Dúvida - Arrefecimento e vazamento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#1

Mensagem por clbonatto » Qua Ago 08, 2018 12:11 pm

Olá pessoal.

Há alguns dias contei a história do XP que comprei em Curitiba para a dona onça. Ela está usando o carro todos os dias, feliz da vida.

No último domingo fui visitar minha mãe. A distância da minha casa até a dela é de 7km. O percurso leva cerca de 15 minutos.

No caminho, percebi que estava saindo um ar quente em uma das saídas de ar no pé do motorista.

Estacionei e passei pela frente do carro. Senti um forte calor vindo do motor, além de um cheiro de água de chaleira que ferveu.

Voltei e entrei no carro, virei a chave para ver a temperatura, estava normal. Abri o capô pra verificar e a parte do coletor estava bem quente. Notei um marejado de óleo no motor.

Achei estranho e levei o carro hoje para verificar. Fizeram o teste de pressão e vazou na carcaça da válvula termostática. O vazamento é na junção do cabeçote.

Pois bem, não deixei para fazer o serviço todo pois me disseram que vai o dia inteiro pra fazer tudo. Já agendei o serviço pra terça-feira.

Mas, vamos as dúvidas:
1 - O reservatório de expansão está sujo. Me falaram que dá pra lavar e que limpa uns 80% da sujeira. Mas, o reservatório me parece velho, então pedi o valor de um novo.
- R$ 165,00 da marca Florio. Me falaram que é primeira linha, mas pesquisei no fórum por Florio e não achei nada.
- Alguém recomenda esta marca?

2 - Líquido de arrefecimento: Trabalham com Radiex e Delphi. Já li no fórum e não recomendam Radiex. Liguei atrás do Petronas que o Miau indicou em outro post, mas parece que o tal do Radiex tomou conta da cidade.
- Encaro o Delphi então?

3 - O mecânico disse que vai 4 litros de aditivo. Olhei no manual e diz 5 litros para uma referência, e 2 litros para outra. Não é muito explicativo.
- E agora? Alguém sabe a quantidade/proporção para o motor 1.6?

4 - Vazamento do cabeçote: Junta da marca Sabó - o mecânico disse ser primeira linha.
- Valor da junta: R$ 100,00.
- Mão de obra: R$ 180,00. O mecânico falou que precisa desmontar até a parte da correia dentada.

Dúvida aqui:
- Precisa desmontar tudo mesmo?
- Tá certo esse preço de mão de obra?


Valeu pessoal.


Agradeço a atenção.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#2

Mensagem por rgdl » Qui Ago 09, 2018 11:59 am

Esse vazamento é comum nos motores 1.6, isso pode acontecer por ressecamento da junta ou rachadura na caixa de passagem, nesse caso existe essa caixa de passagem em metal que dá menos problema.

Quanto a suas perguntas:

1 - Eu uso a tampa do reservatório de expansão dessa marca, tá perfeito há uns 3 anos, o preço está bom a genuína custa mais de R$ 400,00;
2 - O Liquido nos motores do Picasso, seja ele 1.6 ou 2.0, tem que ser do tipo orgânico com monoetilenoglicol. O problema do Radiex é que ele de uma nova geração que não usa monoetilenoglicol, por isso não é recomendado para nossos motores. Eu uso o Delphi orgânico concentrado mas aqui onde moro está difícil de achar ele, por isso vou voltar ao Petronas Coolant up orgânico. Se na sua região ele é encontrado com facilidade pode usar que é excelente;
3 - Esse povo não sabe de nada. São usados 6 litros de fluido de arrefecimento na proporção 50/50, ou seja, sempre na proporção de 1 por 1, por exemplo, diluir 1 litro de aditivo concentrado com 1 litro de água desmineralizada. O fluido deve ser colocado já diluído nada de botar aditivo puro e depois colocar água pura.
4 - Vc precisa ver se o vazamento é mesmo só na junta, se não é a própria caixa de passagem que não está trincada. Até onde sei Sabó é boa marca.

Para trocar essa junta precisa desmontar a caixa de passagem, isso implica em desengatar várias mangueiras do sistema de arrfecimento, mas só isso. É serviço que dá para fazer em casa se vc for do tipo que gosta de mexer no próprio carro.

O preço da junta é um absurdo completo, a junta genuína custa apenas R$ 11,00 no preço sugerido do service citroen, talvez uns R$ 20,00 na concessionária. A não ser que ele esteja trocando toda a carcaça da caixa de passagem (os mexanicos chamam ela de válvula termostática, mas a válvula é um só componente da caixa de passagem), ai o preço é por ai mesmo. Já a mão de obra é isso mesmo, não tá nem caro e nem barato.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#3

Mensagem por clbonatto » Qui Ago 09, 2018 1:45 pm

@rgdl

Fui reler o que escrevi e percebi que ficou confuso pra caramba. rsrs

Tem dois vazamentos no carro. Um de água na carcaça da válvula termostática. A carcaça já é de alumínio, então só vou trocar a junta. Que deve ser esses 11 reais que você comentou.

O outro vazamento é de óleo, naquelas juntas do comando de válvulas. Tem aquela tampa plástica preta que dizem que vai somente cola (não sei), e um pouco mais abaixo tem outra junta. Essa de baixo que seria 100 reais, e essa que eles disseram que precisa desmontar a parte da correia dentada.

Estive fuçando um pouco no carro, sem desmontar nada. Me parece que precisa remover a correia mesmo, pois parece que para trocar a junta vai precisar movimentar o comando. É isso mesmo, ou me enganei?

Ah, sim, dúvida de amador: 6 litros de líquido de arrefecimento + 6 litros de água... conta de padaria, isso são 12 litros... serve 12 litros no sistema, ou é só para deixar a proporção correta?


Obrigado pessoal.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#4

Mensagem por rgdl » Qui Ago 09, 2018 2:08 pm

clbonatto escreveu: O outro vazamento é de óleo, naquelas juntas do comando de válvulas. Tem aquela tampa plástica preta que dizem que vai somente cola (não sei), e um pouco mais abaixo tem outra junta. Essa de baixo que seria 100 reais, e essa que eles disseram que precisa desmontar a parte da correia dentada.
Bom, meu motor é 2.0 mas nele as juntas são só nessa tampa plástica, abaixo dele normalmente se usa apenas cola. Para mexer ai tem que desmontar a correia dentada mesmo.
clbonatto escreveu: Ah, sim, dúvida de amador: 6 litros de líquido de arrefecimento + 6 litros de água... conta de padaria, isso são 12 litros... serve 12 litros no sistema, ou é só para deixar a proporção correta?
São 6 litros de liquido de arrefecimento, isso é igual a 3 litros de Aditivo concentrado + 3 litros de água desmineralizada. Compre um litro a mais de cada porque sempre se perde alguma coisa no processo,
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#5

Mensagem por clbonatto » Qui Ago 09, 2018 2:16 pm

Captei vossa mensagem, mestre.

Quarta-feira conto o resultado da bagunça.

Obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#6

Mensagem por Munhoz » Qui Ago 09, 2018 3:01 pm

Se for a junta da tampa de válvula, não precisa tirar a correia e acha essa junta na concessionária. 180 de mão de obra pra tirar a correia é muito barato, desconfie.
Normalmente o óleo vaza nessa junta da tampa e escorre até a segunda parte onde vai a cola. Troca a junta, limpa tudo direitinho e observa se volta a vazar.
Lembre-se que existe sequência de aperto dos parafusos, pré aperto e torque certo. Se fizer errado vai vazar e já vi relatos onde a tampa empena ou quebra (isso nos motores onde ela é de alumínio).
Você acha o manual técnico com a sequência e aperto aqui no fórum na área técnica.

Imagem

Imagem

Imagem
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#7

Mensagem por clbonatto » Qui Ago 09, 2018 3:53 pm

Então Munhoz, essa tampa plástica foi mexida em Curitiba, antes de eu comprar o carro.

O mecânico removeu ela, lavou, passou cola, montou, esperou secar e eu vim embora.

Uma semana depois, voltou a marejar óleo por ali. É pouca coisa, mas pra mim o normal é o motor ficar limpo, sem vazamentos de óleo. (A não ser que seja motor GM, daí é normal rsrs).

O mecânico que eu levei ontem disse que está vazando na junta debaixo. Pode ser como o Munhoz escreveu, escorreu da tampa de cima e parece que é a debaixo.

E pelo o que consegui ver nos kits de junta que tem anunciados no ML, nenhum deles tem essa junta que o mecânico quer trocar.

O Munhoz escreveu que na de baixo só vai cola, então é bem provável que seja somente a junta de borracha da tampa plástica mesmo.

Vai cola nessa junta de borracha também, ou o mecânico de Curitiba só passou a cola pra eu comprar o carro e vir embora? :eye: Eu cheguei a questionar ele sobre os apertos da tampa, e ele disse que na tampa de plástico não aplica torquímetro, só encosta, pois a cola faz o serviço de vedação. (Percebi como vedou bem, continua vazando).

Não sei se ajuda na análise, mas ainda em Curitiba eu tirei umas fotos.

https://photos.app.goo.gl/9urjkJeUvFTemGYM6 <- antes de abrir

https://photos.app.goo.gl/PQXhbxEb3uKTcSyT6 <- tampa aberta

https://photos.app.goo.gl/bu4epXBRZ4bTzp4e8 <- tirei ontem (não dá pra ver direito, mas está começando a melecar de óleo)


Obrigado pessoal.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#8

Mensagem por rgdl » Qui Ago 09, 2018 5:39 pm

clbonatto escreveu: O Munhoz escreveu que na de baixo só vai cola, então é bem provável que seja somente a junta de borracha da tampa plástica mesmo.
Então o esquema é o mesmo do 2.0, não tem junta ai não só cola de silicone mesmo.

Como nas fotos que vc colocou o vazamento está próximo da tampa de óleo dá uma olhada nela para ver se está fechando direito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#9

Mensagem por clbonatto » Qui Ago 09, 2018 6:05 pm

Pesquisei no pai google e encontrei vários vídeos a respeito.

Alguns bem errados, outros bem técnicos, mas aparentemente o problema está na junta/defletor da tampa plástica.

O mecânico de Curitiba provavelmente só deu uma maquiada com a cola por cima da junta ressecada. Resolveu por uns dias.

Antes de ver os vídeos, eu não sabia como era a junta da tampa. A que estava no carro estava dura, as dos vídeos são flexíveis.

Vou atrás do kit junta/defletor na CSS pra resolver o problema de vez. Dependendo do valor, até deixo o carro lá para trocarem. Não é difícil a troca, mas não tenho torquímetro, então não me arrisco a quebrar uma tampa. Já quebrei um cubo de Uno fazendo o aperto sem torquímetro. Vi num vídeo do Tonella trocando, e ele usa o bracímetro mesmo. Fui fazer igual e me estrepei. rsrs

Vou informando por aqui.

Obrigado pessoal.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#10

Mensagem por Munhoz » Qui Ago 09, 2018 6:51 pm

clbonatto escreveu: Vai cola nessa junta de borracha também, ou o mecânico de Curitiba só passou a cola pra eu comprar o carro e vir embora?
É assim, são duas partes ali no cabeçote. De cima para baixo:
1- Tampa plástica dos comandos, só vai junta e não tem cola. Sempre junta original!
2- Gaiola dos comandos, onde a tampa (1) vai parafusada. Essa gaiola segura os comandos no lugar e ali vai somente cola. Bem difícil vazar ali e pelas suas fotos, parece que escorre de cima mesmo.
clbonatto escreveu: Eu cheguei a questionar ele sobre os apertos da tampa, e ele disse que na tampa de plástico não aplica torquímetro, só encosta, pois a cola faz o serviço de vedação.
Troca de mecânico hahahah. Sério!

Não lembro exatamente onde peguei a informação do aperto da tampa de válvula mas como referência, olha a página 97 do doc: viewtopic.php?p=37541#p37541
só para você ver o esquema de aperto em espiral.
No meu eu encostei todos os parafusos, respeitando a sequência e depois o torque aproximado de 1 Nm em sequência também. Não vaza.
Limpe bem todas as peças antes de montar a junta nova e certifique-se de que a junta assentou corretamente na tampa.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#11

Mensagem por clbonatto » Qui Ago 09, 2018 7:40 pm

Munhoz escreveu: Troca de mecânico hahahah. Sério!
rsrs pior que era o mecânico que antigo dono levava... já vi tudo... comprei um kinder ovo... rsrsrs


Vou comprar um torquímetro e adotar o DIY.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#12

Mensagem por Munhoz » Sex Ago 10, 2018 1:36 am

Eu comprei aqueles baratinhos de 30 reais
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#13

Mensagem por clbonatto » Sex Ago 10, 2018 10:57 am

Munhoz escreveu: Eu comprei aqueles baratinhos de 30 reais
O que você comprou é o de "vareta"? Achei na loja do mecânico por R$ 39,90.

To pensando em comprar o da MTX por R$ 139,00. É de estalo. Vai de 42 até 210 nm. Mas vi um vídeo no YT do cara falando que esse torquímetro vai de 1 até 210nm. Apenas é "calibrado" entre 42 e 210nm. Dá pra confiar nesses vídeos de YT? rsrs
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#14

Mensagem por clbonatto » Ter Ago 14, 2018 4:01 pm

Olá pessoal.


Só consegui correr atrás das peças hoje. Não achei as juntas originais na CSS, apenas por encomenda (de 7 a 10 dias úteis).

Na CSS fizeram um diagnóstico completo do carro, sem custo. Passaram scanner e fizeram um orçamento.

Por melhor que tenha sido o atendimento, não dá para encarar o preço na CSS.

Alguns exemplos:
- R$ 53,55 cada vela - bosch 5960h7 + R$ 78,00 para troca das velas. Total: R$ 292,20
- R$ 87,90 cada junta + R$ 175,00 de m.o. para trocar as duas juntas. Total: R$ 350,80
- R$ 39,80 o litro do aditivo de arrefecimento - falaram que vai 5 litros de aditivo + água de torneira. R$ 199,00 de aditivo e R$ 416,00 de m.o. para fazer a troca - na hora eu falei "oi? tá certo isso?"
- por fim, identificaram uma folga no braço axial + terminal... R$ 196,22 do braço + R$ 194,00 do terminal + R$ 234,00 de m.o. Total: R$ 624,22

Esse último eu ri, pois eles cobram R$ 104,00 de m.o. para trocar o terminal + R$ 130,00 para trocar o braço axial... sendo que o terminal fica na ponta da barra, ou seja, é a mesma m.o. rsrs

Teve outros itens que foram apontados, mas o total do orçamento deu R$ 5.700,00. R$ 3.500,00 de peças e R$ 2.200,00 de m.o. :$:

Como meu bolso não comporta os preços da CSS, passei na auto peças que compro já faz uns 12 anos e comprei:
- vela NGK LFR6BD - cada uma R$ 25,00 reais. Total: R$ 100,00
- 4 litros de aditivo delphi - R$ 20,00/litro. Total: R$ 80,00
- par de juntas defletoras - R$ 53,00 <- essa aqui eu acho que vou me dar mal, pois só encontrei da marca BASTOS - tomara que dure uns 6 meses.


É isso aí pessoal. Não sei quando vou conseguir, mas vou fazer esses reparos em casa mesmo.


Obrigado pessoal.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Dúvida - Arrefecimento e vazamento

#15

Mensagem por clbonatto » Seg Set 17, 2018 11:49 am

Olá pessoal.


Finalmente Saturno alinhou com Vênus e sábado eu consegui trocar a carcaça + válvula termostática + líquido de arrefecimento.


O último mecânico que mexeu caprichou no "ÇeUviSSo".


Segue fotos no link.


https://photos.app.goo.gl/3RvqaJPMZegyznnC9


Depois que desmontei percebi o trinco na carcaça. Também acredito que a válvula estava travada aberta, pois em um teste besta que fiz a água fria passou nos dois sentidos.


Desconfio que o carro tenha rodado um tempo somente na água, pois, apesar do líquido ter saído rosado e limpo, saíram uns pedaços de sedimento( pareceu ser uma areia fina ). Aparece em uma das fotos.


Peças envolvidas:
- Carcaça e válvula termostática nova de "primeira linha" (cof cof) - que me pareceu de qualidade inferior. A marca é BRH Parts. Se durar um ano, está bom. Ia comprar a de alumínio da Columbia, mas desisti.
- Aditivo Delphi
- Água desmineralizada RadNaq


Ferramentas utilizadas:
- Chaves de fenda de tamanhos diversos para soltar as braçadeiras e ajudar para "desgrudar" as mangueiras.
- Alicate universal
- Catraca + extensor + soquete 10mm
- Torquímetro
- Funil - de garrafa pet mesmo


Impressões após troca:
- O carro está chegando na temperatura normal (3 barrinhas no painel) em 4 minutos. Antes levava uns 20 minutos.
- O CB está marcando um consumo instantâneo menor. Antes no trecho que faço para ir ao mercado, ficava marcando 11.8/12.3 L/100KM. Ontem marcou 6.8/7.3 L/100KM. Isto me leva a crer que o consumo irá melhorar bastante.
- Dei uma esticada voltando para casa pra fazer a água circular sob pressão. Cheguei em casa com a ventoinha ligada. Aparentemente o cheiro de chaleira fervendo passou.


Apesar do carro ficar sempre com a patroa, vou acompanhar por uns dias. Verificar nível, vazamentos e etc. Já deixei ela instruída a encostar o carro caso a temperatura passe das 3 barrinhas.


Agradeço a todos que deram dicas.


Se tudo der certo, sábado que vem vou trocar os defletores da tampa de válvulas. Ia fazer ontem, mas caiu um pé dágua que me impossibilitou.


Valeu pessoal.
Responder