Procedimento Cintroen para troca de correia dentada
- rgdl
 - Zumbi
 - Mensagens: 2903
 - Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
 - Nome: rgdl
 - Localização: São Gonçalo - RJ
 - Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
 
Consegui na net esse manual técnico 
<a href="http://1drv.ms/1aV1qW3" target="_blank">http://1drv.ms/1aV1qW3</a>
Agora alguém sabe me explicar o que é "m.daN" que tanto esse manual fala? Seria o mesmo que Nm (Newton/metro)?
É que tem o torque de aperto dos parafusos do cabeçote do motor RFN 2.0 16v e lá tá dizendo o seguinte:
Pré-aperto : 1,5 ± 0,2
Aperto : 5 ± 0,2
Desaperto : 360 ° (1 giro)
Aperto : 2 ± 0,2
Aperto angular : 285° ± 5°
É que estou achando o torque muito baixo se for Nm, no pré-aperto, por exemplo, são só 1,5 Nm que dá 150grmas/força ou 0,150kgf. É difícil até de achar um torquímetro que tenha essa escala tão baixa.
			
			
									
									<a href="http://1drv.ms/1aV1qW3" target="_blank">http://1drv.ms/1aV1qW3</a>
Agora alguém sabe me explicar o que é "m.daN" que tanto esse manual fala? Seria o mesmo que Nm (Newton/metro)?
É que tem o torque de aperto dos parafusos do cabeçote do motor RFN 2.0 16v e lá tá dizendo o seguinte:
Pré-aperto : 1,5 ± 0,2
Aperto : 5 ± 0,2
Desaperto : 360 ° (1 giro)
Aperto : 2 ± 0,2
Aperto angular : 285° ± 5°
É que estou achando o torque muito baixo se for Nm, no pré-aperto, por exemplo, são só 1,5 Nm que dá 150grmas/força ou 0,150kgf. É difícil até de achar um torquímetro que tenha essa escala tão baixa.
Não respondo dúvidas por MP,  e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
						- rgdl
 - Zumbi
 - Mensagens: 2903
 - Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
 - Nome: rgdl
 - Localização: São Gonçalo - RJ
 - Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
 
Valeu renan, é isso mesmo.
Consegui na net um site de conversão bem complento com o valor de m.daN
<a href="http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag ... orque.html" target="_blank">Site de conversão de medidas de Torque</a>
Agora ficou muito fácil converter, e converter corretamente é muito importante já que a maioria dos torquímetros são em kgf/m.
			
			
													Consegui na net um site de conversão bem complento com o valor de m.daN
<a href="http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag ... orque.html" target="_blank">Site de conversão de medidas de Torque</a>
Agora ficou muito fácil converter, e converter corretamente é muito importante já que a maioria dos torquímetros são em kgf/m.
					Editado pela última vez por rgdl em Ter Mai 26, 2015 5:48 pm, em um total de 1 vez.
									
			
										Não respondo dúvidas por MP,  e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
						- 
				RodolfoBertolucci
 - Curioso
 - Mensagens: 264
 - Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
 - Nome: Rodolfo bertolucci
 - Localização: São aulo
 - Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
 
DESMONTAGEM E MONTAGEM DO EIXO TRASEIRO C4 HATCH/PALLAS
<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/b7436" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/b7436</a>
			
			
									
										<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/b7436" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/b7436</a>
Rodolfo C4 Grand
						- 
				RodolfoBertolucci
 - Curioso
 - Mensagens: 264
 - Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
 - Nome: Rodolfo bertolucci
 - Localização: São aulo
 - Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
 
DESMONTAGEM E MONTAGEM CORREIA DE DISTRIBUIÇÃO MOTOR 1.6L TU 5
<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/97f30" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/97f30</a>
			
			
									
										<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/97f30" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/97f30</a>
Rodolfo C4 Grand
						- 
				RodolfoBertolucci
 - Curioso
 - Mensagens: 264
 - Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
 - Nome: Rodolfo bertolucci
 - Localização: São aulo
 - Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
 
Controle de pressão de óleo do motor 1.6 L  TU5
<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/1b258" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/1b258</a>
			
			
									
										<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/1b258" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/1b258</a>
Rodolfo C4 Grand
						- rgdl
 - Zumbi
 - Mensagens: 2903
 - Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
 - Nome: rgdl
 - Localização: São Gonçalo - RJ
 - Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
 
Achei esse site com uma descrição completa do motor Ew10J4
<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... bbm7ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 7ka.htm</a>
			
			
													<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... bbm7ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 7ka.htm</a>
					Editado pela última vez por rgdl em Sex Nov 13, 2015 11:55 am, em um total de 1 vez.
									
			
										Não respondo dúvidas por MP,  e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
						- matteo
 - Habilitado
 - Mensagens: 123
 - Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
 - Nome: Marcos Pellegrinello
 - Localização: Brasília/DF
 - Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
 
Pessoal, aproveitando o tópico que se refere a troca da dentada, gostaria de exclarecer uma dúvida.  Tenho visto alguns relatos, que dizem que no momento da troca da correia dentada e poly-v, se deve trocar também a bomba d´agua. Isso se refere a qualquer motorização do picasso? È obrigatório, ou é somente uma prevenção, aproveitando a mão de obra do intervento das correias?  No caso, a minha é uma GLX 1.6 que acabou de chegar aos 70 mil KM...
			
			
									
										Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
						- rgdl
 - Zumbi
 - Mensagens: 2903
 - Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
 - Nome: rgdl
 - Localização: São Gonçalo - RJ
 - Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
 
Essa documentação técnica abaixo não diz que é imperativo trocar a bomba d'água mas que se deve verificar seu estado geral. Embora seja uma docuemntação para o motor 2.0 16v (EW10J4) creio que também se aplica ao 1.6 16V (TU5JP4).
<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... eg22ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 2ka.htm</a>
Entretanto é aconselhável trocar o refil (não a bomba inteira) a cada troca de correia, já que a bomba tem um rolamento que sofre desgaste.
			
			
													<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... eg22ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 2ka.htm</a>
Entretanto é aconselhável trocar o refil (não a bomba inteira) a cada troca de correia, já que a bomba tem um rolamento que sofre desgaste.
					Editado pela última vez por rgdl em Ter Nov 24, 2015 3:19 pm, em um total de 1 vez.
									
			
										Não respondo dúvidas por MP,  e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
						