Pressão de admissão alta na lenta
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Qual o LTFT do teu motor?
Fumaça na partida pode ser mistura muito rica por LTFT negativo.
Aproveita e verifica se os bicos injetores estão fechando.
Uns dias atrás você escreveu que o escapamento estava fora de ponto. Foi corrigido? Verifica o alinhamento dos 4 pistões pelo buraco das velas.
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- rgdl
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Bom gente, seguinte realmente eu errei achei que as válvulas tinham algum problema mas não tinha, depois que postei o tópico notei o erro,j erro esse que foi confirmado pelos posts de vcs. Por isso já excluí a postagem e o vídeo para não induzir ninguém a erro.
giovane, eu acabei esquecendo de colocar aqui o resultado da questão do ponto do motor, realmente minha chave não entra na polia de escapamento. Então eu levei no mecânico e ele colocou a ferramenta inferior e os pinos nas polias e todas elas entraram perfeitamente... eu não entendi nada...
Me tirem uma dúvida, quando colocamos a ferramenta de fasagem do virabrequim é porque ali é o PMS, então era para os pistões estarem a meio curso, certo?
Então arrumei duas varetas do mesmo tamanho e coloque uma no pistão 4 e outra no 3, coloquei a ferramenta de fasagem no virabrequim e olhem como ficou:
No pistão 2 a vareta fica na mesma posição do pistão 3 e no pistão 1 a vareta fica como no pistão 4.
giovane, eu acabei esquecendo de colocar aqui o resultado da questão do ponto do motor, realmente minha chave não entra na polia de escapamento. Então eu levei no mecânico e ele colocou a ferramenta inferior e os pinos nas polias e todas elas entraram perfeitamente... eu não entendi nada...
Me tirem uma dúvida, quando colocamos a ferramenta de fasagem do virabrequim é porque ali é o PMS, então era para os pistões estarem a meio curso, certo?
Então arrumei duas varetas do mesmo tamanho e coloque uma no pistão 4 e outra no 3, coloquei a ferramenta de fasagem no virabrequim e olhem como ficou:
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Fala rgdl.. Ali não acho que é pms nao.. Pms quer dizer ponto morto superior. Na verdade esse termo é pra indicar que o pistao de um cilindro em específico está no fim de curso superior. Assim como temos o pmi, de ponto morto inferior.. Que é o fim de curso de um dado pistao na posição inferior.
Nesse motor, se nao me falha a memória, vc terá sempre 2 pistões em pms, e os outros não.
O ponto da cremalheira onde encaixa a ferramenta, é apenas um ponto de referência de sincronismo. Talvez, nesse ponto, todos os pistões fiquem em meio curso, mas de verdade, não lembro. Mas é apenas uma referência pra sincronizar com os pontos demarcados dos eixos de comandos. Nada mais, nada menos.
E no sincronismo, sempre se trava primeiro o virabrequim com a ferramenta, ele é a referência principal.. Os eixos de comando é que vc acerta, se estiverem errados.
Nesse motor, se nao me falha a memória, vc terá sempre 2 pistões em pms, e os outros não.
O ponto da cremalheira onde encaixa a ferramenta, é apenas um ponto de referência de sincronismo. Talvez, nesse ponto, todos os pistões fiquem em meio curso, mas de verdade, não lembro. Mas é apenas uma referência pra sincronizar com os pontos demarcados dos eixos de comandos. Nada mais, nada menos.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Oi Miau, pronto descobri o problema das varetas em posições diferentes.
É que tem um furo no volante do motor onde a chave também entra, só que não é o furo correto. E minha chave estava nesse furo, por isso as varetas não ficavam alinhadas.
Eu fui virando o virabrequim até as varetas ficarem na mesma posição e coloquei a chave e ela entrou de boa. Então, o PMS desse motor é com todos os os pistões alinhados.
Mas continua aquela coisa esquisita que falei no post anterior minha chave entra meio jambrada na polia de admissão e não entra no de escapamento mas a ferramenta do mecânico que fez a troca da correia fica perfeita. A única diferença entre as ferramentas é o fabricante, pois a do mecânico é da Raven e a minha é da Kitest.
De qualquer forma, a diferença é um "peteleco" e estou querendo acreditar que não vá influenciar.
Eu desmontei toda a admissão ontem e fiz a limpeza das válvulas, por isso meu motor está sem o coletor na foto do post anterior.
Meu motor tinha pouca carbonização no canal que vai até as válvulas mas as válvulas tinham bastante incrustação.
Para isso eu usei 3 latas de Car80 (eu queria o K90 da Koube mas não achei por aqui), óleo de freio, uma escovada de dente e um cano fino transparente (daqueles que se usa em aquário) bem longo. Para quem não sabe óleo de freio é ótimo para remover incrustações de carbonização.
Primeiro passei o Car80 e escovei bem e deixei de molho um tempo, acho que ficou uma hora. Após isso suguei o excesso com a mangueira e apliquei Car80 novamente e repeti o processo até o Car80 sair mais ou menos limpo.
Após tudo isso foi a vez do óleo de freio. Só usei óleo de freio nas válvulas dos pistões 1 e 4 que ainda estavam muito sujos, as válvulas dos pistões 2 e 3 ficaram bem limpas só com o Car80, e escovei bem e deixei meia hora.
Removi o óleo, apliquei Car80 para remover o máximo de resíduo de óleo de freio fechei tudo liguei o motor.
Inicialmente o motor pegou ainda ruim (mas pegou de primeira) e fazendo muita fumaça. Imaginei logo que seria por causa do descarbonizante e óleo de freio que certamente gotejou no pistão e também dos resíduos que ficaram nas próprias válvulas... depois disso e muita fumaça o motor foi estabilizando e agora pega sereno e de primeira.
Para continuar o processo de limpeza, mas agora dos pistões, coloquei uma lata de Perfect Clean da Koube no tanque que está com menos da metade de combustível para ajuda no processo de descarbonização.
Como resultado o motor está pegando de primeira e sem vibrações.
É que tem um furo no volante do motor onde a chave também entra, só que não é o furo correto. E minha chave estava nesse furo, por isso as varetas não ficavam alinhadas.
Eu fui virando o virabrequim até as varetas ficarem na mesma posição e coloquei a chave e ela entrou de boa. Então, o PMS desse motor é com todos os os pistões alinhados.
Mas continua aquela coisa esquisita que falei no post anterior minha chave entra meio jambrada na polia de admissão e não entra no de escapamento mas a ferramenta do mecânico que fez a troca da correia fica perfeita. A única diferença entre as ferramentas é o fabricante, pois a do mecânico é da Raven e a minha é da Kitest.
De qualquer forma, a diferença é um "peteleco" e estou querendo acreditar que não vá influenciar.
Eu desmontei toda a admissão ontem e fiz a limpeza das válvulas, por isso meu motor está sem o coletor na foto do post anterior.
Meu motor tinha pouca carbonização no canal que vai até as válvulas mas as válvulas tinham bastante incrustação.
Para isso eu usei 3 latas de Car80 (eu queria o K90 da Koube mas não achei por aqui), óleo de freio, uma escovada de dente e um cano fino transparente (daqueles que se usa em aquário) bem longo. Para quem não sabe óleo de freio é ótimo para remover incrustações de carbonização.
Primeiro passei o Car80 e escovei bem e deixei de molho um tempo, acho que ficou uma hora. Após isso suguei o excesso com a mangueira e apliquei Car80 novamente e repeti o processo até o Car80 sair mais ou menos limpo.
Após tudo isso foi a vez do óleo de freio. Só usei óleo de freio nas válvulas dos pistões 1 e 4 que ainda estavam muito sujos, as válvulas dos pistões 2 e 3 ficaram bem limpas só com o Car80, e escovei bem e deixei meia hora.
Removi o óleo, apliquei Car80 para remover o máximo de resíduo de óleo de freio fechei tudo liguei o motor.
Inicialmente o motor pegou ainda ruim (mas pegou de primeira) e fazendo muita fumaça. Imaginei logo que seria por causa do descarbonizante e óleo de freio que certamente gotejou no pistão e também dos resíduos que ficaram nas próprias válvulas... depois disso e muita fumaça o motor foi estabilizando e agora pega sereno e de primeira.
Para continuar o processo de limpeza, mas agora dos pistões, coloquei uma lata de Perfect Clean da Koube no tanque que está com menos da metade de combustível para ajuda no processo de descarbonização.
Como resultado o motor está pegando de primeira e sem vibrações.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
As minhas chaves são da FELAR, as chaves do comando são boas, mas a do volante do motor é meio folgada.rgdl escreveu: ↑Qui Ago 20, 2020 5:11 pmMas continua aquela coisa esquisita que falei no post anterior minha chave entra meio jambrada na polia de admissão e não entra no de escapamento mas a ferramenta do mecânico que fez a troca da correia fica perfeita. A única diferença entre as ferramentas é o fabricante, pois a do mecânico é da Raven e a minha é da Kitest.
Como resultado o motor está pegando de primeira e sem vibrações.
A diferença na partida é legal, mas a diferença na arrancada é bem melhor.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Então giovane, amanhã vou ver a diferença na arrancada mas só em ver o motor pegar de primeira sem fumaceira e sereno já dá uma alegria enorme.
Mas o serviço não acabou, tem alguma zica na pressão da linha de combustível, é que as vezes ela não chega a 3,5 bar. É um problema aleatório que não ocorreu nas vezes que liguei o motor após a limpeza.
Amanhã também vou colocar o scanner e ver pressão do coletor, valores de LTFT e STFT e posto aqui.
Mas o serviço não acabou, tem alguma zica na pressão da linha de combustível, é que as vezes ela não chega a 3,5 bar. É um problema aleatório que não ocorreu nas vezes que liguei o motor após a limpeza.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Fala rgdl..
Isso que você encontrou é o meio curso.
Mecânicos tem o vício de chamar isso de pms, mas n tem nada a ver.
Só uma correção.. Não existe pms do motor.. E sim pms do Pistão /cilindro(singular mesmo, pois é pra cada um)o PMS desse motor é com todos os os pistões alinhados
Isso que você encontrou é o meio curso.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Depois da limpeza que fiz na admissão o carro funcionou bem por uns 15 dias, a partir dai voltou a falhar, foi por isso que não coloquei nada a respeito dos valores de LTFT e STFT aqui.
Descobri que o problema da ignição era que as velas estavam com muito óleo e, por isso, não centelhavam. Bastava limpar para o carro voltar a funcionar, daí concluí que tinha mais caroço nesse angu.
Por fim, começou a baixar o nível do aditivo de arrefecimento numa quantidade assustadora e começou a aparecer borra cor de café com leite na tampa de óleo.
Assim, depois de muitas idas e vindas a raiz de todos os problemas foi descoberto, o problema real do carro era simplesmente junta queimada. Não sei exatamente como isso aconteceu, pois o carro não superaqueceu depois da ultima vez que troquei a junta em 2015.
No entanto, suspeito que o problema foi que não foi aplicado o aperto correto nos parafusos do cabeçote, pois eu notei, na época, que tinha pressão no reservatório de expansão mesmo com o carro frio. Agora, a nova junta foi colocada por outro mecânico e não tem pressão no reservatório de expansão.
O problema da pressão da bomba de gasolina também foi resolvido. Agora o carro está tinindo.
O consumo está assim, sem ar condicionado ligado manteve-se em 10,8l/100km com o ar ligado sobe para 11./100km.
Descobri que o problema da ignição era que as velas estavam com muito óleo e, por isso, não centelhavam. Bastava limpar para o carro voltar a funcionar, daí concluí que tinha mais caroço nesse angu.
Por fim, começou a baixar o nível do aditivo de arrefecimento numa quantidade assustadora e começou a aparecer borra cor de café com leite na tampa de óleo.
Assim, depois de muitas idas e vindas a raiz de todos os problemas foi descoberto, o problema real do carro era simplesmente junta queimada. Não sei exatamente como isso aconteceu, pois o carro não superaqueceu depois da ultima vez que troquei a junta em 2015.
No entanto, suspeito que o problema foi que não foi aplicado o aperto correto nos parafusos do cabeçote, pois eu notei, na época, que tinha pressão no reservatório de expansão mesmo com o carro frio. Agora, a nova junta foi colocada por outro mecânico e não tem pressão no reservatório de expansão.
O problema da pressão da bomba de gasolina também foi resolvido. Agora o carro está tinindo.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
fala @rgdl .. não é só o torque de aperto.. é a sequencia de aperto também e o aperto angular.. sem falar que deve-se inspecionar o estado dos parafusos e além disso, realizar a limpeza da rosca do bloco e, se não me falha a memória, aplicar uma graxa especifica no parafuso antes de instala-lo. Isso é para que parte do torque de aperto não seja consumido em partes que estão atritando na rosca, antes do fim de curso.
Tem todos os procedimentos no manual de intervenção do motor.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Pois é Miau, acho que meu irmão deu mole na montagem do cabeçote. E olha que eu dei a ele todas as instruções necessárias. Acho que foi tudo apertado é "bracimetro" mesmo.
A diferença mais notória dos dois serviços é justamente essa, quando meu irmão fez o serviço em 2015 depois que o carro esfriava ainda ficava um pouco de pressão no reservatório de expansão, era pouca pressão no início mas ela foi aumentando a cada ano um pouco a ponto da tampa voar longe se eu não tivesse cuidado de tirar a pressão antes.
Agora, com o serviço feito pelo Clemilton, não tem pressão nenhuma no reservatório.
A diferença mais notória dos dois serviços é justamente essa, quando meu irmão fez o serviço em 2015 depois que o carro esfriava ainda ficava um pouco de pressão no reservatório de expansão, era pouca pressão no início mas ela foi aumentando a cada ano um pouco a ponto da tampa voar longe se eu não tivesse cuidado de tirar a pressão antes.
Agora, com o serviço feito pelo Clemilton, não tem pressão nenhuma no reservatório.
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Re: Pressão de admissão alta na lenta
Ola Sou membro novo do clube não sei onde mim apresentar