Olá pessoal.
Sábado consegui trocar a junta da tampa de válvulas e também as velas.
Até que o mecânico lá de Curitiba que tentou arrumar a tampa foi generoso no silicone. Normalmente enfiam o tubo inteiro para selar os vazamentos. Pena que não deu certo.
Para quem nunca fez, o serviço de troca da junta não é difícil de fazer. O maior trabalho é a limpeza de tudo. Óleo, silicone, sinais de borra. O certo/desejável é deixar tudo limpo, sem resíduos.
Para quem desejar se aventurar, segue uma lista de materiais utilizados:
- chaves de fenda(uma grande e uma pequena) -> usei para soltar as tubulações
- chave torx (não lembro o tamanho)
- soquete 10mm
- soquete 8mm (para remover o sensor map, pois atrapalha na hora de soltar/apertar a tampa de válvulas)
- extensor de soquete
- cabo de força para o soquete
- soquete 16mm para vela
- torquímetro
- panos e estopa (usei bastante para limpar o óleo do cabeçote onde vai a junta)
- thinner -> somente para limpeza da parte metálica, pois o thinner resseca o plástico
- desengraxante de marca questionável rsrs - paguei 8 reais na lata, até que ajudou na limpeza
- detergente e flotador para limpar a tampa plástica -> os mecânicos normalmente usam solupan/intercap, mas eu não tenho
- estilete
- lixa 1200, 2000 e 2500
Torque aplicado:
- Para o aperto da tampa, segui a recomendação de um vídeo que assisti no youtube(imagem) -> 10Nm.
- Paras o aperto das velas, segui a recomendação da NGK -> cabeçote de alumínio -> 25Nm.
Dificuldades encontradas:
- limpeza da mangueira corrugada da TBI -> fiz uns 7 mil enxágues até ficar apresentável.
- limpeza do cabeçote -> precisei passar o estilete para remover o silicone, depois limpar com thinner, depois passar as lixas para remover as imperfeições do último serviço.
- lembrar de tirar fotos de todo o processo -> só lembrei depois que montei rsrs
Link das fotos que lembrei de tirar.
https://photos.app.goo.gl/nZH641b9XLZfWi8w9
Pois bem. Depois de rodar uns 60 km com o carro, nenhum vazamento apareceu.
O carro continua com o ar quente entrando no pé, mas já pesquisei é parece ser uma característica do Peugeot/Citroen. Se ligar deixar o modo recirculação ativado, o ar quente para de esquentar o pé.
Mesmo que o mecânico da Citroen tenha dito que é normal o motor ficar quente daquele jeito, estou trabalhando na hipótese da bomba dágua do carro estar em fim de vida. Não tenho o equipamento de teste, mas aparentemente não tem vazamento de pressão no sistema de arrefecimento, pois as mangueiras ficam estufadas quando desligo o motor do carro após ele esquentar, e só retraem após esfriar (acredito ser desejável este comportamento).
Ontem a noite quando cheguei em casa, a ventoinha ficou uns 5 minutos ligada em velocidade baixa após eu desligar o motor. Por precaução, dei partida no carro e liguei o ar-condicionado em potência máxima, para ativar a ventoinha em alta. Nada de anormal, pois meu Fiat Uno fazia isto também. Acredito que sem a bomba dágua girando para circular a água, a ventoinha fique ligada até esfriar o radiador.
E é só isso pessoal.
Obrigado a todos que ajudaram.