Vazamento de água pelo cabeçote

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento de água pelo cabeçote.

Mensagem por Miau » Qui Fev 13, 2020 6:42 pm

Melhor maneira de achar vazamento é injetando 1 bar de pressão no sistema com o motor desligado. Lembrando que se o vazamento não for externo, pode ser interno. Ai é bom remover as velas e verificar se não está entrando fluido na câmara de combustão, pra evitar calço hidráulico.

Ao injetar 1 bar, deve se verificar se a pressão abaixa. Se abaixa, então há vazamento. Não preciso dizer para evitar de injetar mais de 1 bar, para prevenir peças estourando.

Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Gandratho
Sem Habilitação
Nome: Gustavo
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16V 2005

Vazamento de água pelo cabeçote

Mensagem por Gandratho » Dom Fev 16, 2020 11:11 am

Olá rgdl e giovane s.

O último óleo foi Valvoline 5W30 semi. Eu peguei este carro no dia de natal 2018. A troca está programada para agora.. acabei de bater a kilometragem.
Líquido é o Celsius Tropical orgânico com etilenoglicol.
Acabei não tirando o resfriador de óleo. Tirei a bobina e velas. Uma vela saio com água. Acho que com isso não tem mais veredito. Vou ter que trocar junta. Complicado é valor do serviço e eu desempregado. Vamos ver.. amanhã eu ligo nos mecânicos para verificar..
Bom, acho que o meu problema é esse. Pode até ser que tenha que trocar o resfriador do óleo, mas com essa verificação, nem quis arrancar tudo por baixo. Ainda mais na garagem.. rs..
Natinho76
Sem Habilitação
Nome: Renato lemos
Modelos Citroën: Citroen c5 exclusive

Re: Vazamento de água pelo cabeçote

Mensagem por Natinho76 » Sáb Dez 04, 2021 5:54 pm

Olá pessoal , eu só queria saber pra que serve esses 2 parafusos 72 e 73 da foto do cavalo d'agua do meu c5, os meus ficam quase frouxos ,retirei um deles uma vez e é longo com rosa nele todo ,mas pra que servem ???
giovane s
Interessado
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Vazamento de água pelo cabeçote

Mensagem por giovane s » Seg Dez 06, 2021 4:02 pm

O 72 e 73 são os parafusos de fixação do cavalete da valvula termostatica.
O rosa neles pode ser o corante que tem no fluído para radiador.

Consegue apertar os parafusos ou a rosca do cabeçote espanou?
Dijorgis
Sem Habilitação
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Vazamento de água pelo cabeçote.

Mensagem por Dijorgis » Sex Jun 28, 2024 6:57 pm

boa noite a todos,

RGDL, nesta vista explodida, a peça número 4, vai conectada um tubo que acredito que vá para a tubagem, por acaso, você ou algum dos outros amigos, sabe qual é a peça que faz essa união entre elas ?

agradeço antecipadamente pelo retorno.
rgdl escreveu:
Sex Abr 21, 2017 8:38 am
Fica difícil eu te dar um parâmetro porque quem faz essas coisas no meu carro é meu irmão que não me cobra mão de obra e quando tem que fazer algo fora, como a retífica do cabeçote, me cobra só o custo.

Mas posso te dar algumas dicas, primeiro compre as juntas na concessionária, não vale a pena comprar paralela porque as paralelas além de ter qualidade inferior custam praticamente o mesmo. Troque as juntas do coletar de admissão também. Troque também os o'rings (anéis de borracha) do tubo metálico que encaixa no cavalo d'água, são 3 anéis.

Sobre o preço só lembro de alguns, pois não guardei as notas, mas todas as peças comprei na Concessionária Peugeot porque era próxima e também mais em conta. A junta do cabeçote comprei por R$ 88,00, a junta do cavalo d'água foi R$ 32,00, cada o'ring foi em torno de R$ 6,00. A retifica do cabeçote teve o custo para a oficina de R$ 650,00 sem troca de retentores, basicamente foi feita a limpeza, plaina e ajuste na vedação das válvulas.

Um detalhe importante é que existe uma válvula que é de troca obrigatória quando se mexe em cabeçote desse motor que é a válvula antirretorno, então vc tem que se assegurar de que essa válvula foi trocada pela retífica. A peça é nº 11 da foto abaixo o código é 023517.

Imagem
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Vazamento de água pelo cabeçote.

Mensagem por Miau » Dom Jun 30, 2024 4:51 am

Dijorgis escreveu:
Sex Jun 28, 2024 6:57 pm
boa noite a todos,

RGDL, nesta vista explodida, a peça número 4, vai conectada um tubo que acredito que vá para a tubagem, por acaso, você ou algum dos outros amigos, sabe qual é a peça que faz essa união entre elas ?

agradeço antecipadamente pelo retorno.
Na verdade é para conectar um tubo metálico que se comunica na parte inferior do coletor de admissão. Alguns modelos vem com um tampão aí.
image.png
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder