Defeito ou Falha câmbio automático AL4

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giovane s
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Defeito ou Falha câmbio automático AL4

#1

Mensagem por giovane s » Sex Jan 18, 2019 3:42 pm

Pesquisei nos fóruns, muitos trancos poucas soluções., espero ajudar.

1° Passo CMF e Eletroválvulas (por ser o mais fácil e acessível)

Verificação do CMF e das eletroválvulas do corpo de válvulas.
Ferramenta necessária: multímetro.

Verificação da posição do CMF
Na CMF existem 2 pinos, em Neutro a resistência medida entre estes pinos deve ser 0 Ohms.
Tópico com manual em português (páginas 28 e 29)
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 60&t=10500
Tópico sobre CMF
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic.php?f=60&t=4498
Vídeo sobre ajuste da CMF


Verificação das eletroválvulas do corpo de válvulas
Desconectar bateria
Desconectar o conector do calculador do câmbio

Solenóide de pressão e lock-up do conversor de torque. EVMs
1 Ohm a 20°C (+/- 0,12 Ohm)
Existem pequenos números gravados no conector do calculador do câmbio.
Pino 26 + (Positivo) Eletroválvulas de pressão e lock-up do conversor de torque.
Pino 19 - (Negativo) Eletroválvula lock-up do conversor de torque.
Pino 20 - (Negativo) Eletroválvula reguladora de pressão.

Solenóides atuadoras das embreagens e freios(marchas) EVS 1 a EVS 6.
40 Ohms a 20°C (+/- 4 Ohm)

Pino 1 + (Positivo) EVS 1 a EVS 6
Pino 7 - (Negativo) EVS 3
Pino 8 - (Negativo) EVS 4
Pino 9 - (Negativo) EVS 2
Pino 10 - (Negativo) EVS 1
Pino 13 - (Negativo) EVS 5
Pino 14 - (Negativo) EVS 6

Obtendo as resistências acima significa que as eletroválvulas e solenóides estão boas em temperatura ambiente porém não existe referência para testar a resistência em temperatura de trabalho.

Tópico com manual em português (páginas 40 à 46 e 74 à 75)
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 60&t=10500

O principal problema com as eletroválvula de pressão foi resolvido com a eletroválvula moderna e atualização da ECU do câmbio (não significa que não falha), desconheço qualquer indicação de falha das eletroválvulas do AL4 pelo autodiagnóstico da ECU/Scanner.

Recomendo trocar óleo como manutenção preventiva, como corretiva não funciona.
Consegui arrumar meu câmbio só adquirindo ferramentas e conhecimento.
Recomendo olhar vários vídeos bem esclarecedores no youtube:

2° passo ECUs

Ferramenta necessária: Scanner
Recomendo fotografar ou fazer print das avarias, ajuda muito no diagnóstico.
Pela minha experiência as ECUs do Xsara Picasso só armazena 1 vez o defeito mesmo que se repita várias vezes.
A troca de informações entre motor, câmbio, ABS e BSI é complexa.

Abaixo um resumo dos sensores utilizados pelo AL4.

Verificação dos defeitos da ECU do motor:
Posição do pedal do acelerador
Posição da borboleta
Sensor de rotação
Carga do motor (acho que é a pressão de admissão)
Torque calculado
Informação de antipoluição
Sensor de velocidade do carro

Verificação dos defeitos da ECU do câmbio:
Freio
Eletroválvulas
Temperatura do óleo
Pressão do óleo
Velocidade de entrada da caixa de câmbio
Velocidade de saída da caixa de câmbio
Seletora multifunção

1 - O que reduz o conforto nas passagens de marcha é:
A temperatura do óleo do câmbio
A informação de torque do motor
Acionamento de shift-lock em Park

2 - Menor qualidade nas passagens de marcha:
Sensor de velocidade do carro
Eletroválvula lock-up conversor de torque
Sensor de pressão

3 - 3ª hidráulica (modo de emergência):
Sensores não citados em 1 e 2, ou a soma de 2 ou mais sensores citados em 1 e 2.

Tópico com manual em português (páginas 47 à 48)
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 60&t=10500

Em anexo algumas panes que fazem com que o câmbio entre em modo emergência.

Verificação da pressão de óleo do câmbio AL4:
Desligado: inferior a 0,2 BAR
Em marcha lenta em Neutro: 2,4 a 2,8 BAR
Em marcha lenta em Drive: 2,8 a 3,1 BAR

Tópico com manual em português parte 2 (página 93)
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 60&t=10500

Tudo que está acima é um resumo do manual de reparação do câmbio AL4
1ª hipótese: Baixa pressão + Tempory fault, Pressure regulation (difference/setting)
Pode ser por saturação do filtro de óleo quando a pressão está baixa em Neutro ou Park, mas normalmente é causado pela falha no acionamento da eletroválvula reguladora de pressão em Drive ou Ré e acredito que mais raramente defeito no sensor de pressão.
Anexos
Baixa pressão do óleo devido falha da eletroválvula reguladora de pressão.
Baixa pressão do óleo devido falha da eletroválvula reguladora de pressão.
Editado pela última vez por giovane s em Qui Dez 03, 2020 8:02 pm, em um total de 19 vezes.


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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#2

Mensagem por giovane s » Dom Jan 20, 2019 5:08 pm

1ª solução:
Quando a pressão com motor desligado apresentar 0,2 BAR ou mais substituir o sensor de pressão.

A solução apresentada poderá ser controversa, por isto é fundamental que seja lido o seguinte.
Dexron II, Dexron III, e Dexron VI
https://en.wikipedia.org/wiki/DEXRON
Editado pela última vez por giovane s em Qui Dez 03, 2020 7:40 pm, em um total de 1 vez.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#3

Mensagem por giovane s » Dom Jan 20, 2019 5:54 pm

Bom, considerando que a GM só licensiou o dexron VI (Sintético) por ter uma viscosidade cinemática HTHS igual ou melhor que todos os Dexron (Semisintético) anteriores.

Obs.: A viscosidade HTHS é obtida em laboratória a 150°C utilizando um rotor e um estator.
Parece um conversor de torque.
Quanto maior a viscosidade em alta temperatura, menor o desgaste.

Considerando que quanto menor a viscosidade a frio, melhor é o fluxo de óleo e a lubrificação durante o aquecimento até a temperatura de trabalho,
compare a viscosidade a 40°C dos fluídos ATF.
Editado pela última vez por giovane s em Qui Dez 03, 2020 7:39 pm, em um total de 1 vez.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#4

Mensagem por giovane s » Dom Jan 20, 2019 7:00 pm

Retomando:
giovane s escreveu: 1ª hipótese: Baixa pressão + Tempory fault, Pressure regulation (difference/setting)
2ª Solução:
Quando a pressão em Neutro ou Park está abaixo de 2,4 BAR trocar o óleo ou fazer flush com produto apropriado para transmissões automáticas.
Com o carro frio: Solte o bujão de abastecimento do câmbio AL4 e o bujão de drenagem do câmbio, aperte os dois bujões somente com a mão.
O bujão do meu câmbio estava apertado com mais 15 kgfm. :|
Acompanhe o aumento da temperatura do óleo do câmbio pelo scanner até 58 a 68°C, deslique o motor, retire os bujões e o bujão de nível. O escoamento é rápido, quando gotejar feche os dois bujões para não entrar pó e aguarde um bom tempo para abrir o bujão inferior novamente, pode sair mais 300ml de óleo.
Instale o bujão de nível com 0,9Kgfm e aperte o bujão de dreno com a mão.
Abasteça 3 litros de óleo Dexron VI e aperte o bujão de abastecimento com 2,4 Kgfm de torque kgfm.
Ligue o motor e acompanhe o aumento da temperatura do óleo do câmbio pelo scanner até 58°C, com o motor ligado remova o bujão de dreno para fazer a verificação de nível, quando começar a gotejar aperte o bujão de dreno com 2,4 kgfm.
Com o carro frio verifique a pressão do óleo da caixa de câmbio.
Não resolveu. Somente a substituição de peças, filtro e verificação da bomba de óleo resolve, será necessário a abertura da caixa...

Tópico com vídeo da troca do óleo.
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic.php?f=60&t=9733

Tópico com manual de troca de óleo.
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 60&t=10499
Editado pela última vez por giovane s em Qui Dez 03, 2020 8:12 pm, em um total de 14 vezes.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#5

Mensagem por EDNAN » Dom Jan 20, 2019 7:01 pm

giovane s escreveu:Pesquisei nos fóruns, muitos trancos poucas soluções., espero ajudar.

1° Passo SOLENÓIDES (por ser o mais fácil e acessível)

Verificação das solenóides do corpo de válvulas.
Ferramenta necessária: multímetro.

Desconectar bateria
Desconectar o conector do calculador do câmbio

Solenóide de pressão e lock-up do conversor de torque. EVMs
1 Ohm a 20°C (moderna)
2 Ohms a 20°C (antiga)
Existem pequenos números gravados no conector do calculador do câmbio.
Pino 26 + (Positivo) Solenóide de pressão e lock-up do conversor de torque.
Pino 19 - (Negativo) Solenóide lock-up do conversor de torque.
Pino 20 - (Negativo) Solenóide reguladora de pressão.

Solenóides atuadoras das embreagens e freios(marchas) EVS 1 a EVS 6.
40 Ohms a 20°C +ou- 10%

Pino 1 + (Positivo) EVS 1 a EVS 6
Pino 7 - (Negativo) EVS 3
Pino 8 - (Negativo) EVS 4
Pino 9 - (Negativo) EVS 2
Pino 10 - (Negativo) EVS 1
Pino 13 - (Negativo) EVS 5
Pino 14 - (Negativo) EVS 6

N°1 - Obtendo as resistências acima significa que as solenóides estão boas.
N°2 - Caso a resistência seja 0 Ohms a solenóide,fiação ou conectores estão em curto.
N°3 - Caso não haja leitura a solenóide,fiação ou conectores estão sem continuidade.

Recomendo trocar óleo como manutenção preventiva, como corretiva não funciona.
Consegui arrumar meu câmbio só adquirindo ferramentas e conhecimento.
Antes de trocar solenóides recomendo olhar vários vídeos no youtube:
3E motors
Alex car
Andercar service
Teomave

2° passo ECUs

Ferramenta necessária: Scanner
Recomendo fotografar ou fazer print das avarias, ajuda muito no diagnóstico.
Pela minha experiência as ECUs do Xsara Picasso só armazena 1 vez o defeito mesmo que se repita várias vezes.
Considero multímetro e Lexia parte do carro, é um computador com rodas.
A troca de informações entre motor, câmbio, ABS e BSI é complexa.

Abaixo um resumo dos sensores utilizados pelo AL4.

Verificação dos defeitos da ECU do motor:
Posição do pedal do acelerador
Posição da borboleta
Sensor de rotação
Carga do motor (acho que é a pressão de admissão)
Torque calculado
Informação de antipoluição
Sensor de velocidade do carro

Verificação dos defeitos da ECU do câmbio:
Freio
Eletroválvulas
Temperatura do óleo
Pressão do óleo
Velocidade de entrada da caixa de câmbio
Velocidade de saída da caixa de câmbio
Seletora multifunção

1 - O que reduz o conforto nas passagens de marcha é:
A temperatura do óleo do câmbio
A informação de torque do motor
Acionamento de shift-lock em Park

2 - Menor qualidade nas passagens de marcha:
Sensor de velocidade do carro
Eletroválvula lock-up conversor de torque
Sensor de pressão

3 - 3ª hidráulica (modo de emergência):
Sensores não citados em 1 e 2, ou a soma de 2 ou mais sensores citados em 1 e 2.

Verificação da pressão de óleo do câmbio AL4:
Em marcha lenta em Neutro: 2,4 a 2,8 BAR
Em marcha lenta em Drive: 2,8 a 3,1 BAR

Tudo que está acima é um resumo do manual de reparação do câmbio AL4
1ª hipótese: Baixa pressão + Tempory fault, Pressure regulation (difference/setting)
Altas temperaturas oxidam o óleo, esta oxidação aumenta a sua viscosidade. Este é o motivo do câmbio ter um contador de óleo velho.
Com o aumento da viscosidade o óleo passará com dificuldade pelo filtro e a bomba de óleo não ira gerar a pressão mínima requerida.
Este defeito ocorre com o carro frio, em dias frios, nos primeiros quilômetros rodados.

Concordo plenamente. Comprei o kit da 3e motors e resolveu o problema no c4 picasso :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 155c533876

depois que vi esse longo vídeo do problema feito pela 3e motors:

https://www.youtube.com/watch?v=CXv0ldpnk_A
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#6

Mensagem por giovane s » Dom Jan 20, 2019 8:05 pm

:vg:
valeu! O objetivo era este.

Continuando:
Após a troca de óleo efetue a correção do contador de óleo velho.
Serve para dar aviso no painel e acender luzes na alavanca de câmbio, contando o tempo que o óleo ficou sob alta temperatura, indica quando o óleo está completamente degradado

O contador vai de 0 a 32958 para apresentar o aviso no painel o procedimento previsto no manual é diminuir 5500 para cada litro de óleo substituído.

Acredito que o equivoco na tradução do manual Citröen original para o manual português seja a principal causa dos trancos.

Tópico com o manual original da Citröen. (Página 7) Draining Interval - Lubricated for life
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 60&t=10498

Tópico com manual em português (página 13) Peoridicidade de troca - Lubrificação permanente
viewtopic.php?f=60&t=10500

Lubrificated for life tem relação não com a vida da caixa mas com a vida do óleo.

A diminuição do contador não altera a condução, o que vai melhorar a qualidade da condução é a correção da viscosidade do óleo.
3ª solução:
Quando tem o defeito de regulação de pressão
Troca das eletroválvulas reguladora de pressão e de lock-up do conversor de torque, limpeza interna do corpo de válvulas, seu filtro e imã.
Mais abaixo tem a explanação do que é necessário para a manutenção do corpo de válvulas.

No meu caso aconteceu o seguinte, após colocar 3 litros de Dexron VI:
1ª troca (139k km) em lenta diminuiu de 9 para 7 km/h Arrancada e passagens de marcha mais suaves.
2ª troca (149k km) em lenta diminuiu de 7 para 5 km/h Arrancada e passagens de marcha sem trancos.
Todas as avárias anteriores resolvidas, 8k km sem nenhum problema, nova entrada em emergência, mas problema completamente diferente.
3ª troca (158k km) sem mudança significante.
Resolveu os seus problemas ou duvidas?
O meu não, a 3ª troca foi uma tentativa frustrada de corrigir a entrada em modo de emergência.,
Todas as avárias anteriores resolvidas, 8k km sem nenhum problema, nova entrada em emergência, mas problema completamente diferente, por isto é importante fazer o diagnóstico correto.

2ª hipótese: Alta pressão + Tempory fault, Pressure regulation (difference/setting)
Ocorre por obstrução na linha de óleo. A obstrução ocorre por saturação do filtro de óleo dentro do corpo de válvulas, este filtro possui um imã para reter limalha.

Solução: Substituir ou limpar o filtro. Necessário Torx T40 e torquímetro para a tampa, Torx T30 e T20 e torquímetro de 7 a 10 Nm
Procedimento relativamente simples, pois não é necessária a remoção do câmbio, mas requer capricho na limpeza e na remoção da limalha e precisão no aperto dos parafusos.

Tópico com manual em português (páginas 81 à 90)
viewtopic.php?f=60&t=10500

Vídeo com montagem do corpo de válvulas. minuto 12:35


Vídeo com instalação do corpo de válvulas e regulagem da mola de retenção das marcha D, N, R e Park. minuto 39:47
Anexos
Alta pressão
Alta pressão
Editado pela última vez por giovane s em Qui Dez 03, 2020 7:46 pm, em um total de 2 vezes.
Antonioraf
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#7

Mensagem por Antonioraf » Ter Mar 19, 2019 12:13 pm

Parabéns Geovani!

Grande Tópico. Didático e esclarecedor.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#8

Mensagem por giovane s » Qua Mar 27, 2019 6:10 pm

Obrigado.
Grande abraço.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#9

Mensagem por giovane s » Ter Jun 04, 2019 8:52 am

Meu carro entrou em emergência novamente. (Modo neve / lama). Ocorreu em subida a 80km/h em 2ª marcha.
Quando cheguei em casa o carro não tracionava para frente, somente de ré, tive que manobrar o carro empurrando.
Apaguei todos os erros pelo Lexia e :pray: voltou a tracionar normalmente, mas a pressão de óleo do câmbio estava muito acima do normal.

Segui o passo a passo, a eletrônica estava em funcionamento normal.
Segui o passo a passo da 2ª hipótese, pressão alta.
A peneira do corpo de válvulas estava obstruída por sujeira preta (parecida com os farelos que se desprendem dos scotch brite das esponjas de lavar louça).
Após a limpeza do corpo de válvulas verifiquei que a pressão do óleo do câmbio estava abaixo da faixa normal, 2,35 a 2,65.
Dei uma volta no quarteirão, cerca de 1km, novamente a pressão de óleo do câmbio estava muito acima do normal.

O filtro de óleo do câmbio se desintegrou e seus fragmentos foram parar na peneira do corpo de válvulas.

Coloquei o kit de renovação da bomba de óleo da PSA código 229960 (Filtro de óleo, o-rings da bomba de óleo, e retentor do conversor de torque) e substitui a junta lateral código 7700115285.
Limpei novamente a peneira do corpo de válvulas e coloquei óleo que cumpre LT71141.
Pressão de óleo do câmbio: 2,60 a 2,70. (óleo a 19°C)


Andei 1000 km até agora sem problemas.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#10

Mensagem por Munhoz » Seg Jun 17, 2019 7:36 pm

giovane s escreveu: Coloquei o kit de renovação da bomba de óleo da PSA código 229960 (Filtro de óleo, o-rings da bomba de óleo, e retentor do conversor de torque) e substitui a junta lateral código 7700115285.
Limpei novamente a peneira do corpo de válvulas e coloquei óleo que cumpre LT71141.
Pressão de óleo do câmbio: 2,60 a 2,70. (óleo a 19°C)

Andei 1000 km até agora sem problemas.
Maravilha!!
Tá vendo, nem é o bicho de sete cabeças que pintam por ai.. hahaha Basta trabalhar com análise e metodologia.
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Troca de óleo AL4

#11

Mensagem por Carlosferraz1984 » Sáb Dez 28, 2019 8:28 pm

Pessoal boa noite então meu C4 Picasso tô querendo trocar oleo da caixa de cambio fazer a troca parcial onde se tira o segundo bujão de plástico,porém como comprei o scanner diagbox lexia fui verificar o contador de desgaste do óleo e tava em 5900 mais ou menos isso significa que o antigo dono até então tava fazendo as trocas .Então quando eu for tirar o óleo da caixa ele deve estar quase novo certo assim eu saberia que realmente foi feito alguma troca.Caso contrário esteja muito preto sujo ele só diminui o contador por safadeza pode ser isso.
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AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#12

Mensagem por ArthurVP » Sáb Jan 04, 2020 3:45 pm

Câmbio al4, troque o óleo a cada 30 mil km. E msm assim está em grande probabilidades de dar merda. Experiência q aprendi c o danado em 4 meses

Adicionado após 2 minutos 59 segundos:
Pretendo ter meu al4 por mais uns10 anos porque não máximo v3nder um blindado quase semi novo, por valor irrisório, então já estou vendo orçamento p adaptar o trocador de calor do câmbio DP02
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Defeito ou Falha câmbio automático AL4

#13

Mensagem por giovane s » Sáb Jun 19, 2021 1:12 pm

ArthurVP escreveu:
Sáb Jan 04, 2020 3:48 pm
Câmbio al4, troque o óleo a cada 30 mil km. E msm assim está em grande probabilidades de dar merda. Experiência q aprendi c o danado em 4 meses

Adicionado após 2 minutos 59 segundos:
Pretendo ter meu al4 por mais uns10 anos porque não máximo v3nder um blindado quase semi novo, por valor irrisório, então já estou vendo orçamento p adaptar o trocador de calor do câmbio DP02
Eu troquei o óleo com 25000 km pelo óleo estar trabalhando acima de 130°C e não estava com cheiro de queimado. Troca de 3 litros de ATF Dex III H.
Troquei o trocador de calor pelo modernizado do C4, o volume não altera mas o formato do trocador impede que se acumule óleo e contaminação no fundo do trocador.
Tem fotos dos trocadores no tópico abaixo.
viewtopic.php?f=29&t=6169&hilit=pressão+al4

Minha opinião:
Nos Estados Unidos recomendam em geral a troca completa com máquina a cada 30000 milhas (48000 km), ou se faz esta meia troca do AL4 ente 25 a 30 mil km ou a completa com máquina a cada 50 a 60 mil km como manutenção preventiva.
Na 4ª meia troca ou 2ª troca completa (100 a 120 mil km) trocar a eletroválvula reguladora de pressão e de lock-up do conversor de torque para não ter "stress".

Adicionado após 1 hora 5 minutos 48 segundos:
AL4 Defeito ...
Munhoz escreveu:
Seg Jun 17, 2019 7:36 pm
giovane s escreveu: Coloquei o kit de renovação da bomba de óleo da PSA código 229960 (Filtro de óleo, o-rings da bomba de óleo, e retentor do conversor de torque) e substitui a junta lateral código 7700115285.
Limpei novamente a peneira do corpo de válvulas e coloquei óleo que cumpre LT71141.
Pressão de óleo do câmbio: 2,60 a 2,70. (óleo a 19°C)

Andei 1000 km até agora sem problemas.
Maravilha!!
Tá vendo, nem é o bicho de sete cabeças que pintam por ai.. hahaha Basta trabalhar com análise e metodologia.
Infelizmente não tive sucesso Munhoz.
A oficina onde levei o Xsara Picasso era de mecânicos aposentados da FIAT. Deixaram os parafusos que unem o conversor de torque a flexplate soltos, isso gerou uma fuga de óleo pelo retentor do conversor de torque e deu o aviso no painel, foi instalado o câmbio corretamente, mas já era tarde :sad:
Uma das coisas que gera a perda de pressão excessiva a ponto da eletroválvula de pressão perder a capacidade de regular a pressão é o desgaste de buchas e da parte interna do conversor de torque onde vai aquele anel de vedação na ponta do eixo da planetária.
O vazamento pelo retentor do conversor de torque é sintoma de desgaste excessivo de buchas.

No site da SONNAX, fabricante das buchas do AL4 tem ferramentas e buchas com sobre medida para retífica da bomba do AL4.
https://www.sonnax.com/units/428-al-4
Tem até um kit com sobre medida da válvula reguladora de pressão do corpo de valvulas.
Talvez esta seja uma das evoluções do AT8/DP2
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Re: AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#14

Mensagem por rgdl » Sáb Jun 19, 2021 2:49 pm

ArthurVP escreveu:
Sáb Jan 04, 2020 3:48 pm
Câmbio al4, troque o óleo a cada 30 mil km. E msm assim está em grande probabilidades de dar merda. Experiência q aprendi c o danado em 4 meses

Adicionado após 2 minutos 59 segundos:
Pretendo ter meu al4 por mais uns10 anos porque não máximo v3nder um blindado quase semi novo, por valor irrisório, então já estou vendo orçamento p adaptar o trocador de calor do câmbio DP02
Rapaz, eu fiz a reforma completa do meu cambio em abril de 2014 com Paulo Marinho aqui no Rio e venho trocando o óleo com regularidade desde lá, até agora, passados 7 anos, nada de defeito.

Adicionado após 12 minutos 41 segundos:
Re: Defeito ou Falha câmbio automático AL4
giovane s escreveu:
Sáb Jun 19, 2021 2:18 pm
No site da SONNAX, fabricante das buchas do AL4 tem ferramentas e buchas com sobre medida para retífica da bomba do AL4.
https://www.sonnax.com/units/428-al-4
Tem até um kit com sobre medida da válvula reguladora de pressão do corpo de valvulas.
Talvez esta seja uma das evoluções do AT8/DP2
O cara que fez o meu câmbio me disse que ele não comprava essa buchas originais e nem de marcas paralelas, ele tinha o contato de um cara que fazia essas buchas para ele de um material mais resistente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Re: AL4 Trancos, diagnóstico e solução

#15

Mensagem por giovane s » Sáb Jun 19, 2021 3:26 pm

rgdl escreveu:
Sáb Jun 19, 2021 3:02 pm
giovane s escreveu:
Sáb Jun 19, 2021 2:18 pm
No site da SONNAX, fabricante das buchas do AL4 tem ferramentas e buchas com sobre medida para retífica da bomba do AL4.
https://www.sonnax.com/units/428-al-4
Tem até um kit com sobre medida da válvula reguladora de pressão do corpo de valvulas.
Talvez esta seja uma das evoluções do AT8/DP2
O cara que fez o meu câmbio me disse que ele não comprava essa buchas originais e nem de marcas paralelas, ele tinha o contato de um cara que fazia essas buchas para ele de um material mais resistente.
Casquilhos, bronzinas e no caso do AL4 as buchas e anéis sofrem mais desgaste de propósito para que seja possível um simples reparo sem substituição de eixos e tambores.
Com materiais mais resistentes no próximo reparo vai dar P.T.
Sem troca de óleos o AL4 dura mais de 120 mil km, trocando óleo top em intervalos regulares acredito que o AL4 dure de 2 a 4 vezes mais. :pray:
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