Comprei Xsara Picasso - Meu Diário

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infolex
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Comprei Xsara Picasso - Meu Diário

#1

Mensagem por infolex » Ter Jul 31, 2018 3:34 am

Olá Pessoal,

Antes de mais nada parabéns pelo fórum. Foi por causa dele que resolvi comprar o xsara picasso.
Bem meu objetivo é relatar todos os detalhes do carro todo o custo e dicas para quem é leigo, mas gosta do carro. Como eu. kkkk

Vamos lá: Comprei um xsara picasso 2008/2008 Automático no dia 16/07/2018, já tinha pesquisado alguns carros na faixa até 15mil. Já estava decidido a comprar um clio/207 quando vi este xsara e com dizem por aí foi amor a primeira vista kkk. Internamente impecável cheiro de novo.
Mas identifiquei de cara algumas coisas a fazer:
- ABS Aceso direto;
- Amortecedores;
- Pneus;
- Identifiquei algumas borras de óleo na água;
- Escapamento com alguns furos;
- Varela de oleo quebrada (nunca vi isso em minha vida);

O antigo dono tinha ele como segundo carro da família e está marcando 138km se é verdade eu não sei. Segundo ele há 2 anos fez o Cambio e a menos de um ano fez o motor por conta de um aquecimento. Meu maior receio com esse carro é realmente o câmbio, se der pau eu tow lascado. Mas assim que concluir a revisão mecânica que partirei para o cambio e depois a suspensão;

Com os problemas acima consegui um desconto no carro e terminei pagando 11mil no calor da emoção, sem levar no mecânico. kkkk

Realmente é um carro espaçoso e muito bom para dirigir a posição é excelente. Bastante confortável também. Ar condicionado Dual zone. Só senti falta mesmo do contador de giros, mas tudo bem.

Sou de Salvador-Bahia os mecânicos por aqui gostam de cobrar mais caro ao ver esse carro. Levei no meu mecânico de confiança para fazer um levantamento e já fez cara feia: "putz! vc comprou esse carro foi??????...." Depois desta nem deixei o carro lá. Resolvi levar no mecânico onde o antigo dono havia feito o motor e ainda está na garantia e imaginei que o cara já tinha os macetes do carro.

Ao subir o carro já identificamos as coifas da caixa de direção detonadas com folgas e um vazamento no carter que por sinal já havia alguns pontos de soldas.
O cárter estava bem amassado e não deu jeito, tive que bater perna lá na suburbana até consegui um bem conservado de R$ 320,00 (o cara havia pedido de cara 600).

Dica número 1: em salvador evitem pesquisar peças como xsara picasso se a peça for compatível com 307/C3 faça orçamento como C3/307 senão a galera não perdoa e mete a faca. Como foi o caso do carter.

Agora vamos ao orçamento do mecânico
- 250,00 da mão de obra para Trocar o Carter (Achei caro, acho que 120,00 Seria um preço mais justo)
- 200,00 mão de obra para arrumar a caixa de direção (Também achei caro, uns 150,00 seria um valor mais justo) ele me cobrou pelo kit de reparo 300,00 (putz depois fui olhar no mercado livre que tem a partir de 140,00)
- Tive que trocar tb o burrinho de freio traseiro, estão com vazamento. (90 o par na Vasco Imports)
- E passei o scanner 100,00 para ver a mensagem do ABS, segundo a mensagem registra falha no sensor traseiro. Pedi para fazer uma limpeza nos contatos para ver se funciona.
=========================
Devo pegar o carro depois de amanhã e vamos ver no que dá.


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#2

Mensagem por Miau » Ter Jul 31, 2018 8:25 am

borra de óleo na água é preocupante..

alias, hoje estou eu mesmo desmontando todo o motor do meu e vejo como é preocupante um motor que foi feito por "mecânicos"

eu tenho acesso ao manual de serviços do carro e a quantidade de frescuras necessárias quando se mexe no motor é de arrepiar.. e me causa muita dúvida se os profissionais mecânicos tem realmente esse conhecimento, se tem a paciência necessária e se tem o cuidado exigido.

Só pra se ter ideia.. uma prática muito usada é de reaproveitar parafusos do cabeçote.. jamais se reaproveita.. eu conferi os meus e realmente a rosca deixa de bater, sendo assim, os valores de toque de aperto e todo o procedimento vão por água abaixo com parafusos reaproveitados.

Outra é de saber o procedimento de aperto, ordem de aperto, torques iniciais, graus de afrouxamento e torques finais.. duvido muito que tenha conhecimento desse procedimento para esse motor.

Por isso eu disse que é preocupante o fato de ver óleo na água. Certamente algo não foi bem feito, na melhor das hipóteses pode ser contaminação prévia, ou até no trocador de calor do cambio ou do motor, e na pior das hipóteses é a junta deixando misturar óleo na água devido a falta de planicidade entre o cabeçote e o motor, provavelmente oriundo de aperto irregular por reaproveitamento de parafuso, falta de conhecimento do procedimento correto e por ai vai..

Sem falar na prática de usar água torneiral no arrefecimento, sem ou com aditivo que não presta, gerando criação e acúmulo de oxidação no sistema.

É por isso que eu acabei ingressando no "faça você mesmo".. também por frequentar oficinas e testemunhar a falta de cuidado com o que é dos outros.

Uma regra que já adotei é jamais comprar carro usado com motor que já foi mexido.. é kinder ovo, sempre vem com alguma surpresa desagradável.

É chato, me causa vergonha, mas infelizmente na sua grande maioria, o profissional brasileiro é muito porcalhão, preguiçoso, e o pior, se acha esperto demais.
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#3

Mensagem por Munhoz » Ter Jul 31, 2018 12:35 pm

infolex escreveu: - Identifiquei algumas borras de óleo na água;
Como o Miau falou, pode ser resto de mistura antiga ou só o trocador de calor.

No mais, continua relatando sim. É bom que sempre ajuda alguém.
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#4

Mensagem por infolex » Ter Jul 31, 2018 6:20 pm

Miau: "faça você mesmo" é o meu lema. Prefiro levar 1 mês para fazer a coisa certa ao invés de 1 ou dois dias para fazer de qualquer jeito.
Se falando de mecânica ainda sou Jr. Faço o básico trocar uma pastilha, oleo, limpeza arrefecimento, ar condicionado, trocar um radiador. Mas agora com dois filhos, meus finais de semanas estão comprometidos. kkkkk. Mas tenho vontade meter mão em um motor assim do zero e deixar 100%.

Espero que seja o tal trocador de calor. Caso contrário tow ferrado e vou ter que caçar uma oficina com boas referências para fazer isso. Pensei até em procurar alguma oficina com o tal OSCILOSCÓPIO. Só para garantir o diagnostico. Ahhh outra coisa no painel o consumo está marcando 18l/100km, mesmo automático estou achando alto.

Vou mantendo o tópico atualizado.
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#5

Mensagem por infolex » Seg Ago 13, 2018 4:29 pm

Iai pessoal,

Após passar quase 15 dias na oficina consegui o cárter e arrumar o vazamento na cx da direção.

Mas ainda não sinto confiança em viajar com ele sabe? Parece que ainda tem alguma coisa errada, Tenho a impressão que ele está esquentando muito, apesar de não acusar no painel. Outra coisa é no computador de bordo acusa 30/100 l/km muitoooo alto.

Ressalto mais uma vez é um carro muito bom para dirigir, mas como o antigo dono não deu atenção adequada a mecânica o carro não está tão confiável.

Meu maior receio é o câmbio apresentar algum problema, após ler diversos posts e fóruns, youtube e conversar com diversos mecânicos resolvi vender! E comprar um manual. Já até encontrei um manual, mas tenho que vender o meu antes. Já tenho algumas propostas. Vendendo esse já pego o outro.

Infelizmente como a Citroen não reconheceu o problema deste cambio não vale a pena continuar com um bomba que pode estourar a qualquer momento.

Se ao menos fosse possível corrigir a falha e rodar sem medo ao menos uns 100mil km. Vejo que muita gente nos fóruns fazem o reparo e com 30 a 50mil o problema volta a ocorrer. Claro que depende da oficina que fez o reparo, mas não dá pra contar com a sorte de forma alguma. Até cogitei fazer um curso de mecânica e depois um especialização em cambio automático, mas infelizmente não tenho tempo.

Muito obrigado aos membros pelas dicas!

Podem fechar este tópico, pois assim que comprar o picasso manual posso começar com outro topico.
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