Oleo na TBI

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

Oleo na TBI

#1

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Ter Mai 29, 2018 12:16 am

Olá pessoal
Estou já ha algum tempo procurando o motivo do meu carro falhar quando está com o motor quente, tenho o aviso de defeito motor e o carro fica pipocando idêntico a motor de barco a diesel, já tentei diversas soluções inclusive participei em outros tópicos sobre defeito motor, mas até agora nada de resolver o problema, tenho observado que o corpo de borboleta(TBI) está ficando suja de óleo, já limpei algumas vezes mas ela volta a sujar constantemente. Alguém tem ideia do que pode ser isso, ou alguma coisa que eu preciso verificar? vi alguns comentários de outros carros que passam vapor de óleo pelo respiro do cárter, mas não sei o que tenho que procurar ali ao certo.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Oleo na TBI

#2

Mensagem por Miau » Ter Mai 29, 2018 7:04 am

Amigo.. primeira coisa é capturar os códigos de erro com scanner.. que certamente nada tem a ver com óleo no TBI..

Já sobre o óleo, é pq o tubo bifurcado que coleta gases de óleo da tampa do cabeçote está com a tubulação fina que vai no pós TBI entupida
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

Oleo na TBI

#3

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Sex Jun 01, 2018 3:03 pm

Entendi, mesmo o mecanico nao usando lexia, o codigo vai ser o mesmo? Ele usa um pequeno Creader VIII - Launch.
Eu estou indo la agora, como o defeito é intermitente, tenho que ir com o carro falhando pra ele poder identificar mais facil. Ele fica identificando bico falhando, mas eu troco um bico e ele falha outro, ja troquei 3 ate agora.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Oleo na TBI

#4

Mensagem por Miau » Sex Jun 01, 2018 10:48 pm

Independente de scanner.. o código é gerado pela central, não pelo scanner..

Pode ocorrer do scanner não exibir o codigo mas é so nao apagar os erros e tentar com outro modelo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

Oleo na TBI

#5

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Dom Jun 03, 2018 10:30 am

Os erros apresentados foram o p202 e p400.
Como nao encontrei bico novo aqui pra comprar estou comprando no ferro velho mesmo. Eles testam antes pra mim, mas pela quantidade de bicos com problema estou quase comprando um kit com 4 pela internet e trocando tudo.
Só estou achando estranho ele acusar um bico, eu trocar por outro e depois de pouco tempo ele da a mesma falha em outro bico(mais antigo), sera que pode ser alguma coisa na minha central que esta estragando os bicos?
*obs: quando o bico estava falhando ele colocou uma chave de teste que mostra o pulso e quando falha a luz do positivo apaga.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Oleo na TBI

#6

Mensagem por Miau » Dom Jun 03, 2018 11:59 am

Ta faltando 1 número no codigo.. é P0000

Se for p0202 indica que o bico do cilindro 2 está com circuito aberto

Ou seja, é como se o mesmo não estivesse plugado.. teste simples.. troque o bico de lugar e veja se o erro vai pra outro cilindo.. se for.. então é ele.. se não, então é ou o chicote ou o módulo

P0400 indica válvula egr com mal funcionamento.. se estiver aberta, vai dar problema na aceleração.. voce pode simplesmente tampar a mesma pra não dar ar demais na admissão. Ou tentar reparar. Essa válvula permite a admissão de gases da exaustão para a admissão a fim de reduzir emissão de poluentes. Só isso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

Oleo na TBI

#7

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Qua Jun 06, 2018 8:23 am

Quanto ao bico eu substituí e a falha não ocorreu novamente até agora, coisa que acontecia depois de apagar os erros a cada 12km andado. Espero que não tenha nada com o módulo.
Quanto a válvula EGR é facil de reparar?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Oleo na TBI

#8

Mensagem por Miau » Qua Jun 06, 2018 8:50 am

dependendo do problema, não..

mas toda vez que você liga o carro, sem dar partida, ela efetua um auto-teste e faz ruidos, tipo teccc teccc tecc tecc

se você não sabe a localização, ela é uma válvula grande que fica do lado do conector da bobina, na parte de cima do motor, canto direito.

Imagem

o ideal seria desmonta-lá do motor e ver se ela está vedada.. se estiver vedada, não tem problema usar assim.

quanto ao bico, pelo visto era mau contato.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Oleo na TBI

#9

Mensagem por paulo.silva » Qui Jun 07, 2018 11:51 pm

boa noite! Quanto ao oleo na tbi o meu v6 estava assim nao teve jeito fiz ate um acumulador de gases que os cara fazem ai na net vivia envharcando o coletor e com o tempo sujava as velas então solução deixei os gases do carter aberto por enquanto, so com um pequeno filtro na ponta da mangueira vamo ver como se comporta!! Esse seu problema de defeito motor e falhas o meu c5 v6 era um fio quebrado por dentro no chicote que encaixa no bico e faiscava demorei pra descobrir o defeito mas nao trquei nenhuma peça!! Boa sorte!
Responder