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douglas360
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#1

Mensagem por douglas360 » Ter Abr 10, 2018 4:45 pm

Pessoal, estou passando por uma situação com a minha nave que, de vez em quando, a temperatura do motor sobe.
O Nível da água não abaixa, a ventoinha aciona normalmente, as duas mangueiras do radiador esquentam da mesma forma.
Percebo que sobe a temperatura principalmente em dias quentes. o Mecânico me informou que é preciso ir trocando peças e testando...
Mas antes de ir gastando dinheiro desnecessário, gostaria de saber se alguém por aqui já passou por essa situação, e qual foi a solução.
Desde já agradeço.


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Munhoz
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#2

Mensagem por Munhoz » Ter Abr 10, 2018 5:58 pm

douglas360 escreveu: o Mecânico me informou que é preciso ir trocando peças e testando
Não é assim que se faz diagnóstico, isso é certeza.

Pelo seu relato eu chuto ser válvula termostática ou bomba d'água. Existem os testes para ambos os casos sem precisar sair trocando peça.
Em todo caso, a válvula é o item mais barato e dependendo do tempo de uso compensa trocar, só pela tranquilidade de saber que ela é nova. Sempre original, custa um pouco a mais que as paralelas.
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#3

Mensagem por rgdl » Qua Abr 11, 2018 9:39 am

Rapaz eu já tive todo tipo de problema de superaquecimento no meu carro ocasionado desde motor fora do ponto até sensor de temperatura danificado.

Mas já vou te dando alguma dicas, primeiro estou de acordo com o munhoz troque a válvula termostática, ela é fundamental ao funcionamento correto desse motor, mas eu adicionaria ai a troca da bomba d'água.

Essas duas peças tem que ser trocada depois de algum tempo de uso, principalmente a bomba d'água. Tem mecânico que diz que a bomba d'água tem que ser trocada a cada troca de correia, é um bom conselho mas eu acho que não precisa de tanto, mas certamente a cada 100.000 km rodados ela tem que ser substituída. Aliás a bomba d'água que vem de fábrica no motor tem a desvantagem de ser de plástico, já as de reposição são de metal o que torna a troca ainda mais necessária. A minha bomba d'água foi para o espaço com +/- 85.000km rodados era a original de plástico que troquei por uma de metal.

Se sua bomba d'água for de plástico troque a bomba completa e não apenas o refil.

O sensor de temperatura dá para saber se ele está ruim através da ferramenta de diagnóstico (scanner automotivo), pois fica um erro gravado na central e quando ele dá defeito. No meu caso, quando queimou o sensor de temperatura, além do aviso de "pare temperatura motor" deu também aviso de "defeito motor" e acendeu a luz de injeção. Então, se isso não está acontecendo no seu carro, ou seja, não acende a luz de injeção então provavelmente não é essa peça, mas olhe os erros gravados na central mesmo assim.

A ventoinha... como vc falou que ela está armando o que vou dizer aqui é só a título de informação. A ventoinha do Picasso tem duas velocidades uma baixa e outra alta e uma coisa que os proprietários não se ligam é que o Picasso não precisa da ventoinha na velocidade alta para resfriar o motor, mesmo no transito intenso, pois ela na velocidade baixa já dá conta. Então para que serve a velocidade alta da ventoinha? Ela serve para essas duas situações: 1 - quando se liga o ar condicionado, pois ai precisa de ventilação adicional para o resfriar o condensador do ar que esquenta bastante; 2 - quando há risco de superaquecimento do motor por falha no sistema de arrefecimento. Então, toda vez que vc ouvir a ventoinha armada na velocidade alta sem que o ar esteja ligado já fique sabendo que seu sistema de arrefecimento está com algum problema.

Agora, se vc trocar a bomba d'água e válvula termostática e continuar o problema de superaquecimento então seu problema está no radiador, muitas vezes uma limpeza nele resolve o problema, o meu estava em petição de miséria. Eu por fim acabei trocando porque com o tempo passou a vazar pela junta entre a parte plástica e o metal.

ah! sim, nunca use água pura nesse motor, use sempre liquido de arrefecimento que é composto por aditivo orgânico com monoetilenoglicol e água desmineralizada na proporção de 50/50.
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#4

Mensagem por Kadurj » Qua Abr 11, 2018 11:34 am

Bom dia! O mecânico descobriu um "microfuro" no radiador da nave. Quase não dá pra perceber.

De vez em quando surge uma gotícula de água. No meio do radiador. Não é no plástico. Será que existe algo a ser feito sem ter que trocar?
Gotícula radiador.jpg
Dá pra ver que o cano da direção hidráulica está muito perto. Acho que está roçando no radiador.

Lembrando que está perfeito. Sem aquecimento. Tudo normal.
ialan
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#5

Mensagem por ialan » Qua Abr 11, 2018 8:54 pm

Lendo aqui ja ia falar sobre uma limpeza no radiador. Válvula termostatica vale a troca. Bomba d agua se for trocar creio q a correia dentada vai ser trocada junto. Pra aproveitar mao de obra.
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Miau
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#6

Mensagem por Miau » Qua Abr 11, 2018 9:38 pm

Eu não trocaria nada sem antes fazer testes

A válvula da pra testar fazendo o seguinte procedimento..

O carro frio, da partida e deixa aquecer.. o tubo inferior do radiador deve aquecer junto com o motor.. o tubo superior deve se manter em temperatura ambiente até o motor chegar em 85°c.. quando a válvula começa a abrir e o tubo superior se aquece rapidamente pois começa a circulação do fluído por ele.

A bomba d'água da pra testar vendo se há fluxo satisfatório pela saída na válvula termostática ou até mesmo vendo se há pressão positiva pelo parafuso de purga de ar.
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