ponto, todos os pistões fiquem em meio curso, mas de verdade, não lembro. Mas é apenas uma referência pra sincronizar com os pontos demarcados dos eixos de comandos. Nada mais, nada menos.

E no sincronismo, sempre se trava primeiro o virabrequim com a ferramenta, ele é a referência principal.. Os eixos de comando é que vc acerta, se estiverem errados.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#64

Mensagem por rgdl » Qui Ago 20, 2020 5:11 pm

Oi Miau, pronto descobri o problema das varetas em posições diferentes.

É que tem um furo no volante do motor onde a chave também entra, só que não é o furo correto. E minha chave estava nesse furo, por isso as varetas não ficavam alinhadas.

Eu fui virando o virabrequim até as varetas ficarem na mesma posição e coloquei a chave e ela entrou de boa. Então, o PMS desse motor é com todos os os pistões alinhados.

Mas continua aquela coisa esquisita que falei no post anterior minha chave entra meio jambrada na polia de admissão e não entra no de escapamento mas a ferramenta do mecânico que fez a troca da correia fica perfeita. A única diferença entre as ferramentas é o fabricante, pois a do mecânico é da Raven e a minha é da Kitest.

De qualquer forma, a diferença é um "peteleco" e estou querendo acreditar que não vá influenciar.

Eu desmontei toda a admissão ontem e fiz a limpeza das válvulas, por isso meu motor está sem o coletor na foto do post anterior.

Meu motor tinha pouca carbonização no canal que vai até as válvulas mas as válvulas tinham bastante incrustação.

Para isso eu usei 3 latas de Car80 (eu queria o K90 da Koube mas não achei por aqui), óleo de freio, uma escovada de dente e um cano fino transparente (daqueles que se usa em aquário) bem longo. Para quem não sabe óleo de freio é ótimo para remover incrustações de carbonização.

Primeiro passei o Car80 e escovei bem e deixei de molho um tempo, acho que ficou uma hora. Após isso suguei o excesso com a mangueira e apliquei Car80 novamente e repeti o processo até o Car80 sair mais ou menos limpo.

Após tudo isso foi a vez do óleo de freio. Só usei óleo de freio nas válvulas dos pistões 1 e 4 que ainda estavam muito sujos, as válvulas dos pistões 2 e 3 ficaram bem limpas só com o Car80, e escovei bem e deixei meia hora.

Removi o óleo, apliquei Car80 para remover o máximo de resíduo de óleo de freio fechei tudo liguei o motor.

Inicialmente o motor pegou ainda ruim (mas pegou de primeira) e fazendo muita fumaça. Imaginei logo que seria por causa do descarbonizante e óleo de freio que certamente gotejou no pistão e também dos resíduos que ficaram nas próprias válvulas... depois disso e muita fumaça o motor foi estabilizando e agora pega sereno e de primeira.

Para continuar o processo de limpeza, mas agora dos pistões, coloquei uma lata de Perfect Clean da Koube no tanque que está com menos da metade de combustível para ajuda no processo de descarbonização.

Como resultado o motor está pegando de primeira e sem vibrações.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#65

Mensagem por giovane s » Qui Ago 20, 2020 6:47 pm

rgdl escreveu:
Qui Ago 20, 2020 5:11 pm
Mas continua aquela coisa esquisita que falei no post anterior minha chave entra meio jambrada na polia de admissão e não entra no de escapamento mas a ferramenta do mecânico que fez a troca da correia fica perfeita. A única diferença entre as ferramentas é o fabricante, pois a do mecânico é da Raven e a minha é da Kitest.

Como resultado o motor está pegando de primeira e sem vibrações.
As minhas chaves são da FELAR, as chaves do comando são boas, mas a do volante do motor é meio folgada.

A diferença na partida é legal, mas a diferença na arrancada é bem melhor.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#66

Mensagem por rgdl » Qui Ago 20, 2020 10:25 pm

Então giovane, amanhã vou ver a diferença na arrancada ;P ;P mas só em ver o motor pegar de primeira sem fumaceira e sereno já dá uma alegria enorme.

Mas o serviço não acabou, tem alguma zica na pressão da linha de combustível, é que as vezes ela não chega a 3,5 bar. É um problema aleatório que não ocorreu nas vezes que liguei o motor após a limpeza.

Amanhã também vou colocar o scanner e ver pressão do coletor, valores de LTFT e STFT e posto aqui.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#67

Mensagem por Miau » Sex Ago 21, 2020 8:24 am

Fala rgdl..
o PMS desse motor é com todos os os pistões alinhados
Só uma correção.. Não existe pms do motor.. E sim pms do Pistão /cilindro(singular mesmo, pois é pra cada um)

Isso que você encontrou é o meio curso.

Mecânicos tem o vício de chamar isso de pms, mas n tem nada a ver.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#68

Mensagem por giovane s » Sex Ago 21, 2020 11:47 pm

Miau escreveu:
Sex Ago 21, 2020 8:24 am
Mecânicos tem o vício de chamar isso de pms, mas n tem nada a ver.
Verdade e também tem a questão do cruzamento das válvulas de escapamento e admissão no Ponto Morto Superior. A PSA publica ângulo de abertura e fechamento das válvulas em algum lugar?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#69

Mensagem por rgdl » Seg Nov 16, 2020 9:24 am

Depois da limpeza que fiz na admissão o carro funcionou bem por uns 15 dias, a partir dai voltou a falhar, foi por isso que não coloquei nada a respeito dos valores de LTFT e STFT aqui.

Descobri que o problema da ignição era que as velas estavam com muito óleo e, por isso, não centelhavam. Bastava limpar para o carro voltar a funcionar, daí concluí que tinha mais caroço nesse angu.

Por fim, começou a baixar o nível do aditivo de arrefecimento numa quantidade assustadora e começou a aparecer borra cor de café com leite na tampa de óleo.

Assim, depois de muitas idas e vindas a raiz de todos os problemas foi descoberto, o problema real do carro era simplesmente junta queimada. Não sei exatamente como isso aconteceu, pois o carro não superaqueceu depois da ultima vez que troquei a junta em 2015.

No entanto, suspeito que o problema foi que não foi aplicado o aperto correto nos parafusos do cabeçote, pois eu notei, na época, que tinha pressão no reservatório de expansão mesmo com o carro frio. Agora, a nova junta foi colocada por outro mecânico e não tem pressão no reservatório de expansão.

O problema da pressão da bomba de gasolina também foi resolvido. Agora o carro está tinindo.

O consumo está assim, sem ar condicionado ligado manteve-se em 10,8l/100km com o ar ligado sobe para 11./100km.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#70

Mensagem por Miau » Seg Nov 16, 2020 9:35 pm

fala @rgdl .. não é só o torque de aperto.. é a sequencia de aperto também e o aperto angular.. sem falar que deve-se inspecionar o estado dos parafusos e além disso, realizar a limpeza da rosca do bloco e, se não me falha a memória, aplicar uma graxa especifica no parafuso antes de instala-lo. Isso é para que parte do torque de aperto não seja consumido em partes que estão atritando na rosca, antes do fim de curso.

Tem todos os procedimentos no manual de intervenção do motor.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#71

Mensagem por rgdl » Sex Nov 20, 2020 6:00 pm

Pois é Miau, acho que meu irmão deu mole na montagem do cabeçote. E olha que eu dei a ele todas as instruções necessárias. Acho que foi tudo apertado é "bracimetro" mesmo.

A diferença mais notória dos dois serviços é justamente essa, quando meu irmão fez o serviço em 2015 depois que o carro esfriava ainda ficava um pouco de pressão no reservatório de expansão, era pouca pressão no início mas ela foi aumentando a cada ano um pouco a ponto da tampa voar longe se eu não tivesse cuidado de tirar a pressão antes.

Agora, com o serviço feito pelo Clemilton, não tem pressão nenhuma no reservatório.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Rafael856
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Dez 30, 2021 9:35 pm
Modelos Citroën: Vtr 2.0 2007

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#72

Mensagem por Rafael856 » Qui Dez 30, 2021 9:48 pm

Ola Sou membro novo do clube não sei onde mim apresentar
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de admissão alta na lenta

#73

Mensagem por giovane s » Sáb Jan 01, 2022 2:52 am

Rafael856 escreveu:
Qui Dez 30, 2021 9:48 pm
Ola Sou membro novo do clube não sei onde mim apresentar
Seja bem vindo.
Responder