Consumo Alto - Veiculo Revisado

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Miau
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#16

Mensagem por Miau » Sex Fev 27, 2015 10:09 am

Entao.. a solução que fiz foi..

peguei um pedaço de mangueira de combustivel que tinha aqui.. cortei e esperimentei..

na extremidade do tubo.. ficou folgada.. entao adaptei um oring nitrilico e casou bem..

na outra do pino ja entrou apertada.. mesmo assim coloquei tb um oring por dentro pra vedar melhor..

pra finalizar coloquei braçadeira apertando..

detalhe na foto para adaptação do oring no tubo..

<a href="http://imgur.com/ohA2gbG" target="_blank">Imagem</a>

segue uma foto tb do canister la da dianteira

<a href="http://imgur.com/TSOp568" target="_blank">Imagem</a>

Agora é rodar e ver o consumo.. eu acredito que ficou 99% hermetico.

nesse caso sao 2 coisas que fazem o carro beber

1. Gasolina evaporando pra fora
2. O nao aproveitamento dos gases na queima

pra quem quiser verificar.. basta soltar a tampa do gargalo.. sao 4 parafusos torx

Vale ressaltar quepra consertar mesmo.. teria que ser trocado o gargalo inteiro do tanque e tambem o tubo do canister.. acho que essas peças saem bem caro

entao o jeito é improvisar


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#17

Mensagem por Sandronst » Sex Fev 27, 2015 12:50 pm

Tilex já percebeu alguma melhora no consumo após o reparo na tubulação do canister?
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#18

Mensagem por tilex » Sex Fev 27, 2015 1:13 pm

André, o seu serviço ficou melhor que o meu, pois o meu adaptei 3 tubos um dentro do outro e nao apertei com abraçadeira, ficou 80% hermetico. Ja ta melhor que vazar tudo por ali. Mas realmente trocar aquela pç porcausa de um biquinho eh terrivel, melhor é consertar.

Sandro e demais, o consumo melhorou muito, ainda não andei o suficiente pra ter o resultado, mas o CB quando marca o consumo instantaneo as vezes numa reta que sempre pego marcava +/-12.5 e agora marca 9/10.

Pra esclarecer mais, funciona assim, quando o Canister esta cheio de gases a ECU abre a valvula de Purga(do Canister) e os gases vão pro coletor e diminui a abertura dos bicos nesse momento, economizando assim o combustivel, isso acontece muitas vesez num trajeto.

Isso quebra em quase todos os veiculos que vi até hoje, só se tiver algum diferente desse sistema.

Voces vão ver como o consumo vai melhorar !!!

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#19

Mensagem por PatrickRJ » Sex Fev 27, 2015 2:28 pm

Vou tentar ver se o meu esta quebrado tbm, pelo que entendi é ali pela tampa do abastecimentos correto ?

Aproveitando gostaria de tirar uma duvida com vcs em relaçao a informação passada pelo CB sobre o consumo instantaneo, vamos lá: Meu irmao tem um Vectra com CB tbm, a marcação dele é da seguinte forma, se ele tiver andando direitinho (vamos dizer no modo correto sem correr rs) o consumo marca 9\l...10\l. Mas se ele pisar brabo cai pra 5...6\l.

Ja no meu picasso é ao contrario hahaha, se eu pisar brabo o consumo marca 12...tem trechos que chegou a marcar 20 até 28\l kkkkkkkkkkk. Agora se eu andar namoral, pé leve, sem correr, fica entre 5 a 9\l.

Mais um duvida qual seria o significado do \100 no CB ?
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#20

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 27, 2015 3:00 pm

Patrick funciona assim, é uma fórmula litros dividido por 100 km (l/100km)

se seu carro marcou 20l/100km isso da 5 km/l (100 divido por 20 = 5)
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#21

Mensagem por PatrickRJ » Sex Fev 27, 2015 3:14 pm

[quote name='Munhoz' date='Feb 27 2015, 03:00 PM' post='27895']
Patrick funciona assim, é uma fórmula litros dividido por 100 km (l/100km)

se seu carro marcou 20l/100km isso da 5 km/l (100 divido por 20 = 5)
[/quote]


Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh agora tudo faz sentido hauhsuahsuahsuahsuahsu :lol:
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#22

Mensagem por Sandronst » Sex Fev 27, 2015 3:37 pm

[quote name='PatrickRJ' date='Feb 27 2015, 03:14 PM' post='27896']
[quote name='Munhoz' date='Feb 27 2015, 03:00 PM' post='27895']
Patrick funciona assim, é uma fórmula litros dividido por 100 km (l/100km)

se seu carro marcou 20l/100km isso da 5 km/l (100 divido por 20 = 5)
[/quote]


Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh agora tudo faz sentido hauhsuahsuahsuahsuahsu :lol:
[/quote]

Ou seja, quanto menor o número de litros/100KM melhor o consumo.
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#23

Mensagem por tilex » Sex Fev 27, 2015 6:56 pm

[quote name='PatrickRJ' date='Feb 27 2015, 03:28 PM' post='27894']
Vou tentar ver se o meu esta quebrado tbm, pelo que entendi é ali pela tampa do abastecimentos correto ?

Aproveitando gostaria de tirar uma duvida com vcs em relaçao a informação passada pelo CB sobre o consumo instantaneo, vamos lá: Meu irmao tem um Vectra com CB tbm, a marcação dele é da seguinte forma, se ele tiver andando direitinho (vamos dizer no modo correto sem correr rs) o consumo marca 9\l...10\l. Mas se ele pisar brabo cai pra 5...6\l.

Ja no meu picasso é ao contrario hahaha, se eu pisar brabo o consumo marca 12...tem trechos que chegou a marcar 20 até 28\l kkkkkkkkkkk. Agora se eu andar namoral, pé leve, sem correr, fica entre 5 a 9\l.

Mais um duvida qual seria o significado do \100 no CB ?
[/quote]


Isso mesmo, o problema é uma mangueira que solta no bocal de abastecimento, tem que abrir o para barro pra acessar.
Editado pela última vez por tilex em Sex Fev 27, 2015 6:56 pm, em um total de 1 vez.
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#24

Mensagem por Miau » Sex Fev 27, 2015 7:12 pm

Acho que se desmontar so a tampa do bocal.. ja acessa.. sao 4 parafusos só

Bom.. sai com o carro e o consumo em tempo real n parece ter mudado.. nas saidas chega a 13 no painel.. e ai vai caindo pois eu deixo o pe muito muito leve.. entao oscila entre 8 ~ 10/100 tipo a uns 50 60 por hora..

Curiosamente fui abastecer.. mandei completar e tal.. zerei tudo..

ai as saidas ja chegavam em 16/100 e custava a cair.. isso com o ar ligado..

uns 5 min depois experimentei desligar o ar.. ai ja nao passava dos 13 nas saidas..

bom.. pela medição em tempo real n to percebendo diferença. .

vou deixar descer 1 barra e completar novamente pra ver a media real
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#25

Mensagem por tilex » Sáb Fev 28, 2015 6:39 pm

Pelo CB meu consumo tava em 12/100 (8km/L)e tava fazendo na real 17/100 (5,8km/L), mas enfim , faça todos os testes e fale aki no que deu.
Um teste rapido q fiz deu 8km/L, mas mesmo assim eu deveria fazer no minimo 10, pois eu ando q nem uma veia e só pego vicinal e sem transito, vou ter q encher o tanque mesmo, posso estar fazendo errado as contas.
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#26

Mensagem por Miau » Sáb Fev 28, 2015 7:05 pm

Entao.. eu tinha reprogramado as barrinhas.. e no consumo anterior.. a primeira barrinha descia com cerca de 50km rodados em cidade.. isso dava cerca de 6km/l

na estrada essa barrinha so descia com uns 110 km rodados.. olha a diferença. .

isso tem a ver com o canister.. pois diferente do que vc falou.. a central n absorve oa gases quando o canister ta cheio nao.. ela absorve quase que o tempo todo e dependendo do regime de rotação. . Ela absorve mais ou menos.. controlando isso na valvula de purga.. na quantidade de pulsos enviados pra ela.

Ocorre que nos regimes mais altos acho que ela purga menos..

E ai.. uma explicação de pq o consumo se eleva com a ruptura da tubulacao..


1. A evaporação constante do combustível para a atmosfera.. seu dinheiro literalmente evaporando o tempo todo..

2. Quando a valvula é acionada.. ao invés dos gases do canister enrriquecerem a mistura da admissão. . Faz o contrário. . Empobrece. O calculador de injeção percebe isso pela leitura da sonda lambda e passa a aumentar a quantidade de combustivel injetado na admissão. Elevando mais ainda o consumo.

E bem por ai.. pela scanner da pra ver isso pois ao invés de mostrar estado da mistura como normal em relação ao perfil programado.. vai aparecer status de mistura rica.. que significa que a central ta enrriquecendo a mistura pra compebsar o ar extra purgado pelo canister.. que deveria ser gases de combustivel.
Editado pela última vez por Miau em Sáb Fev 28, 2015 7:10 pm, em um total de 1 vez.
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#27

Mensagem por tilex » Sáb Fev 28, 2015 8:05 pm

É, eu não sou nenhum expert em Canister...kk
mas voce ta certo, porque no UNO quando consertei eu escultava a valvula fazendo barulho , mas só em baixa rotação.
Sim a tubulação aberta eu sintia o cheiro do combustivel quando parava e chegava com o nariz perto do bocal.

De qualquer forma esse é um problema serio no sistema de injeção, pois o consumo alto queima dinheiro demais.

Ah, outra coisa, existe um filtro no meio do caminho até o Canister que só deixa os gases passar, e as vezes ele entope, provocando um efeito de pressurização quando abre o bocal do tanque, quem tiver esse problema vai ter que correr atras dessa peça.
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#28

Mensagem por Biranp » Sáb Fev 28, 2015 9:06 pm

Olá pessoal! Sou novo aqui e comprei minha nave há dois dias, uma coisa que já reparei é o cheiro de gasolina que fica quando paro o possante, sem contar que um colega havia me dito que muito donos do Picasso reclamam deste fato e lendo este post não só acredito saber agora o motivo do cheiro quanto do consumo, apesar de não ter andado o suficiente para fazer essa medição! Fato é vou observar essa mangueira para saber se está com alguma quebra. Valeu pessoal!
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#29

Mensagem por Miau » Seg Mar 02, 2015 12:11 pm

Aproveitando.. ontem resolvi tirar a valvula egr pra inspecionar.

É relativamente facil de remover.. estava pouco carbonizada e tinha um pequeno vazamento na função da valvula devido ao depósito de carbono que se acumula como tempo.

Dei uns jatos de car80 pra amolecer.. entao limpei com papel e depois peguei uma chave torx e enrrolei uma lixa dagua 1200 seca.. e lixei a sede da valvula.

feito isso voltou a vedar.. a gente testa isso soprando contra a valvula.

tudo em prol de baixar o consumo hehe.
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#30

Mensagem por tilex » Ter Mar 03, 2015 1:41 pm

he he, essa valvula é a do Canister ? tem foto ? :)
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