Xsara picasso barulho estranho

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Roger Bueno
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#1

Mensagem por Roger Bueno » Seg Mar 12, 2018 7:38 am

Bom dia, pessoal. Sou novo aqui, mas queria tirar uma dúvida. Tenho um xsara picasso 2008 automático, e toda vez na primeira partida ela da um estralo como se tivesse alguma coisa solta no motor ou em baixo do motor no lado direito do passageiro. O estranho é q depois q o carro esquenta ela não apresenta mais esse estralo..aguardo a ajuda. E na próxima vez quero relatar acho q algo novo em relação ao câmbio automático, q descobri para nunca mais o carro dar aqueles tranco forte por falta de pressão das solenoides.


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#2

Mensagem por Miau » Seg Mar 12, 2018 7:40 am

Pode ser o tensor da polyv com problema
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
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#3

Mensagem por Munhoz » Seg Mar 12, 2018 11:42 am

Ou o coxim superior solto.
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#4

Mensagem por Hamilton Cruz » Seg Mar 12, 2018 5:35 pm

Não viu se o ar condicionado não tá ligando junto?
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#5

Mensagem por Hamilton Cruz » Seg Mar 12, 2018 9:26 pm

Roger, e sobre o câmbio o que você descobriu?
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#6

Mensagem por Roger Bueno » Seg Abr 02, 2018 6:07 pm

Seguinte pessoal ...eu já troquei duas vezes o tensor da poliyV ....e talvez faça sentido ..pq o carro parado ele fica fazendo uns barulhos tbm estranho como se tivesse a lenta as vezes engasgando e fazendo um barulho no tensor....troquei ..parecia q tinha aliviado por um tempo e depois volto ...Já falaram pra mim troca o corpo do tbi ...mas não consigo acreditar q seja isso... Talvez zerar os parâmetros seja uma solução....mas ainda fica a a duvida...pq dependendo si o carro tiver enclinado o lado direito o barulho faz ..Se tiver reto o barulho faz bem pouco ou nem faz ..Já olhei tudo e o q faz mais sentido seria esse tensor....Vou levar no mecânico de novo e tirar essa dúvida ....mas obrigado pelo apoio...valeu pessoal.
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#7

Mensagem por Roger Bueno » Seg Abr 02, 2018 6:19 pm

A questão do câmbio automático é o seguinte, não sei se isso q eu fiz faz sentido ou se traz alguma conseguencia, porém tem me ajudado muito desde 80 mil km, hj minha nave tá com 101 mil km. E logo quando comprei 500 km após a compra e senti um tranco assustador enquanto dirigia, levei em uma oficina especializada em câmbio automático, e recebi uma notícia nada agradável, porém como gosto de estudar tudo q está fora dos meus conhecemos ...peguei a nota do orçamento, 4500 reais para começar ..podendo chegar a 6500 reais..E fui embora, cheguei em casa e descobri q possivelmente seria as solenoides e uma questão de pressão no câmbio. ..aí pensei ...pensei e cheguei a conclusão. Si for pressão então sempre antes de sair com o carro e motor ligado, vou aquecer as marchas.... e assim fiz ..eu no começo engatada parado a primeira, segunda, terceira, e quarta....segurando na quarta marcha por um tempo mais ou menos de 5 minutos e as vezes deixando cair para terceira e voltando para quarta. E por final engatada a ré pra sair da garagem ....e assim fiz todos os dias e nunca mais deu tranco.... isso já faz 20 mil km e espero q siga por mais 100 mil kkkkk pq agora não tenho dinheiro.....espero ajudar alguém q assim como eu tbm tem esse carro exelente ..Bom....e q infelizmente tem esses probleminhas.
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#8

Mensagem por Roger Bueno » Seg Abr 02, 2018 6:28 pm

Me adicionem no grupo do whatsapp....014 997024791
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#9

Mensagem por rgdl » Qua Abr 04, 2018 10:36 am

Roger Bueno escreveu: aí pensei ...pensei e cheguei a conclusão. Si for pressão então sempre antes de sair com o carro e motor ligado, vou aquecer as marchas.... e assim fiz ..eu no começo engatada parado a primeira, segunda, terceira, e quarta....segurando na quarta marcha por um tempo mais ou menos de 5 minutos e as vezes deixando cair para terceira e voltando para quarta. E por final engatada a ré pra sair da garagem ....e assim fiz todos os dias e nunca mais deu tranco....
Cara o procedimento que vc está fazendo não é recomendado não, vc precisa compreender melhor como as marchas são aplicadas para entender como a pressão do óleo influência nelas.

Ao fazer o que vc está fazendo está apenas, caso o problema de pressão do óleo realmente exista, acentuando o desgaste dos freios F e discos de embreagem, nada mais.

Uma coisa que o povo tem que tirar da cabeça é que não há "engate de marcha" nos câmbios automáticos, como se usa engrenagens do tipo planetária elas estão sempre engatadas. A aplicação das marchas se dá pela mudança da relação dentro da planetária. O que vai definir a aplicação da 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª marcha é se o que vai rodar é a engrenagem solar, a coroa ou a planetária, isso é definido pela aplicação dos freios F e embreagens.

Então, esses trancos não são ocasionados por engates de marcha, o que há é o acionamento de freios F e embreagens em momentos inoportunos por erro de cálculo do módulo (software) ou por deficiência do próprio cambio, pressão inadequada, por exemplo.

O problema nos trancos que o AL4 apresenta nas mudanças de marcha é provocado por erros de projeto e de programação, só isso e não há muito o que se possa fazer para mudar essa situação, só tem como amenizar mantendo a manutenção do câmbio em dia.

Tanto isso é assim, que foram feitas mais de 150 alterações no AL4, incluindo aumento no tamanho do conversor de torque, aumento no tamanho do radiador de óleo e mudança na estrutura do corpo de válvulas. As mudanças foram tão grandes que ele nem é mais vendido como AL4/DP0 mas como AT8/DP2.

Como disse acima as cintas de freio F são fundamentais para a aplicação das marchas, quando vc faz o que vc está fazendo e estando a pressão fora do parâmetro (normalmente menor do que deveria) as sintas de freio F não se fecham completamente fazendo com que o tambor que elas deveriam travar fique girando em falso, o resultado disso é o desgaste acentuado das cintas de freio e das embreagens tornando-as incapazes de travar o tambor e destruindo o cambio.

Identificado problema de pressão tem que se trocar as solenoides imediatamente, caso forem elas o problema, ou então desmontar completamente o cambio para ver onde está vazando a pressão e corrigir o problema. É caro? é, mas só assim para resolver.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#10

Mensagem por Roger Bueno » Qua Abr 04, 2018 10:52 am

Achei a resposta perfeita e muito satisfatória, porém pelo q percebi a questão da manutenção pelo menos aqui bauru SP, se resume no q. Abriu o câmbio sempre irei gastar de 4500 a 6500 independente do q tiver q fazer, então vendo isso pensei, vou deixar arde até o carro entrar em modo de emergência, aí levo ele para fazer a manutenção completa, uma vez q esse câmbio é poblematico e sempre vai ter alguma coisa para fazer.
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#11

Mensagem por rgdl » Qui Abr 05, 2018 10:20 am

Muito provavelmente seu cambio não tem problema nenhum de pressão, porque se tivesse já teria aparecido a o famigerado aviso de defeito na caixa automática e seu carro provavelmente nem estaria mais andando pelo desgaste das cintas de freio F. Certamente foi algo que deu naquela hora e não deu mais.
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#12

Mensagem por Roger Bueno » Dom Mai 13, 2018 2:44 pm

Boa tarde pessoal, venho trazer a resposta do q resolvi com os problemas q deram na mina NAVE. O barulho q dava sempre na primeira partida, descobri q era o limitador do coxin hidraulico do motor lado direito....resolvido. e a questão do câmbio automático, ele sempre apresentava no computador de bordo a frase sobre cambio automatico com defeito. E depois q implantei essa tática de aquecer o câmbio antes de sair ..nunca mais deu esse problema...porém descobri algo novo ...q o ideal é deixar o carro esquentar parado e fazer sim as trocas de marcha pra se obter a pressão para não dar erro e sempre da 3 e 4 marcha. Porém isso se faz até começar aquele barulho q o câmbio faz q mostra q já está aquecido o câmbio e a pressão pronta. Porém recomendo isso como um método paliativo, para um momento q isso acontece der e vc não tiver dinheiro para a manutenção do mesmo....nave com 103 mil e desde 80 mil tenho essa prática e vale não só a pena ..mas o frango todo ...uma vez q sempre a manutenção será o mesmo preço. ..pelomenos aquí em bauru.
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