Sistema de Ar Interno

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Marxandy35
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Abr 20, 2018 10:06 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6

Sistema de Ar Interno

#1

Mensagem por Marxandy35 » Sex Jul 06, 2018 11:38 pm

Boa noite. Vamos lá aos sintomas:
Ar condicionado começa gelando e depois para, o vento fica como se o ar estivesse desligado.
Não tá mostrando a temperatura interna.
O ventilador não funciona na velocidade 2
O ventilador de trás só funciona na velocidade 4.
Por onde começo?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Sistema de Ar Interno

#2

Mensagem por rgdl » Seg Jul 09, 2018 3:47 pm

Primeiro comece explicando se seu ar é analógico ou digital.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Sistema de Ar Interno

#3

Mensagem por rgdl » Sex Nov 30, 2018 9:53 am

Como o problema que estou enfrentando é semelhante ao desse tópico decidi aproveitá-lo. A única diferença é que não tenho problema nas velocidades do ventilador do ar condicionado, isso eu resolvi trocando os conectores, tanto da resistência quanto do painel.

Aliás, o rabicho da Marelli é muito bom, troquei o da resistência há mais tempo que o do painel e ele está bonzinho, sem derretimento.

Imagem

Além do relatado pelo colega, o tal do gela no começo e depois esquenta, especialmente nos difusores frontais, eu notei que a ventoinha do radiador não arma na velocidade máxima quando ligo o ar ou raramente faz isso, porém arma na velocidade mínima sempre.

Outra coisa que notei é que o condensador não esquenta, não esquenta nada mesmo. Liguei o ar com o motor frio para ver e não só o ar não gelou como o condensador não esquentou nem um pouquinho, com isso eu estou suspeitando que o houve vazamento de fluido refrigerante.

Pesquisando na internet achei esse equipamento

Imagem

É para quem, como eu, gosta de fazer as coisas em casa mesmo, é só acoplar uma garrafa de "gas" e mandar para dentro.

O que vcs acham?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Marxandy35
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Abr 20, 2018 10:06 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6

Sistema de Ar Interno

#4

Mensagem por Marxandy35 » Sáb Jan 19, 2019 1:28 am

Bom. Já sei que o problema do ar é elétrico. Pois o painel e os faróis ficam oscilando quando o motor está desacelerado.
Na verdade, o painel não estava mostrando a temperatura externa, os fios do retrovisor direito estavam partidos, emendei todos, aí voltou a funcionar.
Agora falta levar no eletricista.
Bateria nova e ar analógico.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Sistema de Ar Interno

#5

Mensagem por giovane s » Sáb Jan 19, 2019 10:07 pm

Marxandy35 escreveu:Boa noite. Vamos lá aos sintomas:
Ar condicionado começa gelando e depois para, o vento fica como se o ar estivesse desligado.
Não tá mostrando a temperatura interna.
O ventilador não funciona na velocidade 2
O ventilador de trás só funciona na velocidade 4.
Por onde começo?

Por onde eu começo?
Já desmontou o painel central para dar uma olhada?
Já apoiou líquidos no painel em frente ao volante?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Sistema de Ar Interno

#6

Mensagem por rgdl » Seg Jan 21, 2019 3:26 pm

Marxandy35 escreveu:Boa noite. Vamos lá aos sintomas:
Ar condicionado começa gelando e depois para, o vento fica como se o ar estivesse desligado.
Não tá mostrando a temperatura interna.
O ventilador não funciona na velocidade 2
O ventilador de trás só funciona na velocidade 4.
Por onde começo?
Agora que vc esclareceu que seu ar é analógico vou poder te ajudar.

Quando o ar condicionado começa funcionando normal e depois para de gelar, os casos mais comuns que tem aparecido aqui no fórum são: problema de superaquecimento do motor ou vazamento de fluido.

No caso de superaquecimento o mostrador de temperatura normalmente fica com 4 traços verdes, isso já é suficiente para a central desarmar o ar condicionado. Já vazamento de fluido refrigerante a ventoinha não costuma armar na velocidade máxima, ou quando arma não o faz com regularidade. Esse comportamento da ventoinha é sintoma de que a linha de alta pressão não está atingindo a pressão ideal.

A resistência de ambos os ventiladores está com problema, na maioria das vezes o problema é no conector que dá mal contato e começa a derreter e com isso as velocidades vão parando de funcionar. Para trocar a resistência do ventilador frontal tem um tutorial que eu mesmo fiz explicando tudo, dá uma olhada nele: Troca da resistência do ar condicionado analógico

Já a resistência do ar traseiro não tem tutorial mas vc vai ter que tirar o console entre os bancos e o banco do carona para ter acesso a ele.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Marxandy35
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Abr 20, 2018 10:06 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6

Re: Sistema de Ar Interno

#7

Mensagem por Marxandy35 » Qua Fev 03, 2021 7:11 pm

Ok. Quanto às velocidades, ainda não mexi. Mas sobre o ar, era módulo de injeção que não acelerava o carro quando ligava o ar. A aceleração caia e o ar desarmava.
Obrigado a todos!

Adicionado após 1 minuto 28 segundos:
giovane s escreveu:
Sáb Jan 19, 2019 10:07 pm
Marxandy35 escreveu:Boa noite. Vamos lá aos sintomas:
Ar condicionado começa gelando e depois para, o vento fica como se o ar estivesse desligado.
Não tá mostrando a temperatura interna.
O ventilador não funciona na velocidade 2
O ventilador de trás só funciona na velocidade 4.
Por onde começo?

Por onde eu começo?
Já desmontou o painel central para dar uma olhada?
Já apoiou líquidos no painel em frente ao volante?
Sim. Não achei nada de errado!
Não, líquido nenhum!

Adicionado após 1 minuto 12 segundos:
rgdl escreveu:
Seg Jan 21, 2019 3:26 pm
Marxandy35 escreveu:Boa noite. Vamos lá aos sintomas:
Ar condicionado começa gelando e depois para, o vento fica como se o ar estivesse desligado.
Não tá mostrando a temperatura interna.
O ventilador não funciona na velocidade 2
O ventilador de trás só funciona na velocidade 4.
Por onde começo?
Agora que vc esclareceu que seu ar é analógico vou poder te ajudar.

Quando o ar condicionado começa funcionando normal e depois para de gelar, os casos mais comuns que tem aparecido aqui no fórum são: problema de superaquecimento do motor ou vazamento de fluido.

No caso de superaquecimento o mostrador de temperatura normalmente fica com 4 traços verdes, isso já é suficiente para a central desarmar o ar condicionado. Já vazamento de fluido refrigerante a ventoinha não costuma armar na velocidade máxima, ou quando arma não o faz com regularidade. Esse comportamento da ventoinha é sintoma de que a linha de alta pressão não está atingindo a pressão ideal.

A resistência de ambos os ventiladores está com problema, na maioria das vezes o problema é no conector que dá mal contato e começa a derreter e com isso as velocidades vão parando de funcionar. Para trocar a resistência do ventilador frontal tem um tutorial que eu mesmo fiz explicando tudo, dá uma olhada nele: Troca da resistência do ar condicionado analógico

Já a resistência do ar traseiro não tem tutorial mas vc vai ter que tirar o console entre os bancos e o banco do carona para ter acesso a ele.
Obrigado! Estou vendo devagar. Esse link não está funcionando!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Sistema de Ar Interno

#8

Mensagem por rgdl » Qui Fev 04, 2021 10:45 am

Já acertei o link, é que o fórum mudou de link, não é mais ccdob.com.br, por isso que não abria.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder