Xsara Picasso - Alternador - DEFEITO CARGA BATERIA

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Xsara Picasso - Alternador - DEFEITO CARGA BATERIA

#1

Mensagem por Kadurj » Sex Dez 14, 2018 11:31 am

Olá amigos... Na semana passada ao sair para trabalhar, começou a acender a luz da bateria e em seguida aparecia a mensagem "DEFEITO CARGA BATERIA". Voltei para a garagem e fui de busão para o trabalho. No dia seguinte deixei no mecânico e foi detectado que teria que trocar o regulador de voltagem. Feito a troca, viu-se a necessidade de trocar também o rotor. Como um novo, no momento pra mim estava caro, trocamos por um recondicionado a base de troca. Pois bem. Resolvido o problema sem problemas de carga.

Ontem começou algo estranho. Com o ar condicionado ligado, percebi que ao acelerar a velocidade do ventilador aumenta. Ao desacelerar volta ao normal. As luzes do painel não oscila. Fica normal. Estranharia se essas luzes também sofressem alterações.

Os amigos já viram isso acontecer? Será que a carga gerada pelo alternador está maior do que o normal? Será que pode estar associado a correia que também é nova?

Desde já agradeço. Abs.


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#2

Mensagem por Miau » Sex Dez 14, 2018 12:41 pm

Basta medir com um multímetro.. Minimo 13,6vdc e maximo 14,5vdc

As luzes do painel, etc, certamente tem mosfet que não deixa ultrapassar 12v.. Voce só notaria se a tensão caísse pra menos de 12
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#3

Mensagem por Kadurj » Sex Dez 14, 2018 6:07 pm

Beleza. Tenho que tomar vergonha e comprar um multímetro para medir. O valor é ridículo mas acabo esquecendo. Obrigado pela ajuda.
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#4

Mensagem por Kadurj » Qua Jul 24, 2019 2:05 pm

Boa tarde amigos! Ainda com relação ao problema acima, percebi que tudo sobre alteração. Antes era somente o ventilador. Agora tudo aumenta... Luzes do painel, farol, cortesia. Como em dezembro foi resolvido o problema do alterador, achei que poderia ser a bateria já que fazia algum tempo que o indicador não ficava mais verde. Chegou a descarregar após 4 dias com o carro parado com o alarme ligado.
Comprei um multímetro, medi a bateria e estava com 10,60v. Usei um carregador comum de lâmpada e carregou até 11,90v. Consegui ligar o carro mas a bateria realmente estava perdendo carga. Desligava o carro no estacionamento com 12,10v e à noite estava abaixo de 12v.
Como a bateria já tinha 2 anos e 4 meses, hoje comprei outra bateria Moura de 60Ah maaaaaaas a oscilação nas luzes continua assim mesmo.

O alternador está carregando normal na lenta oscila entre 13,8 e 13,9. Quando acelero fica entre a 14,08 e 14,10v.

Que situação meus amigos. Vi em alguns fóruns que pode ser cabo de aterramento frouxo. Será?
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#5

Mensagem por Kadurj » Qui Jul 25, 2019 9:14 am

Bom dia amigos! Parece que o problema foi resolvido. Talvez devido a bateria ser nova, precisava ainda de uma carga ao andar com o carro pela primeira vez. Ontem ao sair com o carro do estacionamento, não havia mais oscilação alguma inclusive com o ac ligado. :vg: Abs.
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#6

Mensagem por rgdl » Qui Jul 25, 2019 10:46 am

Que bom que resolveu Kadu.

Agora essa sua experiência mostra como esse carro depende de uma boa bateria para funcionar direito. A minha já tem mais de dois anos eu acho, vou verificar isso.
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#7

Mensagem por Miau » Qui Jul 25, 2019 10:51 am

Vou até dar uma olhada no esquemático de iluminação do carro pra ver se tem regulador de tensão nas lâmpadas incandescentes.

Se não tiver, o brilho delas vais sempre acompanhado a variação de tensão.
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#8

Mensagem por Kadurj » Qui Jul 25, 2019 11:16 am

Beleza.... RGDL.. Se precisar comprar há uma loja no Boa Vista com uma ótima promoção. Paguei R$ 275,90 deixando o casco antigo. Ainda parcelei em 3x sem juros. :lol:

Fica próximo ao Campo do Bairro Rosane. Abs.
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#9

Mensagem por rgdl » Qui Jul 25, 2019 11:46 am

Tá barato mesmo, Moura por 275,90 e a Heliar, que também é muito boa, a 249,00. :think: :think: :think:
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#10

Mensagem por Kadurj » Seg Jul 29, 2019 11:22 am

Jesus.... A saga continua. Ontem descendo a serra de Friburgo, apareceu por 3 segundos a mensagem " DEFEITO CARGA BATERIA" e sumiu. Não deu mais até hoje. Será que devo me preocupar? :/ Alternador carregando normal.
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#11

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 29, 2019 11:37 am

Confere os cabos do alternador e os pontos de aterramento. Pode ser coisa simples, ainda mais no Rio, as vezes é só alguma axidação leve nos contatos
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#12

Mensagem por rgdl » Seg Jul 29, 2019 3:14 pm

Kadurj escreveu:Jesus.... A saga continua. Ontem descendo a serra de Friburgo, apareceu por 3 segundos a mensagem " DEFEITO CARGA BATERIA" e sumiu. Não deu mais até hoje. Será que devo me preocupar? :/ Alternador carregando normal.
Cara dá uma olhada também no esticador da correia de poly-v. Se ele estiver frouxo ou quebrado vai dar esse problema eventualmente, porque a correia não vai conseguir fazer a polia do alternador rodar direito.
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#13

Mensagem por Kadurj » Seg Jul 29, 2019 4:27 pm

Obrigado a todos! Acabei esquecendo de mencionar. A bendita oscilação nas luzes e ventilador voltou a acontecer. Tô achando que o regulador de voltagem de ruim de novo. Só pode ser. No próximo fim de semana vou levar a um eletricista para resolver de Vez esse problema. Assim espero. Agradeço a ajuda. Abs.
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#14

Mensagem por Miau » Seg Jul 29, 2019 10:23 pm

kadu.. eu dei uma olhada no esquema, para todo sistema de luz incandescente, não há regulador de tensão além do que tem no alternador.

isso quer dizer que variações de 1 ou 2v nesses 12v, vão causar esse efeito. Mas geralmente só é perceptível quando a tensão cai para 12v com o motor ligado, o que não deve acontecer..

tem que oscilar entre 13,6v ~ 14,5v.. nessa faixa, não deveria ser tão perceptível as oscilações nas lampadas.

outra coisa que pode causar resistência elétrica é falha de condução na massa do carro.. tem que verificar esses pontos.

tente checar a tensão que chega na bateria, e a que chega na lampada do farol por exemplo, no mesmo instante.
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Re: Xsara Picasso - Alternador - DEFEITO CARGA BATERIA

#15

Mensagem por Kadurj » Ter Mai 26, 2020 12:31 pm

Bom dia amigos! Após 1 ano e 5 meses andando com as luzes oscilando no painel o alternador abriu o bico. Ontem levei o carro para dar uma olhada que não estava carregando com luz acesa e aviso no painel. Foi trocado regulador de voltagem e corrigido uma solda fria na placa retificadora ( diodos ).
Resolvido o problema do alternador maaas por incrível que pareça as oscilações não. Na lenta oscila e enquanto acelera normaliza e dá carga total acima dos 14v. O mecânico então resolveu colocar o scanner para fazer a leitura da aceleração pois desconfiava que estava baixa. O mínimo é para ser 750 RPM e estava oscilando entre 640 e 670. Muito raramente chegava a 750.

Está correta essa conclusão? Disse que tem que fazer a limpeza do TBI e mais alguma coisa que não lembro, não sei se era o avanço ou regulador da lenta.

Para ter acesso ao alternador achou melhor retirar o coletor e o que saiu de óleo do coletor não está no gibi. rs
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