Xsara Picasso - reforma do cambio automatico
-
- Sem Habilitação
- Nome: Andrezo
- Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção
Re: Xsara Picasso - reforma do cambio automatico
Pelo que andei lendo, essa valvula não fecha completamente ( nao sei se é real), vou continuar acompanhando pelo gráfico e vou postando aqui.
Vi alguns vídeos de alguns donos de Peugeot a temperatura passava fácil dos 100 graus.
Vi alguns vídeos de alguns donos de Peugeot a temperatura passava fácil dos 100 graus.
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
No diagbox lexia dá pra acompanhar o status dessa eletrovalvula. Quando eu fizer uns testes monitorados aqui, vou tentar registrar.
Mas pelo que estudei por alto, a temperatura do atf está diretamente relacionada ao uso, ou não, da lockup. Ou seja, quanto mais turbina estiver usabdo, mais aquece. Quanto mais tempo no lockup, mais resfria.
Outro ponto é que o próprio sistema de arrefecimento do motor, que é compartilhado com o câmbio, opera em temperatura de trabalho de 85 a 95.
Mas pelo que estudei por alto, a temperatura do atf está diretamente relacionada ao uso, ou não, da lockup. Ou seja, quanto mais turbina estiver usabdo, mais aquece. Quanto mais tempo no lockup, mais resfria.
Outro ponto é que o próprio sistema de arrefecimento do motor, que é compartilhado com o câmbio, opera em temperatura de trabalho de 85 a 95.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.

- Miau
- Zumbi
- Contato:
Dando continuidade.. o cambio de maneira geral ficou bom. Tem q se ter cuidado ao ajustar o nível de ATF.. Se ficar uns 300 ml a menos do correto, já da trancos estranhos.
Apenas não consegui tirar o tranco da Ré.. Troquei o pistão da F3 só pra desencargo, pois o antigo nao tinha vazamento mas poderia estar com retardo de acionamento, mas não resolveu. Só sobrou o próprio bloco hidráulico e/ou a válvula de gaveta como culpados, pois até a solenoide eu troquei de lugar com outra pra ver se era. Eu precisava achar um lugar que faz ajuste dos bujões do bloco naquela máquina de testes.
Outra questão foi o sensor de pressão. Eu troquei o velho por um novo pois o mesmo apresentava micro vazamento por dentro do cabeamento, porém funcionava. Como achei o novo na citroen muito caro, optei por comprar um do ML que supostamente seria original, por menos de 200 lulas. Porém não durou 2 meses, já parou de funcionar. Pra usar o carro, estou tendo que passar manualmente as marchas pra não dar pau.
Eis que começo uma pesquisa profunda sobre esse sensor e verifiquei que na china fazem falsificados idêntico ao modelo de primeira geração da Valeo código PSA 252924. Porém esse modelo foi substituído pelo Valeo 8201533009 que tem design diferente. Mas cuidado que já existe falsificado também.
Valeo 1ª geração cod 252924 Valeo 2ª geração cod 8201533009
Agora pasmem com o valor da peça.. Na citroen R$2.064,40.. Na peugeot R$ 1.511,17..
Por sorte achei num outro fornecedor por 930 lulas.. E já vai o aviso.. pelo numero de relatos que li, os falsificados não duram 1 ano. Fica a dica.
Apenas não consegui tirar o tranco da Ré.. Troquei o pistão da F3 só pra desencargo, pois o antigo nao tinha vazamento mas poderia estar com retardo de acionamento, mas não resolveu. Só sobrou o próprio bloco hidráulico e/ou a válvula de gaveta como culpados, pois até a solenoide eu troquei de lugar com outra pra ver se era. Eu precisava achar um lugar que faz ajuste dos bujões do bloco naquela máquina de testes.
Outra questão foi o sensor de pressão. Eu troquei o velho por um novo pois o mesmo apresentava micro vazamento por dentro do cabeamento, porém funcionava. Como achei o novo na citroen muito caro, optei por comprar um do ML que supostamente seria original, por menos de 200 lulas. Porém não durou 2 meses, já parou de funcionar. Pra usar o carro, estou tendo que passar manualmente as marchas pra não dar pau.
Eis que começo uma pesquisa profunda sobre esse sensor e verifiquei que na china fazem falsificados idêntico ao modelo de primeira geração da Valeo código PSA 252924. Porém esse modelo foi substituído pelo Valeo 8201533009 que tem design diferente. Mas cuidado que já existe falsificado também.
Valeo 1ª geração cod 252924 Valeo 2ª geração cod 8201533009
Agora pasmem com o valor da peça.. Na citroen R$2.064,40.. Na peugeot R$ 1.511,17..
Por sorte achei num outro fornecedor por 930 lulas.. E já vai o aviso.. pelo numero de relatos que li, os falsificados não duram 1 ano. Fica a dica.

-
- Sem Habilitação
- Nome: Andrezo
- Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção
Em relação ao óleo pelo que tenho lido, sempre é bom colocar a mais.Miau escreveu: ↑Sáb Fev 22, 2025 8:15 pmDando continuidade.. o cambio de maneira geral ficou bom. Tem q se ter cuidado ao ajustar o nível de ATF.. Se ficar uns 300 ml a menos do correto, já da trancos estranhos.
Valeo 1ª geração cod 252924
image.pngimage.png
Valeo 2ª geração cod 8201533009
image.pngimage.png
Meu sensor de pressão quando estava fazendo uma geral de vazamentos vi que vazava por ele e a fiação tinha cozinhado, deixando o isolamento dos fios todo quebradiço, a mão da gambiarra coçou, desmontei todo o chicote etiquetei as pontas dos fios com as cores e posições, isolei cada um com termoretrátil e o vazamento era pelo oring de borracha que veda na ponta dele que ja estava amassado, troquei. Talvez valha a pena reformar esse seu original tambem.
- Miau
- Zumbi
- Contato:
Então.. Na verdade o vazamento se dá por dentro da fiação e vai cozinhando de dentro pra fora. Ocorre que com o tempo o oring também vaza e ficamos achando que foi pelo oring. Na época que deu uma inspeção, também pensei nisso. Troquei o oring e coloquei mais um outro pra vedar o espaço que fica entre o sensor e a carcaça. depois de muito tempo rodando, formou uma gota de atf e foi quando percebi que era internamente pelo cabeamento.
Hoje, como eu tinha tempo, eu cortei fora o sensor novo que deu defeito e fiz uma emenda do antigo só pra ter o carro funcionando até porque pra trocar inteiro tem q desmontar muita coisa, inclusive o suporte do câmbio inteiro.
Fiz um reparo no sensor colocando cola junta abro pra vedar novamente na parte da fiação. Liguei e deu certo.
Por enquanto vou economizar os 930 lulas
Hoje, como eu tinha tempo, eu cortei fora o sensor novo que deu defeito e fiz uma emenda do antigo só pra ter o carro funcionando até porque pra trocar inteiro tem q desmontar muita coisa, inclusive o suporte do câmbio inteiro.
Fiz um reparo no sensor colocando cola junta abro pra vedar novamente na parte da fiação. Liguei e deu certo.
Por enquanto vou economizar os 930 lulas

-
- Sem Habilitação
- Nome: Lucas Porto
- Modelos Citroën: 307SW 2.0 16v (Teoricamente um C4 kkk)
Que aula meus amigos...Parabens por disponibilizar esse material conosco...
Esse sensor de pressão realmente estão vindo falsificados, o meu durou exato 1 ano! Mas eu vou acabar trocando por outro não original também pois estou querendo passar o meu carro pra manual, e 900 lules ja é quase o preço de um cambio kkkk
No meu caso ele da erro no painel, e no Diagbox consta P0932, ai qdo vai ver a pressão esta em 0,00...
Esse sensor de pressão realmente estão vindo falsificados, o meu durou exato 1 ano! Mas eu vou acabar trocando por outro não original também pois estou querendo passar o meu carro pra manual, e 900 lules ja é quase o preço de um cambio kkkk
No meu caso ele da erro no painel, e no Diagbox consta P0932, ai qdo vai ver a pressão esta em 0,00...