Aditivo do sistema de arrefecimento
[quote name='rgdl' date='May 14 2013, 06:21 PM' post='21621']
Caldas, acho que dois anos é o recomendado, mas não tenho certeza nesse ponto.
De qualquer maneira vou trocar o meu esse ano, vou fazer a troca com troca do reservatório expansão que está muito amarelado dificultando a visualização.
Vitor, essa do radiex é de matar. Até o ADG denunciar isso eu também não sabia. Mas o que me espanta é a atitude da empresa. O inmetro notifica os fabricantes do resultado dos testes, a resposta do fabricante do radiex foi para transcrever o material publicitário. Só que no material está dizendo que o produto tem monoetilenoglicol, o que é mentira.
Ai o ADG fala no canal dele a verdade sobre o radiex e vem a empresa e notifica o cara para retirar o vídeo do canal.
Empresa canalha.
[/quote]
Rgdl, onde você pretende fazer a troca aqui em Niteroi?
Caldas, acho que dois anos é o recomendado, mas não tenho certeza nesse ponto.
De qualquer maneira vou trocar o meu esse ano, vou fazer a troca com troca do reservatório expansão que está muito amarelado dificultando a visualização.
Vitor, essa do radiex é de matar. Até o ADG denunciar isso eu também não sabia. Mas o que me espanta é a atitude da empresa. O inmetro notifica os fabricantes do resultado dos testes, a resposta do fabricante do radiex foi para transcrever o material publicitário. Só que no material está dizendo que o produto tem monoetilenoglicol, o que é mentira.
Ai o ADG fala no canal dele a verdade sobre o radiex e vem a empresa e notifica o cara para retirar o vídeo do canal.
Empresa canalha.
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Rgdl, onde você pretende fazer a troca aqui em Niteroi?
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[quote name='Lortoo' date='May 15 2013, 01:38 AM' post='21625']
Se der pra utilizar com agua desmineralizada...fica melhor ainda... (reduz bastante os residuos de corrosão...presentes mesmo com o inibidor de corrosão..)..
Abraços
[/quote]
Verdade Lortoo... eu só coloco agua desmineralizada... nao uso agua torneiral
Se der pra utilizar com agua desmineralizada...fica melhor ainda... (reduz bastante os residuos de corrosão...presentes mesmo com o inibidor de corrosão..)..
Abraços
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Verdade Lortoo... eu só coloco agua desmineralizada... nao uso agua torneiral
- rgdl
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Caldas quem faz a manutenção do meu carro é meu irmão. Ele tem uma oficina em Marcá próximo a segunda entrada, bem em frente ao pardal no sentido Rio da pista.
A oficina é simples mas o trabalho é honesto.
Água desmineralizada, sim vcs tem toda razão. Água da rua, mesmo tratada tem minerais.
A oficina é simples mas o trabalho é honesto.
Água desmineralizada, sim vcs tem toda razão. Água da rua, mesmo tratada tem minerais.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- renan97ar
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Alguém já se aventurou a trocar a água do radiador em casa? Digo isso pq parece ser algo muito fácil de se fazer, e também em casa pode ser feito com mais capricho (ninguém cuida igual ao dono). E quanto a quantidade de liquido que vai no sistema, vcs sabem?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Olá, quando eu tive no meu picasso , o problema de mistura de oleo na agua a 2 anos atrás, eu fiz toda a manutenção e troca do fluido em casa. aqui em Curitiba tem uma loja que vende produto para tratores e maquinas pesadas de nome Tratoraço e lá comprei uma caixa com 8 litros por um bom preço.eu uso o aditivo da Orbiquimica ai de São Paulo. o vendedor me disse que tanto vende pro pessoal que tem trator e também para o pessoal de auto. ta no link:http://www.orbiquimica.com.br/home/produto.php?id=22
Nunca mais tive problema de aquecimento tanto no picasso quanto na minha scenic. o conselho que dou é o seguinte:1 compre aditivo já preparado (pronto para uso), 2- na limpeza , abra a valvula do ar quente no maximo para renovar e limpar também o sistema de ar quente. ( se for digital, deixe no aquecimento maximo)
3- na troca do reservatório de expanção, tome muito cuidado quando retirar aquela mangueirinha que sai do reservatorio perto da tampa, e entra na parte de cima do radiador, pois ele reseca e é fácil de quebrar o engate rápido, veja foto, e se quebrar, "sente e chore", pois esta mangueira na autorizada só tem por encomenda e demora uns 5 dias, e nos roubaltos e carrefurtos da vida, o valor da peça usada é o mesmo valor da nova!!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... d.jpg.html" target="_blank"></a>
Aperte o engate para abrir o prendedor, e na puxada para retirar, é que pode quebrar a outra ponta que fica no radiador!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 3.jpg.html" target="_blank"></a>
Olha a ponta quebrada, e o resto do engate fica no radiador e é só pescando com arame!<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 5.jpg.html" target="_blank"></a>
nesta foto acima, vc vê um parafuso de respiro, pra que serve? quando vc trocou o aditivo de arrefecimento, ou quando teve que trocar ou fazer a manutenção do sistema, é necessário vc ligar o motor espera o sistema aquecer desta maneira: com o motor funcionando coloque a mão na mangueira de baixo da mangueira do tesmostato, vc vai sentir que esta já está aquecida primeiro! logo coloque a mão na mangueira superior, que vc pode vizualizar na foto acima que é a mangueira do termostato, a a partir do momento que esta começar a aquecer ou já estiver aquecida, Afroxe o parafuso alen até que a agua(aditivo) começar a sair, afim de retirar as bolhas de ar que ficam na parte superior do motor e aperte este parafuso nunca tente retira-lo, pois ele vai cair pra baixo do carro e dai vc perderá muito tempo, e não adianta caça-lo com imã, pois ele é de latão!!Mas lembre-se!!! todo o processo devevá ser feito com motor em funcionamento, sem a tampa do reservatório de espansão no lugar e o ar quente lá da "cabine" funcionando no máximo!! Assim vc estará retirando o ar que está no sistema, vc poderá ver as borbulhas de ar que estão saindo do resevatório de espansã oespere até o ventilador do radiador ligar pela primeira vez,ou quando está no painel os 3 leds do termometro aparecendo no painel coloque e aperte a tampa do reservatório de espansão.
Falei tanto do reservatório de expansão que acabei me expandindo nas dicas!!tive nestes 30 anos de direção, muitos problemas de aquecimento nos carros que fiquei um pouco "catedrático" no assunto. Boa sorte, Aquele abraço, Douglas
Nunca mais tive problema de aquecimento tanto no picasso quanto na minha scenic. o conselho que dou é o seguinte:1 compre aditivo já preparado (pronto para uso), 2- na limpeza , abra a valvula do ar quente no maximo para renovar e limpar também o sistema de ar quente. ( se for digital, deixe no aquecimento maximo)
3- na troca do reservatório de expanção, tome muito cuidado quando retirar aquela mangueirinha que sai do reservatorio perto da tampa, e entra na parte de cima do radiador, pois ele reseca e é fácil de quebrar o engate rápido, veja foto, e se quebrar, "sente e chore", pois esta mangueira na autorizada só tem por encomenda e demora uns 5 dias, e nos roubaltos e carrefurtos da vida, o valor da peça usada é o mesmo valor da nova!!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... d.jpg.html" target="_blank"></a>
Aperte o engate para abrir o prendedor, e na puxada para retirar, é que pode quebrar a outra ponta que fica no radiador!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 3.jpg.html" target="_blank"></a>
Olha a ponta quebrada, e o resto do engate fica no radiador e é só pescando com arame!<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 5.jpg.html" target="_blank"></a>
nesta foto acima, vc vê um parafuso de respiro, pra que serve? quando vc trocou o aditivo de arrefecimento, ou quando teve que trocar ou fazer a manutenção do sistema, é necessário vc ligar o motor espera o sistema aquecer desta maneira: com o motor funcionando coloque a mão na mangueira de baixo da mangueira do tesmostato, vc vai sentir que esta já está aquecida primeiro! logo coloque a mão na mangueira superior, que vc pode vizualizar na foto acima que é a mangueira do termostato, a a partir do momento que esta começar a aquecer ou já estiver aquecida, Afroxe o parafuso alen até que a agua(aditivo) começar a sair, afim de retirar as bolhas de ar que ficam na parte superior do motor e aperte este parafuso nunca tente retira-lo, pois ele vai cair pra baixo do carro e dai vc perderá muito tempo, e não adianta caça-lo com imã, pois ele é de latão!!Mas lembre-se!!! todo o processo devevá ser feito com motor em funcionamento, sem a tampa do reservatório de espansão no lugar e o ar quente lá da "cabine" funcionando no máximo!! Assim vc estará retirando o ar que está no sistema, vc poderá ver as borbulhas de ar que estão saindo do resevatório de espansã oespere até o ventilador do radiador ligar pela primeira vez,ou quando está no painel os 3 leds do termometro aparecendo no painel coloque e aperte a tampa do reservatório de espansão.
Falei tanto do reservatório de expansão que acabei me expandindo nas dicas!!tive nestes 30 anos de direção, muitos problemas de aquecimento nos carros que fiquei um pouco "catedrático" no assunto. Boa sorte, Aquele abraço, Douglas
- renan97ar
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[quote name='dingo' date='Jun 4 2013, 11:40 AM' post='21743']
Olá, quando eu tive no meu picasso , o problema de mistura de oleo na agua a 2 anos atrás, eu fiz toda a manutenção e troca do fluido em casa. aqui em Curitiba tem uma loja que vende produto para tratores e maquinas pesadas de nome Tratoraço e lá comprei uma caixa com 8 litros por um bom preço.eu uso o aditivo da Orbiquimica ai de São Paulo. o vendedor me disse que tanto vende pro pessoal que tem trator e também para o pessoal de auto. ta no link:http://www.orbiquimica.com.br/home/produto.php?id=22
Nunca mais tive problema de aquecimento tanto no picasso quanto na minha scenic. o conselho que dou é o seguinte:1 compre aditivo já preparado (pronto para uso), 2- na limpeza , abra a valvula do ar quente no maximo para renovar e limpar também o sistema de ar quente. ( se for digital, deixe no aquecimento maximo)
3- na troca do reservatório de expanção, tome muito cuidado quando retirar aquela mangueirinha que sai do reservatorio perto da tampa, e entra na parte de cima do radiador, pois ele reseca e é fácil de quebrar o engate rápido, veja foto, e se quebrar, "sente e chore", pois esta mangueira na autorizada só tem por encomenda e demora uns 5 dias, e nos roubaltos e carrefurtos da vida, o valor da peça usada é o mesmo valor da nova!!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... d.jpg.html" target="_blank">http://i104.photobucket.com/albums/m188 ... 0ad.jpg</a>
Aperte o engate para abrir o prendedor, e na puxada para retirar, é que pode quebrar a outra ponta que fica no radiador!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 3.jpg.html" target="_blank">http://i104.photobucket.com/albums/m188 ... b13.jpg</a>
Olha a ponta quebrada, e o resto do engate fica no radiador e é só pescando com arame!<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 5.jpg.html" target="_blank">http://i104.photobucket.com/albums/m188 ... 205.jpg</a>
nesta foto acima, vc vê um parafuso de respiro, pra que serve? quando vc trocou o aditivo de arrefecimento, ou quando teve que trocar ou fazer a manutenção do sistema, é necessário vc ligar o motor espera o sistema aquecer desta maneira: com o motor funcionando coloque a mão na mangueira de baixo da mangueira do tesmostato, vc vai sentir que esta já está aquecida primeiro! logo coloque a mão na mangueira superior, que vc pode vizualizar na foto acima que é a mangueira do termostato, a a partir do momento que esta começar a aquecer ou já estiver aquecida, Afroxe o parafuso alen até que a agua(aditivo) começar a sair, afim de retirar as bolhas de ar que ficam na parte superior do motor e aperte este parafuso nunca tente retira-lo, pois ele vai cair pra baixo do carro e dai vc perderá muito tempo, e não adianta caça-lo com imã, pois ele é de latão!!Mas lembre-se!!! todo o processo devevá ser feito com motor em funcionamento, sem a tampa do reservatório de espansão no lugar e o ar quente lá da "cabine" funcionando no máximo!! Assim vc estará retirando o ar que está no sistema, vc poderá ver as borbulhas de ar que estão saindo do resevatório de espansã oespere até o ventilador do radiador ligar pela primeira vez,ou quando está no painel os 3 leds do termometro aparecendo no painel coloque e aperte a tampa do reservatório de espansão.
Falei tanto do reservatório de expansão que acabei me expandindo nas dicas!!tive nestes 30 anos de direção, muitos problemas de aquecimento nos carros que fiquei um pouco "catedrático" no assunto. Boa sorte, Aquele abraço, Douglas
[/quote]
Cara, muito obrigado por ter me instruído. Mas vc acha que vale a pena fazer isso em casa mesmo? Tipo, será que não corre o risco de eu fazer alguma cagada que resulte numa termostática travada ou até algo mais sério?
Olá, quando eu tive no meu picasso , o problema de mistura de oleo na agua a 2 anos atrás, eu fiz toda a manutenção e troca do fluido em casa. aqui em Curitiba tem uma loja que vende produto para tratores e maquinas pesadas de nome Tratoraço e lá comprei uma caixa com 8 litros por um bom preço.eu uso o aditivo da Orbiquimica ai de São Paulo. o vendedor me disse que tanto vende pro pessoal que tem trator e também para o pessoal de auto. ta no link:http://www.orbiquimica.com.br/home/produto.php?id=22
Nunca mais tive problema de aquecimento tanto no picasso quanto na minha scenic. o conselho que dou é o seguinte:1 compre aditivo já preparado (pronto para uso), 2- na limpeza , abra a valvula do ar quente no maximo para renovar e limpar também o sistema de ar quente. ( se for digital, deixe no aquecimento maximo)
3- na troca do reservatório de expanção, tome muito cuidado quando retirar aquela mangueirinha que sai do reservatorio perto da tampa, e entra na parte de cima do radiador, pois ele reseca e é fácil de quebrar o engate rápido, veja foto, e se quebrar, "sente e chore", pois esta mangueira na autorizada só tem por encomenda e demora uns 5 dias, e nos roubaltos e carrefurtos da vida, o valor da peça usada é o mesmo valor da nova!!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... d.jpg.html" target="_blank">http://i104.photobucket.com/albums/m188 ... 0ad.jpg</a>
Aperte o engate para abrir o prendedor, e na puxada para retirar, é que pode quebrar a outra ponta que fica no radiador!
<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 3.jpg.html" target="_blank">http://i104.photobucket.com/albums/m188 ... b13.jpg</a>
Olha a ponta quebrada, e o resto do engate fica no radiador e é só pescando com arame!<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 5.jpg.html" target="_blank">http://i104.photobucket.com/albums/m188 ... 205.jpg</a>
nesta foto acima, vc vê um parafuso de respiro, pra que serve? quando vc trocou o aditivo de arrefecimento, ou quando teve que trocar ou fazer a manutenção do sistema, é necessário vc ligar o motor espera o sistema aquecer desta maneira: com o motor funcionando coloque a mão na mangueira de baixo da mangueira do tesmostato, vc vai sentir que esta já está aquecida primeiro! logo coloque a mão na mangueira superior, que vc pode vizualizar na foto acima que é a mangueira do termostato, a a partir do momento que esta começar a aquecer ou já estiver aquecida, Afroxe o parafuso alen até que a agua(aditivo) começar a sair, afim de retirar as bolhas de ar que ficam na parte superior do motor e aperte este parafuso nunca tente retira-lo, pois ele vai cair pra baixo do carro e dai vc perderá muito tempo, e não adianta caça-lo com imã, pois ele é de latão!!Mas lembre-se!!! todo o processo devevá ser feito com motor em funcionamento, sem a tampa do reservatório de espansão no lugar e o ar quente lá da "cabine" funcionando no máximo!! Assim vc estará retirando o ar que está no sistema, vc poderá ver as borbulhas de ar que estão saindo do resevatório de espansã oespere até o ventilador do radiador ligar pela primeira vez,ou quando está no painel os 3 leds do termometro aparecendo no painel coloque e aperte a tampa do reservatório de espansão.
Falei tanto do reservatório de expansão que acabei me expandindo nas dicas!!tive nestes 30 anos de direção, muitos problemas de aquecimento nos carros que fiquei um pouco "catedrático" no assunto. Boa sorte, Aquele abraço, Douglas
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Cara, muito obrigado por ter me instruído. Mas vc acha que vale a pena fazer isso em casa mesmo? Tipo, será que não corre o risco de eu fazer alguma cagada que resulte numa termostática travada ou até algo mais sério?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- Diogo Figueira
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- Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
- Nome: Diogo Figueira
- Localização: Rio de Janeiro
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006
Pessoal achei o teste realizado pelo inmetro na internet, segue o Link:
<a href="http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf" target="_blank">http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... res.pdf</a>
Na pagina 13 mostra as marcas aprovadas e as que estão irregulares.
<a href="http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf" target="_blank">http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... res.pdf</a>
Na pagina 13 mostra as marcas aprovadas e as que estão irregulares.
Diogo Figueira
XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Caros colegas o ADG foi a fábrica da radiex para fazer e filmar os testes feitos nos produtos deles, não tenho nada com a marca é nem ganho nada da radiex mas vale a pena ver e tirar cada um as suas conclusões . Segue link.
[url=http:// <a href="http://youtu.be/_XSJiFmhfB0" target="_blank">http://youtu.be/_XSJiFmhfB0</a>]Meu Website[/url]
[url=http:// <a href="http://youtu.be/_XSJiFmhfB0" target="_blank">http://youtu.be/_XSJiFmhfB0</a>]Meu Website[/url]
Sandro
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- Curioso
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- Registrado em: Ter Jul 29, 2014 10:56 pm
- Nome: Riken
O etilenoglicol é usado mais em paises frios para nao congelar a agua no sistema. Nao ha necessidade de ter etilenoglicol na composicao no caso do Brasil, a nao ser no sul que as vezes faz temperaturas menores. Alem disso o etilenoglicol agride mais o meio ambiente. A radiex tem 2 tipos de aditivos: 1 a base de etilenoglicol e outro a base de polimeros. Por isso o ADG testando o aditivo nao conseguiu nenhuma concentraçao de etilenglicol nele, pois ele era a base de polimeros. Nao se enganem. Os produtos da radiex sao bons. Inclusive o ADG se redimiu depois falando sobre isso. Abraços
Segue o vídeo da comparação entre aditivos radiex a base de etileno glicol e polímeros.
<a href="http://youtu.be/x-Xcaz5Fyl8" target="_blank">EtilenoglicolPolimeros</a>
André qual é esse valeo que vc usa?
Abraço
<a href="http://youtu.be/x-Xcaz5Fyl8" target="_blank">EtilenoglicolPolimeros</a>
André qual é esse valeo que vc usa?
Abraço
Sandro
- rgdl
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- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Sandro, eu gosto muito dos vídeos do ADG estou inscrito no canal mas o que foi feito ali está longe de ser um estudo isento.
Não se pode dizer que é isento um estudo gerido pelo próprio fabricante do produto.
Enquanto a norma não mudar, continua assim: O aditivos por polímero são fora da norma.
Ah! Etilenoglicol também aumenta o ponto de ebulição da agua e não só diminui seu ponto de congelamento.
Não se pode dizer que é isento um estudo gerido pelo próprio fabricante do produto.
Enquanto a norma não mudar, continua assim: O aditivos por polímero são fora da norma.
Ah! Etilenoglicol também aumenta o ponto de ebulição da agua e não só diminui seu ponto de congelamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.