Miau escreveu: ↑Qui Nov 28, 2019 5:17 pm
Quanto menor a área de sessão do condutor, maior será a parcela de energia convertida em térmica. Dependendo de como essa energia térmica é dissipada nesse material, a temperatura poderá atingir níveis bem altos.. e não podemos esquecer que quanto maior a temperatura do condutor, maior é sua resistividade. Ou seja, quanto mais o fusível esquenta, mais ele aumenta sua resistência e mais transforma energia elétrica em térmica.
Logo, quanto mais tempo ficar circulando essa corrente no fusível, mais ele aquecerá exponencialmente. Eu acho que esse sistema foi subdimensionado.
Ai a explicação.. o sistema está subdimensionado no quesito resfriamento. Não há corrente suficiente para romper o filamento do fusível, uma vez que é para 50A, porém, cerca de 36A circulando naquela pecinha é muita corrente, e contínua! Praticamente a mesma corrente que circula num chuveiro elétrico.
O fusível se transforma numa resistência literalmente. Pense.. dentro do cofre é um inferno.. talvez 80~90ºC dado o confinamento. Se você adicionar esse coeficiente de temperatura na resistividade do material por onde circula uma corrente, a resistência do mesmo será aumentada drasticamente..
resistência = dificuldade que uma corrente elétrica encontra ao passar por um condutor. Essa dificuldade é convertida em dissipação de calor no material.. Ai ocorre no fusível o chamado efeito joule justamente pela falta de resfriamento do compartimento do fusível.
É só vc observar.. olha a bitola dos bornes, do cabeamento.. e olha a bitola do fusível hehe.. O fusível se transforma num estrangulamento para a corrente, como se você comprimisse a passagem dela, criando aumento de temperatura.. e quanto mais quente, mais dificuldade cria para a corrente passar.
Lembrando que tensão não rompe fusível.. e sim corrente. A tensão é apenas o diferencial de potencial que vai atrair a corrente entre um polo e outro. Quanto maior a tensão, mais a corrente vai querer atravessar de um polo ao outro.
Adicionado após 2 horas 58 segundos:
Em tempo.. Uma solução para isso é trocar o de 50 por 2x 25A
Assim a corrente de 36A se dividirá em duas de 18A.. Passando pela mesma estrutura metalica de um fusível maxi. Não haverá mais o efeito gargalo.
Logicamente, o cabo se divide em 2 soquetes maxi em paralelo onde cada um vai abrigar 1 maxi de 25A
Te garanto que ai resolve
Adicionado após 2 minutos 17 segundos:
Farei essa modificação no meu, tentando aproveitar o próprio soquete do carro.. Acho q tem espaço vago