Bujão de nível do cambio AL4 não sai

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Bujão de nível do cambio AL4 não sai

#1

Mensagem por rgdl » Qua Jul 04, 2018 7:43 pm

Gente estou com um problema que está me dando uma certa dor de cabeça. Fui fazer a troca do óleo do cambio e o bendito bujão de nível não sai, a chave alen roda em falso mas o bendito não sai de jeito nenhum.

Alguém tem alguma sugestão de como tirar esse bendito sem ter que desmontar a caixa toda? Não tem problema se a sugestão importar na destruição do bujão, por que já até comprei outro.


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#2

Mensagem por Miau » Qua Jul 04, 2018 9:05 pm

Se me lembro.. é de plástico né? Uma ideia é usar uma chave de fenda um pouco maior que a peça e forcar pra travar o encaixe..

Outra é usar um parafuso rosca soberba invertida que após apertar, vai girar a peça no sentido de desrosquear
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#3

Mensagem por Munhoz » Qui Jul 05, 2018 1:42 am

usa uma torx ao invés da fenda, ela tem mais pontos de contato
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#4

Mensagem por viniciusrr » Qui Jul 05, 2018 10:33 am

Tente fazer uma vala para cada lado, aonde dê para encaixar uma chave de fenda e utilize uma chave de fenda de impacto.
Segue o link da chave: https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... -st09603sj

Você encaixa a chave de fenda de impacto, na vala que vc criou, e bate com um martelo ou marreta, que o impacto faz a ferramenta girar com a força do impacto.
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#5

Mensagem por Miau » Qui Jul 05, 2018 11:08 am

Se me lembro, esse bujão nível é de plástico.. nao aconselho usar chave de impacto por razões óbvias hehe.. vai destruir o bujão e empurrar pra dentro do câmbio.
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#6

Mensagem por viniciusrr » Qui Jul 05, 2018 12:34 pm

Câmbio AL4(automática) é de metal, bujão superior de plástico é de caixa manual.
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#7

Mensagem por rgdl » Qui Jul 05, 2018 2:11 pm

Colegas, obrigado pelas respostas.
Miau escreveu: Outra é usar um parafuso rosca soberba invertida que após apertar, vai girar a peça no sentido de desrosquear
Miau, eu já pensei na chave de fenda mas ela me traria dificuldade em fazer a torção, já que está duro de mais. Eu gostei da sua ideia do parafuso de rosca soberba esquerda (ou invertida) só que não achei em lugar nenhum ele, então comprei um jogo de saca parafuso que no fim dá no mesmo, vamos ver.

Imagem
Munhoz escreveu: usa uma torx ao invés da fenda, ela tem mais pontos de contato
Munhoz, já tentei isso e não deu certo resvala também, mesmo assim valeu.
viniciusrr escreveu: Câmbio AL4(automática) é de metal, bujão superior de plástico é de caixa manual.
viniciusrr, inicialmente os Al4 tinham um bujão de nível metálico, mas depois de algumas mudanças no câmbio ele passou a ser de plástico, veja a imagem abaixo.

Imagem
Miau escreveu: nao aconselho usar chave de impacto por razões óbvias hehe.. vai destruir o bujão e empurrar pra dentro do câmbio.
Pois é, esse meu medo, nem tanto por destruir o bujão já que tenho outro para substituir mas de empurrar ele para dentro do cambio, ai só abrindo.
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#8

Mensagem por viniciusrr » Qui Jul 05, 2018 2:23 pm

Realmente você esta certo, eu acabei me confundindo, achei que era outro parafuso e não esse que você falou.
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#9

Mensagem por Miau » Qui Jul 05, 2018 10:13 pm

Eu tenho esse kit ai.. acho que vc consegue de boa com ele.. o chato é arrumar uma chave de tarracha pra prender nele, q é ponta quadrada..

Costumam usar alicate de pressão
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#10

Mensagem por rgdl » Seg Jul 09, 2018 3:50 pm

Miau escreveu: o chato é arrumar uma chave de tarracha pra prender nele, q é ponta quadrada..
Acabou que não deu tempo de fazer no final de semana e acho que nem no próximo vai dar, mas estou pensando em usar uma chave inglesa que tenho.
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