xsara picasso codigo de falha P1160

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
WARUAS
Sem Habilitação
Modelos Citroën: citroen xsara picasso GLX 2.0 16v

xsara picasso codigo de falha P1160

Mensagem por WARUAS » Seg Jan 20, 2025 9:29 pm

Boa noite pessoal, tudo bem?
alguém sabe me dizer se essa peça que fica no coletor de admissão, embaixo do TBI, pode ser trocada ou precisa trocar o coletor de admissão, e qual o nome dessa peça.
É onde é conectada a mangueira que vem da tampa de valvula do motor que suga os gases. Meu carro está com um problema que quando esquenta a uma certa temperatura acende a luz da injeção e aparece a frase DEFEITO MOTOR, quando estou a uma certa velocidade o carro anda normalmente porém se eu reduzir em uma lombada ou parar no farol quando vou acelerar o carro falha e o motor dá uns trancos, desligo o motor e ligo na mesma hora e volta ao normal até eu ter que reduzir novamente. Vi o youtube um video onde o mecanico falou que pode ser essa peça, porem não sei o nome pra poder procurar pra comprar, se alguém puder me ajudar eu agradeço.
coletor de admissão
coletor de admissão
Editado pela última vez por WARUAS em Ter Jan 21, 2025 11:09 am, em um total de 2 vezes.

Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: xsara picasso codigo de falha P1160

Mensagem por Miau » Ter Jan 21, 2025 6:28 am

Fala meu amigo. Tem certeza que é codigo p6110? Não achei esse código
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
WARUAS
Sem Habilitação

Mensagem por WARUAS » Ter Jan 21, 2025 11:10 am

Bom dia meu amigo, tudo bem?
É verdade, o código de erro é o P1160.
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Qua Jan 22, 2025 7:32 am

Opa.. Vamos lá

P1160 inlet air manifold air leak

Ou seja, vazamento de ar no coletor de admissão.

Esse erro possivelmente é do tipo coerência. Ou seja, é o que chamamos de ar falso no coletor. Ele é detectado quando as contas dos sensores não batem. Existe o sensor map que, através da leitura de pressão absoluta, somada a leitura da temperatura da massa de ar admitida, é capaz de calcular a quantidade teórica de ar admitido. Porém, após a queima, o sensor lambda acaba detectando oxigênio a mais que não deveria estar ali nos gases de exaustão.

Essa entrada de ar falsa está após o sensor MAP. Pode ser:
Pode ser juntas do coletor com o cabeçote.
Pode ser os orings dos bicos.
Pode ser o circuito do vácuo do servo freio.
Pode ser o circuito do canister.
Pode ser a válvula de escape de explosão do coletor.
Pode ser o circuito da EGR.

Ou seja, tudo que vai pós MAP.

Existe um equipamento que injeta fumaça na entrada do TBI, provocando pressão positiva no coletor e revelando por onde vaza

Adicionado após 11 minutos 59 segundos:
WARUAS escreveu:
Seg Jan 20, 2025 9:29 pm
porém se eu reduzir em uma lombada ou parar no farol quando vou acelerar o carro falha e o motor dá uns trancos, desligo o motor e ligo na mesma hora e volta ao normal até eu ter que reduzir novamente.
Adicionado após 2 minutos 13 segundos:
Esse detalhe faz a diferença.. Repare que o problema está relacionado ao ato de frear. Possivelmente o circuito do servo freio está causando isso. Verifica q mangueira de vácuo e a válvula check de retenção de vácuo. Geralmente ela rompe e para de reter, causando esse problema.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
WARUAS
Sem Habilitação

Mensagem por WARUAS » Qui Jan 23, 2025 9:18 am

Meu amigo, acho que vc matou a charada em relação ao freio. Fui verificar a válvula do hidrovácuo e a mesma está danificada, não prende o ar, tirei a válvula e "cutuquei" a borrachinha que tem dentro dela e ela voltou a prender o ar. Coloquei no hidrovácuo novamente e o carro não deu mais o erro. Porém algum tempo depois o erro voltou. Retirei a válvula novamente e estava aberta novamente,ou seja, não prendia o ar. Comprei uma válvula nova no mercado livre e vai chegar amanhã 24/01/25, vou colocar e volto aqui pra falar se deu certo. Mas desde já agradeço pelas informações que vc me passou, ajudaram muito.
Responder